Europa Mercado Montadoras/Fábricas PSA

PSA quer levar produção de câmbio automático Aisin para França

novo-peugeot-3008-17 PSA quer levar produção de câmbio automático Aisin para França

O câmbio automático da Aisin é o novo alvo de interesse da PSA, tanto na Europa quanto no Brasil. De acordo com a Reuters, a PSA quer levar a produção de caixas de câmbio do fabricante japonês para uma de suas fábricas na França, mas especificamente em Metz, uma planta que está muito ociosa.

No entanto, as negociações ainda não estão claras, visto que a Aisin – que tem 34% de controle da Toyota – produz suas transmissões somente no Japão e na China, onde também abastece o grupo francês. O movimento na direção de uma produção na Europa foi motivado pela aquisição da Opel.

A Aisin produz caixas de câmbio automáticas com seis ou oito marchas e estas são essenciais tanto para as marcas originais da PSA quanto para os fabricantes anglo-germânicos. Apesar de um em cada cinco carros do grupo francês ser vendido com câmbio automático na Europa, a preocupação da empresa é com a eletrificação e condução autônoma, onde a caixa manual não é uma opção.

O processo de fabricação dessas caixas da Aisin na França ainda não está claro, podendo ser feita em parceria com a japonesa ou sob licença da mesma, sendo esta a mais provável, por conta da desconfiança da empresa nipônica diante de um investimento no mercado europeu. Por aqui, o câmbio automático de seis marchas em breve equipará os modelos compactos de Citroën e Peugeot.

[Fonte: Reuters]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend