Combustíveis Ecologia Governamental/Legal PSA

PSA: relatório do governo francês aponta para quase 2 milhões de carros com emissões ilegais

PSA-Peugeot-Citroen-2 PSA: relatório do governo francês aponta para quase 2 milhões de carros com emissões ilegais

Um relatório do DGCCRF, órgão francês responsável pela homologação ambiental de veículos no país, acabou vazando para a imprensa e revela que a PSA tem quase 2 milhões de carros circulando com um software ilegal, que manipula as emissões de poluentes em motores diesel. A notícia foi publicada pelo jornal Le Monde, que dá detalhes da investigação feita pelo governo.



Nos arquivos encontrados na PSA, os investigadores locais descobriram documentos onde havia ordens para tornar o dispositivo de fraude “menos óbvio e visível”. Além disso, o DGCCRF cita um número exato de veículos diesel de padrão Euro 5 equipados com o dispositivo de adulteração: 1.914.965. Estes estariam utilizando “estratégias fraudulentas” de acordo com os investigadores.

Diante da denúncia, a PSA emitiu nota e diz estar indignada com a atitude do governo que passou a informação “a terceiros” sem que tenha recebido o laudo das investigações e assim poder se pronunciar antecipadamente sobre o caso. A empresa nega qualquer alteração nas emissões de poluentes de seus carros diesel, embora há algum tempo, a engenharia do grupo tenha revelado que reduziu o controle sobre as emissões em condições de temperaturas mais altas, a fim de obter melhor consumo em condução fora da cidade, onde a emissão de NOx é menos nociva.

De acordo com o Le Monde, o grupo PSA pode enfrentar multas de até 5 bilhões de euros. Além disso, provavelmente será necessário um recall desses quase 2 milhões de carros das marcas Peugeot, Citroen e DS, apontados pelo relatório do órgão governamental francês. A empresa disse que sua estratégia de controle de emissões se baseia na experiência de seus clientes na vida real, otimizando assim as emissões de NOx na cidade, local onde é óxido de nitrogênio é mais nocivo à saúde humana.

A montadora também havia iniciado um programa de testes de poluentes fora de laboratórios, utilizando o mesmo método usado pelos pesquisadores americanos que descobriram a fraude do Dieselgate nos EUA. No entanto, o governo francês passou a investigar a PSA e a Renault, quando suspeitas de uso de dispositivos fraudulentos começaram a surgir.

Do outro lado da fronteira, a Volkswagen enfrentou o mesmo tipo de investigação e agora o grupo enfrenta um recall de 8 milhões de carros no continente. A FCA também não escapou da verificação dos níveis de NOx em carros diesel. O anúncio da investigação sobre as emissões derrubou as ações da PSA na Europa, que caíram 4,4% na parte da manhã desta sexta (8).

[Fonte: Le Monde via Auto Express e Autoblog]

  • Daniel

    Vixi!
    Esse negócio de emissão de poluentes no meio automobilístico parece até a política no Brasil: é só procurar que acha.

    • Catucadao

      carro polui as usinas não… ta certinho em kkk

  • Brenno Fernandes

    A bagaceira só começou na VW, pelo visto todas tem uma pulga atrás da orelha.

    • thi

      Pelo visto ? Ainda tem duvida?? As noticias e testes estao ai.

  • tiago

    Diesel já era, vamos esperar os próximos capítulos.
    A FCA foi inocentada e liberada para vender o motor 3.0 Ecodiesel.

    • thi

      Inocentada? Pq?

      • jjmarcio2

        Ela lançou uma correção para os motores 3.0, mesmo alegando que não tem esses software fraudulento e esses motores já estão podendo ser vendido nos EUA.

        • thi

          a vw tb fez correção..mas pq só ela pagou a multa. a fca não pagou nadinha..claro é uma marca americana.!!!!

      • tiago

        Não houve dolo, o motor foi configurado pela bosh/vw. Um juiz decidiu que não houve fraude ou intenção de burlar a Lei por parte da FCA.

        • thi

          não ouve dolo?não teve intenção de burlar a lei?? qual a inteção da fca então em fraudar seus numeros de emissoes??..piada pronta

          • tiago

            Você NÃO está entendendo, A VW admitiu que instalou um dispositivo complexo para burlar a Lei Americana.
            A FCA foi “acusada” de não especificar todos os momentos em que o motor desliga o controle de emissões – em alguns momentos o motor pode desligar esse sistema para evitar a quebra.
            Pois bem, tudo indica não se tratar de dolo, tanto é que uma atualização simples do software resolveu a questão.
            Quem projetou o software?
            À época:
            VM motori (50% da FCA)
            Bosh
            IAV ( 50% da VW )
            E, advinha só, a IAV da VW, admitiu ter trabalhado no controle de emissões de NOx do motor em investigação.

            Portanto, até o momento, a VW é a mais suja na história do Diesel.

  • V12 for life

    Super dieselgate, agora que acaba de vez.

  • Marcio Mendes

    Mas… o que esperar que uma empresa que vendia 206 com o nome de 207 no Brasil?

  • Mr. Car

    Comprava um (ou dois, ou três…) sossegado.

  • thi

    Bonito se o Trump estiver certo qt a farsa do aquecimento global. Todas quiseram fazer oq nao dava ,o disel libera muito componetes pesados . Mais ainda nao entendo pq so a vw pagou mais caro.a proria fca fraudou e cade a multa?

  • Jesse James

    ue, nao era so a Volkswagen a diabinha do mundo automotivo ?

    • tiago

      Até o momento foi a mais torpe, mas nesse meio não tem santo.

      • thi

        pq mais “torpe” desculpe meu caro, fraude é fraude. deixe de ser inocente e perceba que o eua quis derrubar o grupo vw, ou conter seu avanço mundial.simples assim

        • tiago

          Onde foi provada fraude no caso FCA?
          Se você quiser eu te mostro onde os CEOs/diretores da VW admitiram a Fraude.

  • Catucadao

    carro polui as usinas não… ta beleza… conversa sem sentido.

  • noticiautomotivaracistaa

    tem o Prius

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend