Condução autônoma Europa Mercado PSA

PSA vai adiar chegada de carro totalmente autônomo

ds-7-crossback-2018-2 PSA vai adiar chegada de carro totalmente autônomo

A PSA anunciou que irá atrasar a chegada do carro totalmente autônomo ao seu lineup. O grupo francês vai focar na automação de nível 3, enquanto a maioria dos fabricantes partirão direto para os níveis 4 e 5. De acordo com a empresa, o objetivo é aprender com os clientes para fazer um sistema melhor no futuro.



No entanto, esse futuro de nível 4 e 5 só chegará aos carros de Peugeot, Citroën e DS depois de 2025. A partir de 2020, data em que os carros com condução autônoma plena estarão entrando no mercado, a PSA irá introduzir o nível 3, que obriga o motorista a assumir o volante em algumas situações. A empresa já realizou testes com essa tecnologia e teve bons resultados.

A decisão parece ir contra o movimento natural da indústria, mas a montadora se livra das normas internacionais que obrigarão carros guiados de forma autônoma a apresentar falhas técnicas na proporção de um por milhão de possibilidades. Outra é que também existe a questão da responsabilidade.

Marcas como a Volvo, por exemplo, prometem assumir em caso de acidente. Os EUA estão criando uma legislação federal nesse sentido, mas até agora a Europa ainda não se mexeu. Apenas a comissão local da ONU pede a introdução de uma “caixa-preta” para apuração da responsabilidade sobre o acidente. A PSA diz estar trabalhando com seguradoras no sentido de dar segurança aos clientes.

No momento, a PSA introduz na Europa o nível 1, composto por sistemas já conhecidos do consumidor brasileiro, tais como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e alerta de faixa com correção. Em 2018, o DS 7 Crossback será o primeiro da PSA com o nível 2, que permite ao condutor manter as mãos fora do volante na estrada ou em vias bem sinalizadas.

[Fonte: Auto News]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend