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Puma pode se instalar no interior de São Paulo

puma-gt-lumimari Puma pode se instalar no interior de São Paulo

A Puma está retornando e a cidade de Agudos, no centro do estado de São Paulo, pode ser o local escolhido para construção de sua nova fábrica. Dirigentes da empresa se reuniram com o prefeito Altair Francisco Silva, que revelou a intenção da companhia de investir R$ 20 milhões no empreendimento, que pode gerar 1.000 empregos diretos e indiretos na região, após cinco anos.



Luiz Roberto Alves da Costa e Reginaldo Galafazzi, representantes da Puma, revelaram também que a intenção, além da construção da fábrica, é fazer um autódromo na cidade. Este serviria como pista de testes para os esportivos da marca brasileira. A empresa busca uma área de pelo menos 50 hectares na região de Bauru.

Em Agudos, dirigentes da Puma e representantes da prefeitura, visitaram um terreno na cidade, que poderia servir para a construção da fábrica de esportivos. A administração municipal se mostrou otimista com a visita dos empresários e acredita que a cidade reúna as condições ideais para a instalação da planta de produção e do autódromo.

puma-gt-lumimari-5 Puma pode se instalar no interior de São Paulo

O projeto de retorno da Puma após alguns anos de ausência, se deu através da união de alguns empresários e antigos sócios da empresa, após encontros em competições e restauração de um exemplar do Puma GT de 1974. De volta ao cenário automotivo nacional, a marca vai oferecer um lote de 10 exemplares do modelo GT Lumimari, que é uma referência à empresa que originou a marca.

O Puma GT Lumimari tem carroceria em fibra de carbono com reforços em fibra de carbono e chassi tubular de aço, bem como motor de 180 cv com 25 kgfm, suspensão de duplo “A”, câmbio manual de seis marchas, pneus Pirelli P Zero, pinças de freio com quatro pistões, rodas de alumínio aro 17 polegadas e peso de 915 kg.

Os compradores – que pagarão R$ 150 mil em 15 parcelas de R$ 10 mil – ganham uma série de direitos, entre eles de participar de eventos exclusivos da marca e ter prioridade nos futuros lançamentos, por exemplo. Além do GT Lumimari, a Puma comercializa o modelo 52, que é voltado para competição com motor 1.6 de 120 cv e peso estimado de 570 kg.

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Em 1964, surgiu o primeiro de uma longa série de esportivos, o GT Malzoni. No início, a Puma comercializou seus carros esportivos com mecânica DKW, sendo substituídos em 1968 pela Karmann-Ghia Volkswagen, devido à compra da antiga empresa alemã pela VW. No ano de 1974, surgiu o famoso Puma GTB, que utilizava mecânica do Chevrolet Opala.

De olho no mercado de caminhões leves, a Puma lançou seu primeiro caminhão em 1978, utilizando chassi próprio e motor diesel MWM ou Perkins. Por conta de dificuldades financeiras, a Puma vendeu suas marcas e modelos para a Araucária Veículos. Dois anos depois, a Alfa Metais assume a produção dos veículos da marca. Em 1995, o AM4 Spyder foi o último esportivo da marca, enquanto o último caminhão 7900 foi entregue em 1999.

Puma GT Lumimari – Galeria de fotos

[Fonte: Prefeitura de Agudos]

Agradecimentos ao Dariu.

 

  • Munn Rá : O de Vida Eterna

    Muito bonito e espero que lanem uma nova versão do GTB

    • Rodrigo

      PELA “ERGONOMIA” DO VOLANTE SÊ PERCEBE A QUALIDADE DO PROJETO.

      • Munn Rá : O de Vida Eterna

        deve estar fazendo jus ao Puma original : posição digamos ” porreta ” de dirigir

        • Rodrigo

          Tudo deve fazer (jus) ao Puma original, suspensão, segurança, freios, etc… o problema é que o preço que não faz (jus) ao Puma original, 150 mil, num carro com qualidade de produção precária, é mais um fadado ao fracasso assim como ocorreu em tentativas anteriores.

          Sempre disse aqui, o Brasil tem mercado para ter uma ou duas marcas (100% nacionais), mas precisamos construir carros de verdade.

          • Paulo Roberto Steindoff

            Não achei caro.
            15 x 10 mil fixas.
            Se começar apagar em dezembro irá terminar em fevereiro de 2019.
            Em fevereiro de 2019 um corolla deverá estar custando duzentos mil. 150 mil será o valor, à época, deverá ser o preço do Toyota Etios…

          • leitor

            Que carros de verdade? Como um Argo, Ônix, Polo, Gol, Prisma, Siena, Cobalt? Sim, R$150 mil é caro mesmo, e muito, como muitos outros.

      • D136O

        também pensei isso pela qualidade do render, o detalhamento do painel é bem precário.

  • Pedro Evandro Montini

    Na Puma eu boto fé, heim!! Acho que vinga sim.

  • Renato Duarte

    Torço muito pelo sucesso desse carrinho. Me parece bastante legal ele.

  • Júlio Câmara

    Achei o valor de 20Mi muito baixo. Acredito que até uma Troller custe bem mais.

  • RSRX

    deveria trazer um esportivo acessível

    • Tosca16

      Aí seria fácil, mandar toda a “engenharia” pra China, montar lá e importar… Feito aqui, zero de chances.

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Sandero RS

  • DPSF

    Vai se instalar em SP, aí os pelegos dos sindicatos do setor automotivo vão transformar a vida dos dirigentes da fábrica um inferno, com greves e pedidos de benefícios. Logo a Puma vai estar engessada igual a Chery, com pedidos atrasando e em pouco tempo sem conseguir sair do buraco. Corre de sampa e procura outro lugar para se instalar, onde os sindicatos criminosos não tenham tanta influência. Menos o Rio, pois lá vai gastar o dobro do valor da fabrica pagando propina para os politicos, milicias e traficantes.

    • Pedro Evandro Montini

      Concordo. Tem que pensar duas vezes antes de abrir qualquer negócio no Brasil, principalmente uma fábrica. Acho que o México seria mais interessante, pois, além de livre comércio com dezenas de países relevantes, ainda tem os EUA logo ao lado.

      • Marcio Souza

        Interessante pra quem não precisa de emprego na área.

        • Pedro Evandro Montini

          Primeiro deve-se ter em conta a sustentabilidade do negócio. Não adianta pensar apenas nos empregos gerados aqui com a fábrica dando prejuízo.

          • Marcio Souza

            Aqui no Brasil com os preços astronômicos dos veículos, quem perde é apenas o consumidor.

      • Marcelo Alves

        O Paraguai, talvez? Tenho visto o pessoal comentando sobre várias fábricas que saíram do BR e foram para lá!

        • Pedro Evandro Montini

          Eu ia comentar sobre o Paraguai, mas acho o México uma opção melhor pela infraestrutura, ampla cadeia de fornecedores locais, abertura comercial e o mercado consumidor enorme dos EUA. Mas o Paraguai é uma opção viável sim, mesmo que em modo de “maquila”.

        • leitor

          Enquanto no Brasil os impostos estiverem nas alturas pra que Paraguai quer fábrica? Eles vendem tudo da China mesmo, bem mais barato, e têm muito mais lucro fazendo quase nada. Ainda mais que está perto do maior centro comercial do Brasil. Fábrica lá nem de produto pirata tem mais. E nem dá pra ser parceiro comercial do Brasil. Com os preços absurdos daqui, compram de outros países com preços bem mais em conta.

      • Robert Dniro

        Calma, se o Bolsonaro assumir essa bomba de governo muita coisa pode mudar.

        • Thiago Bassos Gimenez

          com o que por exemplo o que saiba ele defende as estatais e o máximo estado possível… parece que ele seja um conservador liberal mas só impressão… não se engane

          • Robert Dniro

            Máximo estado possível???
            Totalmente o contrário, o Bolsonaro é estado mínimo e livre comércio, linhagem igual dos Estados Unidos, acompanho ele a alguns anos é o único que pode mudar alguma coisa.

            • Thiago Bassos Gimenez

              infelizmente vc conhece pouco do seu candidato… ele faz parte da direita xucra me diz qual empresa ele pretende desestatizar, que ele mesmo disse da boca dele hum ?

              • Robert Dniro

                Conheço pouco do meu candidato?? Não escreva o que não sabe e não vou entrar em detalhes pois aqui é um blog automotivo, mas é melhor JAIR se acostumando.

                • Thiago Bassos Gimenez

                  Robert assim como vc quero um pais melhor pra gente mas também se vc quiser saber sobre um partido verdadeiramente conservador liberal recomendo o partido Novo 30 Da uma pesquisada no site deles é um partido totalmente diferente de tudo que vc já viu… e eu fiquei encantado com as propostas do partido se quiser está o link do partido https://novo.org.br um abraço

    • Tosca16

      Tudo é o sindicato, matraca de vocês… vc’s queriam que mandassem pra onde ? Zona franca de Manaus ? Logística amigo, não escolhem um lugar com maior custo de vida, tributos e etc à toa …

      • DinhoRoxxx

        Tem outros estados em volta de São Paulo como o Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, acredito que a logística não mude muito, ainda mais para a proposta dele

        • Tosca16

          Bom, tem que fazer um estudo de viabilidade econômica… por exemplo Camaçari é aqui pertinho, mas quantas industrias destas tem em Sergipe ? ZERO. Agora resta saber os motivos… se é falta de incentivo local. se é falta de mão de obra qualificada, fornecedores… Pelo que li a mecânica dos Pumas serão da VW, onde tiver mais próximo melhor pra eles, reduzindo os custos com transporte.

          • DPSF

            Sergipe não tem por que é atrativo zero. Governador maluco, sem estradas boas, aeroporto parecendo uma rodoviaria, o porto uma desgraça, violento… So citando que para uma industria se instalar em Sergipe, o estado tem q dar mtos incentivos e cortar tributos. Quando esse incentivos cessam, a industrias vão embora. A fabrica da Azaleia é um exemplo… A governadora disse que vinha um grupo árabe instalar a Ansia Motors, carros eletricos, até hoje não retornaram e fizeram o povo sergipano de besta. Então Sergipe nunca vai ser um estado que possa competir em pé de igualdade com pernambuco ou bahia… Triste realidade.

            • Tosca16

              Bom, sei se o governo baiano é muito melhor mas concordo sim com o que disse… e de resto, a mão de obra é barata e desqualificada, sem querer ser preconceituoso, tanto aqui quanto nos nossos irmãos baianos.

          • Holandês Louco

            Não será VW, se publicaram isso foi um erro. A mecânica do novo Puma é Chevrolet 2.4.

            • Tosca16

              Bom, no protótipo era o EA 111 e no vídeo o piloto falou que iam por o 1.6 da VW, que bom que estão colocando algo mais a altura.

      • DPSF

        Bahia (Ford), Paraná (Renault) e Pernambuco (FCA) mandam lembranças… Sao Paulo é arriscar ficar nas mãos dos pelegos dos sindicatos. Outra coisa, 150 mil reais em um Puma é querer forçar demais, talvez aproveitando de um feeling retrô dos brasileiros para com a marca. Compra quem quer e quem tiver dinheiro, mas nesse valor acho q achamos opçoes mais “emotivas” e com mais tecnologia/esportividade.

        • leitor

          Um Civic Turbo 0Km está mais em conta. Corolão, Cruze, ou mesmo Mercedes e BMW 0Km estão aí pra competir com mais vantagem.

          Até mesmo um Civic 2012 (cinco anos de uso) causa uma boa sensação de tecnologia e beleza pra quem curte esportividade no volante. Por menos de um terço do valor desse Puma.

    • Iann Alvarenga

      com a nova lei do trabalho deve melhorar um pouco, mas sp nao é uma boa jogada, iria para o sul do brasil.

  • Marcio Souza

    Ficou muito estiloso esse Puma targa. Que venham mais.

  • haventreportersjaps

    Toyota Bandeirantes tinha motor da Mercedes?

    • Osni Duarte

      O mesmo usado no 608-D, o famoso “Mercedinho”.

      • Rbs

        Depois veio motor toyota.

    • Jad Bal Ja

      Sim.

    • Cristiano

      Sim. De 1962 até 1994 motor Mercedes. De 1995 até 2001 (fim da produção) motor Toyota. Veículo super valorizado na região onde moro, conheço um cara que pagou R$ 60.000,00 numa Bandeirante ano 96. Ele teve a coragem de me dizer que se o vendedor tivesse pedido 70, ele pagaria.

  • afonso200

    pagando pra ver eles fazerem

  • Vattt

    A frente que lembra uma F 599 GTB e a traseira de Lambo Huracan, mais o interior lembra de um GM Celta!!!! Creio que muita coisa pode melhorar nesse carro. Agora o preço é só pra colecionador mesmo!

    • DinhoRoxxx

      O interior está muito feio, principalmente o volante, precisam melhorar muito, como as saídas de ar condicionado. Eles podiam aproveitar que o carro já é meio artesanal e fazer um interior simples e de luxo.

  • Tosca16

    Aí sim uma empresa nacional, não como o anúncio da CAOA Chery; sucesso e vamos vê, ví os vídeos, o carrinho tá legal.

  • Tosca16

    Ví no FACEBOOK um comentário na página deles, interessante a proposta… parece que eles venderão também modelos para track day e como o rapaz sugeriu eu também concordo que se vendessem só o carro, sem conjunto mecânico teria uma saída interessante. O comprador poderia por o bloco que quisesse, é claro respeitando as limitações de espaço e peso do carro.

  • Wagner Lopes

    150K …????

  • Fabão Rocky

    O segmento está deixando a desejar. Quase q n vimos mais nenhuma marca lançar um esportivo compacto,médio ou grande. Maldita seja a moda de SUVs!

  • Ricardo Blume

    Desejo toda sorte do mundo aos sócios da Puma. Investir em um país sucateado e sem uma infraestrutura adequada como o nosso não é tarefa fácil. Avante Puma!

  • CÁSSIO

    fico na torcida para que a Puma vingue , pois o carro tem um tremendo potencial mecânica simples e robusta .

    • Tosca16

      Donos de Puma são pirados nos aspirados, mas bem que poderia vir um 1.0 TSI remapeado nesse danadinho aí…

      • V12 for life

        Pelo menos peça de Família II se encontra em qualquer esquina.

      • Gustavo Adriano

        Talvez o 1.0 nem tanto, mas o 1.4 TSI, absolutamente, tem torque e potência na versão standard o bastante pra levar esse “Puminha” a uns 220+. (Talvez o 1.0 numa versão de entrada com a calibração do Polo)

        • Tosca16

          Não precisa muito não, o EA-111 tava com um desempenho fantástico no carro; peso potência vale mais que desempenho bruto do powertrain.

      • Holandês Louco

        Virá com um 2.4 naturalmente aspirado e 180 cv
        Eu já imagino um V6 ali atrás dos bancos

  • Edson Fernandes

    O que eu posso dizer: Esse interior é mais bonito pessoalmente, o motor deve agradar porque é acerto para pista e o piloto que testa o carro quer deixa-lo realmente instigante.

    • Tosca16

      Bom, relação peso-potência como dito em vídeo, não adianta falar que o motor era um EA-111 remapeado (ao menos no protótipo) sem antes saber a relação peso-potência do carro, esse é o trunfo do PUMA.

  • Sato Trebzonte

    Pode ser em Agudos mesmo é cidade vizinha aqui.

  • V12 for life

    Ontem eles postaram a foto ou projeção de um GT Lumimari preto, carrinho perfeito.

  • Marcos Souza

    Tração dianteira ou traseira?

    • Tosca16

      No protótipo com o EA-111 era traseira, motor transversal traseiro.

  • Alvarenga

    Que idéia boa, espero que de certo. E esta bonito o carro, pra completar so faltava ser tração traseira……

  • Roger

    Apesar das dificuldades, há boas ideias no Brasil e conseguimos criar carros, também. Havia a Gurgel, mas hoje ainda temos a Troller (vendida para a Ford) e a TAC (falando em SUVs). Também tínhamos Puma, Miura e Santa Matilde (vi uma projeção atualizada do Santa Matilde na Internet, ficou muito bonita, assim como esse novo Puma). O SM ainda é um dos carros mais bonitos já criados no Brasil.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Nostalgia a parte é um projeto sem futuro para além dos dez protótipos previstos que poderiam ser construidos mediante contrato com algum fabricante de chassis como a Metalmoro, a Spyder Race ou os Giaffone. Agora falam em construir uma fábrica nova para um modelo que sequer estava previsto para produção em sérre de um tipo de carro que tem mercado praticamente nulo no Brasil. Isto é sinal de que os envolvidos estão perdendo a noção da realidade. Boa sorte aos envolvidos, mas estou cético por que há mais de 20 anos vejo promessas como estas surgirem com as mesmas motivações e desaparecerem pelos mesmos problemas: amadorismo, falta de grana, metas irreais e falta de know-how.

  • Giuseppe

    Que bonitinho!

  • Iann Alvarenga

    meu pai teve um puma GT 78, muito bom, era bem rapido e economico para época.

  • leitor

    O modelo antigo tinha um estilo mais interessante para a época. Ainda hoje é bonitão, só a tecnologia que ficou pra trás..

  • jkpops

    Muita grana pra um carro com carroceria de fibra e mecânica do vw fox! ele deviam se aliam a uma montadora como a Agrale que tem condições de fazer um veiculo desse com uma qualidade de contrução melhor e já possui uma rede de revendedores autorizados acho que eles sozinhos não vão fazer com que esse projeto siga em frente cadê a lobini? a envesa? entre outras que tentaram se destacar na industria nacional. e cadê aquele charlatão que se apoderou da marca Gurgel por debaixo dos panos e disse que faria um novo Gurgel refrigerado á agua e blablablá??????

  • Raul Pereira

    Na boa, esse projeto tinha é que ter vários incentivos estaduais e federais também. Colocar uma marca brasileira na competição ajudaria e muito a ampliar mercado, dar condições pra ela concorrer com as outras que já temos aqui. Assim o carro poderia concorrer a um preço competitivo.
    Mas nem crio esperanças, já que estamos na banânia

  • Fabio

    Aguradando, espero realmente que volte, meu tio teve 3 Pumas e eram a sensação do condôminio, só não pode inventar muito, seguir um desenho limpo e funcional

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