Esportivos Ferrari Híbridos SUVs

Purosangue: Ferrari processa instituição antidoping para usar o nome

Purosangue: Ferrari processa instituição antidoping para usar o nome

A Ferrari quer ter seu primeiro SUV batizado com o nome Purosangue, porém, ela não tem direitos sobre isso. O motivo é que na Itália já existe um uso comercial para esta designação, registrada há seis anos por uma instituição chamada Purosangue ASD.


Operando na Itália e na África, a Purosangue ASD é uma associação esportiva antidoping que defende a abolição de todos os estimulantes para ganhar desempenho em atletas nas competições. Para se proteger de falsificações, a entidade registrou o nome, que também tem uso comercial.

Ela se associou à Adidas para comercializar mochilas, calçados e roupas com a marca Purosangue. Até aí, estava tudo indo bem, até que a Ferrari também registrou o nome Purosangue no serviço de patentes da União Europeia, porém, ele tinha dono.

Sabendo que a Ferrari havia feito isso, a Purosangue ASD entrou em contato com a marca do Cavalino Rampante para entrar em um acordo. De acordo com Alessandro Masetti, advogado da entidade, o valor oferecido pela marca dos carros esportivos mais admirados do mundo foi “ridículo”.

Purosangue: Ferrari processa instituição antidoping para usar o nome

A Purosangue ainda explicou que o nome já estava em uso comercial, mas com a negativa, a poderosa Ferrari não pensou duas vezes em processa-los. A Ferrari alega que a marca não foi usada nos últimos anos e por isso tem direito de usa-la sim.

Com primeira audiência em 5 de março, o advogado da Purosangue ASD diz que será “Davi contra Golias”. Massetti diz que a entidade está bastante chateada pelo fato da marca de Maranello estar despejando tanto dinheiro para ter o nome, quando poderia entrar em um acordo e evitar um desgaste judicial.

A Ferrari é conhecida por um longo histórico de processos judiciais, incluindo até mesmo contra clientes da marca. Para a Purosangue ASD, agora resta esperar e torcer por uma decisão favorável do tribunal europeu.

[Fonte: Financial Times]

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Marcelo Ecosta

    Com esse comportamento belicoso, melhor batizar o carro de Ferrari Puragangue.

    • Convenhamos que é a marca preferida de governos comunistas , ditatoriais e de toda pessoa ligada à algo ilícito. A lava jato já aprendeu algumas Ferrari e quem não se lembra do hacker brasileiro que desviou 400 milhões e tinha duas…

      • Fernando Piston

        Olha, se for assim, troque sua marca de bebida ou de sorvete, pois pode haver algum bandido que gosta também….Pra mim, é pura coincidência e/ou imaturidade dos meliantes, tipo assim, muito dinheiro ganho de forma errada (muito diferente de quem sua para ganhar) e querem logo ostentar com Ferrari, Porsche, etc…

      • Arthur

        Nossa, pelo amor de Deus, cala essa boca!

    • Murilo Schiefler

      Nada novo já que a Ferrari é a marca que faz um tuning em seus carros antes de cada teste feito para que o carro se saia melhor, ou seja, o carro oferecido ao consumidor nao faz 0-100, não é tao rapido e nao tem a mesma dirigibilidade do carro testado pelas revistas e publicações automotivas.

      Além disso a marca costuma banir os jornalistas caso eles critiquem seus carros.

      A marca ja foi superada ha tempos e em muitos quesitos por Porsche, McLaren, Lamborghini e tem costume de recorrer a esses jogos sujos.

    • Anderson Mendonça

      Até combina com os compradores. Afinal, quem compra esse tipo de carro é rico e rico só acumula dinheiro explorando alguém.

    • Daniel Lima

      Ou Ferrari Sanguessuga…

    • Daniel Lima

      Ou Ferrari Sugassangue…

  • zekinha71

    Já começou errado e se esse carro amarelo for o tal de Purosangue, superaram os chinas em feiura e aberração.

  • Paulo Lustosa

    Vai tomar bomba na justiça, e eu vou achar pouco. Processar uma empresa por não ceder o nome pelo pagamento ridículo que o grupo Exxor (mesmo oficialmente não fazendo parte da FCA, na prática FCA, Ferrari e CNH Industrial são a mesma empresa e o mesmo grupo econômico, sendo propriedade dos Agnelli) quer pagar é o cúmulo de achar que são superiores aos outros.

  • ESB

    Nao seria mais facil achar outro nome?

    • Paulo Lustosa

      Seria, e inclusive poderia pegar o nome de algum dos familiares de Enzo Ferrari (menos Dino, que pra mim a dinastia dele continua até hoje nos F8) que seria uma boa.

    • Fabão Rocky

      Puro sangue é uma designação que usam para carros super esportivos feitos c/ a finalidade exclusiva para correr, ou seja, um autêntico esportivo. O nome “Purosangue” q colocaram nesse jipe de araque parece mais uma necessidade de auto afirmação porque querem enfiar goela abaixo nos leigos que Suv é esportivo. Até outras marcas estão matando nomes de carros míticos esportivos e colocando-os num Suv como Mustang, Eclipse, etc.

  • Raul Pereira

    A Ferrari sempre teve um comportamento detestável em basicamente tudo. Um amigo engenheiro de garantia da Ford foi visitar o museu e foi extremamente mal recebido só pelo fato de não ter uma Ferrari. São o tipo de situações que te fazem criar total desgosto pela marca. Apesar dos carros lindos, não tenho o menor gosto nem de usar uma camiseta deles por causa desse tipo de política da empresa.

    • Edinaldo_Tapica

      Que museu? O de Modena? Se for esse, simplesmente não consigo entender como uma pessoa pode ser mal tratada por não ter uma Ferrari… Eu fui e é um pequeno museu como qualquer outro

    • Thales

      E não duvido. Já vi muitas histórias de admiradores e até potenciais clientes serem mal-tratados na concessionária daqui de SP, diferente da Lamborghini que recebia bem até os curiosos.

      • RicardoVW

        Eu entrei de boa na loja da Ferrari para “babar” nos carros, já na Lamborghini nem a entrada eu achei!

    • MarcosGojira

      Essa história de processar clientes é verdade, também. Antigamente se você mudasse as rodas do carro entrava numa lista negra e não podia mais comprar nenhuma Ferrari

  • Fernando Piston

    Como ficarão os cavalos Puro Sangue então? Chamaremos de Sangue sem mistura? rsrsrs

  • FFSB

    Tem de respeitar a propriedade alheia, oras! Não quer pagar o que pediram? Troque de nome.

    • Daniel Deichmann

      Isso seria o correto mas como a Ferrari tem um absurdo de grana e a soberba é enorme, querem ganhar na marra. E a justiça italiana não é lá grandes coisas, bem provável que consigam

  • MarcosGojira

    Lembrando que a Ferrari só recentemente começou a autorizar seus carros em jogos eletrônicos e cheio de regras (como não poder customizar e nem danificá-lo no jogo), coisa que Porsche, Lamborghini e cia sempre autorizaram desde o PS1.

  • RicardoVW

    Uma SUV Puro Sangue!? Hahahahaha

  • Alaor

    A Ferrari faz esses absurdos pra atender o público dela, que são basicamente milionários e bilionários babacas. Pois quem gosta de superesportivo de verdade, leva Lamborghini, McLaren, Bugatti, etc; que são realmente de qualidade, não pegam fogo sozinhos, respeitam a liberdade dos jornalistas nas avaliações, não entregam carros preparados para testes pra enganar o público e não processam proprietários que pagaram fortunas nos carros, por terem trocado um jogo de rodas…

    • Pedrob

      Falou que não pega fogo sozinho logo dos Lamborghini? Procura “Aventador on fire” no google…

      • Alaor

        Fã da Ferrari é igual quem acredita em fada do dente

        • Pedrob

          Interessante tua capacidade de obter informações que não foram passadas implícita ou explicitamente. Deixa eu te ajudar na interpretação: Meu comentário diz respeito unica e exclusivamente ao exemplo que você deu de marcas as quais os carros não pegam fogo sozinhos, citando logo de cara a Lamborghini, que têm notoriedade no assunto, especialmente com o modelo aventador. Você chegou a fazer a pesquisa? Discorda do que eu disse? Ressaltando novamente que não estou falando de Ferrari, mas da Lamborghini! Abraço!

          • Alaor

            Nem li. Abraços.

            • Pedrob

              Pior que acho que você leu, pois respondeu a ultima pergunta que fiz no meu comentário. No entanto entender é que eu acho que tá difícil…

              • Alaor

                Acha mesmo?

                • Pedrob

                  A outra opção é que você esteja se fazendo de desentendido porque não tem argumento, mas acredito que não seja o caso!

                  • Alaor

                    Hm… sei

  • Uau!

    Vou boicotar essa empresa.
    Q absurdo! Agora não quero comprar mais uma porca Ferrari

    • Daniel Deichmann

      hahahahahha

  • Natán Barreto

    A Ferrari é uma das marcas mais insuportáveis quando se trata do relacionamento com a sociedade. Uma coisa de sair processando todo mundo a torto e a direito.
    Processa até gente paupérrima que tá fazendo réplica de Ferrari de garrafa pet

  • Pedro Pto

    É por essas e outra$ que eu desisti de ter uma Ferrari!

  • Cromo

    Sem querer defender a Ferrari, mas mesmo que a Ferrari não pague pelos direitos, a associação Purosangue ASD, que tem os direitos, sairia ganhando na venda de seus produtos com o mesmo nome do novo carro.

  • Fabão Rocky

    Puro sangue é uma designação que usam para carros super esportivos feitos c/ a finalidade exclusiva para correr, ou seja, um autêntico esportivo. Mas qualquer Suv, Minivan, Crossover ou qualquer carro deste segmento está mto longe de ser um esportivo, já que esse tipo de carroceria tem o centro de gravidade mais elevado, prejudicando assim a dirigibilidade. Só q esse nome “Purosangue” q colocaram nesse jipe de araque parece mais uma necessidade de auto afirmação porque querem enfiar goela abaixo nos leigos que Suv é esportivo. Até outras marcas estão matando nomes de carros míticos esportivos e colocando-os num Suv como Mustang, Eclipse, etc.
    Sei que tem mto fã de hatch de salto alto de fazer rali em rampa de shopping e supermercado, mas não adianta se bater nem espernear, Suv não é e nunca chegará aos pés de um esportivo de verdade.

  • Mario

    Engraçado ler os comentários aqui!! Quanta mágoa com a Ferrari!! De onde vem essa mágoa??? Será por conta de que pertence ao grupo FCA??? O antis piram!!!

  • awatenor

    Ferrari sendo a arrogante Ferrari, sempre… comportamento belicoso, antipático, soberbo, assim como os clientes… não faz bem nem à imagem da marca nem da Itália…

    • André Luis Versiani

      Também acho viu, são arrogantes demais!

  • driguetto

    Putz!!!! Porque não coloquei o nome do meu filho de Purosangue a 7 anos atras………agora eu poderia receber uma grana da Ferrari e da ASD!!!!!!!!!!!!!! sqn

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email