Carros Conceito China Qoros Tecnologia

Qoros apresenta conceito com motor sem comando de válvulas em Pequim

qoros-freevalve-1

Apesar de ter saído temporariamente do mercado europeu, a Qoros continua investindo para retornar ao velho continente e bater em outros países. A marca premium da Chery fez uma parceria com a FreeValve AB, da Suécia.

Essa empresa nórdica é uma divisão de engenharia automotiva da Koenigsegg. O objetivo das duas empresas é acelerar o desenvolvimento do motor livre de comando de válvulas, o chamado PHEA, cujo motor na Qoros foi batizado de “Qamfree”.

qoros-freevalve-2

O propulsor, que equipa um Qoros 3 conceitual em Pequim, dispensa o comando de válvulas tradicional e em seu lugar utiliza um complexo sistema descrito como PHEA ou algo como “Atuador Eletrohidropneumático”. O termo é igualmente complexo, mas consiste em um controle eletrônico de abertura e fechamento das válvulas de forma independente.

A FreeValve diz que o gerenciador eletrônico atua diretamente em cada válvula, otimizando abertura e fechamento, garantindo assim o melhor regime de trabalho em qualquer rotação. Menos emissão de poluentes e menor consumo são as vantagens, além de aumento expressivo na performance.

qoros-freevalve-3

No futuro, a sueca garante que os motores serão menores e mais leves, mas de desempenho superior aos atuais. A tecnologia PHEA é tida na FreeValve como uma revolução igual ou maior que a “transição entre carburador e injeção direta”. A própria Koenigsegg já estuda introduzir isso em seu hiperesportivo.





  • cepereira2006

    Legal, gostei.

  • Seria no mínimo inusitado que uma tecnologia nova, de ponta, fosse lançada por uma marca chinesa.

    • edgar__rj

      Sino Esraelense…

      • ricmoriah

        não é mais. já faz algum tempo que a outra metade da empresa está nas mãos de um grupo de Cingapura.

        • edgar__rj

          Isso, a empresa Kenon Holdings, de Singapura , controla a parte da Israel Corp, que continua em seu país de origem.

          • Aires Jone

            Bem informado, gostei cara

    • Conferente Rafael

      Nao meu caro seria inusitado é se fosse lançado no Brasil lá na China se formam muitos engenheiros todos os anos aqui estamos mais preocupados com funcionalismo publico e advogados.

      • Mas nenhum desses engenheiros foi capaz, até agora, de fazer muito além de cópias de carros e/ou motores já consolidados.

        • Tosoobservando

          isso é o que voce pensa, pesquisa melhor o mercado chines pq ate carro com turbinas de aviao alimentando baterias ja criaram. E outra, os carros eletricos na china estao de vento em poupa, eles ja tem varias opções e estao tentando criar baterias mais duraveis, inclusive pra celulares, pois hoje as empresas de tecnologia da china tambem estao se destacando, como Xiaomi, Huawei etc…Brasileiro acha que pq nao foi lançado aqui ainda la nao presta kkkk

          • Ainnem Agon

            A BYD tem as melhores baterias até onde eu sei…

    • EuMeSmObYmYsElF

      a marca conta com engenheiros alemães

      • Sim, a Qoros tem capital Israelense e tal, mas não deixa de ser inusitado se uma empresa chinesa trouxer a próxima revolução mecânica da industria, dada a baixa tradição neles neste campo. As outras chinesas grandes também têm engenheiros europeus, americanos, etc., e não se vê nada parecido.

        • Gustavo73

          Mas a empresa que desenvolveu esse sistema não é chinesa. Não estou dizendo que eles não tem capacidade, mas esse é o caso aqui descrito.

        • Tosoobservando

          Nao tem nada de inusitado, nao sei se vc sabe mas o celular mais potente a venda no mundo nesse momento é de uma empresa chinesa, a Xiaomi, lider la. E eles ja tem empresas que fazem jatinhos, e aviões de grande porte, disputando com Airbus e Boeing, alem de terem enviado satelites ao espaço e ate pessoas em seu programa espacial.

    • Daniel

      há mais de 10 anos atras eu já comentava com amigos meus engenheiros sobre comando de valvulas sem acionamento mecanico. Pensava em algo com solenoides. Legal saber que algo parecido com aquelas ideias de bate-papo informal realmente funciona!

  • lgustavomp

    Seria uma boa em conjunto com a tecnologia de desligar cilindros.

  • Rodrigo

    A Fiat já não usa isso nos motores Multiair?

  • Redpeak77

    Boa sacada essa de controlar as válvulas eletronicamente, ao invés de acionamento mecânico. Sempre se pensou em várias maneiras de controlar as válvulas para otimizar o rendimento, VVTis, VTECs, etc… mas sempre através de acionamento mecânico.
    Será que ninguém tinha pensado nisso antes?
    Talvez porque uma parte difícil deste projeto deve ser criar um controle a prova de erros e falhas na abertura das válvulas, o que deve ser mais fácil na criação de um projeto de acionamento mecânico. Suponho.

    • Eng Turbo

      Existem projetos de sistemas eletricos, pneumático, etc para as valvulas, porém o custo ainda não viabiliza (Mesmo com ganhos de eficiência)
      Para se ter uma idéia, existe um modelo de BLOCO de motor com taxa de compressão VARIÁVEL!! Ele possui uma inclinação, o que altera o valor da taxa de compressão.
      Existem as mais variadas soluções, porém o segredo é sempre o custo x beneficio (Com escala)

      • th!nk.t4nk

        Essas ideias são velhíssimas, e muitas já foram desenvolvidas, mas sempre esbarra no custo e na complexidade. Algumas vezes é o material, outras vezes a eletrônica, ou a fabricação… Na engenharia tudo se desdobra em tantos detalhes, que pra tornar viável em carros comuns pode levar décadas.

        • Daniel

          E, infelizmente, ainda existe a ideia da obsolescência programada. Algumas coisas já prontas são deixadas na prancheta para só serem lançadas (e movimentar o mercado) depois.
          Outras tecnologias são adiadas para que o ciclo de produção da tecnologia anterior se complete (aquele em que o custo de desenvolvimento é diluído com a produção) [mais ou menos o que a fiat tá fazendo com o mobi com motor fire]

      • João Silva

        Durabilidade, facilidade de manutenção e custo de manutenção são alguns do limites

    • Daniel

      pelo menos 10 anos atras eu já comentava isso nos bate papo com meus amigos eng. mecanicos, sobre valvulas acionadas por solenoides…

  • Mumm Rá

    Essa Qoros é supreendente hein ?

    • Gustavo73

      A Qoros ou a FreeValve?

      • Mumm Rá

        Ambas e cada uma á sua maneira

  • Angelo_RSF

    Este tipo de acionamento de válvulas já foi (não sei se ainda é ) usado na F1 a muito tempo, mas é a 1a vez que vejo alguém tentando viabiliza-lo num motor para carro de passeio

  • Pedro Henrique

    eita em, gostei.

  • The Monster Man

    Sempre que possível melhorar, isso que importa.

  • Vagnerclp

    Evolução sempre é bom. O ruim é ficar cada vez mais refém de sistemas eletrônicos. Mas isto é o futuro.

  • X1301120415

    Compraria fácil!



Send this to friend