Matérias NA Mercado Segurança Tecnologia

Quais carros tem assistente de partida em rampa?

Quais carros tem assistente de partida em rampa?

Ele é geralmente conhecido no exterior como Hill Holder, mas aqui no Brasil é chamado simplesmente de Assistente de Partida em Rampa. E o que é? Trata-se de um recurso muito bom, incorporado aos automóveis junto com o pacote que inclui controles de tração e estabilidade, os conhecidos TCS e ESC. O sistema consiste em travamento automático dos freios quando o veículo está em um plano inclinado.


Geralmente, em carros que não possuem essa tecnologia, o motorista precisa manter o pé no freio para segurar o carro parado numa ladeira, quando este está no trânsito. Para sair, se for manual, precisará acionar a embreagem e engatar a primeira marcha, mas para que o veículo comece a andar sem voltar para trás, o condutor tem de aliviar o pé da embreagem até que sinta o carro mover-se suavemente para frente. Então, basta tirar o pé do freio e acelerar.

Quais carros tem assistente de partida em rampa?

Dependendo do local de avaliação de condutores, o teste de condução também envolve esse tipo de manobra. Quem não se sente seguro em fazer isso, terá de puxar o freio de mão e só solta-lo quando o carro já estiver pedindo para sair, o que causa o efeito visual de carros abaixando-se em ladeiras muito íngremes. Já em carros automáticos sem o assistente de partida em rampa, planos pouco inclinados são suportados pela aceleração normal desse tipo de transmissão, mas não em ladeiras bem acentuadas. Aí, é preciso ser rápido para evitar que o carro desça.

Com o assistente de partida, tudo muda. Tanto no manual quanto no automático, o sistema trava os freios por 3 segundos em média quando o pé é retirado do pedal de freio. Isso dá tempo suficiente para engatar uma marcha e sair no manual ou ir direito na aceleração, em caso de automáticos. Como já tido acima, o recurso vem junto com um pacote de segurança ativa. Então, quais carros tem assistente de partida em rampa?

Quais carros tem assistente de partida em rampa?

Como sabemos, os carros mais caros geralmente vem com estes três sistemas, então é seguro afirmar que quase todos os carros acima de R$ 100 mil já possuem esse recurso? A resposta é não. Existem algumas picapes e SUVs em versões de frota ou bem simples, que só dispõem de ABS e EDB.

Já abaixo de R$ 100 mil, o assistente de partida não é tão frequente, mas o panorama está mudando. Muitos carros compactos passaram a oferecer de série ou opcional, o trio de segurança mencionado. Assim, vamos conhecer quais carros abaixo do patamar de preço mencionado utilizam essa tecnologia. As versões e pacotes especificados mostram a partir de qual configuração e preço o modelo em questão conta o item.

Confira quais os carros tem assistente de partida em rampa:

Chery

  • Tiggo 2 ACT – R$ 67.150,80
  • Arrizo 5 RX – R$ 64.390,80
  • Tiggo 5X T – R$ 88.990
  • Tiggo 7 T – R$ 94.990

Chevrolet

  • Onix 1.0 MT – R$ 53.050
  • Onix Plus 1.0 MT – R$ 59.290
  • Tracker 1.0 Turbo MT – R$ 85.290

Citroën

  • C4 Cactus Feel 1.6 AT – R$ 85.490

Fiat

  • Uno Drive 1.0 (+ Kit Tech) – R$ 50.980
  • Argo Drive 1.0 – R$ 54.820
  • Cronos Drive 1.3 GSR – R$ 66.690

Ford

  • Ka FreeStyle 1.0 – R$ 59.355
  • Ka Sedan Titanium 1.5 AT – R$ 76.140
  • EcoSport SE 1.5 – R$ 75.690

Honda

  • Fit DX 1.5 – R$ 62.800
  • HR-V LX 1.8 – R$ 95.700
  • Civic LX 2.0 – R$ 99.200

Hyundai

  • HB20 Evolution 1.0 MT – R$ 54.990
  • HB20S Evolution 1.0 MT – R$ 59.990
  • Creta Attitude 1.6 MT – R$ 75.990

JAC Motors

  • T40 Pack 2 manual – R$ 72.990
  • T5 Pack 2 – R$ 93.990

Jeep

  • Renegade STD 1.8 AT – R$ 77.490

Nissan

  • Kicks 1.6 S MT – R$ 82.490

Renault

  • Sandero Zen 1.6 CVT – R$ 70.590
  • Sandero Stepway Intense 1.6 CVT – R$ 77.990
  • Sandero R.S. 2.0 – R$ 74.890
  • Logan Zen 1.6 CVT – R$ 72.890
  • Duster Zen 1.6 MT – R$ 74.690
  • Captur Intense 1.6 CVT – R$ 97.690

Toyota

  • Etios Hatch X 1.3 – R$ 53.190
  • Etios Sedã X 1.5 – R$ 57.990
  • Yaris Hatch XL Live 1.3 – R$ 68.490
  • Yaris Sedã XL Live 1.5 – R$ 69.990

Volkswagen

  • Polo 1.0 MPI – R$ 55.890
  • Virtus 1.6 MSI – R$ 77.090
  • T-Cross 200 TSI – R$ 88.790
Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

            Quem somos

            O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

            Notícias por email