Quais carros tem assistente de partida em rampa?

Ele é geralmente conhecido no exterior como Hill Holder, mas aqui no Brasil é chamado simplesmente de Assistente de Partida em Rampa. Mas do que estamos falando?

Trata-se de um recurso muito bom, incorporado aos automóveis junto com o pacote que inclui controles de tração e estabilidade, os conhecidos TCS e ESC. O sistema consiste em travamento automático dos freios quando o veículo está em um plano inclinado.


Geralmente, em carros que não possuem essa tecnologia, o motorista precisa manter o pé no freio para segurar o carro parado numa ladeira, quando este está no trânsito.

Para sair, se for manual, precisará acionar a embreagem e engatar a primeira marcha, mas para que o veículo comece a andar sem voltar para trás, o condutor tem de aliviar o pé da embreagem até que sinta o carro mover-se suavemente para frente. Então, basta tirar o pé do freio e acelerar.

Quais carros tem assistente de partida em rampa?

Dependendo do local de avaliação de condutores, o teste de condução também envolve esse tipo de manobra. Quem não se sente seguro em fazer isso, terá de puxar o freio de mão e só soltá-lo quando o carro já estiver pedindo para sair, o que causa o efeito visual de carros abaixando-se em ladeiras muito íngremes.

Já em carros automáticos sem o assistente de partida em rampa, planos pouco inclinados são suportados pela aceleração normal desse tipo de transmissão, mas não em ladeiras bem acentuadas. Aí, é preciso ser rápido para evitar que o carro desça.

Com o assistente de partida, tudo muda. Tanto no manual quanto no automático, o sistema trava os freios por 3 segundos em média quando o pé é retirado do pedal de freio.

Isso dá tempo suficiente para engatar uma marcha e sair no manual ou ir direito na aceleração, em caso de automáticos. Como já tido acima, o recurso vem junto com um pacote de segurança ativa.

Então, quais carros tem assistente de partida em rampa?

Quais carros tem assistente de partida em rampa?

Como sabemos, os carros mais caros geralmente vem com estes três sistemas, então é seguro afirmar que quase todos os carros acima de R$ 100 mil já possuem esse recurso? A resposta é não. Existem algumas picapes e SUVs em versões de frota ou bem simples, que só dispõem de ABS e EDB.

Já abaixo de R$ 100 mil, o assistente de partida não é tão frequente, mas o panorama está mudando. Muitos carros compactos passaram a oferecer de série ou opcional o trio de segurança mencionado.

Assim, vamos conhecer quais carros abaixo do patamar de preço mencionado utilizam essa tecnologia. As versões e pacotes especificados mostram a partir de qual configuração e preço o modelo em questão conta com esse item.

Um detalhe importante, se você sentir falta de modelos da Audi, BMW, Mercedes-Benz e outras marcas premium em nossa lista, é que tais carros certamente serão equipados com esse item.

Confira quais os carros tem assistente de partida em rampa:

Chery

  • Arrizo 5 RXS – R$ 90.490
  • Tiggo 2 ACT – R$ 92.190
  • Tiggo 3x – R$ 99.990

Chevrolet

  • Onix 1.0 MT – R$ 64.990
  • Onix Plus 1.0 Turbo AT – R$ 68.390
  • Spin LS 1.8 – R$ 85.640
  • Tracker 1.0 Turbo MT – R$ 97.550

Citroën

  • C4 Cactus Live Auto 1.6 AT – R$ 89.990

Fiat

  • Argo Drive S-Design 1.0 – R$ 72.280
  • Nova Strada Endurance 1.4 – R$ 77.290
  • Cronos Drive 1.3 – R$ 76.990

Honda

  • Fit DX 1.5 – R$ 74.200
  • WR-V LX 1.5 – R$ 90.900

Hyundai

  • HB20 Sense 1.0 MT – R$ 58.790
  • HB20S Vision Pack 1.0 MT – R$ 65.990
  • HB20X Vision 1.6 – R$ 75.090
  • Creta Action 1.6 AT – R$ 91.990

JAC Motors

  • T40 Plus Pack 2 MT – R$ 87.490

Jeep

  • Renegade STD 1.8 AT – R$ 92.990

Kia

  • Rio EX – R$ 84.990

Nissan

  • Kicks 1.6 Sense MT – R$ 94.990
  • Versa Sense 1.6 MT – R$ 83.690

Peugeot

  • 208 Like Pack 1.6 – R$ 69.990

Renault

  • Duster Zen 1.6 MT – R$ 89.690
  • Sandero R.S. 2.0 – R$ 90.390
  • Sandero Stepway Iconic 1.6 CVT – R$ 94.290

Toyota

  • Yaris Hatch XL Live 1.3 CVT – R$ 80.990
  • Yaris Sedã XL Live 1.5 CVT – R$ 84.390

Volkswagen

  • Polo 1.0 MPI – R$ 66.120
  • Virtus 1.6 MSI – R$ 90.090
  • Nivus Comfortline 200 TSI – R$ 98.550

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.