Top 10: Carros mais baratos do Brasil em 2022? (lista)

renault kwid 2023 33

Está em busca de carros baratos? Acreditamos que você queira o melhor custo-benefício e quem sabe com alguns itens, como central multimídia e mais airbags. Vamos esclarecer as suas dúvidas e mostrar os carros mais baratos vendidos atualmente aqui no Brasil.


Veja também: Quantos carros tem no Brasil?

Antes, vale a pena parar e refletir: o que são carros populares? Carro barato? Carro para brasileiro? Dizer que temos carros populares é na verdade uma grande contradição, sabemos que eles não são tão baratos. Os veículos que chamamos de populares, na verdade, ainda são caros.

Não é à toa que, apesar de termos carros baratos, ainda vemos muitos modelos velhos no Brasil, com 10, 15, 20 anos de fabricação.

Isso pode ser comprovado nos dados apresentados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), que mostra que os modelos com até cinco anos de uso, conhecidos como seminovos, respondem por 43% da frota.

Carros com 6 a 15 anos de uso representam 49% e aqueles com 16 a 20 anos respondem por 13%. Já os mais antigos (com mais de 20 anos) representam 4%. Os dados mostram que a idade média da frota é a mais alta em 10 anos.

Os carros populares são carros baratos que tiveram o seu destaque nos anos 90 com o apoio do governo federal para a renovação da frota. Eles saíam de fábrica com motor 1.0 e sem acessórios.

Muitos populares fizeram sucesso quando lançados, sendo veículos que até hoje são lembrados, como Kombi, Brasília, Uno, Gol (que inclusive aparece na nossa lista), Palio, Chevette e Escort.

Confira as mais de 150 listas Top 10 que temos no nosso site!

Se você está em busca do seu zero quilômetro, vale lembrar que freios ABS e airbag duplo são exigências recentes, assim como cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes. Não é difícil encontrar modelos um pouco mais completos, com vidros elétricos, quatro portas e ar-condicionado. Porém, é provável também encontrar populares totalmente básicos.

Por isso, é bom comparar bem e ver a melhor opção que irá atender as suas necessidades.

Fizemos uma lista com os 10 carros mais baratos à venda no mercado brasileiro. Os mais baratos atualmente são o Kwid e Mobi, na casa dos R$ 60 mil. Confira também os carros populares mais vendidos no Brasil.

Veja também: onde os carros são mais baratos no Brasil?

Lista completa com os veículos mais baratos do mercado:

1 – Renault Kwid Zen – R$ 59.890

renault kwid zen 2023

O Kwid foi renovado recentemente, ganhando um visual levemente remodelado, novos equipamentos e uma atualização em seu motor 1.0. Além disso, perdeu a versão de entrada Life, o que aumentou e muito seu preço inicial.

Oferecido também com motor 1.0 SCe, que estreou no Sandero, o Kwid gera 71 cv e 10 kgfm de torque. De série, a Renault disponibiliza ar-condicionado, direção elétrica, duplo airbag, airbags laterais, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, computador de bordo, monitoramento de pressão dos pneus, freios ABS com EBD, indicador de marchas e condução, entre outros.

Veja também: Renault Kwid 2023 – Impressões ao dirigir o pequenino francês

Confira todas as versões e preços:

  • Kwid Zen 1.0 SCe – R$ 59.890
  • Kwid Intense 1.0 SCe – R$ 64.190
  • Kwid Outsider 1.0 SCe – R$ 67.690

2 – Fiat Mobi Like – R$ 60.990

fiat mobi like 2021

Para não perder clientes para o novo Renault Kwid, a Fiat tinha reduzido os preços das versões mais básicas do Mobi. Agora, porém, isso não parece tão necessário, pois os dois estão cada vez mais caros e sem a antiga preocupação de ter uma versão pelada de entrada.

Os preços começam em R$ 60.990 na versão Like (a antiga Easy saiu de linha) e chegam a R$ 63.990 na configuração Trekking, sendo essa última uma adição recente à gama.

O Mobi Like vem de série com ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, faróis com máscara negra, airbag duplo, freios ABS com EBD, monitoramento de pressão dos pneus, quadro de instrumentos com display digital de 3,5 polegadas, entre outros. 

Veja sua gama completa:

  • Mobi Like 1.0 – R$ 60.990
  • Mobi Trekking 1.0 – R$ 63.990

3 – Volkswagen Gol 1.0 – R$ 69.790

volkswagen gol 2021 3

Vendido em duas versões, o Gol tem preços que começam em R$ 69.790 com motor 1.0 MPI de 82 cv, além de ter a opção mais cara com propulsor 1.6 de 104 cv (com câmbio manual ou automático).

O Volkswagen Gol 1.0 é equipado com direção hidráulica, travas e vidros elétricos, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, banco do motorista com regulagem de altura e desembaçador do vidro traseiro e mais.

Confira os preços cada versão:

  • Gol 1.0 – R$ 69.790
  • Gol 1.6 MT – R$ 77.450
  • Gol 1.6 AT – R$ 85.790

4 – Fiat Argo 1.0 – R$ 71.490

fiat argo 2021 3

A quarta posição é do Fiat Argo 1.0, modelo que sai por pouco menos de R$ 71,5 mil com seu motor 1.0 de 77 cv e 10,9 kgfm. Entre seus principais itens de série, temos ar-condicionado, chave canivete, computador de bordo, direção elétrica progressiva, quadro de instrumentos de 3,5 polegadas e volante com regulagem de altura.

Antes com uma gama recheada de versões (com seis opções no total), recentemente o italiano perdeu suas opções com o propulsor 1.8. Agora, as versões mais caras tem o motor 1.3 de 109 cv e 14,2 kgfm, sempre com câmbio manual.

Confira o preço de cada versão do hatch da Fiat:

  • Argo 1.0 – R$ 71.490
  • Argo Drive 1.0 – R$ 76.490
  • Argo Drive 1.3 S-Design – R$ 80.490
  • Argo Trekking 1.3 – R$ 81.990

5 – Hyundai HB20 Sense 1.0 – R$ 71.590

hb20 sense 2022

A quinta posição é do Hyundai HB20, que continua com um preço de entrada bem interessante. Mesmo sendo criticado por seu visual, ele é um modelo renovado e mais moderno que Uno ou Gol, por exemplo.

O Hyundai HB20 tem a versão Sense 1.0 como a opção mais barata, e ela vem equipada com motor 1.0 de 3 cilindros, 80 cv e 10,2 kgfm. Mesmo sendo a mais barata, essa configuração é bem equipada.

Entre os itens de série, destaque para direção elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional, quatro airbags, controle de tração e estabilidade, travas elétricas, limpador e desembaçador traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo e rádio blueAudio com conexão Bluetooth e entrada USB.

Veja abaixo todas as versões e preços do modelo:

  • HB20 Sense 1.0 – R$ 71.590
  • HB20 Vision 1.0 – R$ 74.790
  • HB20 Evolution 1.0 – R$ 79.090
  • HB20 Platinum 1.0 Turbo MT – R$ 92.490
  • HB20 Platinum 1.0 Turbo AT – R$ 97.890
  • HB20 Platinum Plus 1.0 Turbo AT – R$ 106.090

6 – Chevrolet Onix 1.0 MT – R$ 73.890

chevrolet onix mt

Assim como o HB20, o Onix sempre foi um dos preferidos do público que busca um carro novo e não deseja gastar tanto. O problema é que isso está cada vez mais difícil, pois ambos começam acima dos R$ 70 mil.

No caso do modelo da Chevrolet, pelo menos você leva para casa um hatch com seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, chave canivete, direção elétrica progressiva, rádio com Bluetooth e duas entradas USB, entre outros.

Nesse caso, o motor é o 1.0 aspirado de 80 cv e 9,8 kgfm, associado ao câmbio manual de seis marchas. Subindo pela gama, o Onix 2022 também oferece o propulsor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm, com câmbio manual ou automático de seis marchas.

Veja todas as versões:

  • Onix 1.0 MT – R$ 73.890
  • Onix LT 1.0 MT – R$ 76.490
  • Onix LT 1.0 Turbo MT – R$ 84.220
  • Onix LT 1.0 Turbo AT – R$ 90.840
  • Onix LTZ 1.0 Turbo MT – R$ 86.720
  • Onix LTZ 1.0 Turbo AT – R$ 93.340
  • Onix RS 1.0 Turbo AT – R$ 95.340
  • Onix Premier 1.0 Turbo AT – R$ 99.700
  • Onix Premier 2 1.0 Turbo AT – R$ 102.340

7 – Volkswagen Polo 1.0 MPI – R$ 75.360

volkswagen polo mpi 2018 avaliação NA 37

Depois do Gol, o modelo mais barato da Volkswagen no mercado brasileiro é o Polo. Diferente de seu irmão, ele conta com um projeto mais moderno, mais itens de série e uma gama de motores bem superior.

O valor citado acima é referente à versão de entrada Polo MPI, que conta com o propulsor 1.0 de 3 cilindros, com 84 cv e 10,4 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. O modelo ainda tem as versões 1.6 de 117 cv, 1.0 turbo com 128 cv e a topo de linha 1.4 turbo de 150 cv.

Todas as versões vem de série com direção elétrica, assistente de partida em rampa, quatro airbags, ar-condicionado, controle de tração e estabilidade, rodas de 15 polegadas, vidros e travas elétricos, volante multifuncional, entre outros.

Confira todas as versões do modelo da VW:

  • Polo 1.0 MPI – R$ 75.360
  • Polo 1.6 MSI MT – R$ 88.220
  • Polo 1.6 MSI AT – R$ 89.460
  • Polo Comfortline 1.0 Turbo AT – R$ 107.190
  • Polo Highline 1.0 Turbo AT – R$ 115.150
  • Polo GTS 1.4 Turbo AT – R$ 140.390

8 – Hyundai HB20S Vision 1.0 – R$ 79.390

hyundai hb20s 2021 avaliacao na 11

O primeiro modelo sedan nessa lista é o HB20S, que compartilha muitas coisas com seu irmão hatch. A diferença é que sua versão mais barata é a Vision, equipada com o mesmo motor 1.0 de 80 cv e 10,2 kgfm.

Em termos de equipamentos, o sedã da Hyundai também não difere tanto do HB20, vindo com quatro airbags, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado, direção elétrica, entre outros.

O que ele acrescenta são as rodas de 15 polegadas e a central multimídia blueMedia, com tela de 8 polegadas, Bluetooth e conexões Android Auto e Apple Carplay.

Veja todas as versões do HB20S:

  • HB20S Vision 1.0 – R$ 79.390
  • HB20S Evolution 1.0 – R$ 83.590
  • HB20S Platinum 1.0 Turbo MT – R$ 96.390
  • HB20S Platinum 1.0 Turbo AT – R$ 101.890
  • HB20S Platinum Plus 1.0 Turbo AT – R$ 109.490

9 – Renault Sandero GT Line 1.0 – R$ 80.190

renault sandero gt line 2021 1

Antes vendida como uma versão um pouco mais cara, o Sandero GT Line atualmente é o modelo mais barato desse hatch. Pouco acima dele aparece o Sandero S Edition, que custa R$ 81.690.

Os dois vem com o mesmo conjunto mecânico, composto pelo motor 1.0 12V SCe de 82 cv e 10,5 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Para ter uma motorização mais potente, você precisa escolher o modelo Stepway 1.6 ou R.S. 2.0, que custam R$ 94.790 e R$ 99.290, respectivamente.

A versão GT Line vem de série com direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, sensor de estacionamento, quatro airbags, faróis de neblina, luzes diurnas em LED, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, rodas de 15 polegadas, entre outros.

Veja todas as versões do hatch:

  • Sandero GT Line 1.0 – R$ 80.190
  • Sandero S Edition 1.0 – R$ 81.690

10 – Chevrolet Onix Plus LT 1.0 – R$ 80.690

chevrolet onix plus lt 2022

Assim como acontece com HB20 e HB20S, as duas carrocerias do Onix oferecem quase a mesma coisa no mercado brasileiro. O sedã tem na versão LT 1.0 sua opção mais barata, que já começa em R$ 80.690.

O Onix Plus vem de série com seis airbags, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, direção elétrica progressiva, banco do motorista com regulagem de altura e, diferente do hatch, traz a central MyLink de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.

A motorização não muda, com as opções 1.0 de 80 cv e 9,8 kgfm ou 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm. A primeira tem câmbio manual e a segunda pode ter ainda a opção da transmissão automática, sempre com seis marchas.

Confira todas as configurações do sedã:

  • Onix Plus LT 1.0 – R$ 80.690
  • Onix Plus LT 1.0 Turbo MT – R$ 89.720
  • Onix Plus LT 1.0 Turbo AT – R$ 96.340
  • Onix Plus LTZ 1.0 Turbo MT – R$ 92.220
  • Onix Plus LTZ 1.0 Turbo AT – R$ 98.840
  • Onix Plus Midnight 1.0 Turbo AT – R$ 103.140
  • Onix Plus Premier 1.0 Turbo AT – R$ 105.200
  • Onix Plus Premier 2 1.0 Turbo AT – R$ 107.840

Top 10: Carros mais baratos do Brasil em 2022? (lista)

  1. Renault Kwid Zen – R$ 59.890
  2. Fiat Mobi Like – R$ 60.990
  3. Volkswagen Gol 1.0 – R$ 69.790
  4. Fiat Argo 1.0 – R$ 71.490
  5. Hyundai HB20 Sense 1.0 – R$ 71.590
  6. Chevrolet Onix 1.0 MT – R$ 73.890
  7. Volkswagen Polo 1.0 MPI – R$ 75.360
  8. Hyundai HB20S Vision 1.0 – R$ 79.390
  9. Renault Sandero GT Line 1.0 – R$ 80.190
  10. Chevrolet Onix Plus LT 1.0 – R$ 80.690

Autor: Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011