Tecnologia

Qual é a vantagem do freio de estacionamento eletrônico?

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Muitos carros atualmente estão saindo de fábrica com sistema de freio de estacionamento eletrônico ou eletromecânico. Mas quais as vantagens e desvantagens dessa tecnologia?

A principal vantagem é a eliminação do esforço no acionamento do freio de estacionamento, em comparação com o dispositivo puramente mecânico, que embora possa variar em sua forma de acionamento (pedal, manete ou alavanca), exige algum esforço do motorista para seu acionamento.

Outra vantagem do eletromecânico é o aproveitamento de espaço na cabine. Como se trata apenas de um botão, este pode ser instalado em qualquer lugar no habitáculo. Em alguns carros, por exemplo, ele fica no painel, geralmente em posição próxima que outrora ficava o destravamento de dispositivos que utilizavam pedal.

No console, o arranjo vai depender da marca, modelo e proposta. Além disso, é esteticamente mais atraente. Porém, o uso de sistema eletrônico no acionamento não permite modular sua atuação nos freios como num sistema mecânico.

Mas há risco em acionamento acidental? Em caso de acionamento em altas velocidades, o sistema eletrônico detecta a velocidade do veículo e em razão dela, evitando assim o travamento repentino das rodas. Nesse caso, o veículo irá desacelerar suavemente, evitando assim a perda de controle e um possível acidente.

Geralmente o botão trava os freios ao ser acionado para cima ou para fora de seu compartimento, enquanto o destravamento ocorre no sentido inverso, sendo feito isso como medida de segurança. Alguns modelos liberam o freio de estacionamento eletromecânico de forma automática quando o veículo é engatado. Da mesma forma, alguns acionam o freio de estacionamento com o câmbio em P (Parking).

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

 




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