Qual é, na prática, a diferença entre farol de parábola simples e parábola dupla?

farol parabola simples dupla
farol parabola simples dupla

Antigamente, os faróis dos carros sempre tinham parábola simples, ou seja, o corpo todo do farol era único.

Este é um sistema mais simples e arcaico do que os faróis de parábola dupla, que para explicar de maneira mais fácil de entender, é como se fossem dois faróis dentro do corpo do farol, existem ali dois refletores separados para farol baixo e farol alto.

No sistema de parábola simples, por existir apenas um local para instalação da lâmpada, é usada uma lâmpada com filamento duplo, ela se encarrega tanto do farol baixo quanto o farol alto.

Podemos ver os dois sistemas na imagem acima, onde o VW Gol Geração 4 tem o sistema mais comum e barato, chamado de parábola simples, e a Volkswagen Amarok tem o farol de parábola dupla.

Pode-se pensar que a diferença é que o farol de parábola dupla terá uma iluminação melhor, mas isso não é necessariamente o caso.

As montadoras escolhem um tipo ou outro mais por questões estéticas, do que por razões práticas, a ideia é deixar o carro bonito e chamativo para que as pessoas se interessem mais em o comprar, ou mesmo deixar o carro com uma cara de bravo, ou com um aspecto de maior requinte.

Não é possível dizer com certeza que o farol do Gol G4 da foto ilumina melhor que o da Amarok, mas que seu refletor é bem maior, isso é verdade.

Um refletor maior, e com formato otimizado, pode entregar uma iluminação muito boa.

Pode ser que, para cortar custos, o farol do Gol G4 não tenha 100% da qualidade que poderia ter, mas é tecnicamente possível que um farol simples como esse ilumine melhor do que duas parábolas menores.

Muita coisa influencia na luz do farol, não só ter uma ou duas parábolas. Coisas como a qualidade das lâmpadas, o design dos refletores e até o visual do carro importam.

Alguns pontos chave dos faróis de parábola simples são:

  • Todos os tipos de luz vem de um só refletor.
  • São mais econômicos para fazer.
  • Usam lâmpadas comuns de filamento.
  • São mais simples do que outras tecnologias de luz.

Vantagens e desvantagens dos faróis de dupla parábola:

Aspecto Vantagem Desvantagem
Distribuição de Luz Iluminação mais precisa Maior custo de produção
Funcionamento Dois blocos ópticos para melhor controle da luz Manutenção mais complexa
Segurança Menor ofuscamento Custo de reparo mais elevado

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.