Qual é o melhor pneu para estrada de chão (terra)?

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Muito se questiona a respeito da capacidade de um automóvel trafegar por trechos mais acidentados, o que inclui as estradas de chão (terra), principalmente. Além de outros itens, como suspensão elevada e reforçada, o ideal é que um veículo seja equipado com pneus diferentes para enfrentar esses terrenos.

Entretanto, em muitos casos os motoristas costumam utilizar o mesmo veículo em trechos acidentados e pavimentações com boas condições, como nos centros urbanos.

O fato é que rodar na cidade com um carro equipado com pneus destinados ao uso em terra pode provocar diminuição na durabilidade das peças do veículo, prejudicar a estabilidade do carro (comprometendo diretamente a segurança de todos os ocupantes) e ainda aumentar o consumo de combustível.

Para unir o útil ao agradável, muitas fabricantes de pneus começaram a comercializar os pneus de uso misto, que como o próprio nome indica, foi desenvolvido para que um automóvel possa rodar nos mais diferentes tipos de terreno sem afetar as condições citadas acima.

O pneu de uso misto tem um visual mais parrudo e consegue garantir um bom desempenho para enfrentar os buracos característicos nas cidades e também não passar tanta vergonha em trechos com terra, por exemplo.

Veja também: Qual é a melhor marca de pneu?

Os melhores carros para estrada de terra

Pneu de uso misto ou pneu off road: qual é o melhor?

A resposta é: depende! Um pneu off road é indicado para SUVs, picapes e jipes que costumam enfrentar trechos bastante acidentados, com areia, pedra, lama, entre outros. Esse tipo de pneu conta com sulcos profundos para garantir a tração do veículo mesmo em terrenos mais “complicados”.

Por outro lado, os pneus off-road não entregam um desempenho tão bom assim no asfalto da cidade, provocando um aumento do ruído, desconforto, consumo de combustível e também desgaste dos pneus.

Sendo assim, coloque pneus off-road no seu veículo caso você o utilize bastante no fora de estrada. Caso contrário, a melhor opção são os pneus de uso misto, ainda mais por serem mais em conta.

O que é pneu de uso misto?

Entre os principais diferenciais em relação ao pneu comum, o pneu de uso misto conta com reforços laterais, praticamente uma extensão da banda de rodagem, tornando-o mais robusto e resistente em relação a trechos com pedras ou outros objetos que possam diminuir a durabilidade do pneu ou ainda furá-lo durante o percurso.

Além disso, o desenho da banda de rodagem é diferente, sendo praticamente um misto de um pneu convencional (pneu verde, por exemplo) e de um pneu off-road.

Normalmente, os “blocos” de borracha que compõem o desenho do pneu contam com desenho assimétrico ou harmônico que faz com que eles tenham mais desenvoltura na terra e, afora isso, não transmita tanto ruído para a cabine como em utilitários dotados de pneus off-road, por exemplo, além de não prejudicar tanto o conforto a bordo.

No entanto, vale destacar que não é porque você adquiriu uma picape ou um SUV que são calçados com pneus de uso misto que terá a oportunidade de trafegar com folga em trechos acidentados como num Troller T4 (que é equipado com pneus verdadeiramente off-road e oferece uma série de outras características próprias para essas condições).

Tenha em mente que um carro com pneus de uso misto acaba sendo um pouco mais resistente para circular nas ruas esburacadas (mas sem abusar tanto assim) e também para enfrentar terrenos com terra, por exemplo.

Quais as vantagens e desvantagens de um pneu de uso misto?

A principal vantagem de um pneu de uso misto é oferecer aos condutores a oportunidade de encarar os buracos que são figurinhas fáceis nos centros urbanos e ainda enfrentar trechos mais acidentados em fazendas e outros locais sem pavimentação.

Eles são dotados de uma banda de rodagem mais reforçada, sobretudo nas laterais, e com desenho diferenciado para que você possa encarar essas condições com certa folga e aproveitar a capacidade do seu veículo.

A respeito da durabilidade, um pneu de uso misto costuma apresentar o mesmo tempo de vida útil de um pneu convencional, ainda mais considerando carros que não costumam ir tanto assim para a terra, como os crossovers e SUVs.

Por outro lado, apesar dos esforços dos fabricantes em oferecer níveis de ruído e conforto semelhantes aos pneus convencionais, a desvantagem é que os pneus de uso misto ainda assim são mais ruidosos, especialmente em velocidades mais elevadas, e também provocam uma ligeira piora no consumo de combustível.

Outra desvantagem que acaba afetando diretamente no bolso do usuário é o custo desses pneus. Em média, os pneus de uso misto são oferecidos com preços superiores em mais de 50% em relação a outros modelos nas mesmas dimensões.

Para efeito de comparação, o pneu de uso misto Scorpion ATR da Pirelli, de dimensões 265/70 R16, pode ser encontrado no mercado por R$ 919, enquanto o Pirelli Formula SUV 265/70 R16 tem preço de R$ 699. Ou seja, para trocar os quatro pneus de um veículo, haveria uma diferença de R$ 880 entre ambos os modelos de pneu.

Sendo assim, compensa adquirir pneus de uso misto caso você realmente utilize o seu carro tanto na cidade como no fora de estrada.

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Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.