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Qual é o melhor pneu para estrada de chão (terra)?

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Muito se questiona a respeito da capacidade de um automóvel trafegar por trechos mais acidentados, o que inclui estrada de chão (terra), principalmente. Além de alguns outros itens, como suspensão mais elevada e um tanto quanto mais reforçada, o ideal é que um veículo seja equipado com pneus diferentes para enfrentar esses terrenos.


Entretanto, em muitos casos os motoristas costumam utilizar o mesmo veículo tanto em trechos mais acidentados como em pavimentações em (relativamente e teoricamente) boas condições, como nos centros urbanos. O fato é que rodar na cidade com um carro equipado com pneus destinado ao uso em terra pode provocar diminuição na durabilidade das peças do veículo, prejudicar a estabilidade do carro (comprometendo diretamente a segurança de todos os ocupantes) e ainda aumentar o consumo de combustível.

Para unir o útil ao agradável, muitas fabricantes de pneus começaram a comercializar os pneus de uso misto, que como o próprio nome indica foi desenvolvido para que um automóvel possa rodar nos mais diferentes tipos de terreno sem afetar as condições citadas acima. O pneu de uso misto tem um visual mais parrudo e consegue garantir um bom desempenho para enfrentar os buracos característicos nas cidades e também não passar tanta vergonha em trechos com terra, por exemplo.

O que é pneu de uso misto?

Como citamos anteriormente, o pneu de uso misto é um tipo de “calçado” para o seu automóvel ideal para ser usado tanto no asfalto como nas estradas. Esse tipo de pneu é recomendado para modelos como picapes, sobretudo pelo fato de que os consumidores das novas gerações de pick-ups estão utilizando esses veículos cada vez mais nas cidades.


Entre os principais diferenciais em relação a um pneu comum, o pneu de uso misto conta com reforços laterais, praticamente uma extensão da banda de rodagem, tornando-o mais robusto e resistente em relação a trechos com pedras ou outros objetos que possam diminuir a durabilidade do pneu ou ainda fura-lo durante o percurso.

Além disso, o desenho da banda de rodagem é diferente, sendo praticamente um misto de um pneu convencional (pneu verde, por exemplo) e de um pneu off-road. Normalmente, os “blocos” de borracha que compõem o desenho do pneu contam com desenho assimétrico ou harmônico que faz com que eles tenham uma melhor desenvoltura na terra e, afora isso, não transmita tanto ruído para a cabine como em utilitários dotados de pneus off-road, por exemplo, além de não prejudicar tanto o conforto a bordo.

No entanto, vale destacar que não é porque você adquiriu uma picape ou um SUV que são calçados com pneus de uso misto que terá a oportunidade de trafegar com folga em trechos acidentados como num Troller T4 (que é equipado com pneus verdadeiramente off-road e oferece uma série de outras características próprias para essas condições). Tenha em mente que um carro com pneus de uso misto acaba sendo um pouco mais resistente para circular nas ruas esburacadas (mas sem abusar tanto assim) e também para enfrentar terrenos com terra, por exemplo.

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Quais as vantagens e desvantagens de um pneu de uso misto?

A principal vantagem de um pneu de uso misto é o fato de oferecer aos condutores a oportunidade de encarar os buracos que são figurinhas fáceis nos centros urbanos e ainda enfrentar trechos mais acidentados em fazendas e outros locais sem pavimentação. Eles são dotados de uma banda de rodagem mais reforçada, sobretudo nas laterais, e com desenho diferenciado para que você possa encarar essas condições com certa folga e aproveitar a capacidade do seu veículo.

A respeito da durabilidade, um pneu de uso misto costuma apresentar o mesmo tempo de vida útil de um pneu convencional, ainda mais considerando carros que não costumam ir tanto assim para a terra, como os crossovers e SUVs.

Dá para dizer que os modelos de uso misto são praticamente os SUVs dos pneus: contam com atributos exclusivos para que você saia melhor na condução em trechos esburacados e também em alguns outros locais com má pavimentação ou terra, mas ainda assim não é tão robusto como um jipe (no caso os pneus off-road), que foram projetados verdadeiramente para terrenos com bastante terra e/ou lama.

Por outro lado, apesar dos esforços dos fabricantes em oferecer níveis de ruído e conforto semelhantes aos pneus convencionais, a desvantagem é que os pneus de uso misto ainda assim são mais ruidosos, ainda mais em velocidades mais elevadas, e também provocam uma ligeira piora no consumo de combustível.

Outra desvantagem que acaba afetando diretamente no bolso do usuário é o custo desses pneus. Em média, os pneus de uso misto são oferecidos com preços superiores em mais de 50% em relação a outros modelos nas mesmas dimensões.

Para efeito de comparação, o pneu de uso misto Scorpion ATR da Pirelli, de dimensões 265/70 R16, pode ser encontrado no mercado por R$ 700, enquanto o Pirelli Formula SUV 265/70 R16 tem preço de R$ 530. Ou seja, para trocar os quatro pneus de um veículo, haveria uma diferença de R$ 680 entre ambos os modelos de pneu.

Sendo assim, compensa adquirir pneus de uso misto caso você realmente utilize o seu carro tanto na cidade como no fora de estrada. Se o seu veículo estiver equipado com pneus de uso misto e você queira troca-los por pneus convencionais, poderá promover a substituição sem muitos problemas, mas você precisa saber que esta alteração irá provocar perda de aderência em estradas de terra, por exemplo.

Pneu de uso misto ou pneu off road: qual é o melhor?

A resposta é: depende! Um pneu off road é indicado para SUVs, picapes e jipes que costumam enfrentar trechos bastante acidentados, com areia, pedra, lama, entre outros. Esse tipo de pneu conta com sulcos profundos para garantir a tração do veículo mesmo em terrenos mais “complicados”. Por outro lado, os pneus off-road não entregam um desempenho tão bom assim no asfalto da cidade, provocando um aumento do ruído, desconforto, consumo de combustível e também desgaste dos pneus.

Sendo assim, coloque pneus off road no seu veículo caso você o utilize bastante no fora de estrada. Caso contrário, a melhor opção são os pneus de uso misto, ainda mais por serem mais em conta.

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  • Rodrigo

    Estrada de chão é um termo tão regional que chega a ser cômico.
    Já viram uma estrada de céu? Sim elas existem!

    • Gu92

      No interior todo mundo conhece por estrada de chão, ou chão batido e pra bem da verdade são a realidade diária de muitos brasileiros que vivem no interior!!

    • Mario De Barros Bellotti

      Esta num vi ainda e so quero ver la mas mt la na frente rsrs, entenderam kkk

      • Rodrigo

        Não se preocupe, não precisa estar morto para viajar nelas. Basta pegar um avião. São as chamadas aerovias, rotas aéreas por onde os aviões trafegam quando estão indo para algum destino.

        • Unknown

          As famosas “Jet streams”, ou correntes de jato. São “vias” aéreas onde a circulação do ar atmosférico é favorável para elevar a velocidade e economizar combustível!

    • Lareiro

      Eu acho é ridículo. Acho que quem fala assim nunca parou pra pensar no que seja “chão”.

    • Unknown

      Kkkkk; Existem sim, na aviação!

  • alfista

    Tenho uma hilux 2017, troquei os originais, por um de marca famosa para estrada de terra, resultado , consumo cerca de 15 por cento maior.

    • Lem0nade

      BF é assim mesmo. Diminui dirigibilidade, aumenta consumo, maltrata a suspensão, mas o povo coloca pq acha bonito

      • 1945_DE

        Amigo, na minha TR4 tirei os originais PIRELLI 225/65 R17 ATR (Pneu muito ruim. Não serve para nada. Não tem aderência no molhado, na lama vira slic. É um pneu horrível. As montadorar usam este pneu porque é mais barato), e substitui pelo BFGOODRICH 225/75 R16 KO2. Não afetou o consumo, a borracha tem composição mais macia e não afetou o conforto e nem o ruido no asfalto. Pneu excelente no asfalto e na lama. Isso que você está falando deve ser do antigo KO1. Hoje o KO2 é outro pneu.

      • Luis LC

        BF e o melhor, mais caro também, mas sem dúvida o melhor.
        Meus AT estão com 50K e meia vida a ainda.

        • Lem0nade

          O melhor sem dúvida é Michelin, roda ainda mais que o BF, ganha em vários pontos. Depois dele ainda diria ser o Yokohama

          • Luis LC

            Durabilidade pode ser mas o BF e mais completo, acho que é o único que da pra chamar de AT

          • Luis LC

            Tiver num grand vitara o Yoko Geolandar G12, muito bom mesmo, rodei mais de 70K mas e meio barulhento nos asfalto. Tirando isso, show

          • Mario De Barros Bellotti

            Uso o Michelin mais barato exelente durabilidade e exelente dirigibilidade

          • Matheus B. Mariani

            A BF pertence a Michelin.

      • Lareiro

        Pq maltrata a suspensão?

      • carlos rodrigues

        … o pior é que coloca só pra fazer charme na cidade… dizer que é off roader…
        Além de aumentar o consumo esses pneus com biscoitos maiores quando utilizados em grande parte do tempo são mais ruidosos, forçam a suspensão, prejudicam o cardã, cruzeta diferencial e por aí vai.

    • konnyaro

      Teria de ver se você colocou as mesmas medidas do pneu original.
      Se colocou um pneu maior (que é a grande maioria dos casos), a relação fica mais longa e no hodômetro marca-se menos do que foi realmente percorrido.

    • Senhor Andante

      Eu tenho uma 11/11 comprei Michelin A/T não afetou o consumo nem desempenho, e o pneu é de excelente aderência , na terra, chuva etc Muito melhor que os originais,, sem falar na durabilidade bem maior.

      • Mario De Barros Bellotti

        🤙🤙🤙🤙

    • Paulo Lustosa

      Pegou All Terrain ou Mud Terrain?

  • leandro

    Qual melhor pneu?
    R. Novo

    Qual melhor carro?
    R. Novo

    • Mario De Barros Bellotti

      Nem sempre….

    • ObservadorCWB

      Qual melhor pneu ?
      R. O CERTO
      Qual melhor carro ?
      R. O CERTo para cada caso

      • leandro

        Qual melhor mulher?
        R. Uma novinha

        • ObservadorCWB

          Acho que fala do que não conhece…kkkk

  • Alvarenga

    Definição de pneu misto: Aquele que não é bom nem para uma coisa nem para a outra!

    • Mario De Barros Bellotti

      Para quem quer usar ele num F1 concordo plenamente

    • Unknown

      É um meio termo que, dependendo do uso, serve!

  • kravmaga

    Pneus de uso misto são uma porcaria. É tipo um pato: ruim no asfalto e ruim na terra. E quando tem que furar, fura do mesmo jeito que um pneu de asfalto.

    Em 3 anos de uso de uma Captiva com pneus grandes de uso misto, o pneu furou uma vez porque passei sobre um caco de louça que deve ter caído de um caminhão.

    No mesmo tempo de 3 anos, o pneu comum e de perfil baixo (45) do meu Jetta furou também somente uma vez, porque entrou um prego no pneu.

    • Luis LC

      Bridgestone pra terra é um lixo. Se peecissr de um AT de verdade vai ter que desembolsar mais e levar um BF, General Grande, ou Yokohama

  • Ricardo Blume

    Pneu misto é igual pato: faz tudo mais-ou-menos. Aumenta o ruído de rodagem, te faz passar vergonha no barro, aumenta o consumo, zuado na chuva…

  • konnyaro

    Não vejo vantagem em usar pneu misto tipo AT, pois na lama fica liso igual a um pneu normal.
    Se for para andar em estrada cascalhada, areia ou terra batida seca, o pneu normal dá conta sossegado.
    Agora, se for para estrada ruim, melhor partir logo para o pneu Mud Terrain, onde os gomos são mais espaçados e ao acelerar possuem capacidade de auto-limpeza. Já nas trilhas brabas não tem jeito, e teria que se apelar para os recauchutados com perfil agressivo.

    • Paulo Lustosa

      Tem perfil agressivo sem ser recauchutado

  • Rodrigo

    Eu uso BF AT 265/70R17 a 3 anos, estão com 66 mil km e longe de estarem ruins. É o pneu que mais durou até hoje comigo.

  • Luis LC

    BF Goodrich AT sem dúvida pro uso geral, se for pro jogo mais duro tem que ser MUD.

    • Morgan Klaus

      Usei BF A/T em duas Hilux (numa 2002, e noutra 2007). Melhor pneu que já usei.
      Ótimo na pista, e se tivesse molhada melhor ainda.
      Em estradas de terra, cascalho, ou lama leve/média, com a tração ligada o carro agarrava no chão.
      Sem contar a durabilidade monstra!
      Já usei outros mistos de outras marcas, mas esse está em outra categoria. Melhor pneu já fabricado!

      • Luis LC

        BF KO2 AT pra mim é o único todo terreno que vale a pena

  • Matheus B. Mariani

    O Troller T4 não vem de fábrica com pneus verdadeiramente off-road como a matéria dá a entender.

  • Diego Fernandes

    A diferença é muito notável quando se utiliza os pneus em situações mistas, que é o meu caso.
    Quando troquei os pneus originais Pirelli da minha caminhonete pelos modelos Wrangler AT Adventure da Goodyear, me surpreendi com a performance e conforto tanto na terra como no asfalto. Rodei cerca 30mil km e ainda tem bastante borracha pra gastar.

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