Governamental/Legal

Qual é o mínimo de álcool que o bafômetro detecta?

Qual é o mínimo de álcool que o bafômetro detecta?

bafometro Qual é o mínimo de álcool que o bafômetro detecta?

Quanto de álcool o bafômetro consegue detectar? Temos no país a Lei Seca que é muito rígida com relação às infrações aos motoristas que bebem e dirigem, pois, estes além de pagar pesadas multas poderão até mesmo ser presos caso não cumpram as leis estabelecidas.



Existe o bafômetro que mede a quantidade que o motorista ingeriu de qualquer bebida alcoólica. Você vai aprender agora qual o mínimo de álcool que o bafômetro detecta além de outras informações importantes a respeito deste tema. Tudo é questão de conscientização e campanhas educacionais para que possamos ver reduções no número de acidentes provocados pela bebida alcoólica e direção.

Detalhes importantes sobre o bafômetro

Ele é um tubo transparente igual a uma ampola de injeção. A pessoa sopra até que a bolsa infle. O álcool reage com a mistura que há no tubo e há mudanças na cor destas misturas. Se o motorista consumiu uma grande quantidade de bebida alcoólica, a mistura ficará na cor azul. Se a quantidade for menor a cor ficará verde.

Há dois tipos deste aparelho. Um deles utiliza dicromato de potássio (durante o teste há mudança na cor), e o outro é uma célula de combustível que gera uma corrente elétrica. Vamos ver agora alguns números importantes:

O nível alcoólico acima do permitido é de 0,1 mg/ por litro de sangue. Se o motorista for pego com este valor paga uma multa de quase três mil reais além de ter o carro apreendido, bem como, perder a carteira de habilitação.

Para aqueles que consumiram acima de 0,3 mg/ por litro de sangue podem ir para cadeia entre seis meses a um ano. Existe uma fiança que o motorista pode pagar e se livrar da prisão. O bafômetro é um aparelho muito difícil de ser enganado, portanto, é melhor evitar a bebida alcoólica antes de dirigir.

Como é feita a medição do bafômetro?

O motorista precisa soprar por volta de cinco segundos o que equivale a um litro e meio de ar. Após soprar a autoridade policial verificará a cor e você ficará sabendo da sua situação no momento.

Ele começa a ser absorvido pelo estômago imediatamente depois quando você começa a beber. Depois ele fica em forma de vapor nos pulmões, daí a explicação de como se fazer o teste do bafômetro.

Você sabia que 0,1 mg de álcool é igual a 2 dg da substância? Uma simples taça de vinho contém este teor. O limite máximo permitido no país é de 0,0 grama por litro de sangue.

Cuidados que o motorista deve tomar

  • O bafômetro identifica tudo que contenha álcool, então um inocente bombom de licor ou até mesmo um enxaguante bucal poderão acusar o motorista e complicar sua situação.
  • O cuidado é sempre evitar qualquer tipo de bebida alcoólica antes de dirigir, caso contrário, poderá perder a carteira ou ser preso.
  • Se for beber, procure dar um tempo depois para que o álcool saia do seu organismo e você possa dirigir.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend