_Sem Categoria

Qual marcha que tem mais força, a primeira ou a ré??

1600_novomaster_detalhe_cambio6marchas_001-620x566 Qual marcha que tem mais força, a primeira ou a ré??

Qual marcha tem mais força, a primeira ou a ré? Essa é uma pergunta que muitos se fazem. A diferença de torque existente entre a primeira e a ré é mínima e varia de modelo para modelo. Não temos como dar uma resposta exata, mas em alguns, a ré é a mais forte; em outros é a primeira marcha.



A força de cada marcha em cada carro é uma relação direta entre o tamanho de sua engrenagem e o tamanho da engrenagem motriz.

Um exemplo: a engrenagem motriz do Volkswagen Gol dá 3,9 voltas para cada giro da engrenagem da primeira ou 3,16 voltas quando a ré está engatada. Quanto maior é essa relação, mais forte será a marcha. No caso do Gol, portanto, a primeira é mais forte.

Compare outros modelos de carros e suas relações de marcha – primeira marcha e ré:

Modelo                                            Primeira    Ré
Volkswagen Gol Mi                           3,90     3,16
Ford Ka/Fiesta                                   3,87     4,65
Audi A3 automático                          2,71     2,88
Honda Civic EX 1.6 automático     2,60     1,95
Honda Civic EX 1.6 manual            3,25     3,78

Saber a relação de marcha do seu carro pode ser útil para saber qual das duas marchas é mais forte, a primeira ou a ré. Com isso, se seu carro estiver muito pesado e não conseguir subir uma ladeira por exemplo, e a ré for mais forte, vai valer mais a pena subir de ré.

Geralmente essa informação de relação de marchas aparece no manual do proprietário, você pode olhar lá. Se não tiver o manual, pode procurar na internet, que existem os manuais digitalizados disponíveis para download.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend