Matérias NA Mercado

Qual o melhor carro popular?

Qual o melhor carro popular?

Qual o melhor carro popular? Bem, o carro popular ainda está muito presente no mercado nacional, embora as projeções sejam de encolhimento desse segmento nos próximos anos diante da alteração de perfil dos clientes.


Para responder essa pergunta, atribuímos alguns aspectos que os consumidores mais desejam em um carro popular.

O termo por si só não mais se justifica como um produto de massa, visto que entre os 20 carros mais vendidos, 11 são modelos que não são considerados como tal, especialmente os cinco SUVs presentes nesse grupo, fora um sedã médio bem caro e compactos que estão acima de R$ 50.000 em média.

Hoje, o carro popular se situa entre R$ 27.000 e R$ 50.000, numa faixa que está encolhendo. Para termos uma ideia, existem até modelos nesse nicho que apenas estão fazendo número, como o Chery QQ e o Fiat Uno, por exemplo.


Mas, o que eles têm para que as pessoas mirem nessa faixa?

Um dos pontos principais – senão o prioritário – é o preço. Ainda existem muitos consumidores que não podem ou não querem gastar acima dessa faixa para ter um carro, especialmente em dias onde os serviços de aplicativos estão tirando potenciais clientes do mercado.

Outro ponto é o custo de manutenção, que precisa ser baixo para compensar os inúmeros gastos atribuídos ao veículo. Um porta-malas grande ainda é uma exigência para a maioria, tanto que projetos globais no Brasil são alterados nesse aspecto.

A questão financeira também vem na forma da economia e os mais frugais são desejáveis.

Aspectos como desempenho, espaço interno, conteúdo, estilo e outros, não fazem tanto impacto para a maioria dos clientes, visto que a maioria está nivelada, exceto no segundo quesito, que também não está impactando nas vendas.

Um exemplo é o pequeno Ka, que vende mais que modelos mais espaçosos na mesma faixa de preço.

Qual o melhor carro popular?

Melhor carro popular – Preço

Qual o melhor carro popular?

1) Chery QQ – De projeto simples, o subcompacto da Chery é o mais barato do mercado com preço de R$ 27.490, porém, não tem ar condicionado e nem direção elétrica na versão de acesso, algo que acontece também nas opções mais baratas de Kwid e Mobi. A intermediária Look custa R$ 34.490 e já vem com pacote mais consistente.

2) Renault Kwid – O melhor carro popular em preço é sem dúvidas o Kwid. O motivo é que sua faixa de preço fica entre R$ 30.000 e R$ 40.000. Descartando-se a versão Life de entrada, sem ar e direção, a preferida do consumidor é a Zen, que custa R$ 38.490. Ela tem um conteúdo razoável e a Renault já percebeu a grande procura, elevando o preço em R$ 3.000 desde o lançamento. A Intense, por exemplo, só engordou R$ 1.000 desde a estreia.

3) Fiat Mobi – O subcompacto da Fiat também começa na faixa acima de R$ 30.000, mas suas versões mais completas estão acima de R$ 40.000, no caso a Like por R$ 40.590. Em contrapartida, ele possui o confiável motor Fire Evo 1.0 de até 75 cavalos, bem como desempenho urbano satisfatório.

Melhor carro popular – Economia

Qual o melhor carro popular?

1) Renault Kwid – Novamente o subcompacto da Renault se destaca, dessa vez em consumo. Com 1,39 MJ/km de eficiência energética, de acordo com o Inmetro, o pequenino faz 14,9 km/l na cidade  e 15,6 km/l na estrada, ambos com gasolina. No etanol, faz 10,3 km/l no ciclo urbano e 10,8 km/l no rodoviário.

2) Fiat Mobi – De todas as versões e motores deste Fiat, a mais frugal é a menos provável, a Drive GSR. Custando ainda dentro da faixa dos populares, essa opção tem 1,43 MJ/km com 9,8 km/l  e 11,1 km/l, respectivamente cidade/estrada com etanol. Na gasolina, faz o mesmo que o Kwid: 14 km/l  na cidade e 15,9 km/l na estrada.

3) Ford Ka – Em sua versão de acesso, o hatch da Ford com motor 1.0 de três cilindros, tem consumo de 1,49 MJ/km com consumos de 9,2 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, ambos com etanol. Na gasolina, ele faz 13,5 km/l no ciclo urbano e 15,7 km/l no rodoviário.

Melhor carro popular – Custo de manutenção

Qual o melhor carro popular?

1) Chevrolet Prisma e Chevrolet Onix – O líder dos sedãs e seu irmão Onix, que está no topo do mercado, se posicionam como os de menor custo de manutenção, nesse caso explícito em revisões, entre os carros populares. As revisões do compacto até 60.000 km totalizam R$ 2.573. Se esse é o argumento principal de compra do compacto, então é bom a concorrência baixar os preços. Como o sedã é maior, ele acabou em destaque nesse aspecto.

2) Renault Logan, Renault Sandero e Renault Kwid – Da mesma forma que o Prisma, o Logan é o maior carro popular da Renault e assim tem um custo de manutenção com revisões até 60.000 km, totalizando R$ 2.687,94. O valor somado ou mesmo de cada revisão, é igual para Sandero e Kwid. Não à toa, a marca francesa vem crescendo em vendas com um pós-venda de baixo custo.

3) VW Voyage e VW Gol – Por causa de seu porte maior, ele se destaca no custo de manutenção entre os carros populares. O sedã compacto, assim como o hatch Gol, acumulam R$ 2.847,98 em revisões até 60.000 km rodados. O dupla com motor 1.0 MPI de até 84 cavalos, finalmente teve um pós-venda com preços fixados pela montadora.

E a Fiat? Mobi, Uno e Grand Siena têm baixo custo com revisões no site. Porém, este só informa até a quinta parada, ou seja, 50.000 km.

Como a partir daí, o consumidor terá de buscar a tabela das concessionárias, não será considerada nesse artigo.

Melhor carro popular – Porta-malas

Qual o melhor carro popular?

1) Grand Siena – Mesmo já sem evidência dentro do portfólio da Fiat, diante do Cronos, o irmão mais velho ainda tem algo que os consumidores de carros populares apreciam, o porta-malas. O espaço para bagagens e compra é de 520 litros no compacto, um volume realmente bom. O Cronos, por exemplo, tem somente 5 litros a mais.

2) Logan – O sedã compacto da Renault sempre foi um pequeno gigante por dentro e seu bagageiro é um desses espaçosos volumosos deste carro, que tem 510 litros. Preferido atualmente por motoristas de aplicativo, o modelo tem fácil acesso ao compartimento.

3) Prisma – O compacto líder dos sedãs aparece em terceiro nesse quesito do segmento de carro popular. Apesar do tamanho, ele tem bons 500 litros, algo que talvez nem o próximo irmão, o Onix Sedan terá. Obviamente ele perde para o Cobalt. Ambos nunca serão considerados como carro popular, no entanto.

Qual o melhor carro popular?
Nota média 3.9 de 7 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • El Gato!

    Dentre as péssimas opções (simplórias e caras) que nosso mercado oferece, acredito que a menos pior, avaliando todos os aspectos, seja o Ford Ka 1.0 três cilindros.

    • TijucaBH

      também fico com o Ka em primeiro, Hb20 em segundo considerando as versoes proximas aos 40 mil reais, ou seja, sem considerar Argo, Polo e demais na casa dos 50k.

      • eto

        Nesse contexto o melhor é o SANDERO : motor moderno 3C grande espaço interno,valor de compra um pouco menor,robusto,seguro mais em conta,carro global,. montadora vem crescendo a cada ano (diferente da FORD que so encolhe)

        • André

          O problema do Sandero made in Brazil, é a 1 estrela no LatinNcap, contra 3 do Kwid. O Sandero vendido na Europa conseguiu 4 no EuroNcap.

        • D34D P00l

          Sandero pra mim é uma charrete sem os cavalos, muito abaixo de qq outra opção em qualquer requisito que não seja espaço interno. Deveria custar consideravelmente pra regra de 3 bater.

          • Unknown

            Concordo! O único mérito do Sandero é o espaço e a manutenção barata. De resto é carro para quem não gosta de carro! Péssima dirigibilidade e ergonomia…

        • Fabricio

          kkkkkkk o Sandero é uma piada… (dirijo um da empresa diariamente.. já fazem algumas dezenas de milhares de km… só tem espaço interno, mas é igual uma geladeira de tão simplório)

    • andinmoraes

      Dentre essas porcarias todas, tbm escolheria o Ka como menos pior.. apesar do acabamento interno deixar a desejar

      • MauroRF

        Escolheria o Ka por ter o motor mais forte dos 1.0 aspirados, gastar pouco, ter 3 estrelas em segurança, bom espaço interno (mas porta-malas pequeno), ser bom de guiar (boa dirigibilidade) e ainda conseguir bons descontos nas CSS Ford. Tive um 2017 1.0 que foi só alegria, inclusive para viajar, manter 120, 140 na estrada com ele era moleza.

        Essa, claro, é a minha opinião, pode ser que os concorrentes tenham atributos que farão a diferença para os compradores.

        Meu irmão, há 2 meses, fez uma ampla pesquisa, testou vários modelos e decidiu não comprar um zero km, partindo para um seminovo. Pegou um Mobi Drive que o está atendendo muito bem no uso diário dele (ir ao trabalho com economia de combustível). Dirigi o Mobi dele e gostei do carrinho, teria um para uso urbano facilmente (não é um carro que eu descartaria).

        Meu pai tem um March 1.0 2016. Outro carrinho gostoso de guiar.

        Dentre os 3, eu teria um Ka de novo. O Onix eu dirigi e achei fraco, sobretudo quando liga o ar. Os três acima perdem bem menos força com o ar ligado.

        Já guiei o up aspirado na cidade, anda praticamente tão bem quanto o Ka. O que não me vai nele é o acabamento interno. O do Ka não é lá grandes coisas, mas o do up é de doer, parece o Uno antigo com a lata aparecendo. A VW poderia ter se esmerado mais. E o up esbarra hoje no problema preço. Se custasse menos, seria uma excelente opção e venderia bem mais.

    • Domenico Monteleone

      O Ka tem o pior acabamento do segmento, todo desalinhado e mal montado.

  • Marcelo Amorim

    Tbm fico com o Ka,tive alguns populares e ja dirigi outros,no conjunto o Ka foi qm mais mr agradou.

    • klaus

      o Ka parece ser o melhorzin

  • Murilo Soares de O. Filho

    Tristes opções, mas enfim, o melhor popular é aquele que seu dinheiro pode comprar e consegue manter.

    • Junoba

      Exato. Melhor definição que isso não tem.

  • Emygdio Carlos

    Carro Popular?

    Depende.

    Pra mim, carro popular são aqueles comercializados pelo povão nas famosas “Feiras do Rolo”.

    Alguns exemplos; Fusca; Brasília; Corcel I e II; Chevette; Monza; Caravan, Opala, Variant I e II e etc…

    Evidentemente, não estou me referindo a carros antigos e de colecionadores, mas a veículos da periferia de São Paulo, entre R$ 2.500 reais e R$ 5.000,00 reais, se tanto.

    Claro que um veículo zero quilômetro com esse apelido de popular é para as pessoas com um maior poder aquisitivo.

    Obrigado pelo espaço!

    • Leonardo

      Realmente, porque ultimamente de popular não existe mais nada.

  • Vitor

    O termo “carro popular” deveria ser subtituído por “carro de entrada”.

    • TijucaBH

      Pois é, popular antigamente nao tinha retrovisor no lado direito, vidro transparente, sem tampa do porta luvas e até mesmo encosto de cabeça era item opcional. Hoje eles possuem trava e vidros eletricos, 4 portas (antes eram 2), ar condicionado, direçao hidraulica ou eletrica, vidros verdes, som (na maioria deles), frios ABS, air bag, etc. O peço subiu sim, mas 9 mil reais que era o preço do Corsa em 1995 corrigido pelo CDI dá 36 mil reais. Considerando o quanto tivemos de aumento de conteúdo nos carros, proporcionalmente está até mais barato hoje. O problema não é o preço do carro que subiu e sim a renda da população que nao acompanhou.

      • 4lex5andro

        O Brasil não primou por ter uma moeda forte, uma política tributária austera e nem um Estado eficiente na gestão do dinheiro dos impostos.

        Então se acabou por ter-se um país super-tributado, com insegurança monetária, e juros exorbitantes.

        Por conseguinte, o resultado final, é que a grande maioria dos cidadãos segue com baixo poder aquisitivo, não tendo acesso a carros tão modernos como os europeus.

        • TijucaBH

          Exatamente! Falou tudo sem tomar partido.

        • SDS SP

          Exato. Nossa produtividade é baixíssima, produzimos 1/4 de um estadunidense. Não da para pedir carro de primeiro mundo.

          Galera pede Welfare State, mas somos um país pobre. Difícil aceitar isso.

          • Fanjos

            O que da mais ou menos US$ 500, ou seja quase 1/4 do salario minimo do EUA, pelo índice Big Mac um pouco menos que 90 lanches

            • SDS SP

              Pois é, como é que se compra e mantém um carro, além de outras despesas da casa, dessa forma? Até para um solteiro sem filhos seria impossível.
              Agora da para entender os mais de 60 milhões com o nome sujo, o que é a metade da nossa força de trabalho. Um número assustador.

        • Marina Silva

          Se eu tivesse sido eleita, corrigiria tudo isso.

    • Verdades sobre o mercado

      Carro popular é o Uber.

    • Hodney Fortuna

      Eu acho esse termo “carro popular” o expoente da hipocrisia! Pergunto: quem ganha até dois salários mínimos e com família tem condição de comprar um carro zero?

  • Robson

    O melhor carro de entrada (já que popular não existe mais) é aquele que pode de certa forma te agradar e ser útil, que você pode pagar e principalmente, manter. Minha escolha hoje entre os mais simples seria o Ka 1.0 S mesmo.

  • klaus

    várias opções, é só escolher

  • Marcos Carvalho

    Iria de kwid zen com desconto…Fortaleza agora só com carro altinho por causa das estradas/vias lunares….

  • marcosCAR

    Na minha opinião o Ford Ka é o melhor popular…

  • renanfelipe

    Eu sou pobre, mas sou enjoado.
    Juntaria um pouco mais e ia (vou) num 208, ou ainda pelo mesmo preço, um 208 semi novo, pra ter um interior que me dê conforto e motor 1.2 que gasta como 1.0. Valorizo muito a vida a bordo enquanto estiver com o carro.
    Fiz essa escolha ao comprar um 207 seminovo e não me arrependo. Acho que se tivesse comprado um mais espartano não estaria há 8 anos com o carro e ainda me sentindo satisfeito.

    • Luan Rodrigo

      Eu tô nessa, tô juntando dinheiro pra pegar ou um Argo 1.3 ou um Polo MPI ou MSI.

    • SDS SP

      Racionalmente, faria a mesma coisa. Mas quando falamos dos usados, o leque se abre muito.

  • William Simon

    Complicado. E o Ka era pra ser concorrente de Onix, Sandero, uno, gol, hb20, agora está sendo comparado a Mobi, kwid

  • 1945_DE

    O que cabe no seu bolso.

  • Rogério R.

    Quem diria que manter um Renault seria mais barato do que manter um VW, não é a toa que a marca francesa está dando trabalho na disputa pelo top 4 do ranking de vendas e isso que os novos Sandero e Logan ainda não chegaram.

    • Robinho

      Pois sem falar que no meu caso tive um Voyage que so me deu dor de cabeça, enquanto um Sandero, não tive problema algum (exceto a tampa do combustivel que quebrou a trava, de resto tranquilo)…

    • rodrod

      pelo q percebo a Renault esta vendendo na maior parte das vendas p pessoa juridica

  • Heleno

    O maior porta-malas não seria o Etios Sedan com 562 litros ?

    • Sergio Kraemer

      Custa mais de 50mil.

  • SDS SP

    Nesse caso, o preço é mandatório. Independente das capacidades técnicas de cada modelo citado.

  • Robinho

    pra mim primeiro o Ka depois HB20…

  • zekinha71

    O melhor é aquele que a pessoa consiga comprar e manter.

  • SDS SP

    Este país não é para amadores. Certamente esses prejuízos das locadoras são repassados ao cliente.
    É o custo da insegurança.

  • Danilo

    Pra mim as melhores opções pra carro popular são, respectivamente: Onix ou Prisma(Joy ou LT na promoção), Ka ou Ka+, HB20 ou HB20s(apesar de não gostar de carro coreano), Gol, Uno, Voyage e Grand Siena. Eu nunca consideraria a compra de Renault (por não ter concessionária próximo a minha casa) e Chery muito menos do Fiat Mobi.

  • Zé Mundico

    É aquela história, peba por peba, vai no mais barato.

  • Julio Magalhaes

    Concordo com a maioria, Ford Ka. Tenho um Ford Ka sedan, no quesito mala ele tem a litragem menor, porém tem um sistema que nenhum outro tem, sistema de amortecedores para abertura (ao inves de pescoço de ganço como os outros). Esse sistema melhora muito a eficiencia da capacidade de carga. Então quando dizem 500 litros, precisam levar em conta que na região de repouso das molas pescoço de ganço deverá estar desobstruidas.

    • Unknown

      Exato! Tenho um Ka sedan também e ano passado, em uma viagem para o Nordeste, aluguei um Logan. Garanto que não cabe no Logan o que cabe no Ka sedan!

  • VB

    Tenho um Chery new QQ há 2 anos e só alegria. Carrinho injustiçado, principalmente por quem não tem e não sabe de nada dele.

    • Louis

      Eu só não comprei um QQ porque a CAOA foi ruim de negócio, a diferença de preço para o Kwid ficou em apenas R$3 mil. Se eles tivessem me dado um bom desconto (o carro deve estar encalhado há 1 ano na loja) eu teria fechado.

  • RKK

    Cadê o Up! ? É o melhor de todos !

    • Leonardo

      Up não é mais popular, virou carro de nicho.

  • Alvarenga

    Essa é muito fácil: Nenhum deles !

  • Gabriel Molina Pinheiro

    Carro popular é o meu, um Kadett 1998 velhinho, que você consegue comprar de 8 a 11 mil reais. Isso é acessível pra boa parte da população assalariada. Esses daí são carros de entrada, que o meu curto dinheiro impossibilita a aquisição de qualquer um desses.

  • Domenico Monteleone

    Depende da marca que o cara torce

  • Yargo Martins

    E quais teriam os melhores ar-condicionados?

    • Fernando Gabriel

      Sempre soube (e comprovei) que os carros que possuem o melhor sistema de ar condicionado são os da PSA (Peugeot e Citroen).

  • Ricardo Blume

    Popular para mim é marca de feijão. Tive um “popular” que ficou tanto tempo comigo que passou a ser familiar. Foram 18 longos anos dirigindo um pé-de-boi que graças a ele, me transformei em um monge. Hoje nada me abala, nada tira minha paciência e nada derruba meu humor graças ao aprendizado que tive dirigindo, ou melhor, pilotando ele. Popular não existe mais (talvez nunca existiu). Hoje temos modelos de entrada.

    • Claudio Fiorini

      kkkkkk….a melhor de todas !!!!

    • leitor

      Ziunnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn iannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn!

    • Junoba

      Rodou com ele até desmanchar kkkkkk

      • Ricardo Blume

        Pior que não, amigo. Vendi o carro em estado de novo, super bem cuidado e revisado. Como eu não troco de carro com frequência, procuro sempre cuidar bem dele para tê-lo por longos anos.

        • Edinaldo_Tapica

          Mito huezileiro que todo carro usado é sambado kkkkk meu Sentra 2007 só tem 76k rodados, e mecanicamente em perfeito estado

  • afonso200

    e o Etios, tem a manutenção mais barato que Onix

  • Luís Guilherme

    Por conta da alta competitividade do segmento, acho que todos os atuais carros são bem acertados. O Ka me agrada muito, mas a marca Ford me desagrada ao ponto de desistir da compra do carro. Fora que já vi vários relatos desse motor 1.5 3cl novo estar com problemas logo nos primeiros 5 mil km. O Onix, apesar de ser um projeto antigo, agrada pela confiabilidade e altos descontos e chances de negociação na concessionárias, além de ser relativamente bonito.

  • alex

    Mesmo estando próximo a sair de linha, o Fox conect é um bom custo benefício até 50 mil. Além de ser 1.6, vem completo.

    • Junoba

      Mas carro de 50 mil não é popular.

      • alex

        Acho que você não leu a matéria então. Segue o trecho: Hoje, o carro popular se situa entre R$ 27.000 e R$ 50.000, numa faixa que está encolhendo.

    • Thiago

      É verdade , só acho o consumo dele um pouco elevado, o 1.6 16V além de andar bem consome bem menos e têm um bom torque em baixa rotações.

  • Márcio Motta

    acho que o encolhimento nesse segmento, nos ultimos anos se da pela crise. esse segmento é mais para classe menos favorecida e com a crise nao conseguem comprar um carro novo, partindo para o semi novo.

  • leitor

    Ainda prefiro um usado com referência. Pelo mesmo preço de um zero pode-se comprar um com três ou até quatro anos e uma categoria superior. Olhando na OLX:

    Usados entre 2015-2016
    Spin R$51mil
    Tracker R$54mil
    Aircross R$52mil
    Renegade R$55mil
    Sentra R$52mil
    Fit R$ 53mil
    City R$54mil

    Novos
    Fiesta hatch 1.6 R$51mil
    Polo 1.6 R$55mil
    Onix LT 1.4 R$53mil
    Polo 1.0 MPI R$54mil
    Fox Extreme 1.6 R$54mil

  • Hodney Fortuna

    Nunca, jamais existiu “carro popular” no brasil. Se existisse, não haveria tantas motos de 150 cc infestando o trânsito.

  • Natán Barreto

    Nem sabia que ainda vendia carros sem direção hidráulica e sem ar

  • Luis Mello

    Popular no Brasil é vale transporte. Imagine se alguém que ganha salário mínimo consegue pagar 40 mil em um carro. Sem chance.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email