Etc Longform

Quando o carro vira uma extensão da casa

kombi-motorhome-trailer Quando o carro vira uma extensão da casa

Muitas e muitas pessoas optam pelo automóvel como meio de locomoção diária para a faculdade, o trabalho e outros afazeres. Para outras tantas, o carro – muitas vezes um utilitário ou veículo pesado – é uma ferramenta de trabalho.



Assim acontece com taxistas, policiais, entregadores, motoristas de ônibus, caminhão e também com os particulares. No entanto, como depois da tempestade vem a bonança, nas horas vagas muitos dos motoristas acima fazem de um veículo sobre quatro rodas uma forma de entretenimento.

Levar a família para dar um passeio, a namorada ou namorado para um giro pela cidade, ir com os amigos “azarar” na balada e aproveitar o domingão para se reunir com fãs de som profissional, tuning ou antigos são bons exemplos de quando o carro vira diversão.

Todavia, existem muitas outras formas de se divertir sobre rodas. Ainda pequeno, ao ver trailers ou motorhomes estacionados, desenvolvi verdadeiro fascínio por essas casinhas de veraneio itinerantes. Que solução mais criativa: seja no mar ou na montanha, basta estacionar, tomar seu banho e dormir sem ter que procurar uma pousada ou hotel ao mesmo tempo em que protege seu patrimônio, já que não sairá de perto dele. Com uns seis anos de idade eu dizia que no futuro iria ter uma loja de trailers, um mais bonito que o outro!

Vamos às diferenças entre motorhomes e trailers. Os primeiros são as cabines montadas sobre o chassis ou monobloco, com aquela cobertura sobre o teto, formando um volume único. Já os segundos, são um volume a parte, puxados por um automóvel ou utilitário com força de tração suficiente para isso.

Lembro-me de ter visto várias Kombis, algumas picapes Chevrolet D-20 e Ford F-1000 transformadas em motorhomes. O resultado é interessante devido a pinturas especiais e muito cromado, o que remete aos modelos exibidos nos filmes americanos, onde estes veículos de lazer são cultuados.

Você se lembra do De Niro em “Entrando Numa Fria” com seu opulento e tecnológico motorhome? E o trailer de “Viagem Maldita”? No caso dos motorhomes, o interessante é que há possibilidade de se rebocar uma carretinha com mais bagagem, bicicletas, motocicletas ou até mesmo um carro pequeno. No Canadá vi um lindo motorhome com um Mini Rover antigo, como o do Mister Bean sendo rebocado. Pena que passou rápido e não deu para fotografar…

Aliás em países como Canadá, EUA, África do Sul e Austrália, famílias se reúnem para passar as férias de verão inteiras viajando com a família, gato, cachorro e papagaio. Que delícia! E há os campings apropriados para os que vão ficar mais tempo numa localidade.

Nestes espaços, pode-se estacionar com segurança e se ter acesso a refeitório, cozinha, banheiros e outras instalações. Acaba virando um reduto ideal para os aficcionados que curtem trocar idéia e fazer novas amizades. E os pequenos acabam se divertindo muito, já que outras crianças e alguns bichinhos de estimação por ali estarão. E por aquelas bandas, quem não pode comprar, tem a opção de alugar.

Esse é o lado romântico, mas trailers e motorhomes acabam, por necessidade, transformando-se em residências no exterior, uma vez que comprar uma casa não é tarefa fácil nos EUA, por exemplo, onde as hipotecas são altas e os financiamentos muito longos, de 30 anos ou mais. E alguns não conseguem honrar os pagamentos ou conseguem comprar o terreno mas não conseguem construir a casa.

E por incrível que pareça, às vezes possuem a casa, do tipo pré-fabricada, mas não conseguem comprar o terreno. Inclusive, existem casas que ficam sobre uma plataforma e podem ser rebocadas por uma picape grande ou um pequeno caminhão.

Uma vez, na África do Sul, estava eu com dois amigos sulafricanos que se matavam de rir lembrando das proezas dos americanos em levar uma casa de um lado pro outro. Um deles finalizou: “Unbelieveble! (inacreditável!)”. “They are retards!” – deu pra sacar né?. Não vou entrar no mérito, afinal, cada um com seu estilo de vida! Nós brasileiros adoramos uma fila…

Ainda sobre minha infância, estava eu no quintal de casa, no interiorzão de SP, quando vi um teto alto, verde e achei que estava sonhando. E não é que era real!? Era um motorhome Dodge americano, que parou no meu portão.

E de repente veio um casal, com sotaque alemão procurando amigos alemães que por ali viviam. Pediram: “Meninaaa, chamarr seu pai!”. Eu estava embasbacado e não conseguia parar de olhar o veículo. O homenzarrão perguntou, apontando o trailer: “Gostarrr?”. “- Muuuuiiiitoooo!”, respondi. Precisava chamar meu pai mas não queria sair dali. Gritei e ele ouviu, ainda bem!

Aliás, todo mundo ouviu e veio até mim. Eu pulava e apontava tanto que parecia se tratar de um disco voador. Meu pai deu ao casal a informação e depois de alguns minutos conseguimos “concessão” para espiar a maravilha, por dentro e por fora. Faz décadas e ainda não me esqueci!

Sem tantos recursos mas com o mesmo entusiasmo, os hippies a partir dos anos 60 se divertiam e cruzavam América e Reino Unido em seus Volks Bus. Isso mesmo, traduzindo…: Kombi! Alguns saudosistas ingleses ainda importam do Brasil a velha senhora para depois customizá-la. Existe até uma exceção na lei da segurança automotiva inglesa para que o sonho nostálgico seja possível aos amantes do estilo “Woodstock” de ser.

E nós aqui em baixo – no Globo e também nas posses – não deixamos de nos divertir por falta de trailer ou motorhome. Mesmo em nossos populares ou velhinhos, fazemos miséria! Quem nunca usou seu carro como extensão da casa, dormindo nele por necessidade ou vontade – numa pescaria, por exemplo? Para tirar uma soneca depois do almoço, quando numa viagem, com direito a musiquinha de fundo à sombra de uma árvore frondosa? Quem não fez do possante um motel ambulante? Ou ficou quietinho dentro dele no acostamento esperando aquela tempestade passar?

Fato é que seja devido à crise, paixão ou emergência, um carro pode ser mais versátil do que se imagina! E acaba valendo muito mais do que se paga por ele, não é mesmo?

Por Gerson Brusco Gonzalez

COMPARTILHAR:
  • Sou louco pra ter um motorhome. Mas aqui no Brasil sem chance, se não o ladrao já leva a casa e o carro tudo junto. Vai de kit mesmo. kkkkkkkkk

  • BlueGopher

    Para quem quer viajar de maneira diferente, confortável e econômica com a família pelos Estados Unidos, uma boa opção é alugar um motorhome.
    Há belos parques nacionais e locais diferentes para conhecer, bem preparados para receber este tipo de veículo.

    • tuago007

      É isso aí meu amigo!
      Vale a pena explorar a costa oeste americana (Califórnia, Oregon e Washington). Ótimas estradas, parques maravilhosos e estrutura perfeita pra motorhomes. Já aqui no Brasil não sei se teria coragem por conta dos assaltos e péssima estrutura rodoviária. Lugares lindos é que não faltaria por aqui. Pena.

      • Edson Roberto

        Sem contar o "otimo combustivel" daqui…

  • Igorslt

    Também já sonhei com um… juntar os amigos e sair viajando pelo Brasil e quem sabe pela america do sul!

  • Alfa_Lover

    fugindo um pouquinho mas não tanto… meu sonho é morar num Trailer… passei um fds num trailes no último mês e me apaixonei, muito legal… Adoraria viver na estrada… se não posso com uma banda de rock fazendo turnês mundiais que seja conhecendo lugares ao redor do mundo. Só falta conseguir o dinheiro pro trailer e pra me sustentar nas viagens…

  • bittcorp

    Meu sonho é ter um motorhome 4×4. Já vi alguns feitos com base em Hillux que são show.

    • cristian_sp

      participo do seu sonho…,mas veja esses:
      http://www.earthroamer.com/

      ;)

      já pesquisei bastante por aqui, achei montados em RAM usados a venda no sul ……tem uma empresa chama santo inácio que monta sobre chassi da iveco, resultado bem bacana tb ….mas valem o mesmo que meu ape …ou até um pouco mais ….

      • bittcorp

        Esse mini motorhome baseado no Wrangler já quebra o galho. :)

        • Edson Roberto

          Pessoal, se vcs quiserem, podemos "fazer uma vaquinha" e alugar um motor home para conhecer e vivenciar um pouco desse estilo americano… eu gostaria! :)

      • Avantimes

        E para alugar, também existe aqui no BR?

      • Avantimes

        Uau!!! Fenomenal!

  • Iraja

    O grande problema, ou melhor um dos muitos problemas aqui no Brasil, é a legislação no que se refere aos treilers, uma vez que se exige CNH "E" para conduzí-los. Isso levou vários fabricantes à falência. Outro problema é a segurança em campings Brasil afora.

    • Avantimes

      Pois é! O sistema de CNHs brasileiro realmente é discutível!

    • akrobatos

      A exigência da CNH E caiu. Agora basta a B para trailers ou motorhomes até 6 mil kg.

      • Iraja

        Tem razão, fui conferir sua informação e vi que eu estava desatualizado. Porém agora me surgiu uma dúvida: Não posso dirigir com a CNH B uma F-250 ou uma RAM porque, ambas ultrapassam o peso de 3.500 Kg bruto, mas se transformá-las em motorhome, ou mais propriamente chamadas de "camper", aí poderei dirigí-las se não ultrapassarem os 6.000Kg?

  • Skiegaard

    no Brasil Motorhome eh inviavel, nao ha estrutura, ja no EUA eh sempre uma boa opcao pra quem quiser conhecer o pais com calma.

  • MattTr00

    ótima redação! parabéns, muito nostálgico!

    • Avantimes

      Também gostei! Sou nostálgico e gosto de trailers! rs

  • Acho que todo moleque já sonhou em viajar com um motorhome, infelizmente o aqui não tem muito suporte e nem segurança para isso…

  • Julio_F

    Isso é mesmo comum nos EUA nas férias e entre aposentados. Alguns compram grandes trailers ou mesmo ônibus e saem viajando pelo país o ano todo.

  • Romulo_Max

    Texto bem legal!!

    Meu carro não é um motorhome, mas ele já é uma bela extensão da minha casa, tem de tudo um pouco lá dentro. :p

  • bernardomm

    acabei de descobrir mais 1 grande motivo para a vw ainda n ter parado d fazer essa #%¨#$@ !

  • davi_auto

    Nos EUA esses motorhomes são um sucesso, nas praias tem muitos, mais tambem, com aquelas estradas deles e as lindas paisagens, deve ser uma beleza!

  • Wandersound

    Meu sonho é quando me aposentar ter um motorhome pra viajar eu e a coroa pelas américas, seria dimais!

  • landocar

    chamando atenção pra foto. adorei essa "kombohome". dá pra ver q o dono cuida dela como se fosse um bebê.

    • gustavogeigner8

      ola amigo
      esta kombi safari da foto foi furtada ultimo dia 31/07 /2011 este carro e meu , foi furtado apor eu sair do feirao do anhebi em um domingo
      caso tenho informaçoes agradeço obrigado
      Contato Gustavo:(11) 8546-4981/ (11) 7859-1639.

  • gustavogeigner8

    ESTA KOMBI SAFARI DA FOTO FOI FURTADA EM SÃO PAULO
    A quem possa ajudar na localização…

    Apesar da situação ser rara, foi FURTADA nos últimos dias um exemplar do motor-home KG-kombi SAFARI em São Paulo.
    APOS SAIR DO FEIRAO DO ANHEMBI EM SAO PAULO

    Como é de fácil percepção,pede à toda a comunidade campista que avise o proprietário Gustavo Alexandre Geignerc caso se depare com a mesma. Certamente o motor e equipamentos seriam o alvo principal já que o desmanche ou mesmo o uso do veículo se torna impossível na prática.

    Ela foi roubada neste domingo, 31/07/2011 na Av. Lins de Vasconcelos, 1360. Placas BFE-0749. Vidro traseiro tem adesivo escrito DIAS FELIZES !!! lateral traseira direita adesivos BANDEIRA BRASIL, ARGENTINA, CHILE, PARAGUAI lateral esquerda logo abaixo da janela do banheiro UM PEQUENO AMASSADO E RASPADO, UMA LINHA DE 1 MT MAIS OU MENOS !!! .

    Contato Gustavo:(11) 8546-4981/ (11) 7859-1639.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email