Governamental/Legal

Quanto tempo depois de beber posso dirigir?

Quanto tempo depois de beber posso dirigir?

bebidas-1024x640 Quanto tempo depois de beber posso dirigir?

Sabemos que é necessário esperar um tempo depois de beber para dirigir, mas quanto tempo depois posso dirigir? A maioria das pessoas gosta de tomar uma cerveja, vinho ou outras bebidas alcoólicas e infelizmente, muitos acidentes ocorrem devido ao efeito bebida + volante.



Um dos maiores problemas do Brasil é a facilidade que há na venda de cerveja, cachaça, etc. Qualquer pessoa maior de idade pode até beber nas ruas o que realmente gera problemas maiores. Em outros países há regras mais rígidas em relação a esta questão e em alguns países é proibido beber na rua.

Quanto tempo depois de beber posso dirigir?

A Confederação de Trânsito Brasileiro, CTB estabeleceu algumas regras, tais como: qualquer concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar alveolar levará o motorista as penalidades previstas, tendo o carro apreendido e perdendo o direito de dirigir por um certo período. O ideal é que o motorista que exagerou um pouco na bebida peça outra pessoa para dirigir ou pegue uma carona ou até mesmo um taxi ou Uber.

Definir quanto tempo depois de beber posso dirigir é muito difícil segundo os médicos, porque cada pessoa possui um metabolismo diferente, então, é necessário que se respeite o período de cada um para que o álcool seja eliminado. Vários fatores precisam ser considerados para responder a esta questão, como por exemplo, o sexo, o peso, a idade e a altura do motorista e até mesmo a herança genética.

Como podemos ver, o ideal é que depois de beber nenhum motorista pegue o volante. Tudo isso é questão de consciência a ser respeitada. Se a pessoa bebe com o estômago vazio, os efeitos são mais rápidos para aparecer. O que é recomendado também é reduzir a quantidade de álcool consumido pela pessoa, sendo assim, beber com moderação é primordial.

A Polícia Rodoviária Federal já sugere que são necessárias doze horas para que um motorista possa voltar ao volante depois de beber. Este assunto realmente é sério devido ao grande número de acidentes que ocorrem nas estradas devido ao uso excessivo de bebida alcoólica.

Segundo especialistas o organismo se livra de uma dose de álcool por hora. Uma dose pode ser uma taça de vinho, um copo de cerveja ou chope ou uma dose de uísque, por exemplo. Só que esta regra não é tão prática assim, pois cada pessoa tem um metabolismo diferente, então, após uma hora a pessoa pode ou não estar preparada para beber.

Outros especialistas afirmam é possível eliminar 0,1 grama de álcool por hora a cada quilo que a pessoa pesa. Este cálculo é frio, mas tudo depende da forma que o metabolismo trabalha. Então, de acordo com essa tese, se você bebeu uma lata de cerveja, precisa esperar uma hora para dirigir, se bebeu duas latas, precisa esperar duas horas, e assim por diante, mas não podemos garantir que isso funcione. Certamente, o ideal é esperar que se tenha totais condições de dirigir novamente e isto depende do biotipo de cada pessoa.

Multa do bafômetro – quanto custa?

Depende do grau de gravidade, pois, o motorista poderá perder a carteira de habilitação por um ano, além de pagar multas com valores muito altos que podem ultrapassar a faixa de R$ 2.000,00.

Podemos dizer que é muito melhor pedir ajuda a alguém após consumir bebida alcoólica, pois, além de evitar acidentes não te causará maiores problemas com relação a carteira de habilitação ou multas pesadas.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend