Chevrolet EUA Ford Hatches Mercado Sedãs

Quatro modelos de Ford e GM devem sair de linha nos EUA por causa dos SUVs

chevrolet-sonic-2017-5 Quatro modelos de Ford e GM devem sair de linha nos EUA por causa dos SUVs

De acordo com o jornal The Wall Street Journal, General Motors e Ford estão juntas na missão de por os utilitários esportivos na supremacia automotiva americana. A informação que chega é que a GM vai retirar do mercado o compacto Sonic, que já foi vendido aqui e teve destino semelhante. Além dele, a empresa considera acabar com o Impala, um modelo que já tem 61 anos naquele país.



E mais, no caso da Ford, o jornal não pegou ninguém de surpresa com o fim do Fiesta nos EUA. O compacto de acesso da marca americana já não ia bem das rodas em termos de vendas e seu fim já está certo no México, tanto a versão hatch quanto o sedã. É por isso que o modelo brasileiro recebeu um aporte financeiro para uma atualização bem localizada, já que a meta é abastecer os mercados latinos órfãos da versão mexicana.

chevrolet-sonic-2017-5 Quatro modelos de Ford e GM devem sair de linha nos EUA por causa dos SUVs

A nova geração não vem nem para cá, ficando concentrada na Europa, embora o mesmo já tenha sido flagrado na China, um mercado que faz sentido por causa de sua voracidade por qualquer tipo de carro. Aliás, até as peruas estão ganhando uma nova vida na terra do Mandarim. A Tailândia também deve deixar de fazer o Fiesta, exceto se houver demanda local e, nesse caso, seria a nova geração. Mas e o Taurus? Ele também é citado pelas fontes do jornal.



A Ford já indicou que o Fusion vai para a China sem passagem de volta, ainda mais agora com uma guerra comercial sino-americana sendo ensaiada. O Mondeo estava ameaçado, mas pelo que se comenta, ganha sobrevida na Espanha, mas não se sabe até quando. O Focus praticamente arrumou as malas desde o escândalo (sim, o que se sucedeu depois) no México, quando o projeto da nova geração e de uma fábrica zero km foram diluídos por pressão de Trump e dos SUVs.

chevrolet-sonic-2017-5 Quatro modelos de Ford e GM devem sair de linha nos EUA por causa dos SUVs

Mas de volta à GM, o Sonic não tinha mesmo chances contra qualquer SUV oferecido nos EUA e é de se estranhar que a montadora ainda mantenha acesa a vela que sustenta Cruze e Malibu por lá. O consumidor americano já sentenciou que o SUV é seu carro e sabemos que, quem pensa diferente, só compra picapes, a outra parte importante do negócio na terra do Tio Trump. E agora, o que mais falta morrer por lá, para dar espaço aos SUVs?

Críticos americanos dizem que essa onda de crossovers e SUVs deve varrer a indústria americana quando ela passar. Isso significa que os EUA estão novamente surfando em Santarém e dessa vez a prancha é mais frágil. O problema é que o consumidor daquele país é volúvel e se apoia na gasolina barata e no leasing desenfreado que tomou conta das praias de costa a costa. Alguns já falam que essa bolha irá estourar mais cedo ou mais tarde, levando todo mundo para o fundo rochoso. A gasolina depende da cotação global e do pavio do Oriente Médio, sempre curto.

[Fonte: WSJ via Jalopnik/TTAC]

COMPARTILHAR:
  • Mr Tony

    Eles tem muitas reservas de Xisto, ocupando a quarta posição do mundo. Até pararam um pouco a produção pro preço do petróleo não despencar de vez. Dizem que as novas descobertas ultrapassam a Arábia Saudita e a Rússia.

    • leandro

      Penso que nem vai ser necessário. O carro elétrico vai cair nas graças e no preço muito mais rápido que imaginamos

      • Mr Tony

        Com certeza, mas não gosto de postar sobre elétricos pois a galera do “combustão 4ever” cai de peso… A Volvo já comunicou que parou as pesquisas de desenvolvimento de motores desse tipo.

        • Piston head

          Também pensei logo no exemplo da Volvo. Creio que a próxima década será da transição definitiva da maior parte da frota de veículos 0km. Haverá a coexistência entre os elétricos, híbridos e à combustão focados em downsizing por um tempo até os totalmente elétricos começarem a tomar conta de vez. Motores à combustão potentes ficarão restritos a nichos específicos. É o que imagino para um futuro a médio prazo.

    • Hodney Fortuna

      A ruína do mercado automotivo dos EUA se dará um dia se o país cair numa grave crise financeira mas, isso está um tanto longe de acontecer! Triste perspectivas de acontecer para os invejos de plantão!

  • RIP Brazil

    “Ó abre-alas que o SUV quer passar…”
    Eu sei, é uma paródia infame essa que eu fiz … kkk
    Não… péra, o carnaval já passou!
    … e cadê as prosperidades nos preços destes modelos que estão por saírem de linha, lá? Heim!

    • Cosi fan Tutti

      Lá não existe isso, alguns lançamentos são ate mais baratos que o modelo atual, pois senão não vende! Ou vão vender a preço de banana ou mandar pra sucata pra ser reaproveitado, quem sabe tentem exportar.

  • Bruno Gomes

    Os americanos só caíram na graça dos compactos quando a gasolina estava beirando o absurdo por lá. Era nítido que após a crise americana, a paixão por Suvs retornaria. Fora que agora, existem os compactos Juke, Kicks, Tracker, Kona, HR-V, C-HR e tantos outros disponíveis nos mercado. Infelizmente estamos indo para o mesmo caminho, a Europa se safa pelas ruas estreitas em alguns países.

    • th!nk.t4nk

      O mesmo aconteceu nos anos 70 e em outras crises menores. Compactos só vendem nos EUA quando o preço do petróleo dispara. E ainda mais considerando a obesidade dos americanos (é assustadora a quantidade de gente acima do peso!), o carro tem que ser grande mesmo.

      • No_Name

        O Brasil não está muito diferente de nossos vizinhos de cima, estamos caminhando a largos passos para virarmos outra Gordolandia.

    • Edson Fernandes

      Ainda que em algumas cidades da Europa, tem existido a preferencia por altinhos viu….

      • th!nk.t4nk

        Essas pragas estão tomando conta. Pra mim o que tá segurando ainda a invasão geral dos SUVs na Europa é a existência das estradas sem limite de velocidade cortando boa parte do continente. Quando se anda em 160-220 km/h nesses carros, fica muito nítida a falta de estabilidade (comparado a um modelo normal). Quem anda uma vez numa Autobahn num SUV, pensa 3x antes de comprar um. A meu ver é isso que vai salvar o segmento de sedãs e peruas na Europa, pois pra altas velocidades nao há substituto.

        • Edson Fernandes

          Se eu morasse por aí, acho que no maximo teria um hatch médio. Ele daria conta com tranquillidade de atuar em tudo que precisa por aí. Não a toa, sedans médios não são bem vistos por aí.

          Agora, para uma viagem com mais porta-malas, eu alugaria uma SW. Tem muita opção boa e barata para usar durante alguns dias.

        • Mateus Pinheiro de Carvalho

          acredito que nao seja por conta de “velocidade” apenas, mas vejo o perfil do europeu mais tradicional, de manter as origens, carros mais antigos e com historia, vejo como uma tradição, por isso há um certa resistência por eles.

          • th!nk.t4nk

            Entao, convivo com os alemães há alguns anos aqui e sinto que nao é tanto a tradiçao viu, é mais o uso mesmo. Eles compram peruas nao pela beleza do carro, mas porque carregam muuuita coisa nelas. Eu mesmo já levei até um sofá-cama em uma, porque frete aqui na Europa é caríssimo. E na estrada como disse é horrível andar de SUV, sente-se muito os ventos laterais a partir de 150 km/h, e qualquer abalo é multiplicado pela altura do carro. Passa muita insegurança, a gente nao relaxa. Em contrapartida, pegue um bom sedã ou perua a 200 km/h e parece que tá a 100 km/h, apenas desliza pela estrada sem nenhum movimento brusco. Quem experimenta, corta o SUV da lista rapidinho. Mas claro que mesmo assim tem os insistentes, porém acredito que haja um “teto” pra esse percentual de consumidores, enquanto nos EUA e Brasil nao (pela limitaçao de velocidade).

        • Gustavo Rodrigues

          Faz algum tempo que não vou a Europa mas, pelo o que eu me lembro a Gasolina aí (pelo menos no Reino Unido) ainda é bem cara, não é ?
          Esse também é um fator de peso contra os SUVs….

  • MIN💀S

    Os SUVs vão ser para os outros carros assim como o Homo Sapiens foi para o homem de Neanderthal.

    • sigma7777777

      Piada mesmo! Os sedans médios apresentam maior segurança com menos eletrônico. Se embutir toda a eletrônica de SUV em um sedan ele se torna uma obra prima em segurança e dirigibilidade, já no SUV é apenas para não tombar.

  • Diego HONORATO

    e SEGUE A DOMINAÇÃO MUNDIAL DOS SUVS!!!!

    Em breve estaremos inundados de SUV’s…genericos, eletricos e autonomos!!!

    Carro será igual celular..td basicamente igual, só mudando os recursos eletronicos.

    • Jossimar Pádua Júnior

      Mas não, a função que o celular foi feito, ligação, qualquer um faz. O que muda são recursos adicionais como câmera, design e usabilidade, segurança, status, conectividade etc.

      Carro foi feito para transportar de um ponto a outro. O que muda são os recursos adicionais da mesma forma.

      Tanto um Nokia tijolão e um iPhone X fazem ligação e mandam SMS

      Tanto um Chevette e um Velar te levam de casa ao trabalho, mas eu prefiro as ultimas opções, embora não tenha nenhuma delas hahaha (rindo de nervoso)

      • zekinha71

        O Chevette não te leva de casa pro trabalho pois ferveu no meio do caminho, o Velar não te leva de casa pro trabalho pois teve pane elétrica no meio do caminho,
        Viu como não são iguais.

  • awatenor

    Ssapoula é uma praga mesmo!!!!

  • sigma7777777

    A tendência é SUV, mas a Rav4 terá opção híbrida, ajudando a aliar a altura com ótimo consumo. Deverá bombar nas já ótimas vendas.

  • Oscar Alho

    Os suv’s parecem ter virado febre mundial. Em países com petróleo mais barato e população com maior poder aquisitivo, vira questão de gosto. No Brasil, acaba se tornando uma questão de status e pesando mais no bolso dos proprietários. Eu particularmente não sou fã desse segmento. Tanto pela falta de eficiência energética, pelos custos de manutenção, por oferecer menos por mais (compare acabamento e preço de um Focus com um Ecosport), quanto pelo próprio canibalismo do mercado. Em poucos anos, em vez de escolher entre Compacto, Hatch medio, sedã médio, Stations e Minivans; só teremos opções de SUV P, M, G, GG…

    • zekinha71

      Fora que são uns trambolhos e não cabem na maioria das vagas.

    • Fabão Rocky

      Foi exatamente isso q eu falei há um tempo atrás em outro post. Q hj em dia temos menos opções de carros do q no passado devido a invasão dos Suvs. E qdo falei, só faltaram me atirar pedras.

  • Erivelton Freitas

    “e do pavio do Oriente Médio, sempre curto.” – O Keynesianismo acabou por causa disso!

    Enfim… Eu até acho alguns modelos de SUV bonitos e tals, mas sinceramente, não me veria, num futuro, comprando um carro desse tipo, até porque, a maioria é SUV Fake, que tem cara de carro Off-Road, mas não tem 4X4 nem na versão topo de linha. Me admirou a Ford como essa opção no Ecosport.

    Nesse sentido, se fosse para seguir a onde do mercado, e ser forçadamente empurrado para um SUV, eu compraria um Vitara, pois é pequeno, compacto, sim sim 4×4 e ainda dá pra personalidade com 2 milhões de cores =p No mais, ainda continuo preferindo sedãs!

  • Edu

    Normal. É a indústria se adaptando às preferências do mercado.

  • V12 for life

    E agora, o que mais falta morrer por lá, para dar espaço aos SUVs?

    Nem brinca, sem sedãs, hatch ou peruas, os próximos da fila são os esportivos.

    • Fabão Rocky

      Os esportivos já estão sendo substituídos por Suvs. A Porsche já fez o seu, a Lambo tbm. E a Ferrari já está caminhando p/ fazer um Suv tbm. Maldita moda de Suvs!

  • Fábio Henrique

    Pior q mesmo o eco sport flopou la (ao menos por enquanto).
    Vendeu menos de 4 mil em marco, enquanto Tracker e renegade mais de 9 e o encore (tracker da buick) teve 15 mil

  • Eduardo Alves

    o foda é que estao fazendo SUV com rodas enormes e pneus de perfil baixo. Eu prefiro pneus mais altos, nessa buraqueira e remendos saem bem melhor.

    • Mr Tony

      Pois é, que mania besta! Já comentei com vários vendedores e todos respondem: “é o que o cliente quer”.

    • afonso200

      por isso gosto do meu azera e do altima, pneus altos em rodas 17

    • zekinha71

      Logo vão ser rodas 22 com fita isolante, e depois o cara vem reclamar que custa 10K por mês pra trocar os pneus estragados.

  • Alberto Rigattoni

    “O consumidor americano já sentenciou que o SUV é seu carro e sabemos que, quem pensa diferente, só compra picapes, a outra parte importante do negócio na terra do Tio Trump. ”

    Desculpa, mas com um mercado do tamanho do americano, deveria have espaço para todo tipo de veículo. De picapes e suv ‘full size’ a fiat 500. Essa comoditização dos modelos em suv e picape não é legal não.

  • afonso200

    se hoje a gasolina la subir 89cents o galao, eles voltam a comprar sedans grandes,,,,,se ela subir 1,25dollar o galao eles voltam a comprar medios(pequneos deles) corolla, cruze, focus….tudo depende da gasolina…..chrysler 200 um baita sedan morreu no mesmo dia do lançamento pois a gasolina barato ninguem queria.

  • Mateus Pinheiro de Carvalho

    Me corrijam ou deem suas opiniões, o mundo está mudando:
    1 – Reparem a brusca queda nas vendas, dos sedãs e hatchs médios, sedans grandes e principalmente das peruas, nas Américas.
    2 – Na europeu percebe-se uma resistência em manter esses carros, vide lançamentos recentes.
    3 – A China tá engolindo tudo, por conta de ser um país em desenvolvimento.

    Certo que existe o papo de rentabilidade pra montadora, mas ícones mundiais estão indo embora, como exemplo aqui o Chevrolet Impala, grande ícone nos EUA, um nome muito forte, o VW Beetle, são exemplos que os SUV’s estão meio que “destruindo” a história automobilística do mundo.
    As vezes tenho medo no que pode acontecer no futuro.

    • Edu

      Tenha medo não. O Ford bigode era um ícone, já se foi faz tempo e garanto que pouca gente se lembra dele. A indústria tem que estar atenta e oferecer o que o mercado procura. Ou está fadada a ser um mau negócio.

  • Rodrigo Cherigatto

    Suv é um saco!prefiro htachs peruas e sedans nessa ordem!

  • Fabão Rocky

    Malditos Suvs! 10 milhões de vezes qq outro carro q n seja Suv.

  • PrGirafales

    Sonic era um baita carro, meu pai teve um e vendemos a uns 2 meses atras, tiramos zero, era um carro que deveria ter sido fabricado no lugar do Onix, carro do mesmo porte mas muito melhor, aqui nao pegou pq era caro demais, na epoca fui contra a compra, mas meu pai gostou na epoca e pegou

  • Guilherme Barbosa

    por que os eua compra muito suv?

  • Hodney Fortuna

    Ao eterno emergente brasil só resta a torcida pela queda dos EUA!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email