História Matérias NA

Quem inventou o pneu?

Quem inventou o pneu?
Primeiro pneu removível da Michelin

O pneu é uma parte importante do automóvel, pois é ele que está em contato direto entre o pavimento e a estrutura do veículo, suavizando esse contato para conforto e segurança dos ocupantes do veículo.

Mas o pneu vai muito além disso, traduzindo-se também em performance e capacidade de tração em inúmeras condições.


Antes da era do automóvel, os veículos que possuíam rodas (carruagens, carroças, bigas, etc), usavam diversos tipos de materiais para suavizar o contato entre o piso e a roda propriamente dita, que possuía sistemas de amortecimentos rudimentares.

Quem inventou o pneu?
Robert William Thomson

No início do século XIX, estudos com um tipo de material de origem vegetal, indicaram novos usos para diversas aplicações, incluindo a substituição de madeira, ferro ou couro por algo mais flexível nas rodas. A origem desse produto, a borracha, também ajudou na colonização e desenvolvimento da região Norte do Brasil.

O surgimento do pneu envolve quatro personagens históricos importantes, sendo que três deles hoje são lembrados regularmente, especialmente em propagandas de TV e, é claro, quando se busca por pneus no mercado. No entanto, a patente é atribuída ao quase desconhecido para a maioria das pessoas hoje em dia, Robert William Thomson.


A vulcanização de Goodyear

Quem inventou o pneu?
Charles Goodyear

Por volta de 1830, a borracha era um produto originário da coagulação do látex da seringueira, abundante no norte do Brasil e no Sudeste Asiático. O composto era usado para impermeabilizar tecidos, mas um americano observou nele outra função ao fazer experimentos com a goma elástica da borracha.

Cozida a altas temperaturas e com enxofre, descobriu-se que a borracha mantinha sua forma em temperatura ambiente, fosse no inverno rigoroso ou no calor escaldante. Isso foi descoberto por Charles Goodyear, o inventor americano da vulcanização da borracha. Ele registrou a patente nos EUA em 1844.

Entretanto, ainda não existia o pneu propriamente dito. Diante da nova invenção, o emprego da borracha vulcanizada poderia servir a diversos usos, inclusive o revestimento de rodas de carruagens e outros veículos, visto que ainda não existiam os automóveis.

Patenteado na Escócia duas vezes

Quem inventou o pneu?
Patente do pneu de Thomson

Do outro lado do Atlântico Norte, o escocês Robert William Thomson, que já era um inventor bem conhecido na época, trabalhava em diversos projetos e um deles era criar um material que pudesse amortecer os impactos do movimento das rodas no pavimento.

Assim, já utilizando a borracha vulcanizada de Goodyear, Thomson criou um tubo oco, onde o ar comprimido poderia ser injetado em seu interior, dando forma mais rígida ao material flexível. O produto pneumático (daí o nome derivado “pneu”) surgiu como um revestimento ideal para amortecimento das rodas.

Thomson explicou que as rodas dotadas desse material eram como “uma almofada de ar no chão, que poderia correr livremente sobre solo ou trilho”. Ele criou um cinturão de lona emborrachada dentro de revestimento externo de couro, parafusado nas rodas de madeira.

Quem inventou o pneu?
Aerial Wheel

O invento foi testado em carruagens no ano de 1847, melhorando o conforto e a durabilidade, pois rodou quase 2.000 km sem deterioramento do material. Comercialmente chamado de “Aerial Wheels”, ela teria um aplicação muito útil na época.

O escocês já havia registrado a patente do “pneu” no Reino Unido em 1845, fazendo o mesmo na França e EUA nos dois anos seguintes. Acontece que, sem automóveis e com as carruagens continuando como sempre foram, apesar do teste bem-sucedido, o pneu simplesmente não teve aplicação prática e sua história foi esquecida até mesmo por outro inventor de renome histórico.

A história mostra que nem sempre quem inventa, leva a fama, Thomson se tornou um exemplo. Passaram-se quase 40 anos para que o pneu voltasse a estar em evidência no mundo e isso aconteceu novamente na Escócia. John Boyd Dunlop desenvolveu um pneu para o triciclo de seu filho em 1887.

Dunlop e Michelin

Quem inventou o pneu?
John Boyd Dunlop

Acreditando ter desenvolvido um material rodante inédito, Dunlop registrou a patente em 1888 como inventor do pneu no Reino Unido. Mas, foram precisos dois anos para quem alguém verificasse que a patente do pneumático para veículos já existia e era de um escocês que falecera em 1873 (Thomson).

Mesmo assim, Dunlop iniciou a produção de pneus para veículos, os automóveis, que estavam nascendo naquela época. O mesmo era empregado em bicicletas e outros veículos com rodas, exceto trens. Com a era os pneus começando em Belfast, Irlanda do Norte, este segundo escocês fundou uma empresa de renome internacional nos dias de hoje.

Quem inventou o pneu?
Édouard Michelin

Goodyear, que muitas décadas antes iniciara o processo da vulcanização que daria forma ao pneu, também originou um gigante da indústria. Mas a história do pneu não para por aí. Um ano depois de Dunlop, um dos irmãos Michelin (Édouard), donos de uma indústria de borracha na França, tentou consertar o pneu de uma bicicleta.

A reparação na roda não deu certo. Ao remover o pneu da roda, onde era colado, descobriu que não poderia ser colocado de volta. Então, ele e André Michelin decidiram inventar o pneu removível, que poderia ser trocado em caso de necessidade. A patente foi registrada em 1891. De lá para cá, nenhum pneu de automóvel existiu sem a possibilidade de ser trocado.

Quem inventou o pneu?
Nota média 4.2 de 6 votos

  • Baetatrip

    …Quem inventou o pneu? A borracha!!!!!!!!!

  • leitor

    As demandas mudam depois das novidades. Então o que houve foi o desenvolvimento do produto. Como carro, avião, relógios, telefones, computadores, etc…

  • RicLuthor

    E há tempos, Michelin é para mim a referência em pneus!

    • El Gato!

      Mesmo?? Já escutei críticas ferrenhas sobre a marca.

      Para mim, a referência é Bridgestone. Durável, menor ruído na rodagem, boa relação CxB.

      • Pedro Henrique

        no atual momento pra mim a referencia é Michelin.
        Bridgestone ficaria em terceira, talvez quarta marca…

        • leomix leo

          Eu usei um vez uns continental, foi a pior experiência que tive, com uma semana o pneu começou a se esfarelar, acho que só durou uns 22 mil kms.

          • RicLuthor

            Será que não estava já com a validade vencida ou prestes à vencer?

            Também poderia ser que o índice de carga fosse inferior ao especificado para o peso do veículo.

      • RicLuthor

        Características que me agradam nos Michelin tanto para carro quanto para moto: alta durabilidade, baixo nível de ruído em altas velocidades e ótima aderência no seco e no molhado. Agora é fato que é mais caro que a maioria das marcas, mas o valor a mais cobrado é justificado pela sua qualidade superior.

  • ALAN_PR

    Foi a maldita evolução, que acumula qualquer reserva energética em forma de pneu na cintura. Maldita…

    • fschulz84

      Sei como é :(

  • Erick

    Michelin, Dunlop, Goodyear…
    Pensei que a Pirelli apareceria na história…

  • leomix leo

    Minha experiência com Yokohama ( melhor aderência), Toyo (maciez), Michelin ( durabilidade), as outra que eu acho que são 2° linha, o cinturato P7 foi o melhor pneu que usei dos mais em conta.

  • Marcus Vinicius

    boyd se parece com o papai noel andando de bicicleta

  • Edu

    Difícil é saber quem inventou a roda.

  • Michel

    A frança produz, criou ou exporta:

    Aviões
    Helicópteros
    Medicamentos
    Peças de carros
    Petrolíferos refinados
    Pneus
    Trigo
    Uva
    Vinhos
    Bovinos
    Suínos
    Ovinos
    Caprinos
    Bacalhau
    Badejo
    Carvão
    Ferro
    Sais de potássio
    Bauxita
    Zinco
    Chumbo
    Ouro
    Petróleo
    Gás natural
    Gipsita
    Aço
    Produtos siderúrgicos
    Químicos
    Alumínio
    Cimento
    Maquinário
    Metalurgia
    Produtos de alta tecnologia

    Tem uma indústria gigante de automóveis, mas pros Brasileiros ela não sabe fazer Carro.

    • Jorge Castro

      vc quase acertou , ela não sabe fazer carro pro brasileiro , carros pequenos , ou com muita ou com tecnologia atrasada , gosto dos franceses em especial a peugeot

    • Edu

      Dessa lista o Brasil só não tem o bacalhau mas tem aquele peixinho salgado que ninguém sabe o nome.

    • Zé Mundico

      Sem falar nos submarinos, mísseis, veículos e aviões militares vendidos em todo mundo.

    • Edu

      Não fique chateado, a China produz 33,9% dos carros do mundo contra 2,5% do Brasil e 2,3% da França e brasileiro também acha que chinês não sabe fazer carro.

      • 4lex5andro

        O post elogiando a França pareceu uma referência a não somente produzir, mas com tecnologia própria também, o que envolve maior valor agregado a economia do país.

        Um mérito da China é que seu regime nefasto desceu do salto e vêm buscando seguir o exemplo de economias e indústrias bem -sucedidas dos vizinhos Japão e Coréia do Sul e está partindo pra criação e desenvolvimento de tecnologias próprias pelo menos nos carros, no campo militar isso já é realidade.

        O Brasil não tem o que comentar, difícil prognosticar qualquer futuro civilizado pra esse país.

        • th!nk.t4nk

          Projetar e desenvolver é muito mais negócio do que fabricar, sem dúvida. O valor agregado ao trabalho é bem superior. O país em que moro cai exatamente nesse perfil, tá cheio de centros de desenvolvimento, mas os produtos são manufaturados de fato em países mais pobres, com mão de obra barata. Adivinha qual tem os maiores salários e a maior qualidade de vida… Respeito a China, mas números brutos realmente não dizem muita coisa.

    • Marcelo Martins

      Eu gosto de carros franceses, tive 3 Renault em seguida que somando são 18 anos na marca e agora estou com um Peugeot, até agora satisfeito com todos eles !!!

  • Cosi fan Tutti

    Os pneus RunFlat dos BMWs não tem troca, tem?

    • RicLuthor

      Claro que tem! O pneu é colado na roda?

      • th!nk.t4nk

        Cara, não dá ideia…

    • Ronald

      Troca tem. Não tem é conserto…

      • Dead Lock

        Exato, e dura menos que o pneu comum, além de custar os olhos da cara. Ecosport vai usar o runflat…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email