Comprando e Vendendo Mercado

Quem não tem tanta condição ($$$) tem que ficar com modelo velho

volkswagen-gol-2009 Quem não tem tanta condição ($$$) tem que ficar com modelo velho







A Agência Auto Informe fez uma matéria comentando sobre a diferença de preços entre gerações novas e velhas dos carros vendidos no Brasil. Parece uma punição para o consumidor com menor poder aquisitivo, ter que ficar com uma geração velha.

A fábrica lança um carro totalmente novo, coloca ele em cima de um pedestal, valoriza o que mudou naquele modelo, mas condena o seu fiel consumidor a continuar comprado o modelo velho, que a própria fábrica considera defasado. Vários modelos são prova viva disso, como por exemplo Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Peugeot 206, Volkswagen Gol… até mesmo o Focus entrou nessa.

Quem quiser um carro sem tantos equipamentos e modernidades terá de engolir a carroceria velha. E como no Brasil o que reina é o preço baixo, Corsa Classic, Palio Fire, Siena Fire , etc, vendem mais do que suas versões novas. Não porque o brasileiro goste de coisa defasada, mas sim porque não tem condições de comprar algo melhor. E a festa continua: a Peugeot lançou o 207 em maio, mas deixou em linha o 206 básico e a Volks manteve uma versão com a carroceria do Gol velho depois de lançar o Gol novo em junho.

Quem inventou essa moda foi a Fiat, que em 2000 lançou uma geração mais nova do Palio deixando a anterior em linha, que passou a ser chamada de Fire. A estratégia funcionou desde o inicio: com o preço mais competitivo, o Palio velho continuou fazendo sucesso e chegou a ter 75% das vendas total do modelo. Segundo a montadora, essa estratégia tem como objetivo oferecer uma gama maior de oferta. Mas pode ser encarado como “queremos tapar todos os buracos possíveis”.

Por quê a montadora não lança o novo e o deixa no preço do velho?? Seria melhor para o consumidor! Tem montadora que chega até a mudar o nome do carro para disfarçar que ele seja tão velho, como é o caso do Chevrolet Classic, que ninguém chama de Classic e sim de Corsa. Mesmo defasado, o carro é sucesso de vendas, está sempre entre os cinco primeiros do ranking e recebe um cuidado da montadora, que a cada ano faz pequenas mudanças no acabamento. Mudanças nem sempre de bom gosto, mas faz.

E você que tem um carro novo-velho, não fique triste. Saiba que a estratégia de manter carro velho em linha não é exclusiva do mercado brasileiro. Há casos semelhantes na Itália, França e em outros países.

Só que no Brasil virou palhaçada. Absolutamente todo carro novo mantém a versão anterior em linha. Vamos maneirar, né montadoras??

[Fonte: Agência Auto Informe]



  • Lamb0

    Defasado é o 206,5 o 206 é bem mais bonito

  • Lamb0

    Por falar em palio.. Ele tava chegando, chegando no gol agora a diferença quase DOBROU em relaçao ao gol na 1a. quinzena do mes.. Isso é que o Gol 5 vende mais que o 4 e no caso do palio é o fire que vende mais.. ou seja.. ele esta mais atras ainda! Imagine se fosse feito um comparativo so com os modelos mais novos :?s?:

  • huahuahua

    Tá na hora de se livrar de Classic, Gol G4, família Palio 96, Uno….

  • antoniokings

    A FIAT voltou a assumir a ponta nas vendas de agosto e já está aumentando a diferença. Acho que a VW antecipou suas entregas só para ficar na frente por alguns dias. Será que foi apenas marketing?

  • RVGO

    No o blog do zeca da quatro rodas http://quatrorodas.abril.com.br/blog/zeca/ diz que “Segundo fontes do mercado, a Fiat está com cerca de 5.000 carros parados no seu pátio por falta de peças. Um ou mais fornecedores teriam atrasado a entrega, o que explicaria essa queda inesperada no mercado” na primeira quinzena de agosto.

  • washington

    [Comentario #99502 sera citado aqui]
    aafffffffffff
    ——————————–
    a ford bem que poderia oferecer o focus a R$30.000!!

    :green:

  • Ramazzotti

    Só uma correção: quem inventou a má prática de manter a geração antiga, após lançar a nova, foi a Volks: Gol “bola” 95 conviveu com Gol 1000 – o caixa, da 1ª geração, uns 2 anos pelo menos.

  • Brasil é uma festa mesmo…MOdelos antigos sustentam as vendas dos novos…e assim, o modelo antigo paga o custo de investimento do novo…e assim vai..

  • JaumM

    Outra correçãozinha, o nome do primeiro Palio de carroceria antiga convivendo com a nova se chamava Young, depois veiu o Fire.

  • Francesco

    Sim, lançaram o Gol G2 no final de 94. O 1.0 G2 era o Plus, ficando o Gol antigo quadrado G1 sendo produzido até 96. Gol quadrado saiu de linha e veio o Gol i na carroceria G2, todo pelado. Em 97, o basicão virou Mi, substituindo o motor AE da Ford. Falando em Ford, quem inventou essa moda foi a Ford mesmo. Em 93, ela lançou o novo Escort, o “sapão” e deixou o antigo em produção como “Hobby” até 96. Nos anos de 93 e 94, eles chamavam o Escort antigo de “Escort Hobby”, era uma desivo vermelho na traseira do carro, nas versões 1.0 e 1.6. Em 95, claro, a mesma estratégia do Mille: passou a se chamar “Hobby” apenas e passou a ter versão 1.0 apenas. Morreu em 96 junto com o Gol quadrado G1 também 1.0, marcando o fim da Autolatina. Na verdade, o fim da Autolatina ocorreu no finalzinho de 96, quando Logus, Pointer e Versailles deram adeus (aliás, a frente do novo Gol me lembra muito a do Logus, opinião minha). O Escort foi remodelado e passou a contar com o motor Zetec 1.8 16V, o que lhe rendeu o apelido de “Escort Zetec”. Mas, claro, que aperfeiçoou bem essa moda foi a Fiat, primeiro deixando o Mille em linha até hoje (era para ter saído de linha quando veio o Palio) e depois sempre fazendo o mesmo esquema com o Palio. A Ford deu o pontapé inicial, e a Fiat é a maior especialista nessa prática. Curioso é a Ford, não faz isso com os modelos básicos, poderia muito bem ter deixado o Ka antigo a uns 22 mil, que é o que custava o básico no final do ano passado antes de sair de linha. Mas fará isso com o Focus: o GL 1.6 atual continuará em linha, conversei com um vendedor da Ford esses dias, ele confirmou a continuidade das vendas do Focus antigo. Abraços a todos.

  • fr_amaral

    [Comentario #99510 sera citado aqui]

    Que eu saiba ela nao atencipou as entregas nao. Meu tio compro um dia 11 de julho e ate hoje nao entregou.Ele foi la na concessionaria ontem e eles dissem que a previsao e sexta que vem.

  • Jeffyin

    a Fiat ainda chama o modelo antigo do Palio de “Novo Palio”… vai entender! O outro é o q? “Novíssimo”???

  • alessandro_170

    [Comentario #99502 sera citado aqui]
    Meu irmão, me disseram que as vendas são muito mais do gol G4 em estoque, do que do próprio G5, que mostra que o povo não está tão ávido por novidade, e sim por um preço mais camarada. :blink:

  • Lamb0

    [Comentario #99541 sera citado aqui]

    Eu nao tenho dados concretos… mas que o palio vai ter que remar muiiiito pra poder chegar ao novo gol isso vai.. ainda mais se o gol 4 concorrer com o mille como saiu aqui… Ai alem das vendas do palio fire a fiat vai perder as do mille.. se bem que tem esse mille economico agora neh.. vamos ver..

    E quando se trata de gol o povo está avido por novidade sim viu… :lips:

    A tendencia é o G5 vender mais que o G4 talvez pelo estoque como vc disse o g4 venda mais.. mas o g5 vai passar jaja nao tenho duvida… já o palio com o modelo antigo vendendo mais.. acho a situaçao da fiat bem mais complicada.. pq quando lançarem o prox palio o atual nao vendera como o g4 vende…. vamos ver quando sair a venda do mes nehh…

  • cleyton

    Até que não acho ruim esta prática,porque o consumidor não terá tanta dificuldade de se achar peças,porque o modelo anterior ainda é produzido e quem fica uns 5 anos com um carro não terá o seu modelo descontinuado e isto diminue um pouco a desvalorização do modelo,e por ultimo permite que o consumidor que tenha pouco dinheiro,saia de um modelo mais antigo e usado para um carro zero. :clapp: :cool:

  • cordigital

    [Comentario #99501 sera citado aqui]

    Aonde que o Sr° leu que o Gol g5 vende mais que o gol G4?Nuncaaaaaaaa!!!!!
    Por questões de preço isso é impossível de estar acontecendo!

  • rodrigoneves

    Não acho ruim a prática, dá chance de outras pessoas comprarem carro 0KM por um bom preço.

    E a maioria está esquecendo que o Gol G1 teve dois modelos já em 1985 (o modelo com motor boxer e outro com motor de Passat). Quando veio o Santana, o Passat ficou também…

  • Metralha

    [Comentario #99550 sera citado aqui]

    Amigo, esqueça o Palio!!!!!
    Embora este modelo seja importantíssimo para a Fiat, as vendas desta montadora não estão concentradas apenas nele. Punto, líder do seguimento, Strada líder, Weekend líder, Siena e Mille muito bem em seus seguimentos, Idea este mês é líder…
    Com o lançamento do Linea a Fiat despontará em um seguimento em que não tem representantes. Com o marketing que está fazendo, deverá ter êxito.
    Não se pode dizer o mesmo da VW que concentra mais de 50% de suas vendas apenas no modelo Gol. Dependendo muito do posicionamento de preços, o verdadeiro carrasco deste líder está sendo gerado, e dentro da própria Volks. Atende pelo nome de VOYAGE!!!!! Há anos o Gol reina sozinho, sem um irmão próximo pra compartilhar as vendas. Raciocine….

  • Claudio

    *Nem Pálio, nem Gol!*
    Uno, isso mesmo! A Fiat estava lançando o Pálio que seria o novo carro no lugar du Uno!
    Mas quando descobriu que a Ford lançaria o Ka, sendo o carro mais barato do mercado, tratou de deixar o uno para não perder mercado!
    Imagina o Uno saindo de linha e a Ford com o carrinho mais barato do mercado!
    Foi ai que se criou essa prática de deixar modelo velho em linha!Mas ta bom, brasileiro vive reclamando que quer carro popular, pelo menos o modelo anterior tem o preço mais baixo, pois os novos sempre vem com aumento de preço!

  • Claudio

    dizer que a VW vive de Gol é falta de bom senso!
    O Fox pelo preço que tem, vende muito bem!
    As duas peruas da VW, Paraty e Space, juntas vendem praticamente a mesma coisa que a concorrente Weeckend, com a diferença de oferecer dois modelos!O novo Voyage com certeza vai ter excelente mercado, roubando alguma coisa sim do Gol, mas muito mais do que seus concorrentes!
    Com a nova Saveiro sera igual, aumentará vendas!
    Então não sonhem que o Gol é que carregara a VW, ela também esta se mexendo e a Fiat vai perder a liderança, se não este ano, com certeza no ano que vem, isso é fato consumado!Eu corto o saco do Pateta se não acontecer!

  • Metralha

    [Comentario #99589 sera citado aqui]

    Não são apenas expeculações!!!!!
    É fato comprovado e comentado pelos analistas de mercado. O Gol carrega a VW, sim!
    Experimente excluir as vendas deste modelo! A Volks ficará atrás da Ford!!!!! Algo que não acontece com as outras montadoras, que tem suas vendas mais homogêneas.
    O sucesso do novo Voyage está diretamente ligado a perda de unidades preciosas do novo Gol. Com um agravante… será uma novidade dentro da própria linha Volks, onde serão feitos todos os esforços para garantir suas vendas, a fim de tornar o novo modelo um sucesso. Sacrifícios serão feitos com certeza!

  • Luis.J.R.

    Já que a ford vai continuar com antigo focus, bem
    que poderia abaixar mais o preço.Para uns 37mil,
    não é!E o astra também já que tá veio, esse carro acho que deveria custar uns 34mil. :humpf:

  • Lamb0

    [Comentario #99585 sera citado aqui]

    Quando eu disse “acho a situação da fiat bem mais complicada” eu quis dizer no segmento dos mais POPULARES (no caso que eu citei do palio)… como eu já tinha citado o palio tava chegando no GOL e desabou com o novo gol… E as vendas da VW sao 50% GOL mesmo… ou bem proximo disso.. a cada 2 VW fabricados 1 é GOL..nisso vc ta certo.. E é o carro mais vendido a 20 anos… O q seria da VW se o palio passasse o GOL??

    O gol que é o carro robusto, manutençao barata e bla bla bla.. queria que o palio fosse o carro mais vendido do ano pra gente acabar com esse MITO que é o GOL

  • alessandro_170

    [Comentario #99613 sera citado aqui]
    Gosto muito dos fiats. Mas, da última vez que troquei, não comprei fiat porque achei muito caro o novo pálio. Completo no modelo 1.4 saia a 39k. O fire eu não queria pq o interior dele é muito feio, antigo demais. Comprei gol, pq mesmo não sendo um primor de beleza, achei bonitinho o Trend, mesmo sabendo que mudaria em breve. E o preço completo ficou bem menor que o dos palios. Talvez, meu próximo carro seja um fiat. Gosto muito da tecnologia dos computadores de bordo, blue me, my car, portra trecos, tanque combs que abre por dentro, farois de neblina, etc, que só os pálios tem por este preço.

    Que pena que o pálio, anterior a este novo, era muito mais bonito, e saiu de linha, ficando só este fire pobrinho.

    Este palio novo é muito feio mesmo. Mas muito confortável.

    Quem sabe o próximo modelo a fiat acerta.

    :rayban:


Send this to a friend