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Quinzena de julho: Onix mantém a ponta – Mobi passa up!

fiat mobi way 1

Na primeira quinzena de julho, o Onix continua na ponta, sempre seguido pelo HB20. O Corolla mantém um bom quarto lugar, passando o Gol. Já o Sandero, terceiro no mês passado, está em sétimo.

O HR-V caiu de posição e ficou junto do Renegade, mas ainda dentro dos 10 mais vendidos. Destaque para o Etios em 11º e o Mobi, que passou o up!. Em contrapartida, Uno e Siena despencaram, enquanto o Ka Sedan tenta se fixar entre os 20 mais vendidos.

Confira abaixo os 20 automóveis mais vendidos da primeira quinzena de julho de 2016:

1) Onix – 5.716 unidades
2) HB20 – 4.760
3) Ka – 3.365
4) Corolla – 3.104
5) Gol – 3.090
6) Prisma – 2.790
7) Sandero – 2.585
8) Palio – 2.560
9) HR-V – 2.507
10) Renegade – 2.462
11) Etios – 2.259
12) HB20S – 2.015
13) Fox – 1.990
14) Mobi – 1.895
15) Up! – 1.770
16) Etios Sedan – 1.608
17) Uno – 1.495
18) Siena – 1.365
19) Spin – 1.309
20) Ka Sedan – 1.302

[Fonte: Fenabrave]





  • Jackson A

    Esteticamente, duas aberrações, tanto Mobi quanto Up.

    • Alexandre Monteiro

      Concordo, acho o Mobi até menos feio, mas ambos perdem para o Ka em beleza (não gosto do Ka+). A VW não soube posicionar o Up! da questão do preço, tanto que ele tá perdendo até do Fox, se você é financista e sabe o valor do seu suado $$$, sabe que o Up! é um dos piores CxB do mercado em sua categoria.

      • Duh

        Tá aí um carro que já deveria ter sido tirado de linha: o fox, é um carro que não se destaca em nada e seu design que muitos gostavam no começo agora já não chama mais a atenção e essa última reestilização foi meio controversa.

        • Daniel

          O Fox era pra matar o Gol… coloque o Fox com preços igual o do Gol, e a opção de um 1.0 TSi que dai fica bom.

          O Fox pode ser antigo (projeto de 2003 com base de 2000), mas ainda se sai bem melhor que o gol em termos de conforto e segurança.
          Só acho que o motor 1.0 é pouco pra ele, e o 1.6 não brilha mais (além de ser caro). O 1.6 16V acho que foi um baita erro de timing da VW… não é um motor ruim, mas, já chegou defasado! o 1.0 TSi seria a melhor opção, sendo economico e com bom desempenho para a categoria.

          • Duh

            Já andei muito no 1.0 e da pra sentir o carro fazendo força para andar em alguns momentos. Acho que a Vw perdeu a mão com ele, deixou ficar apagado demais, já o gol tem um apelo popular ainda bem forte, por isso acho mais fácil matar o fox, na vdd devia tirar os dois, deixando o up como carro de entrada (mudando o desenho dele) e colocando o polo no lugar do fox.

            • Daniel

              Ai sim… up – polo – golf…
              Mas, é querer demais tudo de uma vez…
              deixa matar o gol, depois traz o polo e mata o fox… hahaha

              • Marcio Almeida

                O pólo europeu e um gol bombado oo estilo vw tem que mudar carros iguais com componentea iguais

              • pedro rt

                o gol vai continuar, quem vai sair de linha e o fox, e sera substituido pelo novo polo

              • João Cagnoni

                O up está brigando quase na linha de um compacto premium por causa do preço. O grande problema dele é o preço, devia custar 30k o 1.0 TSI com ar e direção, aí sim dá pra chamar de subcompacto. Venderia igual pão quente.

            • pedro rt

              a vw em 2018 vai fazer um novo gol feito na msm plataforma do atual e no msm ano tmb vai lançar o novo POLO na plataforma mqb pra substituir o fox

            • Edson Fernandes

              Você já andou no 1.0 3 cilindros? Esse sem duvida é outra concepção para ele. Dá uma diferença danada perto do 1.0 4 cilindros em performance.

          • pedro rt

            o modelo 2003 era o 3p esse ai de 5p e de 2004. e um carro q ja perdeu a graça e vontade de ter um ha muito tempo, ja ta na hora da vw tirar ele e o gol de linha e por um novo carro feito na plataforma MQB

          • João Cagnoni

            Acho que já é tarde demais para a VW tentar arrumar o Fox. Ela deveria tirar de linha o up, Gol e Fox e apresentar um novo carro (mesmo que aproveite um nome) e manter somente o 1.0 TSI. O up foi um baita erro, nesse carro só se salva o motor.

        • Pedro Cunha

          …”meio controversa” é elogio.
          Está um level acima do que fizeram no gol “G4”.

        • pedro rt

          e um carro q vai sair de linha nos proximos 2 anos, seu sucessor sera o novo POLO vendido exclusivamente no mercosul feito na plataforma MQB do atual golf

        • Cristian_Dorneles

          O FOX ficou muito estranho nessa reestilização . A frente ficou gigante e a traseira, bem essa foi inspirada na Brasília. E a posição de dirigir do FOX é ruim com força.

        • Qual a lógica de tirar o Fox e deixar o Gol sendo que a raposa é um carro melhor?

          • Duh

            Faz tempo que não ando no gol para comparar, mas como falei no comentário abaixo gol tem um apelo mais forte com o público, algo que o fox perdeu. Vw perdeu a mão com ele, sem tirar que esse último facelift deixou ele bem estranho, a frente ficou com faróis muito baixos e a traseira parece que foi batida. O diferencial dele, que o destacava era o fato de ser alto que atraía muita gente, principalmente mulher, hj com a moda de carros altos ele ficou apagado. Vejo cada vez menos o fox nas ruas junto com o novo palio, outro carro que já estreou vencido.

            • Então Duh, mercadologicamente faz todo o sentido que você diz, mas sinceramente não acho concebível tirar um produto melhor para deixar um pior. Porque o Gol vende mais que o Fox? Eu não consigo achar uma razão diferente do preço menor. E discordo quanto a questão do facelift tê-lo deixado estranho. E se fosse o caso, muda-se o layout e fica o carro melhor!

              • Duh

                A questão não é mais apenas mexer,o tempo, pelo demonstrado já passou para o fox, precisa de uma baita reestilização para atrair o grande público como a Ford fez com o Ka e o Fiesta (algo que a Volks não fará pelo seu estilo conservador). Nesse “novo” fox andei pouco para comentar e avaliar se é melhor que o gol, mas no anterior andei muito e não gostava de nada, ele não era bom de curvas, o motor era fraco (1.0), a única justificativa que via para sua compra era o teto alto e seu design que era atraente quando foi lançado. Veja em discussões dos compactos premiums se ouve falar muito do fiesta, da dupla francesa até mas do fox pouco se lembram, sorte da Volks é cidades menores que te menos opções aí fox acaba sendo uma para fugir do batido gol.

                • Fox chegou a estar no pódio depois da reestilização. E para ser sincero, acho que dos compactos de entrada da VW mercadologicamente ele é o que está melhor, por incrível que pareça.

      • paulo sergio berezovski

        Pra mim o up está de acordo com o segmento,o mobi sim é uma aberração ambulante

        • Daniel

          Vi um ontem na rua, tomei um susto tão grande que quase joguei meu carro pra calçada! hahaha…
          Um J2 ficou bem mais interessante!

          • J2 pelo menos tem 108cv e não é pelado, aeuheuaeh

          • pedro rt

            nao exagera, menos… mais facil acontecer isso qdo se ve um agile, montana, spin activ ou etios cross na rua

      • Robinho

        Cocordo em partes com vc, Sim, Up e Mobi são feios, o Ka é muito mais bonito, desses só não dirigi o Mobi, tanto Ka quanto Up achei muito bom.

        • invalid_pilot

          Já dirigiu um Uno 1.0 Fire… é igual

          • Robinho

            vixi esperava que ao menos em dirigibilidade (se é que pode existir isso em um carro deste nível) fosse boa. Então o Mobi-llete é uma desgraça.

            • pedro rt

              pode acreditar q ter um mobi e melhor q ter um ka como exemplo… pelo menos ele nao bate tudo e nao tem suspensao tao dura e alem disso peças mal encaixadas como o ford

              • invalid_pilot

                Se o Mobi tivesse versão 1.4 seria um carro bem razoável, mas com o 1.0 Fire é uma baita tranqueira – se arrasta e o motor não tem folego pra rodovia ou ladeira

                • pedro rt

                  esse e o maior problema do mobi mas sera resolvido nos proximos meses com o motor 3 cilindros

                  • MauroRF

                    Se o motor for bom e a notícia correr, ele vai crescer nas vendas. Motor bom leia-se principalmente ser econômico.

                    • pedro rt

                      espero anciosamente pelo lançamento do uno 2017 pra gente ver os numeros de potencia, torque, desempenho dos novos motores GSE 1.0 e 1.3

                  • invalid_pilot

                    Depende,se esse 3 cilindros for de comportamento semelhante aos das outras marcas, concordo.

                    Veremos quando lançar

                  • Eles vacilaram, já deveria ter lançado esse carro com motor 3 cilindros, talvez teria aceitação melhor.

              • Robinho

                vc teve azar não é tudo isso que vc escreveu, a não ser claro que vc odeie Ford. Gosto é gosto.

                • MauroRF

                  Não, Robinho, ele está certo, infelizmente. Eu fiquei com um Ka 1.5 por uma semana de locadora, o carro tinha 20 mil km e batia tanto dentro, mas tanto, que dava dó. Escola de samba ficaria com inveja. E não estou exagerando. Só discordo dele em relação à suspensão, não achei dura não, mas também não era mole. Porém, o desempenho do 1.5 nele o torna um foguetinho. E o ar gelava bem, fiquei com o carro bem no começo de janeiro, estava bem quente. Bom espaço interno. Mas a escola de samba interna desanima bem.

                  • pedro rt

                    pelo menos posso dizer do q gostei no ka, o espaço interno, cambio, desempenho, economia de combustivel e design sei q nenhum carro e perfeito mas existem aqueles q chegam mais perto do ideal q buscamos e o ka eu gostava muito antes de conhece-lo e testa-lo pessoalmente

                  • Robinho

                    É cara é complicado msm, mas o carro deve ser bom e outros aspectos pois desde que foi lançado está entre os cinco mais vendidos. Eu particularmente teria um Ka ou um HB20, mas Mobile e Up, nunca.

                    • pedro rt

                      precisa mudar seu conceito sobre oq e o up! e oq e o ka… o melhor dos 1.0 realmente e o up! independente de ser o aspirado ou o turbo

                    • Robinho

                      Porque devo mudar? (Exceto o Golf) Nem de VW eu gosto, assim como vc não gosta de Ford. Gosto é gosto.

                    • pedro rt

                      nao e questao de nao gostar e sim de ser realista, a ford tem uma falha grave na montagem de peças dos seus carros e nos plasticos internos, nao e so eu q falo isso e sim a maioria

                    • Robinho

                      Ue mas a maioria não prefere o Ka? Visto que é bem mais vendido que os outros. Eu tenho uma coisa em mente nenhuma marca é perfeita, logo prefiro o que me agrada, neste caso prefiro um Ford a um VW. Mas não discuto com quem prefere VW, ainda bem, se todos gostasse da msm coisa…

                • pedro rt

                  minha mae teve por 8 anos um ford e ele vivia dando problemas, fora q ja teve algumas pessoas na familia q ja tveram outros ford e todos davam problemas. mas a questao de acabamento do ka realmente e muito ruim, chega a ser pior q um uno ou gol

            • Edson Fernandes

              Olha, os carros melhoraram muito em relação aos seus pares mais antigos. Isso não quer dizer que é um carro voltado ao prazer na condução. Talvez quem curta uma suspensão mais dura em detrimento a rodar melhor, goste do Gol.

              O que pega para mim no segmento de compactos é mais atrelado a qualidade ou flexibilidade dos materiais empregados.

              O proprio KA tem um projeto relativamente bem executado não fosse o plastico do interior que vc vai encostado em um encosto de braço e em uma curva o plastico range. Sinceramente isso eu só constatava apenas no Gol que chamam de G4. Não imaginava que iriamos ter um carro em pleno 2016 com plastico rangendo de estar encostado e sofrer pressão. E curiosamente, o up e mobi não sofrem desse mal (e no Uno é melhor que o Mobi porque é mais silencioso).

            • A dirigibilidade do Uno é boa. O que estraga nesse quesito é apenas a alavanca de câmbio, péssima. Mas é um carro com equilíbrio interessante, uma evolução entre o duro Mille e o molenga Palio Fire.

        • pedro rt

          eu dirigi um ka por uma semana e achei uma porcaria, suspensao bem dura, acabamento batendo pra todo lado, peças mal encaixadas dentro e fora do carro

          • Robinho

            Tem três na frota da empresa que presta consultoria em TI onde eu trabalho, ninguém reclama disso. E por estar em terceiro deve ter sim suas qualidades.

            • MauroRF

              Só se corrigiram esses problemas (o que espero imensamente). O carro no geral é bom.

              • Robinho

                Cara eu não tenho, estou dando opinião de terceiros, eu particularmente gosto do carro, mas o meu objetivo é outra categoria. Mas que a Ford deve rever algumas coisas isso é fato, assim como qualquer montadora.

      • Rodrigo

        A idéia do up! é a tendência (um carro realmente compacto mas com espaço interno razoável, bom desempenho e consumo para a cidade), o problema é mesmo o preço.
        Nada diferente da VW que exagera muito em seus preços e não é de hoje.
        O Gol tem um nome muito tradicional e duvido muito que a VW venha deixá-lo de lado (ainda que a confiabilidade das últimas gerações nem de longe compara-se com as das primeiras).
        O Fox entrou no lugar do Polo apenas em preço, pois a proposta é totalmente diferente. Por mais que a VW se esforce em transformá-lo em um compacto premium, aquela “alma de pobre” dele bate na cara de quem entende um pouquinho de carros.
        Acredito que esse problema de posicionamento seja resolvido no futuro, onde (segundo especula-se), haverá up! -> Gol -> Novo Polo (no lugar do Fox). Mas fatalmente haverão modelos competindo entre si em preço, o que ocorre em praticamente qualquer segmento de qualquer montadora.

      • Sayapo

        Gosto é um negócio muito doido mesmo, Acho o Up infinitamente mais bonito que o Ka!!! Não quero dizer que meu gosto é melhor ou pior que o seu, mas o Up foi desenhado pelo Walter de Silva, ele desenhou o R8, o Alfa 156… Que bom que tenho um gosto parecido com esse mestre!!! Alfa 156 foi considerado um dos carros mais bonitos do mundo!!!

        • Jackson A

          Um bom desenhista sabe fazer algo simples, feio, complexo ou bonito para a maioria dos gostos.

          É tudo questão de… paga quanto ?
          Sem duvida ele recebeu bastante no R8, isso inspira qualquer um.

          • Robinho

            é o mesmo que contratar um bom buffet para uma festa e querer pagar o mínimo possível, vai ter o que pagar…

        • Robinho

          Walter de Silva fez bons trabalhos, mas quero acreditar que o Up! ele deixou para os estagiários, senão minha primeira afirmação está errada.

        • Cristian_Dorneles

          Não foi o Walter de Silva. Foi o um dos irmãos Pavone.

        • João Cagnoni

          Demorou pra aparecerem as “ilusões”. Designer do up é o mesmo do R8 e Alfa 156? Pode ser, mas pra mim o up continua horrível! E uma roda do R8 compra o up. Provavelmente pagaram menos pro designer e ele fez o trabalho de má vontade… hahaha

        • Fábio

          Então esse Walter Silva escorregou feio na geladeira sobre rodas. Todo designer dá suas “escorregadas” e o FeiUp! foi um. ;)

      • pedro rt

        o ka e a pior compra entre os populares ele se encaixa perfeitamente naquele ditado “bonitinho mas ordinario” o carro bate tudo por dentro com menos de 1 ano de uso fora a falta de qualidade de montagem interna e externa do carro. vc passa a mao em todos os plasticos internos e chega a ser pior q os modelos fiat e vw…

        • Alexandre Monteiro

          O meu comentário não é sobre a construção, tecnologia ou qualidade. Só comentei uma possível justificativa do Up! nunca ter deslanchado nas vendas, nem no seu lançamento nem agora (o Up! TSI até deu uma mãozinha). Diferente do Ka que hoje praticamente é o carro que vende da Ford e agora que vi nos utilitários, a Ranger parece que continua atrás de Hilux e S10, porém colou nessas duas e deixou as outras, Amarok, L200 e Frontier definitivamente para trás.
          Veja meu comentário só cobre esses assuntos, quem é melhor ou pior, definitivamente eu não tenho gabarito para definir e prefiro não opinar.

    • Mauro Moraes

      Criticado no lançamento, o Mobi parece começar a aparecer. Eu também não gostei deste citycar, mas em se tratando de carro pequeno da Fiat, não devemos desprezar as estratégias da montadora italiana. Não me admiraria se ao longo do ano o Mobi subir ao pódio. Afinal, é melhor subir aos poucos e equilibrar-se, do que ter um lançamento estrondosos e depois cair.

  • Vergonhosa essas vendas do up!. Mais vergonhoso ainda é o Mobi passar o up!. Pra mim, o up! é em tudo mais superior: motorização, segurança, ergonomia etc. Mas alguém comprou esse carro porque deve achar o Mobi “mais bonito” ou “mais barato” e vai sofrer com trocas de marchas absurdas em baixas rotações porque nunca testou o 3 cilindros do up!. Kkkk

    • Duh

      E quem comprou o up tbm vai sofrer na hora de pagar as revisões dele, nenhum dos 2 é um bom negócio.

      • Jackson A

        Exato, e como vai.

      • Pode até ser. Ambos não são baratos pelo pouco que oferece, mas se você procurar seus comparativos entre os dois, vai ver que o up! sempre sai na frente. Então isso quer dizer que ninguém lê especializada. A galera compra o Mobi porque é novidade ou coisa parecida.

        • Jackson A

          Isso é meio obvio, se 50 mil pessoas compram carros, acho que talvez só uns 1000, sendo gentil, entende realmente de carro.

          Maioria vai atras de coisas mais “simples”.

          • Por isso eu acho vergonhoso esse número de vendas do Mobi.

            • Jackson A

              Tem que ver que são carros que não combinam com o brasileiro “padrão”, pois esse só pode ter um carro e ainda é financiado, fora que tem que levar toda família.

              • Daniel

                Cara, o up leva uma familia do mesmo jeito que muitos gols, palios e celtas por ai levam as familias.
                O espaço interno é bem aproveitado para 4 pessoas (bem diferente do mobi!) e o porta-malas está na media dos compactos. Já vi varios up na estrada com familias dentro. A vantagem do up é que ele tem frente curta, ou seja, fica mais compacto externamente e facil pra estacionar.
                Mas, como a maioria decide comprar o carro pelo status ou pelo que vê, dai realmente o up parece que é super pequeno e fragil.

                Já o mobi, por dentro é beeeem apertado… o aproveitamento de espaço é bem ruim… qse uma tragedia para a fabrica que já projetou o uno em 83…

              • Gu.

                Brasileiro “padrão” vai considerar primeiro o preço, e o preço do Mobi não é tão atraente, pois fica muito próximo de outros compactos mais interessantes, provavelmente se tivesse no mesmo patamar de preços do palio fire, teria um volume de vendas mais expressivo.

        • Duh

          Sim, up vence o mobi, só que ele custa mais e é mais caro para manter aí creio que sua economia de combustível compensa só para quem rode muito. Sei que não levaria nenhum, prefiro pegar um Ka.

          • Daniel

            Já mostrei isso na conta. mesmo um pouco mais caro pra comprar, o up sai mais barato. E fiz a conta considerando alguem que roda 15mil km ano… média do brasileiro.

            • Edson Fernandes

              E os plasticos de acabamento bem aquem do proprio segmento. Ele range se ficar encostado nos mesmos (comento dos de porta mesmo)

        • João Cagnoni

          E existe especializada no Brasil? Essa semana eu comprei uma revista Auto Esporte depois de muito tempo, o conteúdo é um verdadeiro lixo.

          • João, eu considero a 4 Rodas a “Galvão Bueno” das revistas. Muita coisa sem sentido, mas mostra bem mais coisas interessantes que seus críticos. Que nem os críticos do narrador global. Ele dá suas escorregadas, mas bem menos dos que os criticam.

      • invalid_pilot

        Comparar o Fire com o EA 211 é sacanagem.

        Concordo que a VW tira o couro nas revisões semestrais, mas a tocada do Up! (mesmo aspirado) é muito mais convincente que do Fire, fora espaço interno melhor.

        Acho o Onix 1.0 melhor opção pra quem quer gastar nada e ter um carro com mecânica de padaria, ao menos tem maior espaço que o Mobi e nas promoções da GM custa a mesma coisa

        • Daniel

          Levei a Meriva dos meus pais pra fazer revisão esses dias, e, claro, muito onix e prisma na concessionaria… conversando com alguns donos, todos estão super-satisfeitos com o carro.
          Acho que a GM acertou bem no que o cliente quer. Eu mudaria algumas coisas: motor mais moderno, (não que eu não goste dos F1, acho-os muito bons até, e de manutenção simples e barata, mas, acho que “já deu”, né?), farois com dupla parabola (cara, deveria ser obrigatorio isso de farol baixo separado do farol alto! faz muita diferença a noite!) e bancos bipartidos com cintos de 3 pontos e encostos de cabeça pra todos!

          • invalid_pilot

            Ainda acredito que grande parte do Sucesso do Onix se da pelo motor velho. Que apesar de manco, acho melhor que o Fire 1.0 que pra mim, hoje, é disparado o pior motor a venda no Brasil.

            • Assuero Queiroz

              Esse Fire 1.0 + MT5 é o pior powertrain que já possuí. :(
              Principalmente no Uno way que tem as relações de marchas encurtadas.

              • pedro rt

                esse e o maior e pior problema do mobi, de resto ele provou ser um otimo carro de entrada e urbano como e a proposta dele. se tvesse dinheiro preferia comprar muito mais ele do q um ka ou qualquer carrinho chines ou coreano “falo do picanto” no msm segmento como exemplo

              • Edson Fernandes

                Atualmente. Os 1.0 fire que equiparam o Uno lá em 2000/2001 tinham um acerto muito interessante e eram bem economicos. Essa necessidade de ter uma potencia superior aos rivais que foi ferrando ainda mais o mercado dos 1.0.

            • pedro rt

              o onix com motor 1.4 e bom pro uso na cidade e de vez enquando na estrada, mas o 1.0 e fraco, mas msm assim ainda e melhor q os velhos 4 cilindros da fiat, vw e ford

              • Por isso talvez não tenha Ford 1.0 com 4 cilindros. Se for assim fala que ele é melhor que o AP e o AE, como se isso fosse argumento de compra para quem vai na concessionária hoje.

            • Você acha que o Onix venderia menos se tivesse motor moderno? Para mim isso é irrelevante. Os que não levam pelo motor velho devem empatar com os que levam por esse fator. E o Kappa está aí há quanto tempo sem mostrar problema na durabilidade?

      • Daniel

        Já calculei aqui nos comentarios uma vez… o up! sai bem mais barato que o mobi. Ele se paga em economia de combustivel!

      • Snoop Dogg

        amigo desinformado, o Vw Up! tem o MENOR custo de reparabilidade do mercado.

        • automotivo

          Reparabilidade não é manutenção.

    • Daniel

      Tão comprando o Mobi pq é lançamento…
      E pq tem muita gente que nunca foi em outra concessionaria que não fosse FIAT…
      Conheço uns teimosos desses… na hora de comprar, só olham as opções da FIAT… vai ter mau gosto lá na…. India!

      • tiago

        Assim como tem muita gente que só vai na toyota, vw, gm etc.
        Se a marca fideliza o cliente palmas pra ela.

        • Daniel

          pior que eles vão pq são teimosos e tapados… pq a marca só faz coisa ruim, manutenção ruim, etc. Outros nunca experimentaram nada melhor…

          • pedro rt

            concordo qdo se fala de muitos modelos da marca, mas o problema do mobi nao e a qualidade e sim o motor, o carro e bom, tem boa estrutura mas nao tem motor 3 cilindros qdo tver, ai vai estar em pe de igualdade com o up!

            • Daniel

              Cara, discordo. Acho os carros da FIAT muito vagabundos, duvido que o Mobi tenha a mesma nota do up no crash test. E, sim, acho que os defeitos de qualidade dos FIAT são um pouco maiores do que a média do segmento.
              Não vai ser o motor 3 cilindros (que só vai ter 6 valvulas!) que vai salvar o Mobi… o aproveitamento de espaço é ruim, a estrutura não tem motivo pra achar que é boa (a do uno e palio, que teoricamente são carros de “categoria superior” se sairam muito mal, e ele deriva dessa mesma jurassica plataforma)

              • pedro rt

                a plataforma pode ser mais antiga e herdada do uno mas estrutura do mobi e nova e mais resistente, a fiat falou q ia mudar tudo na construcao dos seus carros a partir do momento q lançasse o toro q foi o seu 1° novo carro dessa nova geracao de modelos. e o msm vai ser feito com o proximo punto, ele pode ter plataforma de palio mas toda a estrutura sera do renegade

          • Edson Fernandes

            Mas Daniel, se as pessoas são fidelizadas, indica que elas tem bom atendimento… não é possível que seja só porque o avô disse para ter Fiat.

            Se fosse assim, eu só teria FIat…rs Só que minha familia gosta de provar algo diferente e só meu pai no seu terceiro Siena (sem contar outros da marca) insiste nessa.

        • pedro rt

          pois e, e pode acreditar com toda a sinceridade, prefiro mais comprar um mobi do q um ka, j3, qq, gc2… picanto…

          • Mas ainda tem muitas opções além dessas: Uno, Palio, up!, Gol, Onix, March, Clio, Sandero, Classic (Esse saiu de linha?), Sandero…

      • Alexandre Monteiro

        Não é pq é lançamento não, basta ver que o UP! nunca vendeu bem, no lançamento então foi um fiasco, o carro é muito bom, talvez o mais acertado da categoria, porém a VW é muito ruim em saber posicionar seus produtos dentro do próprio portfólio. A pessoa entra em uma CCS VW e na hora de assinar o cheque prefere o Fox, a VW perdeu a oportunidade de vender um produto melhor e perdeu ainda mais, que foi em colocar na mão do consumidor um carro mais moderno e que este faria propaganda para outros, o brasileiro compra muito carro baseado no boca a boca, o público desses carros de entrada então nem se fala.

    • Snoop Dogg

      Mobi passando o Up! mostra que brasileiro não entende N-A-D-A de carros, por isso as montadoras deitam e rolam na nossa cara.

      • Caio Ferrari

        Ninguém entende nada de nada. Trabalhei com áudio por muito tempo e assisto pessoas desfilando na rua com seus fones Beats e Bose que custaram muito mais caro do que um fone superior da Sennheiser, Grado ou Audio Technica. O mundo é assim. O publico geral não é especialista e as empresas não estão preocupados com os especialistas. Eles não enriquecem ninguém.

        No caso do automóvel, existe o fator subjetivo do design e da sensação ao dirigí-lo. Eu já dirigi carros excelentes de ficha técnica mas que eu detestei estar dentro. Não me senti bem.
        Os fabricantes também investem nisso.

        No final, o importante é que cada um compre o carro que lhe satisfaça.

  • Vinícius de Oliveira

    Gol ta vendendo bem

  • Resendemaster

    Cadê 208 nessa lista? Pra mim é melhor compacto nacional com melhor motor, acabamento e design desse segmento.

    • Luciano Mentz

      208 não vende 1300 unidades no mês, imagina na quinzena. É um ótimo carro, mas a Peugeot está pagando pelo péssimo pos-venda que sempre teve.

      • Resendemaster

        Pra mim é sinal que brasileiro não sabe comprar carro. Prefere comprar um Onix com motor jurássico e pesado do que um 208 mais sofisticado e moderno. Pra mim isso não tem a ver com pós venda,é falta de visão e preconceito mesmo.

        • RSRX

          é burragem mesmo. Brasileiro não sabe escolher carro, nem político, nem nada

          • pedro rt

            oq se pode esperar de um pais q nao se investe em educacao? povo sem educacao e povo sem conhecimento, sabedoria e cultura de saber oq e bom, e triste isso… nossa realidade cotidiana,.. aqui se da mais valor a futilidade e inutilidade do futebol do q a qualquer outra coisa q leve nossa vida realmente pra frente

        • automotivo

          Poderia montar uma consultoria, iria ganhar rios de dinheiro.

        • Rodrigo

          Seria interessante ver esses números subdivididos por localidade (ao menos diferenciando capitais / interior), daí sim teríamos a real dimensão da preferência. E não simplesmente jogar que “brasileiro é burro”.
          A grande maioria de compradores não vai atrás apenas do modelo de preferência, mas sim o que vem junto (valor de seguro, manutenção, rede autorizada, etc.). Na minha opinião Peugeot e Citroen não deixam nada a desejar para GM / Fiat / Chevrolet, o problema é que a rede é muito pequena E poucos, em sã-consciência, comprariam um carro tendo que viajar centenas de quilômetros pra fazer uma simples revisão. Esse é o problema de marcas menores.

          • pedro rt

            toda capital tem numeros e modelos bem diferentes na preferencia do publico se comparados ao interior… concerteza a fiat e a vw sao lider de vendas no interior e a chevrolet e hyundai nas capitais

            • Lembro que o Fox era o carro mais vendido de Sampa quando o Gol era rei. Depois foi o HB20 ou o Onix, não lembro. Mas é exatamente isso: Talvez o 208 venda tanto quanto as versões 1.4 do Onix, 1.5 do Ka, 1.6 do HB20… Mas os números são inflados pelas sua versões 1.0… O que significa que tirando essa versão, a preferência do “brasileiro burro” pode ser só teórica.

        • Daniel

          Cara, tem a ver com o pós vendas sim.
          Eu fui contra tudo e todos e comprei um Citroen C4 1.6 em 2012… gostei tanto do carro que em 2014 fui lá e troquei por um C4 2.0 em 2014, segundo pesquisas, o penultimo 2.0 automatico do estoque da fabrica.
          Pagava caro nas revisões e sempre estressava um pouquinho (acho ridiculo eles quererem que vc deixe o carro o dia inteiro só pra eles trocarem oleo e filtro em revisões basicas que beiram os 1000 reais), mas, relevava… o conforto e desempenho do carro “compensavam” isso.
          Mas, dai, o cambio deu pau… 28 dias sem o carro pra eles mandarem fazer uma meia sola… mentiras dos consultores pra lá e pra cá… e nenhum carro reserva… ou seja, Baita prejuizo alugando carro do meu proprio bolso… ainda tive problema de coluna por conta da tranqueira que é o gol… peguei o carro, e… e…. o cambio voltou pior do que antes! Foi pra concessionaria denovo e mais 30 dias eu tendo que pagar aluguel de carro do meu bolso.
          Ou, seja, uma bela B¨¨¨¨¨¨¨¨ o pós-vendas da Citroen. Tava empolgado pra pegar um C3 aircross automatico ou 2008 automatico pro meu pai… resultado? Podem ter o melhor carro do mundo. Já era… perdeu a confiança!

          Por outro lado, na GM sempre fomos bem atendidos, pelas concessionarias e pela propria fabrica (que quando a concessionaria fez besteira na revisão a GM acompanhou o caso até a solução – que foi a troca do motor por outro novo! E isso em 10 dias, e me deixaram com um carro superior ao meu durante esse periodo!)
          Se eu volto a comprar GM? Fácil.
          Citroen(Peugeot)? De graça eu ainda fico desconfiado!

          E isso eu e varios outros clientes que eu encontrei em concessionarias da Citroen… varios deles só esperando resolver o problema pra passar o carro pra frente…

          • João Cagnoni

            Daniel, sei que já falamos sobre isso, mas o que aconteceu quando seu câmbio “deu pau”? Ele patinava ou só travou em terceira? Eu não faço manutenção em concessionária, quando meu câmbio abriu o bico fiquei só 2 dias sem o carro. Como você costuma comprar 0km, acho que você tem bala pra um DS4 ou 3008 semi novo. Fazendo manutenção em outras oficinas você se livra da Citroen, e pelo menos aqui em SP terá dezenas de ótimas oficinas especializadas. Com exceção do AL4 os carros da PSA são bastante confiáveis.

            • Daniel

              Cara, tava de ferias e pegando umas estradas por ai! hehe

              Mas sobre o problema no cambio, ele começou dando uns trancos entre a 2a e 3a. Não era sempre, mas foram ficando um pouco mais constantes e perceptivos. Um dia, na hora de fazer uma ultrapassagem, pisei fundo e ele deveria reduzir pra 2a, foi ai que travou em 3a e acendeu o SERVICE no painel e o aviso no computador de bordo de “falha na transmissão automatica”. O cambio não respondia mais a alavanca, e fui tocando até o destino apenas em 3a.
              Depois de desligar o carro e ligar denovo, ele “voltou ao normal”, levei na concessionaria e já ficou “apreendido”. 28 dias depois devolveram o carro e sai com ele, direto pra estrada, o cambio super suave, parecendo cvt, trocas imperceptiveis, até que precisei parar, dai ele deu um coice da 2a pra 1a. E ficou com esse coice, as vezes maior, as vezes pior… até o dia que ficou completamente doido, desengatando marcha, trocando loucamente e travando em 3a denovo… dai estava seguindo com o carro em 3a e ele jogou uma primeira… imagina o tranco! Mais 30 dias, muita briga e uma caixa nova e agora tá aparentemente normal (as vezes dá um tranquinho e já me preocupo, mas depois para)
              Mas o que mata é o pessimo atendimento da Citroen, que te deixa completamente na mão!

              Você sabe que eu não sou jogador pra comprar carro usado, ainda mais um desses, que, se vier com um probleminha no cambio ou outro probleminha eletronico, as vezes o reparo é mais caro que o carro.
              Carro assim vc tem que ter durante a garantia de fabrica, nem que tenha que colocar na justiça.

              E, eu não sou do tipo que consegue passar um carro com defeito e “ficar de boa”. Esses dias mesmo vendi baratinho a Meriva capotada (do acidente de 2008, demorou pq ainda estamos na justiça, dai precisou de pericia e aguardar liberação do juiz), mas vendi ela baixada. Muita gente me perguntou pq não arrumei pra vender, ou pq não vendi documentada pra alguem arrumar. E, como é que eu ia conseguir dormir sabendo que tinha uma familia desavisada andando num carro “salvado”?

              O dia que for vender meu C4, vou passar todo o historico para o proximo dono, o problema com o cambio, a troca, etc…
              Sei que o carro é muito bom, potente, equipado, etc… mas, eu não tenho mais o minimo prazer de levar meu carro numa concessionaria Citroen, e, como não vou abrir mão da garantia (e nem arriscar deixar um carro todo cheio de eletronica na mão de um mecanico sem treinamento, e que não possa oferecer a garantia), provavelmente vou acabar trocando o carro.

              • João Cagnoni

                São 2 situações diferentes. No caso do novo, você paga 80 mil no carro e pensa que o reparo sai de graça. No caso do usado, você paga 30 mil no carro, depois paga 5 ou 6 mil reais pra fazer o câmbio inteiro (no meu caso foram só 2 mil a reforma parcial). Por incrível que pareça, a Citroen (e a maioria das marcas) terceirizam todo o serviço de câmbio. A manutenção não é feita na concessionária, aqui em SP eles enviam tudo para uma oficina chamada PatPaulicéia na Vila Leopoldina, por isso demoram pra te dar um status. Eu nunca gostei de ficar refém de uma concessionária, até quando comprei carro 0km só fiz a primeira revisão em concessionária. Com um carro usado, qualquer manutenção que preciso fazem no mesmo dia ou até mesmo na hora, sendo que no pior dos casos (câmbio) levou uns 3 dias. Quanto ao tranco na primeira, foi o “estopim” que me fez fazer o câmbio, exatamente igual o seu. O problema no meu caso era na chave seletora, uma peça de 300 reais comprada na própria Citroen, que informa a marcha atual do câmbio para a central. Isso também gera o código de falha que trava em terceira. Quebra na hora se você pegar alagamento ou chuva forte com algum dos defletores de baixo ou parabarros com má vedação. Dizem que se limpar os conectores volta a funcionar, mas no meu caso eu troquei. Infelizmente muita oficina condena o câmbio inteiro quando essa peça apresenta defeito. As outras marcas não são mil maravilhas como as pessoas costumam espalhar por aí. Ninguém entende quando eu falo isso, mas você que também tem um C4 já deve ter entrado em Corolla ou Civic recentemente com a sensação de que os carros são muito simples e apertados (e amarrados para os Civics). Se quiser sair da Citroen, acho que você vai precisar partir no mínimo um Golf VII ou um Nissan Altima pra não sentir que ta em um carro pelado. Vale a pena?

              • João Cagnoni

                Ah, e mais uma coisa… Nos últimos 3 meses, meu carro queimou 1 lâmpada (R$35) e precisei lubrificar as pinças de freio (coisa de carro velho, mas deu R$60). Já está com 130 mil km, o câmbio está igual um CVT com as palavras que você usou. Não estão pagando nem 30 mil nos C4, acho que o meu vale uns 25. Não vendo esse carro por nada. Sei que não consigo nada novo custando menos de 100k. Dá vontade de rir com o “Civic Touring” por 125 mil que não tem a maioria dos equipamentos do C4.

              • João Cagnoni

                Mais um comentário (agora são 3). Concordo com relação ao que você disse sobre “passar o carro”, infelizmente isso é muito comum, é o tipo de mal comportamento em que a pessoa pensa que é normal porque todo mundo faz. Não é normal.

                • Daniel

                  João, já falamos anteriormente sobre isso (dos outros comentarios que sumiram daqui).
                  Sua realidade de uso de carro é bem diferente da minha. Você roda pouco. Eu, só esse mês, já rodei 5mil km com o C4 e mais 1,5mil km com a Meriva do meu pai! Quando pego estrada, é 1100km de uma vez, preciso de um carro 100% confiável, e essa não é a realidade de carros usados (ainda mais quando não temos controle sobre o usuário anterior!).
                  Só pra ter uma ideia, a Meriva do meu pai é unico dono, todas as revisões na concessionaria (os preços na GM não são abusivos, pago “satisfeito” pelos serviços que sempre foram bem feitos), sempre que levo o carro pra revisão a Meriva é elogiada (está muito conservada!)
                  Dessa ultima vez, gastei 1800 pra fazer manutenção (troca da termostatica, bomba d’agua, cabos de vela, velas, etc. Como para a troca da termostatica tem que tirar as correias, já coloquei novas pra aproveitar, mesmo que a troca delas seria só daqui a 20mil km e adiantei em pouco menos de 1000km a revisão dos 80k)
                  Ficou redondinha de mecanica, economica e até um pouco mais forte. Zerada! Confiável? Dai, no meio da viagem, começou a trepidar acima dos 130km/h e a puxar pra esquerda. Fui analisar: amortecedor dianteiro esquerdo estourado. Pra trocar? R$1100,00 só os dianteiros.

                  Depois da barreira psicologica dos 60mil km já gastei com troca de discos, bateria, bobina, essa manutenção de bomba d’agua e valvula termostatica, amortecedor, etc… só de corretiva passou dos 5mil. Daqui a pouco tem que trocar pneu…
                  Pro caso do uso da minha mãe, que cuida do meu pai com Parkinson, a confiabilidade do carro já não está atendendo. Quando deu pau na bobina, foi num Domingo a tarde, teve que voltar de guincho pra casa e depois pegar guincho no dia seguinte pra levar pra concessionaria. Olha o transtorno!
                  No meu caso eu posso até me virar melhor, se precisar guinchar o carro, pegar um taxi ou alugar outro carro, etc… mas, “e o transtorno?”
                  Compro carro novo, cuido direitinho, seguindo manual de manutenção preventiva, na concessionaria com peças originais, etc. É pra ter um carro 100% confiável, que não me deixe na mão!
                  Esse problema com a Citroen foi o primeiro problema que tive de defeito grave de fabrica.
                  Na GM tive só probleminha do sensor TPS (que foram trocados em 2 Meriva 1.8 e num Corsa 1.4), todos eles foram resolvidos ali na hora. E o problema da vela errada que detonou um motor, mas deram toda a assistencia e buscaram atender da melhor forma (carro reserva de categoria superior, motor novo 0km em 10 dias!, carro entregue até com cristalização de pintura, etc)

                  Minha ideia era preservar o C4 até a placa preta, mas vai ser muita dor de cabeça manter esse carro em padrão original impecável.
                  Até o Gurgel Br800 1989 é fácil de manter sem dor de cabeça.

                  • João Cagnoni

                    Sim, é verdade. Vou evitar falar sobre carros novos/usados pois a conversa vai longe. Estou vendo seu caso de outra perspectiva, mas vou relatar o que eu acho que faltou nessa equação pra fechar a conta. 1- Não dá pra comparar uma Meriva com um C4. A Citroen não tem nenhum carro parecido, acho que o mais próximo é o C3 Picasso, mas ainda assim é diferente. 2- Seria justo comparar o C4 com o Vectra GT ao invés da Meriva. A manutenção do Vectra não é nada barato. E os 4 cilindros do Vectra bebem mais que os 4 dedos do Lula. 3- Quanto teria saído a manutenção no C4 ao invés da Meriva? Acho que a mesma coisa ou talvez um pouco a mais. Fora de concessionária você (eu) faria por menos de R$1000 usando peças originais. 4- Bateria você vai gastar em qualquer carro, é questão de sorte e principalmente condições climáticas. Nunca troquei a bateria do meu desde que peguei, nunca uma bateria durou tanto comigo. 5- Eu também acho caro, mas R$1100 no par está na média da categoria e são mais baratos que várias marcas (ex.: VW/Jetta, Nissan/Sentra). Não lembro o preço de outras marcas. 6- Eu não entendo a cabeça de dono de carro japonês que não fala pra ninguém quando o carro dá problema. Tenho diversos amigos com Civic e Corolla. Esses carros quebram SIM suporte de motor igual o C4. Eles também dão problema no câmbio, embora mais dificilmente. Também dão problema na bateria. Os motores são igualmente duráveis. O Corolla frequentemente dá problema nos bicos injetores e custam um absurdo, além dos freios terem desgaste acentuado. O câmbio do Civic não é tão bom igual o Corolla. Essas concessionárias empurram sim serviços desnecessários. E cobram caro. O atendimento é melhor, mas a facada vem da mesma forma, algumas vezes até pior. A grama do vizinho parece sempre mais verde. Converse com pessoas de confiança que tenham um carro do mesmo nível do C4, verá que só mudam os problemas. O difícil é que dono de carro japonês gosta de ir na concessionária, afinal foi o único motivo de ter comprado um carro sem nenhum conteúdo. Experimente dizer pra um dono de Corolla ou Civic que o C4 é mais seguro (e é mesmo), eles não vão te deixar terminar a frase, pois pensam que as marcas japonesas constroem carros lá em Marte com aço marciano onde tudo dura mais que aqui na Terra.

                    • Daniel

                      Acho que não fui muito claro. Quando citei o caso da Meriva, foi pra mostrar que, um carro unico dono, com tudo original e bem cuidado, depois de um certo tempo/quilometragem começa a perder a confiabilidade e dar despesas altas e “não programadas”. Ou seja, se um carro que peguei 0km e cuidei bem quando passa dos 4 anos/60mil km já não é tão confiável, imagine pegar um carro de alguem que eu não conheço e não sei como cuidou?

                      E, sim, estou ciente que Corolla, Civic, Cruze e cia tbm dão defeitos. Mas a questão é: quantos insatisfeitos com o atendimento Toyota/Honda/Gm tem por ai, e quanto insatisfeito com o atendimento da Citroen? Proporcionalmente, (até pq Citroen sempre vendeu menos), é muito mais gente insatisfeita com o ATENDIMENTO da citroen (todos elogiam os carros, até ter algum problema e sofrer para a assistencia).

                      E, comprar um carro, ainda mais pra quem usa pra valer, é muito mais do que simplesmente ter o carro. Tem que manter e ter confiabilidade nele.

                    • João Cagnoni

                      Entendi… Mas quero dizer que quando o mesmo problema acontece na Citroen ou Toyota o cliente tem reações diferentes, pois a mídia nos ensinou a ter um pé atrás com as francesas. Minha irmã por exemplo não consegue resolver um problema de partida no Corolla que foi comprado 0km e sempre fez revisões em concessionária. O carro só funciona na segunda ou terceira tentativa, o carro é 2012 (eu acho novo). Se fosse na Citroen teriam descido o pau. Quando ela dirigiu o meu carro da primeira vez, saiu espalhando pra família que não gostava da Citroen pois meu carro era muito baixo e a posição de dirigir não era boa como o Corolla, mas descobri que ela não usou a regulagem de altura do banco (eu tenho 1,88m). Isso sem contar quando ela disse que o carro era lento, mas fui ver e ela tava com o modo neve ativado. Depois de um tempo ela sentiu falta do sensor dianteiro no Corolla, agora ela recebeu um orçamento de 6 mil reais da Toyota pra tirar um RALADO do parachoque. Sim, um ralado que não amassou e nem quebrou nada. Minha outra irmã tem um Etios 1.3, diz que o carro é muito completo e anda bem, e não vai comprar outro carro que não for japonês. Quando comprei o C4 um amigo que tem um March disse que eu deveria ter comprado um Versa 0km. Consumidor é um bixo curioso.

                    • Daniel

                      Um carro dar problema depois de 3, 4 anos não é nada anormal (eu mesmo citei o caso da Meriva). O problema é qual a solução dada e qual o atendimento. Se a Toyota não resolveu, incompetência dela! (agora, isso ficou só no ambito de concessionaria ou a fabrica já foi acionada?)

                      Sei bem o que é o pessoal reclamar com preconceito (frances é lixo, toyota é carreta, etc). Mas, posso falar com conhecimento de causa (e R$9000,00 a menos na conta gasto com aluguel de carro) que a Citroen não atende bem seus clientes. E é claro que isso vai impactar na venda e até mesmo na desvalorização dos carros. Vc e eu sabemos que o C4 é um baita carro. Mas, vc sabe que a manutenção dele é acima da média do segmento(basta olhar a tabela de revisões a preço fixo) as peças são caras e nunca tem na concessionaria. E a assistencia que a fabrica dá é zero.

                      Vamos pegar um Corolla Gli CVT por conta da isenção de impostos para o meu pai e por saber que a assistencia tecnica vai ser mais tranquila que a Citroen. (mesmo eu achando que o C4 Lounge origine é mais potente, equipado, etc – e agora vai vir com o THP!) Não vou deixar minha mãe passando raiva pra fazer uma simples revisão…

                    • João Cagnoni

                      A Toyota respondeu que é “característica do carro”, e ficam empurrando desta maneira. As peças do C4 não são caras, estão dentro da média. Qual peça você achou caro? Aqui em SP a maioria das peças tem pronta entrega, mas quando preciso encomendar demora uns 3 dias. Não sei se você assiste os vídeos do ADG, mas veja que ele tem enfrentado muita demora na entrega de peças da Toyota. Novamente, se fosse na Citroen, teriam feito bem mais barulho. Entre Corolla GLI e C4 THP não faz sentido optar pelo Corolla. Sua mãe poderia comprar um sedan compacto, vai ter os mesmos acessórios e economizar uma boa grana.

                    • Daniel

                      Caixa de cambio: R$24.000,00
                      Lanterna traseira de neblina: R$400,00
                      Revisões são praticamente o dobro das do Corolla.

                      Como eu disse: carro por carro, ia de C4 THP sem pensar muito.
                      Mas, e o pós-venda? Consultei alguns amigos próximos com Toyota e pelo relato deles, o atendimento é bem satisfatório, alguns até saíram da Honda pq acharam o atendimento da Toyota melhor.
                      Além disso, o Corolla 1.8 é bem economico (coisa que o THP não é)

                      Sobre sedan compacto, além de serem menor (e com isso menos conforto), me fale de algum com motor de 144 cv, 18,4 Kgfm, cambio CVT, 5 airbags e freio a disco nas 4 rodas. Ah e farol dupla parabola, isofix, encosto de cabeça e cinto de 3 pontos pra todos.

                      Sim, é bem pelado do resto, mas, no basico tá bom.

                    • João Cagnoni

                      Certo, mas quanto custam uma caixa de câmbio e uma lanterna traseira de neblina do Corolla e do Civic? Em terra de City custando um absurdo, o Corolla GLI realmente é uma boa opção.

                    • Daniel

                      Não sei… quantos Corolla e Civic precisaram trocar a caixa de cambio?

                    • João Cagnoni

                      Vou te mostrar opiniões REAIS de quem comprou Corolla e descobriu que o carro dá problema igual todos os outros: “Após realizar aparentemente um excelente negocio, substituindo o meu New Focus pelo Toyota Corolla, infelizmente fui obrigado a reconhecer que a troca não foi tão boa assim. Com menos de um ano de uso e praticamente sem utilizar o veiculo diariamente, verifiquei vários defeitos de fabricação.” + “Me custou muito caro para ajeitá-lo. Foi preciso trocar uma infinidade de peças. Tive que refazer toda a suspensão. Não se pode vacilar em curvas, suspensão muito mole, prejudica significativamente a estabilidade. Pastilhas de freio duram pouquíssimo, e olha que dirijo sempre a baixo de 3mil giros.Bicos de injeção eletrônica sempre dão problema gerando perda de potência.”. Já que você me perguntou quantos Corolla e Civic precisaram trocar a caixa de câmbio, vou te perguntar quantos C4 precisaram trocar os bicos injetores? Quantos C4 deixaram de bater por causa dos discos maiores que esses os outros 2? Quantos acidentes deixaram de acontecer por causa do Xenon direcional? Quantas multas deixou de pagar usando o limitador de velocidade? Quantos arranhões deixou de dar no carro por causa dos sensores dianteiros? Quantas esposas enxeram o saco que o ar tava gelado demais no Corolla pq não tem dual zone? rsrs… Vale lembrar que o C4 da geração anterior (o nosso) humilha o Corolla e Civic no crash test. Algumas peças do C4 são sim mais caras, principalmente porque são de melhor qualidade. O capô é de alumínio, as palhetas são aerotwin, o parabrisa tem sensor de chuva, os discos de freio e pastilhas são bem maiores…

                    • João Cagnoni

                      Ah, e tem mais… Corolla vem com Bridgestone 205/55, C4 Pallas tem Michelin 215/55. Quem fala que dá no mesmo nunca teve pneu Michelin no carro.

          • Edson Fernandes

            Eu já tenho de acordo com minha experiencia, muitas coisas boas para falar da Citroen. Mas eu tinha um C3 1.4… bem diferente do C4 que sempre teve uma falação muito grande dele.

            Eu em 2012 / 2013 tentei encontrar um milagre de um C4 hatch 2.0 exclusive que diziam vnder por R$45000 e eu só encontrava por R$60000…

            • Daniel

              45 mil no exclusive só se fosse algum usado de test drive… Mas sei de quem pagou 54mil num exclusive 0km 2012, mas foi em 2013.
              Em novembro de 2012 eu comprei um GLX 1.6 por 49990 com taxa 0.
              O Tendance 2.0 Automatico 13/14 que comprei em jul/2014 foi 58mil. Na epoca queria um exclusive pack tech, mas os unicos 2 2.0 disponiveis (no estoque da fabrica) eram tendance, um prata e um preto. Fiquei com o prata.

        • MMM

          Aí que tá. Não sei o mix entre 1.0 e 1.4, mas este segundo motor, mesmo sendo jurássico, tem bom desempenho e bom consumo. Além de que o povo vai na padaria consertar carro e tá tudo certo. Nesse segmento muita gente evita coisa sofisticada e moderna, pois acha que vai pagar mais caro depois.

          • Edson Fernandes

            Sem contar que a Chevrolet consegue vender o Onix 1.4 LT por um preço hoje a que as outras cobram em motores 1.0.

          • Sinceramente? Duvido que alguém leve o carro pelo motor ser antigo, mas APESAR do motor ser antigo? Lembra do “brasileiro não gosta de motor 16V”? Pois bem, Honda e Toyota nunca venderam outra coisa aqui.

            • Ernesto

              Realmente, muitos não sabem exatamente qual o motor do carro. Exemplo? A VW com o 1.6 8v e 16v. Só os mais atentos sabem qual versão tem tal motor. E quanto a Honda e Toyota, se não me engano, eles nunca fizeram propagando dizendo que seus motores são 16v. Se lá no começo havia preconceito quanto aos 16v, por que divulgar, não é mesmo?

              • Exatamente esse o exemplo que uso! Perfeito! “Ah, mas brasileiro não gosta de motor 16V”. Isso nunca pesou para Toyota e Honda… E quer saber? Nem para Clio e Sandero!

        • DGA

          Tem a ver com o pós venda sim, que por sinal é realmente péssimo! Só como referencial eu te cito uma colega de trabalho que está esperando um para choque traseiro do 3008 a mais de um ano.

        • pedro rt

          o 208 ta crescendo em vendas, ja e o vice lider do segmento compacto premium, ta em 33° lugar esse mes

      • pedro rt

        pelo contrario, o 208 e bem aceito no mercado e ate valorizado no mercado de seminovos, ele tem crescido bem nas vendas com esse novos motor 1.2, e o c3 ta começando a sentir o reflexo desse bom resultado tmb

      • Hugo Borges

        O carro é ótimo, acabamento, estabilidade, motor 1.5 ótimo pra cidade, isolamento acústico um pouquinho melhor e muitos mimos mesmo na versão Active. O problema é o pós-venda, estão querendo me cobrar R$860 por uma revisão básica, óleos e filtros, 20mil km.

        • Edson Fernandes

          Infelizmente é o preço carissimo de revisão deles mesmo.

        • Caramba, lembro que meu 206 tinha revisões bem na média do segmento!

        • Lucas Miranda

          Mas a revisão recomendada, você pode fazer a básica que custa bem menos, e os demais fazer fora, (Alinhamento e Balanceamento mesmo custa 2x mais na css)

          • Hugo Borges

            Sim Lucas Miranda, foi erro meu, liguei novamente e consegui mais barato. Obrigado.

    • Duh

      Se pensar não vende tão mal, Peugeot tem bem menos css que as tradicionais.

    • pedro rt

      nao e mais tao bom assim depois daquele vergonhoso crash test q recebeu so 2 estrelas… mas ele ta crescendo bem em vendas e ja e o vice lider de vendas dos compactos premium, atras apenas do FOX, ele esta em 33° lugar nesse mes, o c3 ta crescendo tmb em vendas depois q recebeu o motor 1.2

    • Uma pergunta: Segurança não entrou na sua avaliação?

      • Resendemaster

        Entra sim. Mas, Onix, Uno, Palio , Sandero foram testado no crash test? São capazes de serem bem piores e levar zero estrela do que 208.

        • Sim, todos os citados foram. E nenhum deles é concorrente do 208. Mas curiosamente, alguns que são ou não concorrentes do 208 mas que obtiveram notas melhores não entraram na sua comparação: Étios, HB20, up!, Ka e Fiesta.

  • Lucas

    Mobi é um lixo completo. Na minha cidade (Belém), até hoje, vi apenas uma unidade na rua. Não se compara de forma alguma ao UP!, que o supera em TODOS os quesitos possíveis e imagináveis.

    • Jackson A

      Não supera em todos.

      Ele perde em manutenção, pois é mais complicado.
      Perde em revisão, pois é mais caro.
      E em estética para alguns.

      • AugustoSeide

        uahsuahsuahsuahu.. manutenção mais complicada pro mecânico de fundo de quintal, que só sabe consertar fusca e belina.

        Não consigo entender o consumidor brasileiro (tudo bem que muitos desses Mobi vendidos são para empresas, a Fiat é muito forte na venda CNPJ), o UP! venceu TOOOODOS os comparativos contra o Mobi, mais muito folgado todos eles, o os caras escolhem o Mobi..

        Nós merecemos os carros que temos, falem o que quiser, essa é a verdade.

        • automotivo

          Vc acho q quem compra up também vai passar o resto da vida fazendo revisões em CSS? Talvez vc., mas não a grande maioria.

        • Jackson A

          Inocente demais.

      • Snoop Dogg

        VW UP! tem o menor custo de reparabilidade do mercado, um carro ja aprovado em solo europeu, enquanto o mobi eh apenas um projeto de uno mais pelado.

        • Jackson A

          não falei de reparabilidade.

      • Daniel

        Ah, é mais complicado pra trocar a correia, que vc faz (alias, paga pra alguem fazer!) a cada 120mil km…. tá, vou desistir e comprar um mobi, que gasta muito mais e tem que trocar a correia a cada 60mil km…

        • Jackson A

          Quem falou pra desistir de comprar algo ?

          Falei apenas que não supera em todos.

          Quem decide se algo faz ele desistir de uma compra é o cliente, apenas citei os fatos.

          • “Fato” não. Você citou sua opinião, que é lógica e faz sentido. Mas não há nenhum estudo que compare o custo de manutenção ao longo do tempo no up! e no Mobi. Pode ser que a manutenção do up! seja mais cara, mas menos frequente. Logo, não é fato. Curiosamente, meu histórico com VW e Fiat aponta exatamente isso: A italiana tem na média manutenção mais barata e mais frequente. Nunca avaliei se empatava ou não, essa é a apenas minha experiência.

      • “Manutenção mais complicada”. Isso para mim é mito. Até parece que estamos falando de um hibrido, e que a cada 20 mil km você manda fazer o motor. Ele não tem NADA que outros motores não ofereçam a mais tempo aqui.

        • Jackson A

          Se vc, um especialista em mecânica está falando isso, quem sou eu pra questionar.
          Apenas repassei do mesmo modo que o adg falou.

          • Hehehe… Esse é o país da carteirada. Não importa o que se diga, pode ser o mais absurdo possível, mas se um pistolão falou, torna-se verdade!
            Não me leve a mal, mas não dá para tomar o ADG, que considero um bom mecânico e um marketeiro ainda melhor como verdade absoluta. Em que condição ele diz isso? Qual era o critério que estava sendo analisado? Ele vende produtos, não vende? Sem questionar a idoneidade dele, até porque não o conheço, o acharia confiável para uma avaliação de um produto ou uma peça que use o produto que ele anuncia? Tem idéia de quantos mecânicos, mais experientes, piores, melhores… Que o ADG estão dizendo “VW é cara”, “Fiat não presta”, “VW tem mecânica frágil”, “Carro mesmo é Chevrolet”, “Ford não presta” e todo tipo de “verdade absoluta”. E aí, vou acreditar na palavra dele ou vou pensar por mim mesmo?
            Se alguém me diz que o motor do QQ não presta, eu pelo menos vou perguntar porque. E vai ser preciso mais que “Esse motor com 20 mil está abrindo o bico”, “Ele tem 16V e isso o torna caro” para eu acreditar…. O que eu sei: Já fiz motor, e em nenhum caso ele rodou novo menos de 150 mil quilômetros. Será que quem se preocupa tanto com a durabilidade de um motor, manutenção vai andar pelo menos 1/3 disso? Qual é a relevância do preço de manutenção de um motor se ela ocorrer apenas depois de 100 mil?
            A correia do up! segundo a VW aguenta 120 mil km. Mas se o ADG está dizendo que não, quem é o engenheiro da VW para questionar, não é?
            O Fit que andava tinha uma chave especial para tirar óleo, o que não permitia que fosse trocado em qualquer posto. Será que isso conta também como manutenção cara?

          • Ah, e a propósito, não sou especialista em mecânica, sou um metalúrgico formado que trabalhou na área durante 7 anos em um fornecedor de transmissões para GM, VW e Ford entre outros (Esses dois últimos era para linha de caminhões). Já que currículo conta mais que lógica para você…

    • Snoop Dogg

      Pena que brasileiro em geral não entende, N-A-D-A de carro… por isso vemos uns absurdos desses.

  • Caio Ferrari

    Noticia que fará os haters pirarem o cabeção.

    Que todo mundo compre o carro que quiser e seja feliz!

    • Inclusive seu sobrenome!

      • Franklin Diego

        Pelo visto você curte uma água doce, né? kkkk zoera :P

  • Davidsandro18

    Acredito que as vendas do up! são devido aos problemas que a VW vem em enfrentando em suas fábricas aqui no Brasil, principalmente na de Taubaté onde o up! é fabricado, ainda mais que aquela fábrica vem exportando boa parte de seus produtos, ou seja, a prioridade é atender o mercado externo. Fiz um pedido de um cross TSI por venda direta em novembro de 2015, só fui pegar o mesmo no fim de março. Acredito eu que um dos fatores das vendas mais baixas do up! seja por esse fator.

    • Resendemaster

      Up tem bom motor, mas tem um design muito duvidoso…

    • CignusRJ

      É mais preço mesmo.
      O problema da paralisação da fábrica em nada influi na vendas do mercado interno devido aos altos estoques.
      Só influi nos carros que serão exportados.

    • Rodrigo

      Não quero desanimá-lo, mas o volume de exportação do up não dá 1000 em um ano, e o estoque pro mercado nacional tá coberto pra segurar pelo menos uns 2 ou 3 meses.
      E isso não rola só pro up ou VW.
      A maioria das montadoras estão com esse sufoco.
      Esperar pelo seu veículo é até justificável, pois o TSI canibalizou o outro motor e isso afeta mesmo estratégia de produto e pedidos.
      Não vendeu nesse mês porque tá caro. A FIAT é mais adepta à negociações.
      Quem baixar mais na negociação, vende! Vale pra todo mundo!

  • invalid_pilot

    Localiza / Unidas já fecharam primeiro lote de Mobi pra locação ?

    Em 3 meses de lançado só vi 1x o Mobi na rua rodando emplacado de particular

    • CignusRJ

      só no final do mês que vc verá um salto nas vendas do sandero e gol.
      Já mobi, palio, uno não sei quantas anda, mas no último mês foram inferiores aos dois primeiros citados.

  • RSRX

    até quando o brasileiro continuará se iludindo com as japas? Vamos ver! C4 Lounge e Focus Sedan são os melhores médios do Brasil e só uma coisa impedem a eles venderem bem: preconceito!

    • thi

      a ford caiu muito , ja o frances deve ser desse mal mesmo, se bem que carro frances nunca foi essa antartica toda imagine uma coca

    • Lucas086

      Focus sedan com o power shift? Prefiro um corolla, ou civic, ou cruze semi novo que um focus com power shift.

      • RSRX

        se o câmbio fosse ruim o Focus Sedan não teria só opção powershift. Se fosse ruim o Fiesta Ecoboost não teria como única opção o Powershift. É questão de lógica! Brasileiro acha que se 85 carros deram problema, todos os outros pelos próximos 6 anos darão

        • invalid_pilot

          Se fosse bom não faria barulho de carro velho como um Fiesta que vi passando na rua nessa semana

          • RSRX

            cada carro com seu problema. Se todos apresentassem esses problemas já teria feito um recall e a ford não taria aí ampliando a garantia

            • invalid_pilot

              Mas de verdade, até assustei quando o Fiesta passou devagar do meu lado, carro novo fazendo barulho alto de “coisa solta, trepidando” quando acelerou em baixa velocidade, claramente defeito do PowerShift (já que tinha o emblema na tampa)

            • MMM

              Recall só é obrigatório quando afeta segurança. Obviamente não são todos que dão problema mas a média é muito maior do que a maioria dos automáticos.

        • Daniel

          Cara, os problemas com o PowerSHIT são a nivel mundial…
          Eu teria um pé atras, apesar de gostar do Focus.

        • Lucas086

          O câmbio é tão ruim que a Ford já trocou nos EUA. É tão ruim que até nas concessionárias se mudou a forma de falar sobre o câmbio, iduzem as pessoas pensarem que é outro modelo de câmbio. Enfim, eu não confio, conheço pessoas que estão desesperadas peloa defeitos do câmbio, mas tirando isso, Focus, Fiesta são excelentes carros, mas só os compraria manual ou automatico convencional.

      • Robinho

        óbvio, sua preferência. eu estou preste a comprar um Focus ou um Sentra.

    • automotivo

      Os mapas também enganam os americanos, lá eles vendem muito. Sabe como é americano também é bobo q nem brasileiro.

      • RSRX

        o corolla de lá tem turbo, é atualizadíssimo e tem requinte. O vendido aqui é capado, pelado e caro. Lá eles tem motivos para preferi-lo

        • Jackson A

          COROLLA TEM TURBO ??????????

          P%#$% QU$#% PAR%$#5

          • RSRX

            aí confundi kkkkk. Desculpem

            • RSRX

              CONFUNDI NÃO PO#$%! Anunciaram o corolla 2018 com um 1.4T versão linha alta, enquanto o 1.5 aspirado fica sendo o capado

        • Tosoobservando

          Corolla la a versão mais vendida é toda capada tem bancos de tecido, as versões mais caras chegam no valor de Camry, Accord, Altima, ae eles preferem os sedans grandes.

        • MMM

          O Corolla nos Estados Unidos é extremamente básico e muito menos “requintado” do que o brasileiro.

      • automotivo

        Não conheço, mais dizem q ele é mais simples.

    • Jackson A

      Preconceito nada, eu jamais compraria um Focus, espaço e cambio já falam tudo.
      C4 tem varios pontos, desde revenda, liquidez, até som ridiculo(até o do up que testei era melhor) e consumo alto.

      • João Cagnoni

        Eu falo que o Lounge regrediu em relação ao Pallas, mas até no som? O som do Pallas Exclusive é fantástico, e sou bom de ouvido.

    • automotivo

      Talvez incompetência mesmo. Sabe fabricar um Bon produto e não sabe vendê-lo.

    • Edson Fernandes

      Se não fosse espaço interno de anão no Focus… realmente a opção seria mais obvia.

    • Depois de 80 anos de Ford do Brasil, e com a Citroen tendo chegado no país no mesmo momento que muitas que não sofrem “preconceito”, talvez a questão seja um pós conceito mesmo.

    • Ernesto

      Se esses carros são tão superiores em relação aos japas, então por que não vendem mais? Os japas vieram e foram provando que são carros confiáveis e ganharam mercado. Por que então Ford e Citroen não conseguem o mesmo? Ilusão? Então as japas quebraram essa barreira, quando iniciaram suas vendas aqui. Que a Ford e a Citroen faça o mesmo e supere seus concorrentes.

  • Diogo Oliveira

    2 bostas tanto Mobi quanto o Up, Mas o Up é melhor porque ganha em Motor, Segurança e acabamento… Já o Mobi…

  • Tosoobservando

    Sandero caiu assim pq a locadora nao fez mais lotes? Spin ainda ecxiste? kkkkk Jesuisss

    • automotivo

      Pra órgãos públicos vende bem.

    • Daniel

      Sandero (e demais Renaults) estão com planos muito bons pra quem tá sem grana (ou precisando de grana).
      Entrada de 1000,00 mais restante em 60 (ou 72x) com taxas de 1.29 ou 1.49.
      Pra quem tem um usado quitado e precisa de grana, é uma boa opção vender o usado e pegar um Renault nesses planos.
      Eu mesmo pensei em pegar um clio (por causa da economia) pra rodar na cidade… dai fui olhar os preços, e, por uma merreca a mais, dá pra sair de Sandero!
      Só queria saber direitinho como se comporta um sandero 1.0 em relação a consumo na cidade…

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Duvida: será que o Mobi chega no Top 3 antes ou depois do motor 3 Cilindros da Fiat?

  • Maycon Farias

    Corolla – 3.104, final do mês 6 mil. Ou seja o carro que foi lançado recentemente no mês passado e fizeram uma propaganda ridícula dizendo ser melhor que uma Mercedes não vendeu o suficiente e nem tirou vendas do Corolla. Apesar que alguns dirão que não tem o carro na ccs e etc, mas a realidade é que o #CorollaWins sempre.

    • Fábio Henrique

      Vc precisa interpretar melhor a propaganda. Eles mostraram q tem um desempenho melhor e que tem park assistent, o q é fato. Corolla é um case dificil de bater, mas o fato é o cruze ta em falta mesmo, principalmente lt.

      • Maycon Farias

        Bom na propaganda do motor eles fazem parecer que o motor do Cruze é melhor que o da Mercedes, na propaganda do assistente de estacionamento eles fazem parecer que o Cruze é melhor que uma Mercedes. Não existe outra interpretação, a real é que cresceram o olho demais e estão achando que estão vendendo o messias dos carros médios. Fizeram a mesma coisa com a S10 vs Hilux, só está faltando humildade deles. Nos testes norte americanos de médios ninguém coloca uma marca como Mercedes ou BMW para ser comparado com Corolla, Civic, Elantra, Focus e etc. Tem que ter humildade, é a única coisa que não vi em nenhuma das propagandas.

        • Fábio Henrique

          Repito: o ‘melhor’ fica por sua interpretacao. Soh mostraram q tem aceleracao melhor e q tem um equipamento q nao existe no mercedez. Ate mesmo pq ‘melhor’ é um conceito mto amplo, no marketing qd se faz comparacoes tem q se usar dados concretos, e isso a gm fez nesses dois casos.

    • MMM

      Corolla é um “appliance car”. Dificilmente será batido algum dia.

      • Maycon Farias

        Bacana o significado disso, existe até uma parte minha que concorda.

  • Rodrigo

    Pra mim o maior destaque é o Etios.
    Por mais que tenha um desenho sem muita inspiração, os principais pontos negativos do carro (painel e ausência de opção automática) foram corrigidos e deram um folego maior ao modelo.
    Acho que tende subir ainda mais as vendas e em breve estará próximo de compactos mais consagrados.

    • Tosoobservando

      Melhoraram o interior, agora so falta o exterior, ae vira lider!

      • Rodrigo

        Acredite, tem gente que prefere o Etios “as is”. Modelos muito chamativos no design tendem a ter valores de seguro mais altos por conta das peças de acabamento mais elaboradas.
        Se você comparar o preço de seguro do Etios com o do HB20, por exemplo, o do HB20 é quase o dobro do preço.
        Por isso vejo que a simplicidade do Etios é um dos seus maiores trunfos, aliado ao fato de não fazer uso do engodo chamado motor 1.0 aspirado.

        • invalid_pilot

          Não só peça de acabamento, no caso do HB20 é roubo mesmo (arrombamento e levarem de assalto a mao armada) – o HB20 é o carro preferido de bandido para dar role de FDS

          • Rodrigo

            Minha prima é corretora, o alto índice de roubos de HB20 é para desmanche. Tanto que o índice de recuperação desse carro é baixíssimo.

        • Tosoobservando

          Mas mesmo assim, se melhorarem um pouquinho o visual, ele lidera, eu faria dele um mini Corolla.

    • Doyle

      só falta trazer o Yaris e largar esse indiano para a Índia, que é o lugar dele

      • Rodrigo

        No mundo ideal, sim. Concordo com você.
        No Brasil, de nada adiantaria um compacto de entrada de uma marca custando mais de R$60 mil (que é o preço médio da versão LX do Fit, principal concorrente do Yaris lá fora).

    • invalid_pilot

      Tão vendendo o X por 39k, entre o Etios, um Mobi e o Up!, iria de Etios sem nem pensar 2x

      • Rodrigo

        Eu também iria.
        Pra mim o up! Só seria uma opção a partir da versão com motor turbo, mas daí o preço é alto demais e fatalmente acabaria levando um 208 Puretech se o foco fosse o consumo.

        • pedro rt

          entre os 3 citados acho o etios a melhor opcao, mas abaixo dos 50mil eu escolheria o versa ou o march ambos com motor 1.6

  • Moisés Nunes

    O Up e o Versa eram dois carros que eu torcia o nariz quando os via até o mometo em que fiz o test drive. O Up tsi é um carro fantástico. Pena a VW ter exagerado no preço dele. Poderia estar numa situação melhor neste ranking.

    • Maçaranduba o Porradeiro.

      Dieselgate custa caro…. tá achando o quê jovem mancebo?

      • João Cagnoni

        Os 2 falaram tudo!

      • Mas todo mundo falava do preço ANTES de estourar esse escândalo.

        • Maçaranduba o Porradeiro.

          Elementar meu caro Watson… Elementar…:
          Garantir o bom faturamento da matriz alemã mesmo com prejuízo global custa caro,
          além do mais, esse Dieselgate já era tragedia anunciada, por isso que desconfio que as montadoras operaram esse aumento sequencial por esse motivo, além dos pixulecos, claro como poderia me esquecer deles…?

          • Mas Maça, será que não é porque a VW SEMPRE cobrou mais caro, e ainda mantém o preço do tempo que sua percepção de qualidade era de fato superior aos concorrentes? Tem carro mais caro que os delas e não tem dieselgate por trás!

            • Maçaranduba o Porradeiro.

              Pois é…
              Foi isso que quis dizer com Garantir os pixulecos e o faturamento da matriz mesmo com as vendas em queda pelo, possibilitando assim manter esse ciclo de custa pouco pra fazer mas custa muito pra vender…

  • Snoop Dogg

    Lote de locadora, não acredito que o Up! fique atras do Mobi ate fechamento do mes.

    • Rodrigo

      Depende se vai ter locadora comprando up mês que vem também.
      Ou você acha que eles compram só Uno, HB20, Onix, Palio, Fox, Ka, March e up?!

  • Victor Hugo

    Bom, o Brasil tem o que merece. Vendem UP! na Europa, tente vender um MOBI lá, com suas imensas qualidades, veremos quantos unidades vai às ruas. Mas aqui o UP! é feio, o Mobi é bonitinho. Então…

    • CignusRJ

      Vou fazer um desafio.
      Tente vender o UP feito no Brasil na Europa.
      Ele nem terá chance já que o Europeu é mais seguro que o nosso.
      Então convença-se que carro para terceiro mundo é carroça perto do que é fabricado e vendido no primeiro mundo.

      E mais uma coisa. o UP é muito caro, o Mobi (como todo carro no Brasil) é caro mas ainda sim esta mais fácil de ser comprado pela maioria dos brasileiros.
      Então se vc não gosta do que outros compram, dê dinheiro aos outros e te garanto que todos comprarão Mercedes, BMW, Bentley…

      • A maioria dos brasileiros não pode comprar carro. Preço básico do Mobi: 31.900. Preço básico do up!: 33.990. Não que dois mil e 90 reais não seja dinheiro, mas acha que isso faz do up! carríssimo e do Mobi acessível “a maioria dos brasileiros”? Ou seja: A maioria só tem 32 mil, 34 não. E essa diferença de preço de fato não ajuda. O Mobi.

      • Victor Hugo

        Aposto que o nosso UP! teria pelo menos chance de vender, o Mobi não tem chance alguma, já que o UP! tem bons números no Latin n Cup. Segunda coisa: o UP! é muito mais caro que o Mobi? ! Pelo menos no site a diferença é de R$ 2mil. Eu particularmente prefiro pagar R$ 2mil mais caro, para ter mais conforto, mais segurança, mais economia, mais potência, mais tecnologia e uma manutenção barata (pois é, o UP! tem a manutenção mais barata, o seguro mais barato também).
        Estamos falando de carros em um facha de preço, seu comentário com uma frase tipo “lacrei” no final não fez diferença alguma no meu comentário. É muito óbvio, muito frágil. Vai lá comprar seu Mobi

        • CignusRJ

          Eu não vou comprar carro nenhum.
          E vc viu meu comentário quase como uma afronta só pq eu não concordei.
          Por fim, UP não venderia na Europa sem atender toda a legislação de lá portanto haverá modificações.
          Nos anos 80 o Voyage para ser vendido nos EUA sofreu masi de 2 mil modificações, hoje o Up para ser vendido na Europa teria bem menos modificações mas teria.
          E sim fez diferença tanto é que vc se sentiu ofendido, caso contrário não retrucaria da forma que o fez.

          • Victor Hugo

            A única coisa que eu retruquei, foi a sua forma de finalizar sua opinião. Sugerindo que eu desse dinheiro, e todos andariam de BMW etc. Fora isso, dei minha opinião sobre os dois carros… assim como você fez. Não sei porque se ofendeu. Para constar, o UP! é vendido na Europa, sofreu com uma tropicalização no Brasil, mas continua sendo um projeto Europeu, com tecnologia e totalmente nova. Diferente do Mobi que é uma tecnologia antiga, cortada (para reduzir o espaço) com segurança, motorização e blá blá totalmente ultrapassadas. Só isso, por milionários R$ 2 mil reais.

    • Christian Sant Ana Santos

      Panda e 500 tem o mesmo entre-eixos 2,30m (o mesmo do Mobi) e ambos vendem mais que Up na Europa.

      • Victor Hugo

        Comprimento? Não mesmo chassi… Não a mesma construção… e blá blá blá

    • João Cagnoni

      O up vende pouco na Europa, já é até considerado carro de nicho.

      • Victor Hugo

        Vende, pouco! Tente vender o MOBI

      • Victor Hugo

        Mas vende. Venda um Mobi lá, vamos ver…

        • João Cagnoni

          Tem o Panda.

  • Zé Mundico

    Tirando Corolla, HRV, Spin e Renegade, o resto custa de 50 mil prá baixo. Ou coisa bem próxima.

  • Franco da Silva

    Poucas vezes uma materia teve tanto comentário sem embasamento. É tanto palpite furado…
    Mas acho que o título da matéria ajuda.
    “Carro X vende mais que Y”
    “Modelo a assume a liderança”
    Isso não é uma corrida. O consumidor não tem vantagem nenhuma em ter um carro muito vendido, pelo contrário. Carro muito vendido tem muito roubo e, consequentemente, seguro alto.
    Desde que seu carro não seja uma mosca branca, que não tem peças de reposição de tão pouco que vende, está tranquilo.

    • Rodrigo

      O difícil é dialogar com o povo que acha mesmo que seu carro será melhor por vender mais, ou vê como um demérito outro modelo vender mais.
      É o tal do “eu tô certo, o resto é burro”!

  • Felippe

    As vendas do Mobi só provam que a maioria dos brasileiro nao sabe comprar carro e que não valorizam carros bons e modernos, como que podem deixar de levar o UP! para levar o Mobi para casa? Sinceramente eu não entendo

    • Tem muitos fatores envolvidos. A pessoa pode simplesmente não gostar do up!, não confiar na VW, ter seu usado mais valorizado na Fiat, gostar da marca, ter desconto na sua praça para um determinado modelo e não achar o outro pronta-entrega no preço de tabela… Não dá para ficar julgando a “maioria dos brasileiros” (Que por si só não é uma boa generalização) por causa da posição de um carro ou outro na tabela de vendas.

  • Eliezer

    Mentira… Nunca vi um MOBI rodando por aí..

    • Rodrigo

      Já que VOCÊ não viu, deve ser mentira mesmo.

    • Ramon Oliveira

      e a terra é plana rsrs

  • Diego Ávila Monteiro

    Não justifica cobrar 6 mil a mais por um motor turbo!
    Baixa o preço do 1.0 TSI e tira do mercado o 1.0 que passa até o Gol.

  • pedro rt

    nessa lista nao mostra mas tem carro subindo no ranking desse mes como o 208, c3, march, versa e cobalt. e outros q estao caindo cada vez mais como o fiesta hatch e sedan.
    agora desses 20 mais vendidos nao recomendo q comprem gol, ka hatch e sedan, palio e siena… e tudo carroça de pessima qualidade, vira tudo uma escola de samba com menos de 1 ano de uso, bate tudo por dentro fora a pessima qualidade de construcao especialmente nos ford

    • Rodrigo

      Você teve algum desses modelos ou essa tese é baseada em aluguel de carros surrados?

      • pedro rt

        jamais compraria nenhum modelo desses q citei negativamente, falo isso por experiencia propria de ja ter testado varios carros. meu carro nao esta citado nesse comentario

        • Rodrigo

          Claro… alugar um carro por uma semana é mesmo uma experiência muito mais válida que relatos de reais proprietários.
          Além de que carro alugado apanha, mas apanha feio. Ainda mais os populares.

          • pedro rt

            nao e so por isso, recomendo vc fzer uma avaliacao sentindo no tato a qualidade de acabamento dos modelos ford, sao inferiores aos vw e ate msm aos fiat. eles ainda fazem plasticos muito simples e sem textura alguma, fora a falta de qualidade de montagem

            • Rodrigo

              Bom… eu trabalho com desenvolvimento de veículos, com várias montadoras, inclusive fora do país.
              Afirmo que está equivocado. E muito! Todas, sem exceção, tem os mesmos problemas. Sempre tem alguém que fala o mesmo, só que envolvendo outras marcas e carros.

              • pedro rt

                cada marca tem o seu problema e vc nao pode se negar diante de um fato, a ford tem uma falha grave na montagem de peças externas e internas dos seus modelos e nos plasticos internos

                • Rodrigo

                  Ok, tá bom então!

          • João Cagnoni

            Quando precisei alugar carros, cuidei como se fossem meus, ou até melhor.

  • Marco

    O Sandero já vende mais Palio. E quando estrear o motor 3cc e novo 1.6 16V, a tendência é melhorar. Só não entendo como uma tranqueira horrorosa como essa tal de Spin vende tanto. Deve ser por conta dos taxistas e donos de funerarias.

    • pedro rt

      o etios e o novo queridinho entre os taxistas, o cliente da spin e o publico orfao da doblo, weekend e idea

      • MauroRF

        Exatamente, Pedro, conheço dois taxistas, e o “sonho de consumo” deles é um Etios sedã. Segundo eles, todos os colegas que têm um super-recomendam, superaprovam, que não quebra, que não dá problemas além da manutenção normal etc.

  • zeh

    fake…nem vejo nas ruas…

  • Lipe

    Brasileiro com dinheiro não sabe gastar mesmo. Exemplo a aberração de terceiro mundo ultrapassado vender mais q um carro moderno feito pra país desenvolvido.

  • Cristian_Dorneles

    Lamentável que esse lixo ultrapasse o up!, pois este é melhor construído, além de ter motor melhor.
    (Não sou fanboy VW).

    • pedro rt

      concordo q o up! sera um otimo carro mas o preço dele e bem elevado pra ser carro de entrada da marca, e nisso o mobi e superior por ser de 5mil a 6mil mais barato q o up! nas versoes equivalentes

      • Cristian_Dorneles

        Acho que não é mais barato não, aliás, acho que a diferença não é tão grande assim.

        • pedro rt

          compare os 2 e veja, ate msm um site muito famoso por defender somente o up! ,e e um fanatico por esse modelo fala isso no site e no seu canal do youtube

          • Cristian_Dorneles

            Pois é, configurei agora, o Take up! passa de 40 mil, ”completo”
            O Gol (quem diria) é a melhor opção, nessa faixa de preço.Estão fazendo uma oferta na minha região, com motor 1-6 L está 42 mil, com acabamento muito superior a estes dois (up! e Mobi).

            • pedro rt

              eu acho o up! insuperavel pra quem busca um carro 1.0 aspirado ou turbo ate os 50mil. a nao ser pra aqueles q tem familia e precisam de mais espaço por esse preço citado

              • Cristian_Dorneles

                Mas é muita, muita grana. O TSI até vai, mas sei lá, pra mim ele não passa uma sensação de carro, por assim dizer, acho ele muito espartano por dentro.

            • pedro rt

              o up! e muito melhor q o gol ou fox

              • Cristian_Dorneles

                Em que?

                • pedro rt

                  segurança, modernidade do projeto, versatilidade, desempenho, economia…

                  • Cristian_Dorneles

                    A ”modernidade” só trouxe a segurança mesmo. Quanto ao resto, não sei em que ele é versátil, tamanho compacto talvez. E desempenho e economia, são méritos do motor, que é compartilhado com Fox e Gol, pelo menos na versão de um litro aspirada.

                    Por este preço, esse carro perde qualquer argumento de venda. Se custasse 35 mil completo, dai o penteado era outro.

                    • pedro rt

                      ele e mais economico q o gol e fox independente de usar o msm motor, o valor de revenda do up! tmb e excelente, vende bem rapido. vc pode nao gostar dele mas e melhor compra q o outros 2 da msm marca de maneira geral

                    • Cristian_Dorneles

                      Tem dados sobre as suas afirmações?

                      Acho o up! excelente, mas peca em acabamento interno, principalmente pelo alto valor pedido.

                    • pedro rt

                      o acabamento interno dele acho muito bem feito pro segmento q ele esta, tem uma solidez no rodar q nao se encontra em nenhum outro carro de msm preço. os dados estao no site e principalmente num site q fala tudo sempre sobre esse modelo

                    • Cristian_Dorneles

                      Gosto é gosto, você gosta, eu não. E site que fala tudo sobre o modelo, bem, não deve ser muito confiável, né?

                    • Segurança, economia, desempenho… “Pouco” em um automóvel, não? Acho que a função de um carro acabou se perdendo aqui no Brasil por questão do alto custo.

                    • O único argumento contra o Up é o design controverso. As pessoas já olham o UP com preconceito.
                      Ele não é tão pequeno quanto aparenta, o porta malas é maior do que o do Fox, mas ninguém vê isso.
                      Carro no Brasil ainda é vendido só pelo design que chame a atenção do vizinho, infelizmente.

                    • Cristian_Dorneles

                      Pra mim pouco importa ser bonito externamente, mas se tiver um acabamento interno mais ou menos(sim, dou mais valor pro interior que exterior), está bom. Nisso o up! não me desce, além do preço. Acho ele espaçoso e bem-resolvido em espaço interno, e o tamnho dele é ideal pras grandes cidades. E o porta-malas dele em litragem é a mesma do Gol, 285 L.

        • Não é. E basta entrar no configurador para ver. Mas para que ter esse trabalho? Jogo a idéia na internet, vai que a pessoa acredita?

  • Josué

    Quando vão baixar os preços destas carroças?????????????

  • francis
    • Doyle

      que força? Espero que não esteja se referindo ao motor de enceradeira

  • Edson Fernandes

    Não trocou, e powershift no Fiesta e no Focus.

  • leandro

    Sim a vw é a mais gananciosa das fabricas no brasil preços exorbitantes sem taxas zero se tem é poucas x.

  • Guilherme Batista

    Mas a Ford do Brasil e do resto do mundo também assumiu o problema, tanto que está reparando gratuitamente. No próprio link que você mandou fala isso.
    Não foi feito recall pq segundo os critérios de nosso país, não se encaixa em casos em que é obrigado a fazer recall.

    • Lucas086

      Ela faz o recall branco, uma amiga teve as embreagens trocadas na revisão de 10 mil do fiesta 14/15 dela. Foi feito o pedido e com 15 dias ela estava deixando para trocar. O câmbio queimou o carro geral. E não se encaixar em recall, não significa de que o defeito não exista, depois a Ford não reclame das vendas pífias de fiesta e focus.

  • Fábio

    A Fiat lançou um carro com parte da plataforma já conhecida do Uno, motor ultrapassado e sem novidades tecnológicas e ainda vende mais que o Up? A Fiat é mesmo burra? Kkkkkkkkkkkkkk

    • Burro é quem compra o MOBI kkkk

      • Fábio

        Também, mas burra é a VW que gastou rios de dinheiro num carrinho que vende bem aquém do esperado. Se quem compra o Mobi é burro, quem compra o Gol da própria VW no lugar do Up é burro tb.

        • Bom, parece que vc está do lado das montadoras.

          Não dá pra bater palma para FIAT por conta desse tipo de “esperteza” do MOBI ser mais do mesmo e estar vendendo bem, e fazer chacota da VW por ter ousado com o UP.

          Quem perde com essa situação somos todos nós: continuaremos a ter carroças como o MOBI sendo lançadas e carros modernos como o UP podem vir a minguar.

          Se você acha isso legal..

          Por outro lado, a VW tá colhendo o que planta. Os preços dela estão entre os mais surreais.

  • Marco Aurelio

    Up! passa Uno. Vai ser ótimo se a Fiat botar na cabeça que o Uno reestilizado pertence a uma categoria superior, acelerar o preço é vê lo sair do top 20. Ou não acelerar no preço é ver daí as vendas do Mobi caírem :)

  • Ricardo

    Como brasileiro é burro mesmo, Mobi na frente do Up!



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