Rally Dakar 2022: picape Nissan ultrapassa carro de rali

nissan dakar a

O Rally Dakar 2022 foi realizado entre os dias 1 e 14 de janeiro, na Arábia Saudita, país que pela terceira vez sedia o mais famoso rali do mundo. Partindo de Ḥaʼil, no norte do país, até Jeddah, no litoral do Mar Vermelho, a competição teve muitas cenas incríveis, como sempre.


No entanto, uma que anda viralizando nas redes sociais é o de uma picape Nissan ultrapassando um SUV de competição do rali, que parece uma variante modificada do Mitsubishi Pajero. Trata-se de um veículo da categoria “Classic”, que tem velocidade limitada a 130 km/h, disputando uma prova de regularidade e não de velocidade.

nissan dakar

De qualquer forma, seja qual veículo for, é um carro de rali, pronto para responder a qualquer coisa em velocidades elevadas e num terreno bem adverso como o traçado do Dakar 2022.

Ainda assim, a pequena picape da Nissan chamou atenção por se exibir ao lado do carro de uma equipe belga que participava da competição, rodando em alta velocidade também.

nissan 2015 3

O helicóptero da transmissão do rali se surpreendeu com a vetusta picape japonesa e destacou a ousadia do motorista saudita e seu companheiro, que balançava um lenço pela janela aberta.

Essa picape da Nissan NP300 da segunda geração, sendo ela chamada Navara ou Frontier, entre inúmeros outros nomes, dependendo do mercado.

nissan 2015 2

Embora pareça dos anos 2000, ela pode ter sido produzida bem depois disso, já que atualmente sabe-se que a picape é feita ainda na África do Sul com este visual, assim como na China, mas já com facelift.

Parecida com a Nissan Patrol Pickup, vendida atualmente na Arábia Saudita, o modelo em questão não é mais comercializado por lá, podendo até ser um exemplar de fabricação egípcia.

nissan 2015 1

Num anúncio de carros usados, um exemplar parecido é de 2015 e tem motor MIVEC 2.4 de 160 cavalos, o que pode explicar em parte a disposição da picape em andar bem no deserto.

Bem simples e compacta, ela ainda conta com airbag duplo e freios com ABS. Esse modelo 2015 é vendido por 42.000 riyais ou R$ 61,7 mil. Confira o vídeo abaixo:

[Fonte do anúncio: Motors City]

Agradecimentos ao Daniel.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.