RAM diz atualizar picape elétrica mensalmente de olho nas rivais

RAM diz atualizar picape elétrica mensalmente de olho nas rivais

A Ford já se adiantou e lançou sua F-150 Lightning, enquanto a GM apresentou agora sua proposta de picape elétrica com a Chevrolet Silverado 2024. Contudo, a Stellantis não teve nada a mostrar na CES 2022, porém, tinha a dizer.

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, comentou: “Estamos preparando as picapes elétricas para 2024, e estamos fazendo isso ajustando as especificações e o desempenho em função do que vemos chegando de nossos concorrentes”.

Tavares ainda justificou o atraso em relação aos rivais: “É um fato que estamos um pouco atrás deles. Mas, também é um fato que temos a oportunidade de ajustar a competitividade e o apelo das nossas picapes ao que eles fazem, num jogo competitivo, uma situação fantástica para o consumidor porque o verdadeiro vencedor desta competição é o consumidor.”

O executivo português disse que o projeto das picapes elétricas está sendo “ajustado a cada mês”, conforme a concorrência vai evoluindo. A Stellantis já revelou alguns teasers e imagens para divulgar seu plano de eletrificação.

RAM diz atualizar picape elétrica mensalmente de olho nas rivais

Das quatro plataformas globais STLA da empresa, a Frame é a dedicada às picapes e SUVs grandes, sendo essa base um misto de carroceria monobloco e chassi de longarinas.

A Stellantis já havia mostrado que o projeto integrará motores elétricos nos dois eixos e também uma bateria protegida entre as longarinas.

A STLA Frame terá células entre 159 kWh e 200 kWh, garantindo autonomia de 800 km no ciclo EPA. Haverá dois tipos de motores, sendo um com 204 cavalos e outro com 449 cavalos, que serão combinados.

Essa base STLA Frame sustentará uma equivalente da RAM 1500/2500, com um modelo de porte médio sendo feito em monobloco, com a STLA Large.

Neste, a sucessora da Dakota deve aparecer com células de 101 kWh a 118 kWh, mas também com autonomia de 800 km, usando motores de 168 cavalos a 241 cavalos.

Para 2024, a RAM deve preparar essas picapes com itens como suspensão pneumática, eixo traseiro direcional e slots de trabalho com energia adicional, assim como caçamba flexível.

[Fonte: Carscoops]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.