EUA FCA Pickups

RAM rebate provocação da GMC com tampa de caçamba bipartida

RAM rebate provocação da GMC com tampa de caçamba bipartida

A guerra das picapes nos EUA é algo bem interessante de se ver. Geralmente, ocorrem provocações de um lado e de outro. A mais recente envolve GMC e RAM.


Durante o SuperBowl, a marca de picapes e SUVs da General Motors usou o Twitter para provocar a rival da Fiat Chrysler usando uma animação de sua picape Sierra com o sistema de articulação da tampa da caçamba, batizada de MultiPro Tailgate. Na mensagem, a GMC dizia que a RAM já havia perdido.

RAM rebate provocação da GMC com tampa de caçamba bipartida

A provocação da GMC em pleno SuperBowl não passou despercebida na RAM, que respondeu dizendo que esta aguardasse até o dia 7 de fevereiro. Bom, agora sabemos o que é. Trata-se da RAM 1500 2019 com uma nova tampa da caçamba, que talvez tenha sido inspirada na nossa picape Fiat Toro.


A Multifunction Tailgate é o nome dessa nova tampa, que será vista pelo público do Salão de Chicago, a partir desta quinta (7). Dividida 60:40, ela lembra bastante o acesso da picape compacta da Fiat, mas tem um diferencial importante: quando unidas, as duas partes podem ser abaixadas juntas, como se o conjunto fosse integral.

RAM rebate provocação da GMC com tampa de caçamba bipartida

As duas partes da Multifunction Tailgate da RAM 1500 abrem em 88 graus e possuem um sistema de travas para que não venham a cair ao chão. A RAM disse que o novo sistema permite maior flexibilidade na hora de manusear cargas para a caçamba, tendo ainda um degrau retrátil no para-choque traseiro para facilitar o acesso ao compartimento.

O conjunto aberto lateralmente, permite ainda o embarque de cargas por meio de empilhadeira. Além da tampa, a RAM 1500 ainda dispõe de compartimentos estanques nas laterais da caçamba, como visto no modelo 2500 vendido no Brasil, bem como separador de carga.

RAM rebate provocação da GMC com tampa de caçamba bipartida

Além disso, a RAM não deixou barato e cutucou a GMC: “Ao contrário de outras portas traseiras de múltiplos elementos (referência à Sierra e ao MultiPro), a porta traseira multifunções da RAM é compatível com reboques e não exige que o reboque e o engate sejam removidos antes da abertura”. Dito isto, custa a mais US$ 995 com opção do degrau central por US$ 295.

RAM 1500 2019 – Galeria de fotos

RAM rebate provocação da GMC com tampa de caçamba bipartida
Nota média 4.3 de 9 votos

  • Joãozinho

    Quero ver a RAM 1500 com motor V6 diesel no Brasil.
    A 2500 é muito brutamontes.

  • Chap

    No projeto do FIAT Toro foi previsto que a tampa/porta abrisse dessas duas maneiras, mas estranhamente lá no fim dos trabalhos de criação quando o carro já estava praticamente sendo testado, abortaram a idéia.

    Mas o projeto existe. Talvez o aproveitem no facelift que chegará em breve.

    • Roberto

      Talvez 3000 reais de preço expliquem a desistência

  • Flight_Falcon

    No Brasil se as picapes viessem com essa opção, mas cobrando a parte como lá seria o fim do mundo. Mas lá pode…

  • zekinha71

    Prometeram isso na Toro no lançamento e até hj nada.

    • Alexandre

      eh bem capaz de tentarem abrir as duas portinhas, com a tampa inteira abaixada

  • SilvaSantana ↙

    Mitou!!!

  • Junior Lobato

    Top de mais !!!

  • Fernando Orlandi

    hahaha vergonhoso. GM apresentou uma tampa com 5 ou 6 funções diferentes, e a RAM coloca a tampa da TORO! Não tem função, só abertura no meio, hahaha!!!

    • Vinícius Sza

      A da GMC é a abertura comum podendo ser aberta só uma parte do meio

  • Tibúrcio

    Um soco no estômago da GM!

  • Guilherme Martins

    Ambas parecem boas… e na competição, quem ganhou foi o consumidor em poder “escolher” .
    Só acho que abertura remota da gmc, nova é um looooshooo, velha vai ser aquelas coisas… mais um motorzinho cheio de peças pra arrumar!

  • Paulo Lustosa

    A que me interessaria caso seja vendida no Brasil é a 2500, porém, eu trocaria a lanterna traseira de primeira pela dos modelos 2011, já que o projeto da 2500 já beira 10 anos.

  • Mauro Banqueiro

    Wauuuuu que legal, Parabéns!

    Mas para que serve isso mesmo?

    Enquanto isso a hilux não se preocupa com nada mas vendo horrores ….

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email