Crossovers Land Rover Linha 2018 Range Rover

Range Rover Evoque 2018: fotos, detalhes, motor, preço, novidades

evoque-2018-1 Range Rover Evoque 2018: fotos, detalhes, motor, preço, novidades

O Range Rover Evoque 2018 é vendido no Brasil com preços entre R$ 228.500 e R$ 292.500. Feito pela Land Rover em Itatiaia-RJ, o crossover foi desenhado por Gerry McGovern e se tornou um sucesso mundial. Surgido a partir do conceito LRX de 2008, o modelo só viu o mundo em 2011, quando teve como padrinhos o jogador David Beckham e sua esposa Victoria, ex-Spice Girls.



Parecendo um pequeno tanque de guerra aerodinâmico, o conceito foi aceito pelo público e indicava bons ventos para a Land Rover, num período pós-Ford, marcado por incertezas sob a gestão da indiana Tata Motors. Mas, em 2011, o provocante Evoque surgiu não como um Land Rover, mas como Range Rover, o menor da gama alta da marca.

A estratégia era um downsizing bem planejado, que traria boas consequências para o fabricante britânico. Pela primeira vez, a linha superior da Land Rover estaria disponível para clientes novos e com menor poder aquisitivo. Embora por fora não passasse essa impressão, visto que era baixo, largo e atarracado, especialmente por conta da linha de cintura bem alta e das janelas pequenas, o Evoque ainda abusava ao dispor de duas portas, algo já incomum no cenário britânico e mesmo dentro da marca.

Mas, tudo isso escondia um interior bem requintado e com uma semelhança enorme com o luxuoso Range Rover e seu irmão Range Rover Sport. Tudo fazia parecer estar dentro de um Range Rover e, de fato, assim era. Por conta disso, rapidamente formou uma legião de fãs e clientes ávidos por ter o pequeno luxuoso na garagem. Chamando muita atenção, o Evoque tinha uma combinação irresistível de tonalidades e materiais de primeira que conquistava num primeiro olhar.

O público feminino rapidamente se identificou com o Range Rover Evoque, elevando bastante o percentual de compradoras na marca, quase que exclusivamente masculina até então. O modelo evoluiu em motorização e câmbio, bem como ganhou um conversível e uma atualização visual.

Em tempos de pujança, chegou a ter uma versão mais “simples” no Brasil, que custava R$ 160 mil, quando o normal era custar de R$ 180 mil para cima. O sucesso cruzou o mundo e o fez sair de fábricas no Brasil, Índia e China, onde a Landwind gerou polêmica ao copiar o SUV inglês, rebatizando-o de X7. A Land Rover processou, mas dentro da esfera chinesa, pouco efeito teve. Para nós, o destaque realmente é vê-lo sendo feito aqui.

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Range Rover Evoque 2018 – detalhes

O Range Rover Evoque 2018 é pequeno, parrudo, robusto e dotado de linhas bastante musculosas. Com apenas 4,36 m de comprimento, ele tem estilo impressiona mais que seu tamanho.

Destaque para os faróis bi-xenon com LEDs diurnos envolvendo os projetores semicirculares e prolongamentos nas laterais, interrompidos pelas grandes saias de rodas abauladas, além de grade em preto brilhante com logotipo da Land Rover no lado esquerdo e logo acima um grande capô com o nome Range Rover em destaque.

A linha de cintura é bastante alta e reforça a sensação de segurança, ostentando ainda rodas aro 20 polegadas e pneus 245/45 R20. Na traseira, as lanternas em LED apresentam formato retangular com iluminação principal semicircular e a vigia é bem estreita. O para-choque traseiro é integrado ao desenho da carroceria com um grande protetor e duas saídas de escape cromadas.

Com muitas semelhanças com o Range Rover, o Evoque tem acabamento geral é de primeira qualidade e o painel tem barra de cor metalizada, dividindo o painel em duas partes, bem como sustentando também os difusores de ar quadrados e o botão start-stop para partida. O quadro de instrumentos tem dois grandes mostradores circulares com iluminação branca (vermelha no modo Dynamic) e um display TFT multifuncional.

Volante é revestido em couro com aplique de alumínio, botão de marchas retrátil, ar-condicionado dual zone com aquecimento dos bancos dianteiros, freio de estacionamento elétrico, comandos do Terrain Response 2, porta-luvas bem espaçoso, comandos dos vidros nos apoios de braço (tradicionalmente nos outros ficam sobre a porta), sistema de som Meridian com até 17 alto-falantes, multimídia InControl Touch Pro com navegação e câmera de ré, Android Auto e Car Play, entre outros, fazem parte dos itens do interior.

No Range Rover Evoque Cabrio 2018, existem diferenças e peculiaridades. A linha de cintura é elevada, marcada por vincos pronunciados e caixas de roda ressaltadas para fora. Na traseira, as pequenas lanternas espichadas para as laterais, são interligadas por um filete horizontal, além de para-choque com duas saídas de ar, uma em cada extremidade. A frente tem faróis afilados e full LED, dando um aspecto mais agressivo, assim como o para-choque com entradas de ar adicionais.

No Cabrio, a capota do carro é retrátil em lona impermeável, acionada eletricamente com o carro em movimento até 48 km/h, levando 18 segundos para abrir e 21 segundos para fechar. O interior é o mesmo desde o lançamento, mas tem desenhos das peças e o nível de acabamento melhor e dentro dos padrões da categoria. Volante multifuncional, detalhes de acabamento em alumínio e preto brilhante, câmbio com botão seletor, painel de instrumentos com tela digital colorida ao centro, acabamento em couro com costura aparente, entre outros, são alguns destaques do conversível inglês.

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Range Rover Evoque 2018 – novidades

Além de ser feito no Brasil, junto com o Land Rover Discovery Sport, construídos ambos na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia-RJ, o Range Rover Evoque 2018 tem diversas novidades. Além do visual já atualizado, que deu ao crossover um aspecto mais esportivo e robusto, ele recebeu ainda o motor diesel Ingenium, que substitui o antigo FoMoCo (Ford) 2.0 TDCI de 190 cv. No entanto, o novo propulsor é um pouco mais fraco em potência, mas tem mais torque e responde melhor, bem como é mais leve e também econômico.

Outra novidade é o Range Rover Evoque Cabrio 2018, que chega na versão HSE Dynamic e custando R$ 292.500. Para poucos, o SUV conversível é algo quase inédito no mercado mundial (o Nissan Rogue anterior tinha uma versão cabriolet), ele é um dos destaques da marca. Para Gerry McGovern, diretor de design da Land Rover, “o Range Rover Evoque Conversível é um veículo para todas as estações. Seu design único e uma engenharia de primeira classe adicionam outra dimensão para a família Range Rover, aumentando ainda mais seu apelo e tornando-o mais desejável”.

Para o futuro, o Range Rover Evoque deverá ganhar uma versão híbrida, que contará com um novo motor 1.5 litro de três cilindros a gasolina, associado a outro elétrico. Ele será alimentado por uma bateria de íons de lítio, aliada a uma nova arquitetura elétrica de 48V. Tudo isso será empregado na próxima geração, que contará com uma plataforma totalmente nova.

Mais próximo de nossa realidade, o SUV pode adotar a tecnologia Flex no novo motor Ingenium 2.0 a gasolina, que deverá substituir de vez o GTDI no modelo. Com isso, espera-se que o modelo fique mais próximo do consumidor brasileiro. Espera-se também pela versão diesel 2.0 Ingenium com 240 cv, que dará uma performance mais esportiva ao crossover, que assim pode chegar próximo dos R$ 300 mil. A versão a gasolina com 290 cv deve chegar também, pois já está presente no site em português.

Range Rover Evoque 2018 – versões

  • Range Rover Evoque 2.0 Si4 SE
  • Range Rover Evoque 2.0 Si4 SE Dynamic
  • Range Rover Evoque 2.0 Si4 HSE Dynamic
  • Range Rover Evoque 2.0 Si4 HSE Dynamic Cabrio
  • Range Rover Evoque 2.0 TD4 SE

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Range Rover Evoque 2018 – equipamentos

Range Rover Evoque 2.0 Si4 SE – Motor 2.0 de 240 cv e câmbio automático de nove marchas, mais tração integral. O sistema Terrain Response com cinco modos de terreno, ar-condicionado dual zone, controle de descida, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle dinâmico anti-rolagem da carroceria, controle vetorial de torque, assistente de estabilidade de reboque, controle de freio motor, freios a disco nas quatro rodas, freios com ABS e EDB, direção elétrica, vidros e travas elétricas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, faróis de neblina, sensor de chuva e crepuscular, duas saídas de escape, rodas de liga leve aro 18 polegadas, multimídia InControl Touch, retrovisor eletrocrômico, câmera de ré, bancos elétricos, bancos com acabamento em antracite, volante em couro, iluminação interna e luzes de leitura, botão de partida, Start&Stop, Isofix e seis airbags.

Range Rover Evoque 2.0 Si4 SE Dynamic – Itens acima, mais acesso sem chave, abertura elétrica do porta-malas por gestos, sistema de som Meridian, multimídia InControl Touch Pro com CD/DVD, navegador GPS, sistema de monitoramento de 360 graus, entre outros.

Range Rover Evoque 2.0 Si4 HSE Dynamic – Itens acima, mais volante em couro perfurado, escape duplo cromado, estribos de alumínio, pedais de alumínio, volante esportivo, detalhes exclusivos no interior e no exterior, couro Windsor, entre outros.

Range Rover Evoque 2.0 Si4 HSE Dynamic Cabrio – Itens acima, mais capota elétrica em tecido personalizado, sistema de aquecimento especial, defletor de ar retrátil, bancos dianteiros com rebatimento elétrico, banco traseiro bipartido, entre outros.

Range Rover Evoque 2.0 TD4 SE – Itens do Si4 SE, mais motor diesel 2.0 de 180 cv e câmbio automático de nove marchas.

Range Rover Evoque 2018 – preços

  • Range Rover Evoque 2.0 Si4 SE – R$ 228.500
  • Range Rover Evoque 2.0 Si4 SE Dynamic – R$ 243.500
  • Range Rover Evoque 2.0 Si4 HSE Dynamic – R$ 252.900
  • Range Rover Evoque 2.0 Si4 HSE Dynamic Cabrio – R$ 292.500
  • Range Rover Evoque 2.0 TD4 SE – R$ 249.500

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Range Rover Evoque 2018 – motor

O Range Rover Evoque 2018 tem duas opções de motor no Brasil. Na versão Si4, que é movida por gasolina, o propulsor é o FoMoCo 2.0 GTDI, mais conhecido como EcoBoost. O propulsor de alumínio da Ford é bastante famoso por equipar as marcas que já fizeram parte do grupo americano, sendo um propulsor com turbo e injeção direta de combustível, bastante confiável. No Evoque, ele entrega 240 cv a 5.500 rpm e 34,7 kgfm a partir de 1.750 rpm.

Esse propulsor está sendo substituído no Range Rover Evoque 2018 pelo Ingenium, desenvolvida pela própria Jaguar Land Rover. Este motor tem potências de 180 cv, 250 cv e 290 cv no SUV esportivo. Além dele, existem as versões diesel e uma delas é oferecida no Brasil. O motor Ingenium 2.0 diesel entrega 180 cv a 4.000 rpm e 43,8 kgfm a 1.500 rpm. O motor é feito todo de alumínio e vem com um sistema de injeção Common Rail, bem como sistema EGR de recirculação de gases de escape, bem como SCR (Reversão Catalítica Seletiva). Ele também possui turbina de geometria variável e filtro especial para partículas.

Com o motor 2.0 GTDI, o Range Rover Evoque 2018 vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e tem velocidade máxima de 217 km/h. No caso do motor diesel 2.0 Ingenium, ele consegue o mesmo em 9,0 segundos e com máxima de 195 km/h. No consumo, o propulsor a gasolina tem bons números, fazendo 7,8 km/litro na cidade e 11,6 km/litro na estrada. Com diesel, os resultados são bem melhores, tendo 12,1 km/litro no ciclo urbano e 15,8 km/litro no rodoviário.

Range Rover Evoque 2018 – desempenho

  • Range Rover Evoque Si4 – 7,6 segundos e 217 km/h
  • Range Rover Evoque SD4 – 9,0 segundos e 195 km/h

Com visual agressivo e motorização condizente com uma pegada mais esportiva, o Range Rover Evoque 2018 esconde debaixo do capô o propulsor 2.0 GTDI/EcoBoost a gasolina com 240 cv a 5.500 rpm e 34,7 kgfm a 1.750 rpm. Comandado pela caixa automática ZF-9HP, que colocada em transversal, oferece nove velocidades, o crossover agrada na cidade e na estrada, respondendo prontamente, mas de maneira mais eficiente.

A transmissão garante trocas mais suaves e precisas, bem como retomadas rápidas e nenhum esforço a mais no pedal para ultrapassagens na estrada ou saídas rápidas no semáforo, por exemplo, reduzindo bastante a perda entre as velocidades e garantindo maior economia. O Start&Stop e o modo Eco também ajudam. Graças às nove marchas, a rotação fica na casa dos 1.800 rpm a 110 km/h.

No modo S (Sport), que estica mais as marchas, o conjunto motriz torna a condução mais agressiva, mas é mesmo no modo Dinâmico, selecionado junto às opções de terreno, pode-se obter performance invejável. Também a suspensão Magnetic Ride Control se torna enrijecida e os parâmetros de operação dos controles de estabilidade, tração e vetoração de torque são alterados no modo Sport com Dynamic.

Controle de vetoração de torque permite curvas mais dentro do tangenciamento, assim como os controles de tração e estabilidade. No fora de estrada, o Range Rover Evoque 2018 a gasolina tem excelente comportamento, assim como na cidade, em pisos esburacados, bloquetes, paralelepípedos e outros tipos de pavimentos ruins. No 4×4, o SUV modula perfeitamente as forças em cada roda, auxiliados sempre eficazmente pelo Terrain Response 2 com seus modos de terreno. O limitador e controlador de velocidade em baixa velocidade para o fora de estrada também é muito bom.

No diesel, o Range Rover Evoque 2018 não tem tanta pegada esportiva, mas sua força em baixa e performance fazem o utilitário esportivo surpreender muita gente. Mesmo com 180 cv e 43,8 kgfm, ele esbanja agilidade e, principalmente, economia. Apesar do ciclo diesel no propulsor, seu rodar é suave e há pouco ruído a bordo. O câmbio ZF 9HP é bem ajustado com seus nove marchas, mas evita um “stall” quando o giro cai demais em marchas longas, impedindo seu engate.

No fora de estrada, o Range Rover Evoque 2018 com diesel é ainda melhor, pois se esforça menos e trabalha melhor a carga distribuída para as rodas. Isso sem contar a longa autonomia, que pode chegar perto de um mil km. Já no conversível, realmente é estranho estar a bordo de um SUV sem teto, sem colunas, sem nada…além do céu. A capota é acionada rapidamente e quando fechada, retém muito do ruído externo, além de oferecer mais privacidade e proteção contra o clima. O ar-condicionado é muito eficiente, mesmo em dias extremamente quentes. Ou seja, ninguém vai passar calor dentro desse Land Rover.

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Range Rover Evoque 2018 – consumo

Cidade

  • Range Rover Evoque Si4 – 7,8 km/litro na gasolina
  • Range Rover Evoque SD4 – 12,1 km/litro no diesel

Estrada

  • Range Rover Evoque Si4 – 11,6 km/litro na gasolina
  • Range Rover Evoque SD4 – 15,8 km/litro no diesel

Range Rover Evoque 2018 – manutenção e revisão

Na Land Rover, todas as revisões programadas partem de R$ 5.990, tanto para a versão diesel quanto para gasolina. O valor é para plano de manutenção de cinco anos, incluindo os serviços pré-definidos. As paradas devem ser agendadas e são substituídos os seguintes itens: óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível (para veículos com motor a diesel), fluido de freio e mão de obra. No total são cinco revisões, sendo estas anuais.

Range Rover Evoque 2018 – ficha técnica

Motor

2.0 Si4

2.0 TD4

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1999

1999

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

10:1

15,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 240 cv @ 5500 rpm

Diesel: 180 cv @ 4000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 34,7 kgfm @ 1750 rpm

Gasolina: 43,8 kgfm @ 1500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 9 marchas

Automática 9 marchas

Tração

Tipo

Integral

Integral

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 20 polegadas

Liga Leve aro 19 polegadas

Pneus

245/45 R21

235/55 R19

Dimensões

Comprimento total (mm)

4365

4365

Largura sem retrovisores (mm)

1965

1965

Altura (mm)

1635

1635

Distância entre os eixos (mm)

2660

2660

Capacidades

Porta-malas (litros)

575

575

Tanque (litros)

70

54

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

680

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1640

1675

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,36

0,37

Range Rover Evoque 2018 – fotos

5.0

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