Europa Land Rover Mercado Montadoras/Fábricas Range Rover SUVs

Range Rover Evoque com duas portas deixa de ser produzido

Range Rover Evoque com duas portas deixa de ser produzido

Quando Victoria Beckham apareceu junto com o Range Rover Evoque, o que mais chamava atenção – fora a própria celebridade, esposa do não menos famoso David – era o crossover britânico com apenas duas portas e um estilo cupê bem jovial e atraente sob diversos ângulos. Mais individualista, embora não menos que o conversível, o modelo com um par de entradas parecia destinado ao nicho e muito menos se esperava sua vinda ao Brasil, mas aconteceu.


Porém, a atratividade maior sempre esteve com o Range Rover Evoque em sua configuração mais natural, com quatro portas, o que não diminuiu em nada sua proposta na comparação com o cupê. Como é mais versátil no acesso ao ambiente luxuoso, inspirado no muito maior Range Rover, o Evoque “padrão” nunca teve problemas com as vendas. O sucesso fez com que Land Rover ousasse percorrer um caminho que a Nissan já havia desistido com o Murano, um SUV conversível. Parece que isso deu certo, até agora, pois a Land Rover garante sua produção, entretanto, o mesmo não se pode dizer do cupê.

Range Rover Evoque com duas portas deixa de ser produzido

Por causa das vendas em baixa, o Evoque de duas portas, ou Coupé se preferir, deixou a linha de montagem britânica. Um porta-voz da Land Rover disse: “A partir do ano-modelo 2019, a Land Rover racionalizou sua oferta de ‘bodystyle’ do Range Rover Evoque para se concentrar no modelo de cinco portas (no Brasil não se conta a tampa traseira) e conversível, que responde pela maioria das vendas.” No mix de emplacamentos da marca inglesa, a versão de quatro portas e o conversível respondem por 95% das vendas, enquanto o restante é preenchido pelo cupê.


Sem dar detalhes sobre o volume ou percentual do Evoque conversível, a Land Rover indica que o menor dos Range Rover, com duas portas, não se sustenta financeiramente com apenas 5%. Assim, ela segue uma tendência de mercado na Europa com a eliminação gradativa de entrada dupla, tais como no Renault Clio, Volkswagen Polo, Audi A3 e mesmo o fim de produtos, como foi o caso do Volkswagen Scirocco.

Para a marca, as duas portas de entrada sempre significaram muito, tanto nas séries clássicas e no Discovery, quanto no próprio Range Rover, tanto que ainda atrai os puristas, o que obrigou a Land Rover à criação do Range Rover SV Coupe Sport como uma série limitada em 999 exemplares. Mas mesmo assim, a praticidade das quatro portas é mandatória no mercado e espera-se pela nova geração do Evoque dessa forma em 2020, sendo ainda aguardado o próximo modelo do conversível para algum tempo depois. Apenas o futuro Defender pode oferecer duas portas sem prejuízo comercial.

[Fonte: Autocar]

Range Rover Evoque com duas portas deixa de ser produzido
Nota média 5 de 4 votos

  • Natán Barreto

    Não faz o menor sentido um trambolho apenas com duas entradas. É ocupar espaço sem motivo.

    • edgar__rj

      Boa noite amigo, pra quem faz uso diariamente, e sozinho por exemplo, é bem melhor com duas portas, … Se tiver mais alguém no fim de semana, ou uma viagem, aí fica um pouquinho só desconfortável…
      Eu sempre gostei de carros duas portas… E tendo minha entrada, os outros mais que se coloquem através da outra porta kkkk

      • Lucas Alves

        Vc está esquecendo também da alta desvalorização quando for passar para frente.

        • T1000

          amigo todo o carro de luxo sofre desvalorização excessiva.
          o mini e o a1 vendem praticamente só 2 portas.
          quem precisa de 4 portas é taxi.

          • Unknown

            O mini e o A1 são carros pequenos! Um SUV 2 portas não faz o menor sentido! A não ser que seja uma Defender, muito mais voltada ao off road.

    • th!nk.t4nk

      Evoque trambolho? O carrinho é um mero compacto. Eu sinceramente até hoje tento entender de onde os brasileiros tiraram a ideia de que o Evoque é “carrão” (em todos os sentidos). Devem ter se surpreendido muito com o design mesmo, porque nao tem outra explicaçao.

      • Eduardo Zacchi

        É carrão no acabamento e no pacote de itens que oferece!!! Continua sendo um Range Rover, por isso tem melhor acabamento, refinamento, powetrains bem legais para o porte…
        No demais, concordo que é um compacto, mas é premium, com toda a pompa que isso traz!!!

      • Charlis

        Evoque é compacto ?????????????????????????????
        Um carro com 1.985mm de largura (um Fusion tem 1852mm) e quase 1.700 kilos, é compacto, ta serto.
        Eu queria viver no mesmo planeta que vocês.

        Chega de internet por hoje, rs.

        []s

        • th!nk.t4nk

          Sim. O Evoque 4,35 m de comprimento, é mais curto que um Astra (4,37 m). E em relação aos SUVs, ele é um dos menorzinhos mesmo entre os compactos (pra você ter ideia, o X1 tem 4,44 m).

          • Charlis

            SUV são todas curtas, quase sempre mais que seus sedans de sua plataforma.

            Mas compacto você está forçando a barra.
            Nem no Brasil, nem em nenhum lugar do mundo a Evoque é compacto!
            SUV Compacta é diferente de compacto.
            Mas nem SUV Compacta ela é, já que tem todas as mais vendidas no brasil, são menores que a Evoque.

            O tamanho conceito do carro não se dá apenas no comprimento, mas também na largura.
            Como eu disse, ela é mais larga que um Ford Fusion, que por sua vez, é mais largo que uma Ford Ranger.
            Uma Evoque aqui no Brasil, poucos lugares você a estaciona sem problemas.

            E idem pra Europa, nas ruas mais estreitas que existem no mundo, você não passa com uma Evoque, aonde passaria com um Fiat 500.

            A Internet está destruindo os conceitos dos carros… meu Deus.

            []s

            • th!nk.t4nk

              Vish tem Evoque aos montes aqui na Europa, é um SUV bem curtinho e de espaço interno bem limitado. Mais compacto que ele, só os “hatches altinhos”. Pode ser que no Brasil seja visto de forma diferente (psicologicamente), mas a classificação por aqui é tal como citei acima. A largura é o único aspecto em que o Evoque se sobressai (1,90 m), mas só. Em termos de pack tecnológico também o Evoque está no nível dos SUVs compactos da concorrência (tanto que as versoes normais são somente FWD). É SUV compacto até a alma sim, com todo respeito :) Por fim, aqui na Europa as ruas são largas pra caramba na realidade (bem mais do que no Brasil!). Acho que você está confundindo com as ruas dos centros medievais, onde hoje em dia só entram carros de moradores basicamente (tirando a Itália, que é uma bagunça e muito turista se mete onde nao deve em Roma).

              • Charlis

                Italia, Portugal, Franca, Espanha, Grécia… enfim, listaria uns 10 paises Europeus que visitei e passei por ruas absurdamente apertadas.

                Mas não vamos perder tempo com isso, pois o papo é carro não, turismo.
                Só tem UM DETALHE… você está acessando site errado pelo visto…
                Aqui é noticiasautomotivas.com.BR.
                Site brasileiro, contextualizado para os brasileiros, e acessado pelos brasileiros!
                E aqui no Brasil, não sei se você se esqueceu da nossa humilde realidade, mas são de ruas pequenas, vagas PEQUENINISSIMAS tanto nos predios, quanto nas casas atuais.
                E aqui no Brasil, Evoque além de ser carro de milionário, é uma SUV de extremo luxo, e LONGE de ser compacta.
                Já que AQUI NO BRASIL, o sonho de boa parte dos casais da classe média, é ter SUV como HR-V, Kicks, Creta, Renegade, Ecosport, e por ai vai!
                E ESSES sim são SUVs compactos, oriundos de plataforma de carros compactos.
                Completamente diferente da Range Roger Evoque!

                Por tanto, não é a primeira vez que você comenta coisas por aqui, afirmando absurdos que nem na Europa se aplica, ainda mais por aqui.
                Aconselho-te, a frequentar mais os sites automotivos da América do Norte, e dos países mais ricos ai da Europa.

                []s

          • Unknown

            Ele é um SUV compacto então, não um mero compacto! Seria ele um Kwid travestido? Kkkkkkkkk

      • Rudá

        Confesso que também não sei de onde tiraram que é carrão. Talvez porque virou o xodó da classe média alta no Brasil. A mecânica do carro nunca foi lá essas coisas e a confiabilidade da marca, melhor nem comentar…

        • th!nk.t4nk

          Acho que é o lance de ser xodó no Brasil mesmo, talvez porque muito jogador de futebol e artistas tiveram o modelo. Onde moro tem bastante Evoque, mas porque é barato e o design diferenciado. Porém nunca ouvi alguém puxando o saco do carrinho ou querendo promovê-lo a “médio”, coisa que ele nunca foi. É um compacto estiloso, só isso.

  • Pedrov154

    Não tenho dinheiro para carros desse valor, mas os Land Rover nunca me atraíram. Se eu fosse ter um carro caro, teria uma SW alemã.

  • Wellington Myph13

    Desnecessário né?
    Ao menos tem a Victoria Beckham…

  • Autofahrer!

    O único modelo que eu gosto. Pode fechar que agora não compro mais nenhum outro modelo… Haha…

  • Uranium

    A vantagem dos carros duas portas é praticamente só o visual e preço mais baixo, em alguns casos. A tendência é sumirem do mercado.

    • FearWRX

      e rigidez estrutural, carro duas portas tende a torcer menos que um com 4 por este ter mais “recorte” na carroceria

      • Uranium

        Verdade, tem isso também. Por isso mesmo, acho que em breve vai ser restrito a esportivos (os de verdade).

        • Rafael Lima

          Tipo um M3/M5, Panamera Turbo/Turbo S e-Hybrid, C/E 63AMG, Audi RS3/RS6/RS7, Giulia Quadrifoglio ou AMG GT 4-door são nada esportivos

          • Uranium

            Analfabeto funcional.

            • Rafael Lima

              Seu texto deu a entender que apenas carros de 2 portas são esportivos, mas a moderação do site parece cega em ver insultos contra outros leitores

              • Uranium

                Não dei a entender nada. Falei que carros comuns não vão existir com 2 portas, apenas os esportivos. Não disse que somente carros 2 portas são esportivos. São coisas completamente diferentes. Leia de novo, porque fui claro.

                Se você não conseguiu interpretar um comentário de DUAS LINHAS, eu não tenho culpa nenhuma. Aliás, é essa a definição de um analfabeto funcional: até sabe ler, mas não consegue interpretar nada.

                Fui até educado com você, considerando que além de não entender nada, você ainda veio com sarcasmo barato e agora com esse chororô aí.

                • Rafael Lima

                  Não estou com nenhum chororô, eu não posso mais reclamar de desrespeito? Você utilizou o termo de forma pejorativa, e eu que não sei interpretar?
                  “Por isso mesmo, acho que em breve vai ser restrito a esportivos (os de verdade)” no comentário acima foi dito sobre a rigidez de carros 2 portas ser maior que hoje em dia não é mais tão verdade assim, você solta essa linha que pode ser interpretada como carros esportivos de verdade tem 2 portas, se você tivesse dito: “Por isso mesmo, acho que em breve vai ser restrito a esportivos” sem “(os de verdade)”, eu poderia entender que apenas veículos esportivos no futuro terão duas portas, que seria facilmente entendido que carros como uma M3 é tão esportiva quanto um Cayman, por exemplo, se não deseja multiplas interpretações escreve direito.

  • Eduardo Campos

    Cobrando mais por portas a menos a conta não fecha mesmo…

  • Dod

    O Evoque 2p já não era trazido para o Brasil há muito tempo, ninguém comprava. Só vi uma única vez nas ruas, um verde escuro, por sinal uma cor belíssima.

  • Ricardo Blume

    Praticidade zero, mas em questão de design é lindo.

  • Marcio Souza

    Estou vendo que a tendência global são carros com 4 portas. Na Alemanha, por exemplo, vários modelos já não existem mais na versão 2 portas. E achava que isso era só no Brasil.

  • Diogo

    Pra mim carro 2 porta virou exceção a regra, logo acho feio ( redundante ) foge do padrão. Fico olhando, olhando e não vejo uma beleza estética que dizem visualizar.

  • Augusto Brum

    SUV 2 portas é a mesma coisa que uma pessoa feia com olho azul

  • Jackson

    Vai dar trabalho pra Hyundai pois entre um HB20 e um Yaris eu confio mais no T da toyota que no H da hyundai….

  • Cosi fan Tutti

    Com certeza não para alguma chinesa que já já lança sua versão hehe

  • Vattt

    Logo, logo, um Evoque totalmente novo como um mini Velar!!!

    • Eduardo Zacchi

      Provavelmente Vattt… O Velar, como foi muito bem feito e desenhado, deverá ditar as regras de design da marca!!!

  • Cromo

    Suas portas dianteiras são maiores, facilitando o acesso aos bancos dianteiros. Praticamente nunca levo alguém no banco de trás, seria minha opção se existisse. Estranhamente o Evoque 2 portas era + caro q o 4 portas. Normalmente os 2 portas são + baratos, são quase sempre + bonitos, são mais leves também. Que catástrofe, veja como Gol, Up, 206 e muitos outros eram + belos só com 2 portas.

    • Unknown

      Fale por você.

  • Gugamonti

    logo agora que eu ia comprar um….rsrsrsrsrsr

  • Paulino Lino

    Graças a Deus essa aberração com duas portas saiu de cena! Digo aberração porque era horrível e não justificava a compra. Já o modelo tradicional com 4 portas é maravilhoso!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email