Europa Land Rover Range Rover SUVs Tecnologia

Range Rover ganha novo motor Ingenium de seis cilindros em linha

Range Rover ganha novo motor Ingenium de seis cilindros em linha

O Range Rover 2019 ganhou uma importante alteração mecânica no mercado europeu. Agora o SUV topo de linha da marca inglesa passa a dispor do novo motor Ingenium de seis cilindros em linha. O propulsor possui a mesma arquitetura da versão 2.0, mas com adição de mais dois cilindros, num conceito modular muito semelhante ao da série B da BMW.


Com 3.0 litros, o Ingenium seis em linha foi desenvolvido para modelos da Jaguar Land Rover com posicionamento de conjunto motriz em longitudinal. Assim como o recente equivalente da Mercedes-Benz, esse motor também dispõe de módulo híbrido, que funciona com sistema elétrico de 48 volts.

Ele utiliza um compressor elétrico para evitar o turbo lag em rotações mais baixas, mantendo o compressor volumétrico por correia e o turbocompressor por gases de escape, este último usado em altas rotações. Assim, o Ingenium 3.0 nmo Range Rover entrega 405 cavalos e 55,9 kgfm.

Range Rover ganha novo motor Ingenium de seis cilindros em linha


Com ele, o Range Rover Ingenium 3.0 vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e tem máxima de 225 km/h, mesmo pesando 2,3 toneladas. O novo motor substitui o velho AJ-V6 3.0 Supercharged, que durou muitos anos dentro do portfólio da Jaguar Land Rover.

Além disso, o Range Rover 2019 ganha alteração na multimídia com sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, além de faróis full LED mais inteligentes, que podem agora reduzir o facho diante de lanternas traseiras, assim como iluminar mais o lado da estrada onde se está guiando, chamado Tourist Mode.

O Range Rover Ingenium 3.0 será oferecido em diversos mercados. Aos poucos, a Jaguar Land Rover vai ampliando a gama de modelos com o novo propulsor, que já está disponível no Range Rover Sport e que em breve deve chegar também ao Velar, assim como ao Land Rover Discovery e quem sabe até ao Novo Defender como uma opção SVR com 400 cavalos e oferecido nas duas carrocerias (curta e longa).

 

Range Rover ganha novo motor Ingenium de seis cilindros em linha
Nota média 3 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Domenico Monteleone

    Aristrocracia sobre rodas

  • Diego G. de Lima

    Esse é meu sonho…
    Mas só ganhando na mega mesmo.

  • Gutemberg Ferreira

    Esse motor é biturbo (com uma turbina para cada bancada de cilindros) ?

    • MonHoe

      Ele so tem uma bancada de cilindros e um compressor elétrico na turbina

      • Gutemberg Ferreira

        Compressor elétrico na turbina ? Tipo um supercharger ?

        • MonHoe

          Não tipo um supercharger, ele tem um sistema que mantém a turbina girando sem precisar dos gases do escape pra isso, ou seja a turbina tá sempre funcionando eliminando o lag

  • Cássio

    Mais um motor para dar problemas…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email