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Range Rover Velar 2019: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

Range Rover Velar 2019: versões, equipamentos, preço, motor, consumo
Range Rover Velar 2019

Desde o lançamento do Range Rover Evoque, a Land Rover vem surpreendendo com modelos de visual arrojado e com uma dose de tecnologia embarcada, e um deles é o Range Rover Velar.

Apresentado há cerca de oito anos, o Evoque de primeira geração ainda segue com um design interessante e atual. Recentemente, o Range Rover Velar 2019 seguiu os passos do irmão menor e foi lançado para surpreender dentro da linha da marca.


Lançado em março de 2017, o Velar 2019 é atualmente um dos carros mais modernos dentro da gama da marca. Ele não conseguiu repetir o mesmo feito do Evoque, com um visual um pouco menos chamativo que o utilitário-esportivo mais antigo.

Todavia, basta entrar dentro da cabine para ver qual foi a real intenção da Land Rover.

O interior do carro é todo elegante e abarrotado de boas tecnologias, mas sem muitos exageros. Quase todos os comandos físicos dos SUVs normais foram trocados por telas sensíveis ao toque de alta definição.


Além disso, o SUV de luxo agrada quem busca por um carro mais alto e com excelente dirigibilidade. A gama de motores moderna da Land Rover também está presente no Velar 2019 – a propósito, a linha foi renovada recentemente com unidades mais eficientes.

Confira abaixo todos os principais detalhes do Range Rover Velar 2019:

Range Rover Velar 2019: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

Range Rover Velar 2019 – detalhes

O design do novo Velar segue a mesma identidade visual dos outros SUVs mais recentes da Land Rover. A dianteira é marcada por faróis afilados e espichados, que contam com a tecnologia Matrix LED nas versões mais caras.

Eles estão interligados à grade retangular. O para-choque tem formas mais agressivas, com aberturas laterais com filetes em formato de “garra”.

Partindo para as laterais, o que mais chama a atenção no novo Velar 2019 é a silhueta esculpida num formato mais diferenciado.

A traseira tem um caimento suave do teto, mas sem exagerar como nos modelos BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupe. Outro destaque são as maçanetas embutidas nas portas, que saltam para fora quando o condutor se aproxima com a chave presencial.

Visto de traseira, o modelo da Land Rover traz lanternas em LED com formato que repete o desenho dos faróis dianteiros e interligadas por uma barra cromada com o nome da linha por extenso. Em suma, todo o conjunto visual do novo carro acaba agrando a maior parte do público.

O interior, contudo, surpreende mais. Na versão topo de linha, o condutor é muito bem recebido graças aos recursos.

O volante se esquiva para trás com seu sistema de ajuste elétrico e a suspensão baixa alguns milímetros, tudo isso para facilitar o acesso à cabine.

Range Rover Velar 2019: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

Antes mesmo de entrar na cabine, dá para notar facilmente o bom acabamento do carro: ele usa couro, detalhes em alumínio e superfícies em preto brilhante por todos os lados. Dá para dizer que há mais superfícies em couro do que em plástico emborrachado em diversos pontos dos painéis.

O sistema de conectividade e entretenimento Touch Pro Duo também é outro destaque. Há um painel de instrumentos totalmente digital com tela TFT de 12,3 polegadas atrás do volante.

O console central é coroado com duas telas de 10 polegadas coloridas e sensíveis ao toque que são complementares.

Com o Touch Pro Duo, o motorista pode visualizar as informações necessárias e ainda interagir com recursos adicionais, como usar o sistema de navegação na tela superior e comandar o sistema de som na tela interior.

Comandos dos bancos e do ar-condicionado, por exemplo, também são comandados por lá.

O volante também oferece comandos sensíveis ao toque, com direito a iluminação. Um dos botões é programável e pode ser personalizado conforme as preferências do proprietário, permitindo realizar diversas funções.

A cabine tem espaço suficiente para acomodar cinco adultos com conforto, muito por conta do bom entre-eixos de 2,87 metros.

Há também uma infinidade de recursos, que você poderá conferir logo abaixo.

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Range Rover Velar 2019 – versões

A atual linha do Range Rover Velar 2019 é composta pelas versões de acabamento S, R-Dynamic S, R-Dynamic SE e R-Dynamic HSE.

As duas primeiras estão disponíveis somente com motor 2.0 litros Ingenium de quatro cilindros, enquanto a terceira pode contar com o 2.0 Si4 de quatro cilindros e também o 3.0 V6 Supercharged e a quarta configuração pode ser encontrada somente com o propulsor maior.

Confira abaixo a atual gama de versões do Velar 2019:

  • Range Rover Velar S 2.0 Si4 2019
  • Range Rover Velar R-Dynamic S 2.0 Si4 2019
  • Range Rover Velar R-Dynamic SE 2.0 2.0 Si4 2019
  • Range Rover Velar R-Dynamic SE 3.0 V6 Supercharged 2019
  • Range Rover Velar R-Dynamic HSE 3.0 V6 Supercharged 2019

Range Rover Velar 2019: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

Range Rover Velar 2019 – equipamentos

Range Rover Velar S 2019

Segurança: faróis de LED com luzes de circulação diurna, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, diferencial aberto com vetorização ode torque por frenagem, assistente de estabilidade de reboque, sistema Adaptive Dynamics, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, controle de estabilidade antirrolagem, controle de descida em declives, assistente de manutenção de faixa, monitor de fadiga do condutor, seis airbags, assistente de frenagem de emergência, entre outros.

Conforto: retrovisores externos com aquecimento, rebatimento elétrico, função antiosfucante automática e luzes de aproximação, bancos dianteiros elétricos com 10 modos de ajuste e memória do motorista, tampa do porta-malas com acionamento elétrico por gesto, direção elétrica progressiva, sensores de luz e chuva, nivelamento automático dos faróis, chave presencial, partida do motor por botão, sensor de intrusão, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, entre outros.

Tecnologia: sistema de som Meridian com 11 alto-falantes e 380 watts de potência, sistema de navegação Pro, câmera de ré, sistema Terrain Response com Dynamic Program, painel de instrumentos com mostradores analógicos e tela TFT central, sistema Touch Pro com duas telas touchscreen no console central, entre outros.

Visual e acabamento: rodas de 19 polegadas com cinco raios, bancos revestidos em couro perfurado granulado, iluminação interna, entre outros.

Range Rover Velar R-Dynamic S 2019

Segurança: passa a contar com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Visual e acabamento: agrega teto panorâmico deslizante, rodas de 19 polegadas exclusivas, detalhes de acabamento em preto brilhante, acabamento interno em couro perfurado granulado Ebony e Ebony Camurça, detalhes de acabamento Shadow Aluminium no interior, revestimento do teto Ebony Morzine, soleiras dianteiras de metal com a inscrição “R-Dynamic”, volante em couro com moldura Atlas, pedais em aço com acabamento Bright, emblemas R-Dynamic, entre outros.

Range Rover Velar R-Dynamic SE 2019

Segurança: adota faróis Matrix Led com assinatura DRL e detecção de tráfego em ré.

Tecnologia: adota sistema de som Meridian Surround com 16 alto-falantes e um subwoofer de dois anos, sistema Park Assist de estacionamento semiautônomo, painel de instrumentos totalmente digital, sensores de estacionamento 360º, entre outros.

Visual e acabamento: traz rodas de 20 polegadas com 10 raios e acabamento Satin Dark Grey e emblemas SE.

Range Rover Velar R-Dynamic HSE 2019

Segurança: conta com frenagem de emergência em alta velocidade, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de pontos cegos.

Conforto: recebe bancos dianteiros com 20 modos de ajuste, climatização, massagem e memória e coluna de direção com ajustes elétricos.

Visual e acabamento: traz rodas de 21 polegadas com 10 raios e acabamento Satin Dark Grey, interior em couro Windsor perfurado granulado Light Oyster/Ebony, emblemas HSE e revestimento integral interno em couro.

Range Rover Velar 2019: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

Range Rover Velar 2019 – preços

Confira abaixo os preços do Range Rover Velar 2019 praticados atualmente pela Land Rover no mercado brasileiro:

  • Range Rover Velar S 2.0 Si4 2019: R$ 376.370
  • Range Rover Velar R-Dynamic S 2.0 Si4 2019: R$ 387.970
  • Range Rover Velar R-Dynamic SE 2.0 2.0 Si4 2019: R$ 417.170
  • Range Rover Velar R-Dynamic SE 3.0 V6 Supercharged 2019: R$ 448.170
  • Range Rover Velar R-Dynamic HSE 3.0 V6 Supercharged 2019: R$ 487.270

*preços com base no configurador online da Land Rover em maio de 2019.

Range Rover Velar 2019: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

Range Rover Velar 2019 – motor

A atual gama do Velar 2019 pode ser encontrada com duas opções de motorização. As variantes mais em conta saem de fábrica com um motor turbo de quatro cilindros a gasolina, enquanto as mais caras são dotadas de um V6 Supercharged também a gasolina.

No caso das configurações de entrada, o Range Rover Velar 2019 oferece o novo propulsor 2.0 litros Ingenium de quatro cilindros a gasolina, que atende também pela sigla Si4.

Tal unidade é dotada de um turbocompressor twin scroll aprimorado com um compressor de alto fluxo que distribui 26% mais ar, o que permite um pico de potência mais elevado.

A turbina traz também rolamentos de esferas cerâmicos que reduzem o atrito e melhora a resposta transitória e alimentação por um coletor de escape integrado, capaz de aumentar a transferência de energia para a turbina, reduzindo o “turbo lag” e aumentando a resposta do motor.

Nas demais tecnologias, há sistema inteligente de elevação das válvulas continuamente variável (CVVL), que consegue variar a medida na qual as válvulas de entrada são abertas.

Isso diminui as perdas de bombeamento do motor. Junto a ele está um duplo comando de válvulas independente.

O motor 2.0 Ingenium consegue entregar 300 cavalos de potência, a 5.500 rpm, e 40,8 kgfm de torque, a 5.500 rpm.

Já os modelos mais completos do Velar 2019 saem equipados com um 3.0 litros V6 Supercharged a gasolina. Ele é ainda mais moderno e ostenta supercompressor de duplo vórtice tipo Roots, que gera entrega de potência linear com máxima capacidade.

Há também sistema de injeção direta por spray, que aprimora a mistura ar/combustível na câmara de combustão e melhora a queima do combustível injetado, além de duplo comando de válvulas independente com operação variável das válvulas de admissão e escape e eixos balanceadores duplos contrarrotantes.

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Neste caso, são 380 cavalos de potência, a 6.500 rpm, e 45,9 kgfm de torque, a 3.500 giros.

Em ambos os casos, há um câmbio automático ZF de oito velocidades e sistema de tração nas quatro rodas.

Ainda no conjunto mecânico, o Range Rover Velar 2019 se destaca por oferecer suspensão pneumática eletrônica nos modelos V6. Ela tem ajuste eletrônico de altura e aprimora o acesso ao interior de maneira automática.

O sistema é capaz ainda de fazer ligação cruzada das rodas diagonais para manter todas as quatro rodas no chão em superfícies irregulares.

Todas as funções podem ser operadas por meio da tela sensível ao toque de 10 polegadas do sistema multimídia.

Além de facilitar o acesso à cabine, a suspensão pneumática do SUV de luxo trabalha com o sistema de redução de velocidade para reduzir o arrasto aerodinâmico e aprimorar o consumo de combustível em altas velocidades. Acima de 105 km/h, o sistema diminui a altura do carro em 10 mm.

Há ainda o sistema Terrain Response, que configura o carro para atender às demandas do terreno, ajustando o motor, transmissão, diferenciais e chassi.

São seis modos: Conforto, Grama/Cascalho/Neve, Lama e Buracos, Areia, ECO e Modo Dinâmico. Como opcional, o Terrain Response 2 tem ajuste automático e monitora as condições de condução, fazendo ajustes de forma automática.

Range Rover Velar 2019: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

Range Rover Velar 2019 – desempenho

Confira abaixo os números de desempenho divulgados pela Land Rover:

Range Rover Velar 2.0 Si4 2019

  • 0 a 100 km/h 6 em segundos;
  • Velocidade máxima de 234 km/h.

Range Rover Velar 3.0 V6 Supercharger 2019

  • 0 a 100 km/h em 5,7 segundos;
  • Velocidade máxima 250 de km/h.

Range Rover Velar 2019 – consumo

Esses são os números de consumo do novo Velar 2019:

Range Rover Velar 2.0 Si4 2019

  • 7,2 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com gasolina.

Range Rover Velar 3.0 V6 Supercharger 2019

  • 6,8 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com gasolina.

Range Rover Velar 2019: versões, equipamentos, preço, motor, consumo

Range Rover Velar 2019 – ficha técnica

Motor

2.0 Si4 e 3.0 V6

Tipo

Dianteiro, longitudinal e gasolina

Número de cilindros

4 em linha ou 6 em “V”

Cilindrada em cm3

1.997 ou 2.995

Válvulas

16 ou 24 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

9,5:1 ou 1o,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

300 cv a 5.500 rpm ou 360 cv a 6.500 rpm

Torque Máximo

40,8 kgfm a 1.500 rpm ou 45,9 kgfm a 3.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de 8 marchas com conversor de torque

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos ventilados (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, com braços sobrepostos e molas pneumáticas

Traseira

Independente, multibraço, com molas pneumáticas

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 19, 20 ou 21 polegadas

Pneus

255/55 R19, 255/50 R20 ou 245/45 R21

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.803

Largura (mm)

2.032

Altura (mm)

1.665

Distância entre os eixos (mm)

2.874

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

ND

Tanque (litros)

63

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.813 a 1.884

Coeficiente de arrasto (Cx)

0,35

Range Rover Velar 2019 – fotos

Range Rover Velar 2019: versões, equipamentos, preço, motor, consumo
Nota média 4 de 3 votos

  • El Gato!

    Na minha humilde opinião, é o mais belo SUV de todos os tempos, desde o seu lançamento. Sem mais.

    • OtarioBrasileiro

      Concordo contigo. Tive o prazer de passar 2 semanas com um alugado nos EUA e foi só alegria. O tablet no painel por si só é uma diversão. Teria fácil…. nos EUA… rs… No Brasil por essa faixa pegaria uma Macan, pois valorizo mais a esportividade e a confiança da mecânica alemã do que o 4×4. Mas enfim, ficaria em dúvida.

      Sobre vender pouco no Brasil, comparado na época com a Evoque, o motivo é o preço. Em 2015 quase peguei uma Evoque 0km por 150k. Na época optei pela XC60 por ser maior. Mesmo considerando a inflação, 400k 4 anos depois é muito mais do que 150k. Enfim, é um outro público, com outro poder aquisitivo ou disponibilidade para a aquisição de um (ainda que belo) automóvel.

      • El Gato!

        Conforme fiz referência, meu comentário levou em conta apenas o critério estético. Me assusto muito com os comentários sobre os problemas eletrônicos apresentados pela família Rover. Acho o carro belíssimo… mas não sei se teria um! Hahaha! Assino embaixo de cada vírgula do seu comentário.

  • th!nk.t4nk

    Baita carro, mas a fama de baixa confiabilidade não ajuda num veículo tão caro. Esse interior com a tela baixinha também acabou ficando ultrapassado em termos de ergonomia. Enfim, eu entendo por que o Velar tem dificuldades em decolar nas vendas. A concorrência é muito forte nesse segmento e tem produtos mais robustos em termos de projeto.

    • Vitor Santos

      Até que está vendendo, pois já vi alguns por ai, considerando que esses carros são raros. Vi tanto em BH como no interior de SP (Americana). O design realmente é espetacular! Mas se o logomarca fosse da Porsche, Era mais confiável haha

      • leomix leo

        Minha cidade apesar de pequena, 650 mil habitantes, já vi uns 3 rodando, já a Discovery nova somente 2.

        • Mr. Pereba

          No Brasil a marca ainda tem uma associação com status e é desejada por muitos, mas na Europa e principalmente nos EUA essa fama de baixa confiabilidade tem prejudicado as vendas há um certo tempo já.

          • leomix leo

            Minha loja de baterias fica ao lado de uma oficina de Carros importados, a Discovery 3/4 evoque, até a RR vouge já esteve aqui mês passado, não é possível um carro tão caro, gostar de oficina desse jeito, por isso um tio meu disse que prefere uma SW4 a uma Discovery, agora eu entendo.

  • Pedro Fontes

    Pessoal fala que a marca Jaguar Land Rover nao tem boa confiabilidade em termos de parte elétrica e eletrônica. Como pode um veiculo tao caro e tao requintado, nao dispor de algo tao fundamental.

    • zekinha71

      São conhecidos com árvore de natal, todo dia tem uma luzinha nova piscando no painel.

      • Thiago Czigler

        verdade ?? caramba, inacreditável isso nehh…

  • Cesar

    Talvez quando for velar meu carro troque num velar.

  • Victor Hugo

    E a Autobiography ?

  • Baetatrip

    Bonito de se ver!
    Nao e bonito ter 1!
    Esse carro e verdadeiro festa de natal…. Cheia de luz eletronicas para aporrinhar!
    E outra coisa…. Velar tem varias peças de moto e cambio de PVC……
    Quando dá problema e jogar fora ou arumar por preço de 1 Uno no minimo!
    Nao confio essa marca no BR…Onde ninguem sabe mexer direito!

    • leomix leo

      Minha loja fica ao lado de uma oficina de Carros importados, a Discovery 3/4 evoque, até a RR vouge já estava aqui mês passado, não é possível um carro tão caro, gostar de oficina desse jeito, por isso um tio meu disse que prefere uma SW4 a uma Discovery, agora eu entendo.

      • Baetatrip

        ….Concordo!
        Esse carros de luxo tem tanta tecnologia que adora aporrinhar os donos….!
        Tenho o meu Suzuki Grand Vitara 4×4 2012…… Pois amo ele mesmo….!
        Nunca da problema… Facil de localizar…!
        Fico pensando: Carros modernos que nao foi feito p/ andar aqui…. Pois o BR e tão grande e ninguem sabe mexer nisso… Complica tudo!

        • leomix leo

          Pra vc ter uma ideia, só tem um rapaz qualificado para fazer revisão e troca de óleo em caixa de câmbio AT aqui em minha cidade, ele tem pouco tempo que foi a São Paulo fazer essa qualificação, o restante só faz lhe enrolar, às vezes nem mexe com medo, fala que só na CSS.

          • Baetatrip

            Sim…. Nesse caso e facil de trocar oleo do AT
            No meu caso fiz na css, pois sou amigo do dono e fez preço bom…!
            Como o meu e AT4 sao quase 8L de oleo, tenho trocar cada 50 mil km… (como todos são)
            Troquei com 100.000km e oleo estava velho e sem particulas (pois 85% e de estrada… que prolongou a “vida” do oleo…!

    • Leonardo Silvano

      Que peças de moto teria esse carro? Algumas peças podem ser compartilhadas por carro e moto, como sonda lâmbda, bomba de gasolina, sensores. E qual seria o problema de ter “peças de moto”?

      • Baetatrip

        motor…. errei ! heheh!

  • CanalhaRS

    O motor 2.0 diz no texto que tem seu torque disponível a 5.500rpm, fiquei decepcionado. Mas olhando a ficha técnica diz que o torque está disponível a 1.500rpm…imagino que essa seja a informação correta.
    Mas complicado pagar quase 500 mil num Land Rover. Quem tem essa grana para brincar de rico, vai de marcas alemãs, com certeza.

  • Marcelo Ceno Dutra

    Esse carro tinha que ser importado na versão a diesel.

  • Domenico Monteleone

    Esse carro está uns 10 anos a frente do nosso tempo, o que é bastante nesse assunto.

  • DinhoRoxxx

    Pelo que eu vi o Velar perdeu o motor P250 agora só o P300 nos 4 cilindros e a versão mais luxuosa HSE virou exclusiva para a versão V6 alem do R-dynamics já vir em pacote fechado

  • Ricardo Blume

    Como diria um paraibano amigo meu: “lindjo” demais!

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