Brasil Governamental/Legal Recalls

Recall pendente já pode aparecer no documento do carro

Recall pendente já pode aparecer no documento do carro

Motoristas devem ficar atentos às novas regras de recall. A partir de hoje (1º de outubro), o documento do veículo, de porte obrigatório, passa a informar se o automóvel está com recall pendente mais de um ano após o anúncio da montadora.


A mudança é oriunda de uma portaria dos Ministérios da Justiça e Infraestrutura. Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o recall pendente vai ser identificado no Certificado de registro e licenciamento de veículo, o CRLV. A informação estará expressa no papel quando o motorista fizer o novo licenciamento.

Recall pendente já pode aparecer no documento do carro

Outras novidades foram anunciadas. O Denatran fará a comunicação com o proprietário do veículo envolvido. O motorista será alertado com um “aviso de risco”, onde será encaminhado um e-mail, para tal, o condutor deve ter cadastro ativo no portal do Departamento Nacional de Trânsito.


A notificação de Recall também será feita através dos aplicativos: Carteira Digital de Trânsito e SNE (Sistema de Notificação Eletrônica). No SNE, o proprietário será avisado via notificação pop-up, na tela do celular.

Apesar das mudanças, as montadoras devem continuar fazendo as comunicações normalmente, uma vez que são obrigadas. Elas também precisam emitir um comprovante ao cliente identificando que o reparo foi feito.

Recall pendente já pode aparecer no documento do carro

Se o contato digital não for suficiente, o consumidor será avisado por remessa postal (com o endereço cadastrado no Registro Nacional de Veículos Automotores – Renavam).

Segundo a portaria conjunta, se o documento em papel estiver com a informação do recall não feito e o consumidor realizar o reparo posteriormente, o aviso só será retirado no próximo licenciamento. Se desejar retirar o alerta imediatamente, o motorista terá de solicitar uma segunda via do documento. Há custo para isso.

Recall pendente já pode aparecer no documento do carro

O Ministério da Justiça informa que das 701 campanhas realizadas nos últimos cinco anos, 189 estão em níveis abaixo de 10% de reparo/atendimento. Já 103 encontram-se em níveis entre 10 e 40%.

Dos 9.504.580 veículos chamados para recall, apenas 4.584.144 atenderam ao chamado.

[Fonte: UOL]

Recall pendente já pode aparecer no documento do carro
Nota média 5 de 1 votos

Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • Bem interessante esta medida. Vai pegar uma boa quantidade de Hondas Civics e Fit que ainda não com o recall do airbag pendente.

    • Por que as pessoas só lembram dos carros da Honda no recall do “Air bag mortal”? O Toyota Corolla 2015 daqui de casa teve o Air Bag do motorista trocado por causa desse problema. Fora os milhares de etios e outros toyotas que tiveram o Air Bag desligado e um adesivo gigante colado no painel…

  • Amauri José da Cunha

    Sei de um dono de um I30 que não atendeu ao recall, agora o carro começou a der defeitos relacionados ao recall e ela quer passar para frente sem resolver o problema, essa medida vai evitar muitas dessas situações

  • RicardoVW

    Meu carro no site do DETRAN citava um Recall pendente de 10 anos atrás.

  • 4lex5andro

    Show de bola, ter essa identificação na CRLV vai ajudar muito futuros compradores.

  • Caulazaro

    Oh… Glória a Deus!!!
    Sempre achei que isso deveria existir deste o primeiro recall.
    Quem compra usado, nunca sabe se existiu um recall e se o dono anterior fez o reparo.
    Tem uns pepinos que podem ser fatais.

  • Chevalier

    A pessoa deixa o carro na concessionária para ser feito o recall e não imagina que ao invés de ser tirado o eixo traseiro para a substituição das porcas, furarão o porta-malas para trocá-las por cima.

    • PrGirafales

      que carro é feito isso?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email