Governamental/Legal Montadoras/Fábricas Segurança

Recall: regras estão sendo discutidas no congresso

corolla-airbag Recall: regras estão sendo discutidas no congresso

Uma subcomissão especial foi criada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados para debater e estabelecer a regulamentação do recall de veículos. O objetivo é discutir ações para reduzir e impedir a comercialização de veículos com defeitos de fabricação, de acordo com o autor da proposta, o deputado federal Alexandre Valle (PR-RJ).

O deputado observa um número alarmante de acidentes de carros provocados por falhas mecânicas, mas ainda mais o número de chamadas para reparação feitas por parte das montadoras. A subcomissão vai ouvir representantes dos fabricantes e importadores de veículos e estabelecer mecanismos para que os proprietários sejam realmente informados e notificados da necessidade do recall.

Como exemplo, apenas a Toyota chamou nada menos que 538 mil veículos no maior recall por “airbags mortais” no Brasil, após a comprovação de que em outros países mais de dez mortes já foram confirmadas devido à explosão de airbags, feitos pela japonesa Takata. A subcomissão tem prazo de 180 dias para realizar os trabalhos e apresentar relatório final que possa contribuir para elevar a segurança dos donos de veículos.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend