Fiat Mercado Pickups

Referência entre picapes médias, Fiat Toro alcança 300.000 unidades

Referência entre picapes médias, Fiat Toro alcança 300.000 unidades

A Fiat Toro se tornou referência no mercado de picapes médias. Não daquelas que possuem chassi de longarinas, mas de um novo tipo, um modelo menor e que usa uma estrutura monobloco.


Agora, ela alcança a marca de 300.000 unidades fabricadas em Goiana-PE, única planta no mundo que fabrica a picape média da Fiat Chrysler.

Feita no mesmo complexo que os Jeep Renagade e Compass com os quais, compartilha a plataforma, a Toro criou seu próprio espaço e o domina com maestria, apesar do aumento expressivo de preços.

Referência entre picapes médias, Fiat Toro alcança 300.000 unidades

Chamada de SUP (Sport Utility Pick-Up) pela Fiat, a Toro é uma intermediária de fato entre as picapes leves, como a Nova Strada e as médias, como a Peugeot Landtrek (comparação dentro da Stellantis…).

Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil, diz: “O Fiat Toro definitivamente é um veículo que mudou a história da Fiat. É um sucesso instantâneo de vendas desde o início. A aprovação do consumidor é comprovada quando vemos resultados como a marca histórica que alcançamos de 92% de market share no segmento C-pickups no acumulado desse ano”.

Referência entre picapes médias, Fiat Toro alcança 300.000 unidades

Podemos dizer que em seu nicho, a Toro tem 100% do market share, afinal, ainda não tem concorrentes. Mas, isso vai mudar logo mais, pois, a primeira que deve aparecer por aqui é a Ford Maverick, fabricada no México. A VW também tem a Tarok como proposta para peitar a ítalo-pernambucana.

Se fala ainda de projetos da General Motors e Hyundai, podendo haver mais trabalhos ainda escondidos nos departamentos de design e engenharia de alguns fabricantes. Apesar de servir de referência até para outros mercados, a Fiat Toro se concentra regionalmente, exportada para o Mercosul e países próximos.

Referência entre picapes médias, Fiat Toro alcança 300.000 unidades

Ela ainda alcança alguns mercados latinos como RAM 1000, mas ainda está longe do mercado americano, onde a marca tem uma boa participação.

Com motores 1.8 de até 139 cavalos e 2.0 diesel com 170 cavalos e tração 4×4, sem contar as caixas automáticas de 6 ou 9 marchas, a Fiat Toro espera pelo motor Firefly 1.3 Turbo com 150 cavalos e 27,5 kgfm pelo menos.

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Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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