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Regra de três: Fox BlueMotion perde um cilindro para ganhar em economia

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A gente não precisou nem de sair com o carro para descobrir que o Fox havia perdido um cilindro. Bastou ligar a ignição para o carro começar a vibrar um pouco, sintoma que se manifesta também nas acelerações. Com o Fox BlueMotion, a Volkswagen mira na economia de combustível, e isso o modelo entrega. Mas há um efeito colateral: a vibração do motor de três cilindros não é exatamente um incômodo, mas é perceptível. A economia compensa o leve desconforto? Vamos analisar.



Antes de ligar o carro, o primeiro desconforto aparece no momento da compra. Isso porque a versão BlueMotion custa R$ 750 a mais que o Fox 1.0. A nova versão, que chega como linha 2014, custa R$ 32.590 com duas portas, ou R$ 34.090, com quatro portas. Então, você leva um cilindro a menos e paga mais? Espere um pouco, porque a conta não é tão simples.

Para começo de conversa, o termo “perde um cilindro” não diz tudo sobre o carro, porque esse motor é novo, e não apenas um corte no motor 1.0 de quatro cilindros. Batizado de EA211, ele será utilizado no up!, e traz avanços em relação à atual linha de motores da VW. Como exemplo, tem quatro válvulas por cilindro, bloco de alumínio e comando variável. A empresa não oferecia nada disso em sua linha “popular”.

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E no que isso muda sua vida? Vamos virar a chave para descobrir. Então, viro a chave e nada acontece, a não ser uma mensagem no painel. O Fox avisa que é preciso pisar na embreagem para o motor funcionar. Mas por quê? Como no Polo BlueMotion (o primeiro da família “econômica” da VW), este Fox tem partida assistida. Basta um toque na chave para que o dispositivo complete a ignição, sem que seja necessário segurar a chave. Por isso, caso o veículo esteja engrenado, há o risco de ele se movimentar. Daí a necessidade de pisar no pedal.

Motor ligado, você começa a receber as vibrações, que continuam na saída e depois desaparecem. A partir daí, o hatch agrada bastante. Na maioria das situações, o Fox BlueMotion nem parece 1.0. Enfrentou subidas com ânimo, fez ultrapassagens com facilidade e raramente mostrou sinais de anemia. Você só precisa evitar rotações muito baixas, situação em que ele se comporta como um autêntico 1.0 e empaca. O truque é manter giros de 3.000 rpm em diante. Acima de 2.500 giros, percebe-se nitidamente uma estilingada, e o carro ganha disposição.

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Sua vez de vibrar

Nessa condição, quem começa a vibrar é você, porque o Fox BlueMotion é muito econômico. O computador de bordo denunciou médias 19 km/l na estrada e 13,6 km/l na cidade, com gasolina. Além de beber pouco, o modelo tem comportamento bem agradável. O câmbio MQ200 continua a ser um dos melhores do segmento: é aquela manteiga de sempre, com engates suaves e fáceis. E a direção eletro-hidráulica (de série) está bem calibrada: leve e obediente. O volante também é o velho conhecido do “Passat CC” (opcional). Tem revestimento de couro e comandos ao alcance dos dedos. E ainda pode ser ajustado em altura e profundidade.

Falemos um pouco de números: o motor de três cilindros rende 82 cv com etanol e 75 cv com gasolina. É uma boa evolução em relação ao 1.0 de quatro cilindros, que gera 76/72 cv. O torque é quase o mesmo. Com gasolina, ambos têm 9,7 kgfm. Com álcool, o quatro cilindros tem um pouquinho a mais (10,6 kgfm, ante 10,4 do BlueMotion).

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Adeus, tanquinho

Por ter um cilindro a menos, o motor EA211 tem menos componentes (pistão, bielas, mancais), o que significa menor perda de força para seu funcionamento. A Volkswagen declara que ele pesa 24 kg a menos que um equivalente de quatro cilindros. Mas as melhorias vão além. As velas estão colocadas no centro dos cilindros, o que aumenta a eficiência na queima. O coletor de escape está integrado ao cabeçote. Com isso, o motor atinge mais rapidamente a temperatura ideal de funcionamento, melhorando o consumo (na fase fria, o gasto de combustível é alto). Completa o pacote a eliminação do tanquinho de partida auxiliar.

O Fox BlueMotion traz uma evolução do sistema E-Flex, lançado no Polo em 2009. Ele aquece o combustível em câmeras instaladas ao lado das válvulas injetoras, e opera em temperaturas abaixo de 17,5 graus, quando houver etanol no tanque e o motor estiver frio. O hatch da Volkswagen é o primeiro 1.0 a eliminar o tanquinho.

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Pacote econômico

O conceito BlueMotion não se restringe às alterações no motor. O pacote inclui mudanças nos pneus, na aerodinâmica, no câmbio e até no visual. Começando pelos itens visuais e aerodinâmicos, o destaque dianteiro vai para a grade quase fechada, no mesmo conceito da que equipa o Polo BlueMotion. Também com o objetivo de melhorar a fluidez do ar, além de criar uma identidade levemente esportiva, o modelo vem com aerofólio na traseira.
Os pneus são mais finos, altos e cheios de pressão. Em vez do 195/55 R15 do Fox 1.0, o BlueMotion vem com a medida 175/70 R14, que oferece menor área frontal (benefício aerodinâmico), tem mais sílica (menor resistência à rodagem) e anda com maior pressão: a VW recomenda 36 libras na frente e 34 na traseira. A suspensão foi recalibrada para compensar a perda de estabilidade (há menos borracha em contato com o chão), mas o motorista percebe facilmente que nas curvas os pneus começam a cantar antes, um aviso para dar uma maneirada de leve. A VW garante que até as calotas têm desenho para privilegiar a aerodinâmica.

A transmissão foi alongada em cerca de 10%, mas na prática você sente um carro bem esperto. A montadora declara 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e 167 km/h de máxima, com etanol. Com combustível fóssil, 13,5 s e 166 km/h, respectivamente. São números bem aceitáveis para um modelo 1.0.

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Fator humano

Afora tudo o que o carro traz, a Volkswagen espera que o motorista também faça sua parte para obter economia. Por isso, por meio do I-System (opcional), o condutor pode receber no quadro de instrumentos recomendações para dirigir com economia. Ele informa o momento ideal para troca de marchas, e expõe mensagens como “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado” e “Feche os vidros”, para evitar perdas aerodinâmicas. Se você quiser pôr o copiloto para dormir é só tirar o I-System do modo Eco Comfort.

Entre os principais itens de série, estão freios ABS, direção eletro-hidráulica, computador de bordo e air bags frontais. O modelo traz também chave canivete, banco do motorista regulável em altura, conta-giros e encosto traseiro rebatível. Completo (som, comandos no volante, ar-condicionado, vidros elétricos, banco traseiro corrediço, faróis auxiliares, etc.), o modelo salta para R$ 41.977, mas aí já não é preço de carro 1.0. Por melhor que ele seja, pagar demais para economizar não faz sentido.

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Volkswagen Fox BlueMotion 2014 – Ficha Técnica

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Fotos Fábio Aro

 

5.0

  • Arthiola

    Nada mal 19km/l… isso sim é um 1.0 que segue a proposta de ser econômico, ansioso pela chegada do Up!

    • ViniciusSantoro

      Não gosto de expectativas, em geral me retorna coisas abaixo dela, mas eu também estou bem apreensivo em relação ao Up!

      • Arthiola

        Quanto ao Up!, não espero nada de mais, afinal vai ser um carro na faixa dos 25k, mas já achei ele muito mais bonito que muito carro de 40k por ai…

    • DCald

      25 anos atras tinhamos um carro brasileiro fazendo 25km/l…

      • Zergling

        qual ?

        • DCald

          Gurgel Br 800

          • Zergling

            Qual o teste que mostra que ele fazia 25km/l? Agora fiquei curioso…

            • DCald

              em casa temos um 89, desde jan/90… todo original, e já fiz essa media algumas vezes… o recorde foi 25,5km/l … no geral (guiando sem preocupação com economia) era 17-18 na cidade e 22-23 na estrada…

              • Louis

                Há de se levar em consideração: peso, equipamentos, desempenho, conforto, segurança, etc…Seria o mesmo que comparar o consumo com de uma GC titan….

                • DCald

                  Sim, o segredo dos Gurgel é o baixo peso 650Kg, o que faz com que o motor, mesmo fraco, consiga levar o carro tranquilamente. Em desempenho ele não tem boa arrancada, pq tem relações longas (privilegiando a economia) – mesmo que faltando uma 5a marcha!
                  Conforto ele tem o minimo, afinal, foi projetado para ser barato e economico, não confortável!
                  Sobre segurança, é muito melhor do que vcs podem imaginar! Sofremos um acidente com ele em 92, fomos atingidos criminosamente por uma carreta, que, bateu na traseira e nos jogou para fora da pista, onde o carro desceu uma ribanceira capotando (foram mais de 13 "cambalhotas"). Nenhum de nós teve um minimo arranhão, e o carro (depois de 2 guinchos o retirarem do buraco saiu andando, e assim prosseguiu viagem.
                  De todos os acidentes envolvendo BR 800, o unico que um motorista se machucou foi um que acertou um caminhão na perpendicular numa estrada… (em qualquer outro compacto, o motorista teria morrido imediatamente).
                  E a explicação disso esta na Fisica (F=m.a) e na estrutura e materiais empregados no carro.

            • Zergling

              Olha o que achei:
              "GURGEL BR 800, SUPERMINI BR-SL: Cilindrada 792 cm3; Potência líquida 36 CV; Consumo médio 13,6 km/l; Velocidade máxima 111,1 km/h"

              Mesmo fazendo 25km/l, na estrada, ainda estaria muito mal pela potência dele… Esse fox, com motor Flex, com mais que o dobro da potência e provavelmente bem mais pesado faz 19km/l na estrada. Muito mais impressionante.

              • ahsoliveira

                Lembre-se que os carros que estão comparando tem mais de 20 anos, também acho um bom feito do Fox, principalmente por ser flex e pelo tamanho do carro se formos comparar com os Gurgel.

                • DCald

                  Vou ter que repetir que, ser flex não tem nada a ver com beber mais? (PRINCIPALMENTE SE FALANDO DE GASOLINA)

                  • ahsoliveira

                    Claro que tem, você não configura o funcionamento do motor para funcionar sempre de forma intermediária, taxa de compressão, vazão de bicos injetores, etc… os próprios engenheiros pensaram que poderia compensar a diferença de vazão nos bicos específicos para cada combustível através do controle da central eletrônica porém isso não apresentou tanta precisão quanto eles pensavam, O fato de ser flex em sí realmente não aumenta o consumo, mas pelos sistemas atuais influencia SIM. Já vi tópico sobre isso na própria SAE Brasil.

                    • DCald

                      o unico problema do carro flex é que ele não pode ter desempenho maximo com etanol, pq está limitado ao desempenho maximo da gasolina. Mesmo assim ainda consegue bons resultados no alcool. Na gasolina, é o mesmo desempenho de um monocombustivel.

                      Os carros se tornaram mais beberrões ao longo do tempo por diversos fatores, que não tem nada a ver com o fato de ser flex. A busca por mais cavalos, mais equipamentos, mais peso, maior estrangulamento por conta de novos limites de emissão de poluentes, Combustivel cada vez mais batizado, transito cada vez pior.

                    • ahsoliveira

                      Amigo entende uma coisa, só o fato de ter uma taca de compressão maior ele não está tirando o desempenho máximo da gasolina, não tira mesmo, uma série de outros fatores tem que ser preparados no motor, na central eletrônica… Esse ganho de potência é o que faz um carro flex consumir mais com gasolina, porém no geral é uma ganho que não compensa tanto na relação Ganho de desempenho/potencia. Para a Mazda conseguir altos índices de economia com um desempenho ainda satisfatório no motores skyactiv eles tiveram que rever uma quantidade significativa de componentes, até mesmo a geometria do pistão e os ângulos das válvulas.

                    • DCald

                      cara, sou engenheiro, e acompanho o desenvolvimento dos flex desde sempre. Qto maior a taxa de compressão, mais se consegue desempenho e economia… dai tem um ponto em que começa a dar predetonação – Esse é o limite da taxa de compressão usado pelos engenheiros para o desenvolvimento do motor flex.
                      Mas dai vem o cara e quer economizar com gasurina 50 centavos mais barata que a media… e reclama que o carro bebe…

                    • ahsoliveira

                      Só aumentando a taxa de compressão você tem ganho de potencia fácil, economia vai depender muito de como você ajusta esse motor, como ficam as curvas de potencia e torque dentre uma série de outros fatores (como engenheiro você sabe) , nossa gasolina é ruim, isso é incontestável, então me explique porque carros motores monocombustível possuem uma economia maior de combustível que um flex abastecido apenas com gasolina, já que o mesmo desempenho que o mono combustível, a taxa de compressão não é maior, não era para ser mais econômico?
                      um comparativo para ilustrar: http://www.carrosnaweb.com.br/resultcompara.asp?m

                    • DCald

                      No proprio comparativo esta a resposta do pq o G5 beber mais que o G3 (e isso é relativo, os testes de ambos foram feitos utilizando os mesmos parametros? sei que de lá pra cá, o padrão utilizado mudou – tanto é que a GM não gostou e pulou fora do programa de etiquetagem)
                      O G4 tem, com gasolina, 7cvs e 0,5Kgfm a mais, e isso em rotações menores.
                      só isso não justifica a melhora de qse 2seg. no 0-100 e 5km/h a mais de maxima – dai desconfie do cambio! (até 2000-2004 tinhamos 1.0 com cambios mais longos, depois disso encurtaram todos em busca do "melhor 0-100km/h dos semaforos!")
                      anote tbm a medida dos pneus: Special vinha com 165/70, G5 vem com 175/70

                      São carros muito diferentes… tente fazer o comparativo com uno mille, que mudou qse nada de lá pra cá (apesar de ganhar 10cvs e ter relações encurtadas)

              • DCald

                Isso ai é teste da 4R, que era paga pra malhar os carrinhos…

                Meu Br já fez media de 12km/l… estava com carburador desregulado e combustivel velho.

                As medias que eu estou falando não são de testes de 1 semana… são de uso ao longo de mais de 2 decadas!

                Sobre a maxima, já cheguei a 133km/h (medidos no GPS) numa reta. Noutra oportunidade, fiz uma viagem temporal com ele… 50km em 21'30'' isso até hoje não soube explicar. A distancia foi medida e reconferida com outros carros, o intervalo de tempo foi registrado em ligações feitas na partida e na chegada… e a hora conferi no celular de origem e no celular de destino.

                • Zergling

                  É, pelos comentários aí, eu acho que se alguma montadora grande copiar o projeto do Gurgel, de tão bom que era, vai dominar o mundo automotivo instantaneamente.

                • DCald

                  Exatamente, velocidade média de 139km/h… ou viagem no tempo.

                  E, eu não disse que não passa de 133km/h, disse que cheguei a medir os 133 no gps (naquele relatorio de velocidade média, maxima, etc)

    • afonso200

      vendo esses bancos e deu náusea o design

  • fschulz84

    Cilindro a mais ou cilindro a menos, tanto faz…

    Se consegue ser econômico sem sacrificar o desempenho, está ótimo, parabéns a VW!

    Até porque este é o intuito de um carro 1.0… Desempenho urbano aceitável com consumo comedido… E isso quase nenhum 1.0 atualmente entrega.

    • Wagner

      O que me assustou foi a ausência de potência em baixa rotação. Normalmente na cidade utilizamos a faixa de 1.500 a 2.500 rpm e o carro se mostrou fraco nesta sitauação

  • Diego105

    Esse novo 1.0 VW está se demonstrando um ótimo motor, bom desempenho e ótimo consumo.
    Vamos ver quanto a durabilidade, tomara que a VW não cometa o mesmo erro que cometeu com o VHT 1.0…
    Que venham mais motores como esse com cambios mais longos, pois ninguem merece carro 1.0 fazendo 9/10 km/l na cidade e 14 na estrada, com o motor explodindo a 120 km/h!

  • robson

    Alguém sabe se esse motor tem corrente ou correia dentada ?

    • AF1979

      Correia. Logo, é para termos sempre aquele cuidado básico e, lembrando o que o ADG diz, se estiver em Belo Horizonte, dê uma checada antes do prazo porque por lá é comum as correias ressecarem devido a contaminação por minério.

      • CharlesAle

        É por isso que eu digo,poderia ter usado corrente,seria zero de manutenção(bem cuidado lógico)e um aumento de quase nada no ruído do motor..

        • AF1979

          Também acho. Aliás, esse motor tem umas coisas estranhas, como a tampa do cabeçote incorporar os dois comandos, o que significa que se um comando quebrar, você tem de trocar uma tampa inteira. Outras coisas estranhas são neutras, como as polias triovais desses comandos. Aliás, não esqueçamos que a VW usa corrente no EA888 (o sucessor do 827/AP).

        • gcarlos

          Sabe qual é o percentual de carros q usam correia, e os q não usam? Aqui no Brasil ou no mundo.

    • marcelpo

      É correia, mas ela possui Teflon na sua fabricação e a previsão de troca é de 240.000km

      • P500<<

        Duvido que dure isso… sério mesmo.

  • dudupruvinelli

    Sempre simpatizei com o fox, é um carrinho bom. Não entendo porque a VW não deixa somente o bluemotion.

    • EduP

      O 1.6 vende bem e é uma opção para quem quer um desempenho melhor. Mas é certo que o Bluemotion vai tomar espaço do 1.0 de 4 cilindros.

  • RafaelMeyrelles

    Quero ver o ecoboost sem boost se vai ser asim *-*

  • TacodeSinuca

    R$ 41.977 LOL

    • coitadodosotarios

      Como sempre os carros da vw se você equipar um pouco mais fica CARO pra kct. Não vale a economia.

    • Elton Lopes

      Por esse preço… Hummm fico com New Fiesta 1.5L R$ 38.990,00

    • carlos

      o meu completo saiu por 34.800,00

  • CanalhaRS

    Finalmente um motor moderno em um carro acessível (coisa rara no Brasil atual).

    • alexhmoraes

      R$ 41.900,00 Acessível ? ? ? ?

      • _Adriano__

        Ele deve ta zuando velho.

      • VictorHugo

        Eh com todos opcionais!

      • yagogabriell

        Os preços começam em R$32.570.

      • luk4z_sl

        Você é burro ou cego? O carro parte de R$ 32.000,00.
        Ou isso ou então você é daqueles que vem comenta apenas pra meter o pau nas coisas, até mesmo quando dão uma melhorada.

        • CanalhaRS

          Infelizmente 32 mil reais é considerado um carro acessível para os padrões brasileiros. Os amigos lá em cima acho que não leram a matéria e também não entenderam meu comentário. Uma pena.

          • Leandro1978

            É a mania que considerarem o preço da versão top em certos modelos, e em outros considerarem apenas as básicas. Por exemplo, isto ocorre com os VW (Gol de R$ 50 mil) e New Fiesta (R$ 40 mil, mas ninguém fala nada que pode chegar acima dos R$ 55 mil). Lamentável para pessoas que se consideram tão experts em assuntos automotivos.

            • O_Corsario

              Não dá sono? Para mim dá.

          • gcarlos

            Sabe o q é? É q o pessoal q comenta aqui é TOP, só andam de Ford Fusion, Focus completo, e comentam somente pra zoar. Como coisa q quem compra um carro completo não faz a empresa lucrar mais. E não ver q compra essa categoria de carro, não compra o TOP, e sim os mais ´´baratos´´. O percentual é muito maior dos q compram o mais básico possível (ac/dh/ve)

        • LeandroBalmant

          Calma cara!

      • Viníciusk

        Alex, ele deve estar se referindo ao modelo básico. Afinal de contas, o modelo top não faz sentido com o motor que tem.

    • LeandroBalmant

      Mas o Hb20 também tem um motor moderno a um preço "acessível".

      • Observador

        "Moderno" só porque ele está no Brasil a menos de 5 anos..

        • fermf

          Moderno pq o Brasil é atrasado mas mesmo assim é um motor de muito bom rendimento para a cilindrada.

      • Stark

        O 1.0 do Hb20 nao esta tao economico.

  • Cesar

    Só falta a Ruimdei lança um HB20 motor a óleo 2 tempos pra concorrer com essa gambira !

    • ocduarte

      Convenhamos, essa foi bem ruinzinha.

      • CanalhaRS

        Tem gente que cria um ódio por determinada marca, que chega a beirar o irracional. Mesmo quando a marca lança algo novo o cara precisa criticar, até sem conhecer…chamar esse novo motor da VW de "gambira" (acho que ele quis dizer "gambiarra") chega ser uma piada.

        • Edson Roberto

          O curioso é que o Picanto foi o precursor dos modelos atuais e em seguida equipa o HB20 com um motor similar. Vai entender.

    • Viníciusk

      Porque gambiarra?

      • netovski

        *gambira

        • Viníciusk

          Hehehe, pior ainda…

          Acho que ele quis dizer "gambiarra", pois não conheço a palavra "gambira".

          • gcarlos

            conheço macambira, mas já seria outra coisa

            • O_Corsario

              melhor que gambira ou macambira seria fazer logo uma macarronada.

    • Oba_

      Dois tempos não sei mas dois cilindros será lançado segundo rumores, TwinAir que foi eleito motor internacional do ano em 2011.

    • Leandro1978

      [youtube epyEp6bdJaU http://www.youtube.com/watch?v=epyEp6bdJaU youtube]

    • anderson_sp

      A educação no Brasil é tão ruim que se reflete neste seu comentário no mínimo ignorante.

  • Rodrigo

    Tenho um sedan que tem 4 cilindros e mais de 120cv que faz 17 em viagem e 12 na cidade.
    PS.: É automático.

    Desculpa aí WV, mas você ainda não merece os parabéns de ninguém.

    • _Adriano__

      Qual carro?

      • Matheusbio

        12 na cidade… ele deve morar em brasilia hahaha

        • JonathanAbud

          Meu Focus é 1.6 Sigma e com trânsito bom faço 12.5Km/L. Claro que não é regra também… Já com trânsito razoável, faz 11.5 – 12, mas claro, sem ar condicionado ligado direto, apenas 20% do tempo +-…

          PS: Moro em Fortaleza.

      • Matheusbio

        Deve ser um uno mille automatico

        • Edson Roberto

          Uno Mille automatico e ainda com 120cv??? Caraca… preciso conhecer essa versão! rs

          E olha que nem o Uno turbo tinha essa cavalaria…

          • anderson_sp

            Ele foi irônico.

            • Matheusbio

              ainda bem q alguem percebeu :)

      • Rodrigo

        Cerato, não flex

        • _Adriano__

          Show velho, vc mora em SP? Esse carro está na minha lista, sabendo desse consumo fico mais animado

        • _Adriano__

          Outra questão é AT?

        • thales_sr

          Tenho um colega que tem um Cerato das mesmas especificações, e faz 13 km/l na estrada.

      • nao é milagre

        Eu tenho um Polo sedan 09 1.6 e em Curitiba pisando bem ele faz 12km/l, se for na manha faz até 13km/l

    • marcio souza

      17 na estrada? 12 na cidade? e automatico? isso quando seu carro esta na cegonha? só pode porque com essa gasolina que temos e motores, andando a 100 km/h nunca que faz essa media…

      • LeandroBalmant

        O Honda Fit não tem um motor de 120cv mas é bem econômico. Estava vendo vídeos de pessoas que conseguem fazer 19 km/l na estrada fácil, isso tendo cambio automático.

        • Edson Roberto

          Estranho, pois uma das principais reclamações do Fit estão:
          – Suspensão dura
          – Bieleta que duram pouco tempo
          – Alto consumo

          Tantoque o comentário é unanime que quando tinha CVT era realmente economico.

          • LeandroBalmant

            É esse mesmo que estou falando. Os que tinham CVT

            • sheldonmendes

              E provavelmente a versão somente gasolina….

              • fredggp

                Eu acho que nunca houve FIT CVT Flex…..

          • #CJ#

            Tive um fit em 2007, o consumo não era alto, mas essa "impressão" na verdade é porque o carro tem o tanque bem pequeno, o que o faz para várias vezes nos postos.

    • Arthiola

      Ah, claro, aquela é aquela hora que surgem pessoas falando que tem uma Dodge Ram e faz 27 km/l na cidade…

      • O_Corsario

        Falar de consumo neste fórum é como falar de tamanho de pinto em mesa de bar… TOdo mundo fala o que quer pq ninguém vai pedir para ver… rs

        • Obiwan Kenobi

          É mais ou menos por aí.

    • luk4z_sl

      Me fala qual é que vou ali na minha garagem agora colocar fogo naquela porcaria gastona que eu chamo de carro pra comprar um carro econômico igual o seu!
      Tem que dar nome aos bois amigo! Falar é fácil, ou melhor escrever num site na internet…

      • Rodrigo

        Cerato, à gasolina.
        Tudo planilhado :)
        Abraços.

        • fschulz84

          O Cerato realmente é muito econômico… Meu ex-Mégane 1.6 também fazia médias como essas

      • Lukoh

        Talvez Corolla 1.8 AT…. ou Sentra CVT monofuel.

    • Viníciusk

      E que sedan seria esse? Quanto custaria um 0 km igual a esse seu sedan anônimo? R$ 32 mil? E qual o custo de manutenção de seu sedan anônimo? O mesmo desse Fox?

      Dê nomes e maiores informações: nome do carro, ano, tamanho do motor, cidade que você mora, se você anda com seu sedan anônimo cheio ou carregado, etc.

      Uma informação vaga como a que você deu não ajuda nada…

    • Hik

      Ele está falando do Cerato antigo. É bem por aí mesmo.

    • Amordevw

      Não merece parabéns mesmo, tive um Clio 1.0 de 8v que fazia 16km/l na cidade e 19km/l na estrada. (em Curitiba), Isso em 2005. Mas por ser a vw o pessoal enche a bola para falar da economia. Eita povo bobo.

  • _Adriano__

    Fala serio, 42 mil vou de new fiesta

    • AutoNacional

      Sim, mas você comparou carro completo ( Fox ) com preço de fiesta básico. O preço do fox começa em 32 Mil, com ABS, Air Bag, DH e um motor ( ao que tudo indica ) econômico. Poucos carros oferecem isso a esse preço ( eu disse poucos, não significa nenhum ), carro usado não vale.

      • Karic7_jp

        E daí, estamos falando de carro 1.0 com suas várias restrições. O preço está ridículo mesmo. O 1.5 do Fiesta tem mais torque e potência. E essa economia toda ainda precisa ser provada.

        • gcarlos

          Se fosse tão óbvio assim, era cheio de NFiesta por todo lugar, a Ford estaria no Topo, mas outros fatores podem ser decisivos na hora da compra:
          -má fama da marca aqui no Brasil;
          -peças maiscaras e um pouco mais difíceis de encontrar no mercado paralelo;
          -ter a disponibilidade de um CSS próxima
          -política de vendas mais agressiva da marca
          e muitas outras

          • #CJ#

            O que a politica de vendas agressivas influencia em um consumidor?

      • FlavioBlom

        Mas esse Fox 1.0 "completo" deve oferecer (se oferecer) pouco mais que o Fiesta de entrada. Ah, o retrovisor desce ao engatar a ré. Isso o Fiesta não deve ter. É verdade, é uma comparação desigual.

      • _Adriano__

        Comparei e acho que foi valida minha comparação, afinal pouco importa se vem com mais porto copos, o new fiesta é 1.6 pelo divulgado rende 12 km/l na cidade e não da pra comparar a estrutura de um fox com a dele, muito mais seguro. Agora na versão de entrada ele pode até ser uma boa opção, quem vai falar melhor isso é o test crash

        • fredggp

          Essas medidas valem para cada cidade (e seu trânsito) e topografia. Não fixe esses belos 12 km/l como uma coisa certa….

          • _Adriano__

            Do mesmo jeito que nao posso fixar o consumo do nF, nao poderia fixar o do fox tbm

    • thales_sr

      42 mil vou de bmw m3 1990, 42 mil vou passar um mês em hotel de luxo, bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

  • Tiago_Beneditto

    Nunca gostei muito do Fox, eu prefiro o Onix.

    • Corvo

      Eu já prefiro o Fox. Fiz um test drive nos 2 (1.4 vs 1.6) e o Fox é superior em mecânica (pelo menos o 1.6) e acabamento. Já andei num Fox 1.0 de um amigo e não recomendo pra ninguém…Não mais, o Onix é um projeto mais recente. Sobre design, é subjetivo, acho o Onix estranho demais. O Fox tem um design mais limpo, mas tal vez sem sal

  • Cassianoccm

    É o começo da renovação dos produtos nacionais da VW. Os próximos anos serão de grades lançamentos.

  • Mr. Car

    R$ 42.000,00 por um Fox 1.0? Nem a pau, Juvenal.

    • mvnascimento

      E que tal R$32000?

    • FlavioBlom

      Juvenal? Que Juvenal?! Só de ler esse nome já dá coceira.

      • riccorreasp

        Se você for torcedor do SPFC como eu, consigo entender perfeitamente seu sentimento.

  • AlexandreCE

    Completo ele custa o mesmo que o Fiesta 1.5 e quase o mesmo que o 208 com o novo pacote, sendo que ambos têm mais potência e torque. Em resumo, só vale se for na versão pé de boi.

    • luk4z_sl

      Acho que pra quem precisa de um carro pra trabalhar por exemplo, e não tem dinheiro pra ir muito além dos R$ 32.000,00 acho uma opção válida.

      • AlexandreCE

        Também acho… a versão pé de boi, como disse.

      • Edson Roberto

        Eu já consideraria quem diria… o Hb20 1.0. Tem mais itens de conforto (mas falta o ABS), querendo ou não é opção a se considerar.

        • LeandroBalmant

          O Hb20 na versão básica não tem nada, como no Fox.

          • Edson Roberto

            Ele não tem som e ABS. De resto tem tudo que um comprador espera. (na faixa de valor)

  • Rafael

    42? Da pra pegar um Picanto AT, que também é economico e tem desempenho melhor (pq é muito mais leve).

    • Viníciusk

      Sem dúvida o Picanto é melhor. Mas só se você morar próximo de uma concessionária da KIA. Se morar no interiorzão, vai ter que ir de VW mesmo.

    • jOe

      e eu que fui na loja da GM saber de um Prisma 0km e a vendedora me ofereceu um 1.0 sem ar por R$ 41mil. Nota: mas ela falou: tem Mylink. kkkkkkkkkkkkkkkkk

      • ApTreisKilimei

        WOW!! Essa foi épica! E o mais triste: Acredito na sua história! 41 mil dilmas em um 1.0 SEM AR? E a vendedora nem ficou vermelha de tanta vergonha? kkkkkkkkkkkkkkk

    • Diegorji

      Picanto é um carro terrível, com problemas crônicos, falta de assistência técnica, falta de peças de reposição e o pior, o valor que é cobrado pela versão completa é 47 mil Reais, Só louco para comprar esse carro, fora a ultra-desvalorização.

      • Rato

        Bem, o Picanto foi bem aceito e fez sucesso em mercados muito mais exigentes que o nosso, se tornou praticamente um padrão a ser seguido em termos de sub-compactos, seguro, pratico e bonito… em compensação, o Fox fracassou miseravelmente no mercado Europeu, onde apesar de ser vendido a preço baixo, não emplacou.

        Mas cada um cada um…

        • fredggp

          A versão antiga tinha um acabamento sofrível, tanto que mudou bastante e era bem diferente do modelo atual. Várias das queixas foram corrigidas e não se pode dizer que este atual modelo teria um desempenho de vendas tão medíocre quanto a versão anterior.

  • marcio souza

    duvido dessa media de 19 km/h até porque computador automatico de carro flex é mentiroso… e outra qual velocidade? tipo de estrada?

    • figado

      Isso é verdade, tenho um Fox e ele chega a marcar 2km/l a mais do que o consumo real na gasolina. Ja com etanol faz certo.

    • msbiel13

      19 km/h ????

      • Hik

        É… em 5ª marcha!!!

    • Rafael

      Bem lembrado, Marcio…meu Gol 1.6 também entia na cara dura. kkkkkkkkkkkk

  • Hugoribeiro90

    Tenho um Polo Hatch 1.6 e minha mãe um Fox Bluemotion 2012 1.6. Meu polo faz cerca de 10.5 km/l na cidade, enquanto consegui fazer com o mesmo trajeto 13,0km/l no Fox. Sem contar que apesar da velocidade final do Polo ser pouco maior, o fox ganha em desempenho na cidade e em arrancada. Achei uma boa compra, apesar de não vir com ABS+AB2, vem com os mimos (ar, direção hidráulica, 4 portas, som, computador de bordo, retrovisor elétrico e vidro eletrico nas 4), pra quem usa somente dentro da cidade e não faz percurso grande como minha mãe, tá ótimo!

    • Leandro1978

      Pena que tiraram de linha o Bluemotion 1.6.

      • Edson Roberto

        Não vendia quase nada…. fica dificil convencer na compra. O proprio Polo incrivelmente NAO BAIXA de valor!

        E sinceramente… estou confuso sobre os preços…. dureza para ter um ar condicionado como deixa o carro tão mais caro.

        • Hugoribeiro90

          Esse é um dos problemas da VW. O carro em si é mais "barato" que a maioria dos concorrentes, mas não vem NADA, tendo que colocar tudo de opcional ficando no final mais caro que todos.

          • thales_sr

            Os VW são comprados em concessionária. É lá que o preço real aparece… Por preço de site, não compro nenhum VW (exceção, talvez, ao Fusca).

        • Leandro1978

          Não sei, mas também acho que este 1.0 não vai vender tanto, mas posso estar enganado. Sobre o Polo, na minha visão, a própria presença do Fox impede isso. Eu olhei o configurador, mais uma vez aqueles famigerados pacotes. Não há opção do ar sozinho. É obrigado a optar por um pacote que custa R$ 4 mil com equipamentos que pouco ou nada tem a ver com o ar (p.e. "Comando rotativo do farol pintado", pra serve isso?).

          • thales_sr

            Pois eu acho que vai vender. Chega lá na hora, tem descontos, ofertas, e os preços da VW ficam competitivos. Os preços do simulador são sempre exagerados, não conheço ninguém que pagou aqueles preços. Eu mesmo paguei mais de 5 mil a menos do preço "de tabela" no meu carro.

        • O_Corsario

          Acho que o Polo custa muito caro para fabricar, então quanto menos vender para a VW melhor. Aliás só compra Polo hoje quem pede e insiste, pois os vendedores farão de tudo para te empurrar ou um Fox mais barato ou um Golf mais caro.

          • Edson Roberto

            Ah, eu não acredito que seja isso pois o ferramental é utilizado em parte em outros modelos. Além disso, a solda a laser que é usada em 30% das sessões do modelo é também usada em maior parte no Golf. Ou seja, apesar de ainda ser um carro realmente superior a Gol e Fox, há em comum o uso das ferramentas na fabrica.

            Entretanto, acredito que isso deva ocorrer sim, ainda que eu não acompanhe o mercado do Polo, só vejo que os preços não caem desse modelo o que é bem curioso.

            Agora, eu teria um Golf 2.0 Tiptronic se custasse o mesmo que o Polo 1.6 I-Motion (a diferença no site é de R$5000, como acredito que isso ocorra nos descontos existentes na linha VW em concessionaria).

            • O_Corsario

              Os preços do Polo subiram bastante, mas não sei se só na tabela, pois sempre se consegue com desconto.
              E é este o ponto, quem quer gastar menos acaba indo de Fox (e ainda tem a promessa de uma revenda mais segura), quem quer algo mais elaborado vai de Golf…
              Acho que a VW está só empurrando com a barriga até 2014 para "matar" o Polo de vez.

  • anderson_sp

    Esse motor vai casar bem com o Up, pra proposta do carro vai ficar muito boa.

  • Corvo

    É muito caro por ser um carro 1.0. Mesmo tendo seus benefícios é possível comprar o 1.6 com ar, abs, airbag, computador, controles no volante, sensor de ré e outras coisas por 39-40 mil.

  • 42k em um 1.0 não dá né??? eu acho até o carrinho interessante, porém com meus 1,83 e 100kgs não consigo ficar confortável nesse carro. Se o banco fosse mais para trás e mais para baixo…

  • Tosca16

    É um começo , evoluímos apesar de ainda estarmos engatilhando, motores como esse são super bem vindos. Espero que um dia possamos ter motores cada vez mais econômicos disponíveis aqui mas a curto prazo queria é um combustível como nosso Etanol mais barato nas bombas; se não a tecnologia FLEX continua só marketing.

    • anderson_sp

      Sim, aos poucos a concorrência se mexe também, a Ford tá trazendo pro Focus o 2.0 GDi, o 1º flex com injeção direta do mercado e mais de 170cv, estamos rastejando, mas o que importa é que ao menos os motores mesmo que tardiamente talvez pela gasolina ruim, eles estão chegando.

  • luk4z_sl

    Quero saber da dona VW é dos 1.2 e 1.4 TSi… esses sim vão dar um choque no mercado se vier a preço acessível pra todos e aposentar de vez esses 1.6 e 2.0 arcaicos que tem hoje na sua linha.

  • MecanicoDigital

    Motor vibrador manco 1.(prazer de dirigir)0.

    Passo.

    • Oba_

      Segundo teste da QR tem desempenho que se não é o melhor 1.0 esta entre os 3 primeiros e no consumo acho que é o novo campeão.

  • FSaccon

    Agora no catálogo da VW vai constar como item de série: Calotas integrais e AERODINÂMICAS" xD

    • Leandro1978

      Não. Não. "Super-calotas-aerodinâmicas"…rs…

    • luk4z_sl

      Vindo da VW num duvido nada que conste como opcional isso sim… rsrsrs

      • ApTreisKilimei

        Poderia ser opcional também os bancos mais finos (maior economia), plasticos no painel de gosto discutível (maior economia) e a ausência de tecido nas portas (também maior economia)
        Infelizmente isso é tudo de série :(

  • MecanicoDigital

    Observem bem o consumo médio do comp. de bordo na foto do painel. Não existe nada de espetacular nestes números.

    • expresso222

      Não tinha reparado nisto, realmente só fez 8,9 km/l. Muito estranho.

    • André

      No alcool?

      • MecanicoDigital

        De acordo com a matéria, os testes foram feitos usando gasolina, o que é ainda mais curioso. Populares bem regulados conseguem fazer 8,9 com álcool na cidade tranquilamente.

    • msbiel13

      talvez seja pq o carro está parado , aí o consumo fica alto msm

    • Consumo mostrado nos quadros de instrumentos dos modelos avaliados não pode ser usado como base. Naquele momento, o carro acabou de ser pego na montadora, o computador de bordo sequer foi zerado, e um ensaio fotográfico leva entre 2 e 3 horas para ser feito, com o carro sendo ligado e desligado várias vezes, colocado em várias posições… o consumo vai lá embaixo.

      • MecanicoDigital

        Obrigado pelos esclarecimentos Eber. Não sei a viabilidade disso, mas neste caso, talvez fosse melhor que imagens do painel fossem registradas após os testes. Fica aqui minha sugestão.

        Um abraço!

    • thales_sr

      O que tem aquele número? Meu carro às vezes marca 4 km/l, as vezes marca 20 km/l… Meu carro é beberrão ou econômico? Estou em dúvida.

  • Car

    Carro 1.0 ??? Não obrigado. Na matéria não citou como ele anda com ar condicionado ligado(meu caso, uso ele direto) … Outra coisa que ninguém comentou, para eles conseguirem essa "economia" eles devem ter andado sem ar condicionado ligado e pneus com a finura de um pneu de bicicleta extremamente calibrados(deixando o carro "duro" em ruas de paralelepípedos ou mal pavimentadas e com reduzida estabilidade lateral)
    Tão pouco me imposta se vou gastar um pouco mais de gasolina por litro, quero um carro gostoso de andar e isso descarta todos 1.0 com seus motores abaixo de 100cv e baixo torque… ainda mais com ar ligado.
    Passei… " característica de motor vibrando" e acham aceitável… ts ts ts… Cada um cada um. Quem achar bom e quiser comprar tudo bem, eu não compro. Outro porém, como esse carro anda com 2 adultos e ar ligado??? Anda??? ou se arrasta.

    • Castle_Bravo

      Pior é que é verdade, estes "pneus ecológicos" são calibrados muito duros, quem precisa passar por ruas ruins ou paralelepípedos sofre, treme tudo!

      • Judiaria do povo

        O Fox como todo Vw já é uma carroça em matéria de barulho interno, imagine com pneus calibrados a 36 libras. Carroça Total.

      • Herbet23

        E é aí que começam a se soltar o painel, o acabamento das portas… Já andei num gol g4 táxi e sei exatamente do que estou falando… O carro vira uma escola de samba.

  • geoshina

    Eu ainda fico de cara com a melhoria do interior do Fox. Da agua para o vinho!

    • O_Corsario

      Quando quiser lembrar como era ruim, só entrar no G4… Mamãe!!!!

  • paulistadalapa

    NA jogou água no Chopp rss, estava lendo a matéria, o carro estava empolgando e quando chegou no valor completo ( 41 mil reais ) desanimou totalmente… 41 mil reais em um carro 1.0? Fala sério, quando isso vai acabar ou até onde vai essa roubalheira?
    Boa matéria NA ! Só a VW que não colabora

  • anderson

    Esse fox será que ainda mutila os clientes???

  • kikofar

    Um colega de trabalho comprou um Voyage 1.0 há 2 semanas. Peguei carona ontem na volta pra casa e vi que no computador de bordo marcava incríveis 19,3 km/L. Ele me disse que abasteceu logo que saiu da concessionária e não mais até aquele momento. Já tinha rodado mais de 800 km… Fiquei surpreso, confesso. Se for isso mesmo… olha, a VW tem meus elogios, porque parece que estávamos fadados a não conseguir marcas muito melhores do que 14, 15 km/L com nossos 'FREX'.

    • luk4z_sl

      Na empresa que trabalho tem Voyage 1.0, só que do modelo anterior, e pra falar a verdade acho bem gastão viu. Faz médias de 8 a 9 km/L com etanol.
      Possuo um Gol G5 1.0 que também é bem gastão. Faço as mesmas média do Voyage da empresa com etanol e com gasolina não faz mais que 13 km/L. E lembrando que uso ele pra trabalhar, é meu trajeto até o trabalho, ida e volta, é 90% estrada.
      Não acredito que a VW melhorou tanto esse motor VHT, que agora chama de TEC, com as pequenas mudanças que fez pra seu amigo ter esse consumo não. Mas, vai saber…

  • strifernet

    simplesmente ridículo, meu nissan versa 1.6 que anda muito, não vibra, tem conforto, espaço interno de sobra faz com gasolina 11 na cidade e 18 na estrada com ar ligado medias de 100 a 120…..e este 1.0 faz 13 dentro e 19 na estrada…..tinha quer ser 19 na cidade e uns 25 na estrada para valer a pena….

    • matheus

      as únicas coisas boas do Versa são o espaço e o motor. Mas o painel e o desing é sofrível. Se melhorassem o painel e colocassem um CVT eu seria candidato, já que desing seria secundário neste caso.

      • matheus

        aliás, o novo Logan, se recebesse esse motor Nissan e um câmbio CVT, ficaria show!

        • fschulz84

          Pode ser que o Logan AT venha com o motor 1.6 16V com bloco de alumínio da Nissan, mas agora o CVT já acho quase impossível

    • Fellipe

      De fato, mas brasileiro vibra com um Fox de 3 cilindros, vai entender. O old-fit 1.5 VTec faz 11,8km/L na cidade e 18 na estrada, anda muito, tem cambio CVT, não vibra e não dá mecânica.
      O Versa, o March (1.0 e 1.6), Etios (1.3 e 1.5), dão um show de desempenho e são econômicos.

      Eu tenho informações nada encorajadoras sobre esse bluemotion, mas de fato é … econômico e só!

    • DCald

      19/25 faz meu BR 800 89! :)

      • Viníciusk

        É, mas o ótimo governo brasileiro conseguiu quebrar nossa verdadeira fábrica nacional de automóveis. Fico pensando: se o governo e aquela porcaria do BNDES tivessem aplicado e emprestado tanto dinheiro pra Gurgel como fizeram e ainda fazem com as "gringas", que qualidade de carros talvez teríamos por aqui!

        Mas… não aconteceu assim, então já era.

    • thales_sr

      Você dirigiu esse fox nas mesmas condições que dirige o seu Versa? Me dá seu carro por um dia que eu mostro ele fazendo 6 km/l na gasolina.

  • FSaccon

    Esse volante é revestido em couro? Não me pareceu.

    • Hik

      É um couro sintético esquisito e é o mesmo em quase toda linha VW.
      Estou com um Voyage Confortline com esse volante e ele é estranho mesmo. Eu achei a qualidade do couro do volante do Grand Siena melhor.

  • liebman

    ganhou em economia……. para a VW, proteja sua família

  • Walter Silva

    Pessoal, na prática este Fox Bluemotion com um pacote mais completo (com Trend, I-Trend Bluemotion e conforto para 4 rodas) + pintura metálica está sendo ofertado em média por R$ 38.000,00 nas concessionárias. E um vendedor me disse "secretamente" que este preço vai cair mais (curiosamente, vejam notícia recente dos preços da VW aqui neste site). Este é o preço aqui em Belo Horizonte e estou com a proposta de um vendedor aqui na minha frente. Só não inclui o farol de milha.

  • MuriloSoares

    Só ficando com um por mês para saber, mas carro 1.0, talvez nunca mais eu tenha um.

  • xrs250

    Olha eu achava que o motor 1.nada de três cilindros e 12 válvulas não dia dar conta do Fox e ele foi muito bem!. no UP! acredito que será melhor ainda. agora botei fé no EA 211 1.nada três cilindros e 12 válvulas.

    • Hik

      Frase esquisito sua está muito.1

      • xrs250

        1.nada é igual a 1.0 OK? então vou citar 1. litro ou 1.0 para ninguém mais reclamar.

  • Cesare

    O pessoal das montadoras (marketing) estão nos dando atestado de idiotas.
    Imagine a cena: 4 pessoas + bagagem + ar cond ligado, subindo serra.

    • Viníciusk

      Aí é 2ª e 3ª marchas direto, com consumo de 8 km/l na gasosa. Hehehe, fazer o que né?

    • anderson_sp

      Argumentos como este postam em xeque os engenheiros que desenvolveram o propulsor que ganhou prêmios e equipa carros na Europa, todo tipo de situação o mesmo ou qualquer outro motor foram testados, se for comprar algo pra levar peso elevado o certo seria você comprar um caminhão e não um carro.

    • MM_

      Quem deve receber esse atestado é quem compra um compacto 1.0 pra andar com 4 pessoas, bagagens ou subir serra.

      • Viníciusk

        Atestado de burrice porque compra um 1.0 pra andar com a família subindo uma serra?

        Burrice é uma coisa, orçamento é outra. Não confunda as coisas.

    • O_Corsario

      Comprei um Mustang, agora imagine a cena: campeonato de fórmula 1…

  • Walter Silva

    Amigos, complementando o comentário que postei acima: acabo de simular no site da VW a mesma configuração citada acima acrescentando farol de "neblina"e o preço… caiu para R$ 37.412,00!!!!

    • Acport

      Acabei de fazer a simulação de um Fox bluemotion 2 portas, com módulo Trend (vc constou i-trend que é mais caro), pintura metálica e módulo conforto, e o valor ficou em R$ 38196,00. Se colocar 4 portas, o preço irá para 40 mil reais. Não vi esse desconto no site.

  • Walter Silva

    Amigos, uma correção: em relação ao meu primeiro comentário, o pacote citado sai, no site da VW a R$ 41.067,00. Eu me enganei na simulação. Peço desculpas. Mas confirmo que o pacote mencionado está sendo ofertado aqui em BH a R$ 38.000,00 sem farol de neblina. A proposta está aqui comigo.

    • Karic7_jp

      Mesmo assim é um preço absurdo para um carro 1.0.

    • Acport

      Antes de ver a sua correção, eu postei minha simulação no site. Mas as concessionárias devem dar desconto mesmo, o carro com ar condicionado fica no preço de carros 1.6.

  • Leco222

    Carro 1.0 pra mim é até 25/28top com AC, se o UP vier nessa faixa com esse motor aí sim.

    • Viníciusk

      Pra mim o UP é sucesso se vier com esse motor e custando no máximo R$ 28 mil na versão completa. Se não for assim, vai ser mais do mesmo.

      • Neanderthal_Man

        Então eu acho que a VW deveria rebatizá-lo de DOWN!

  • fermf

    Quem tem preconceito com carro 1.0 deveria fazer um teste nesses 1.0 3 Cilindros como o HB20 e esse Fox. Não tem comparação com os fracos 1.0 8V amarrados do nosso mercado e podem ter certeza de que esses 3 Cilindros podem substituir tranquilamente os 1.4 de baixo rendimento como os PSA de 82CV.

    A uma semana estou dirigindo um HB20 1.0 e na familia há um Onix 1.0 e um Palio Atractive 1.0. A diferença entre eles é que perto do Palio o HB20 parece 1.4 e também anda mais que o Onix sem contar que não existe nenhuma aspereza em alta rotação ao contrario dos 8V que só sabem andar tranquilamente até 3000RPM e acima disso parecem estar a ponto de quebra…

  • Cristiano_RJ

    Finalmente a Volkswagen começa a modernizar sua linha de motores na gama de modelos populares. Basta dos jurássicos motores de 8V. Que as viúvas chorem suas perdas. Viva o novo. E viva a concorrência que, por mais criticada que seja, foi a motivação para que a Volks saísse do berço esplêndido. Não duvido nada que logo, logo as demais também apresentem suas novidades.

  • Renan21

    Pode ser o motor que for. Não pago 42.000 num fox 1.0

    • Paulo Venturini

      Nem que fosse 1.6, eita carro barulhento.

  • Edson Roberto

    Engraçado e curioso é: Reclamam de carros com motores 16v e que por isso não responder ABAIXO de 2000rpm, mas esse é bom apenas acima de 2500rpm sendo ideal usa-lo acima de 3000rpm?

    Meu C3 1.4 é bem mais agradavel nesse quesito. Mas é fraco abaixo de 1900rpm. Ou seja, talvez seja um motor mais elastico e menos aspero, mas acredito que apesar do bom consumo, não seja algo tão superior assim. mas antes de falar besteira, melhor aguardar eu testa-lo para dar minhas impressões.

    • thales_sr

      O motor é 1.0 (fraco por natureza), com 4 válvulas por cilindro. Não tem milagre…

  • jOe

    Esse 3 cilindros da VW parece ser melhor construído e adequado a realidade das necessidades dos brasileiros do que o 1.0 da Hyundai.
    O VW tem desempenho, boa potência, sem perder a economia, pelo contrário, faz quase 20km/l. Média parecida só vi num Mille 1.0 mas que não tem conforto, potência, e segurança zero.
    O Hyundai é beberrão, principalmente o 1.6 que já vi numa reportagem falar que faz 4,8km-l.
    Nunca parabenizei a VW mas dessa vez, realmente merece. Que sirva de lição à GM (com seus eternos VHCE) e à Fiat (eternos Fire e EVO) e a Ford (com os Zetec Rocam)

    • Herbet23

      Falta só verificar se não vai ter recall tanto como o gol g5.

  • enzo

    impressionante como um texto bem escrito ilude galera….. da onde que um motorzinho desse faz tudo isso, o com 3 cilindro é fraco, imagina com 2…. tem que ser muito fan da marca pra comprar … pq se esse motorzinho fosse no etios a galera tava detonando….rsrsrssr sei não viu

    • Paulo Venturini

      O engraçado é que todo mundo esquece quando a Vw fabricou mais de 400.000 motortes com defeito e que até hoje fundem nas mãos dos otários que são os segundos ou terceiros donos, (e com baixa km). Agora ficam aplaudindo como se fosse um milagre. Vamos ver se eles aprenderam a fazer motor e se esse motor vai durar, porque comprar vw nunca mais. Cansei de tomar na cabeça com essa marca mediocre.

  • Karic7_jp

    Vai no site e tenta colocar o ar. Aí você vê o preço ir para mais de 38 mil, isso porque vem num pacote. Ridículo isso. De resto é um bom carro.

  • Diegorji

    Fox é um carro urbano, imaginem andar com o motor cheio a 3000 RPM saindo do semáforo, fora o desgaste de componentes como a embreagem. Motor 1.0 é uma burrice, a partir de 1.200 a 1400 cilindradas conseguem todos os resultados com este motor mais com um custo reduzido. Quero ver a durabilidade desses motores 3 cilindros; fora o fato do brasileiro não realizar nem uma troca de óleo e este motor ser 12 válvulas.

  • AAntonelo

    Meu pai tem um Gol G3 1999/2000, aquele com motor 1,0 L, 16 válvulas e duplo comando. Nunca vi um carro tão econômico, senão tem um consumo melhor que esse Fox BlueMtotion, pelo menos é igual. Entretanto, ele não possui a "tecnologia" flex, se é que vcs me entendem…hahahahahaha!

  • Andrex2501

    Belo motor esse da VW, mostrou-se extremamente economico! Eu fico me perguntando, se ele tivesse injeção direta, start-stop e fosse soh a gasolina, ele faria uns 15~16 km/L na cidade!

    • Paulo Venturini

      Eu fazia com um Clio 1.0 8v 16km/l na cidade de Curitiba. Grande coisa esse motor.

  • godelemos

    41 mil hauahuahauahuah existe imbecil pra comprar isso??? Prefiro um Fiesta Elza Soares 1.6 completo por 34 e sobrar 7 mil pra torrar em outras coisas ou um N Fiesta 1.5 com IPVA e seguro pagos…

  • zambarigood

    Economia se custasse 25 mil, é como lâmpada de LED, promete menor consumo mas o preço final acaba sendo maior.

  • Zé SP

    Um dos maiores problemas do fox é o painel central largo que fica batendo no joelho, em longas viagens meu joelho dói e fica difícil dirigir. O outro, é seu minúsculo porta malas que mal cabe um carrinho de bebê. Se corrigirem esses problemas será um bom carro, já que trocou aquele motor sem vregonha que bebia muito e só andava qdo pisasse a 5mil rpm! Em casa esse motor já quebrou a bobina 2 vezes até os 40mil km e a cd vez gastamos R$ 1.400,00! Espero q o novo não dê manutenção desse nível. Qto ao cambio e embreagem são bem macios. Não entendo, são pequenos detalhes que acabam literalmente estragando um carro. Vide caso do Etios, o painel literalmente estragou o carro que, apesar disso, deve possuir mecânica e manutenção muito melhor q um volks.

  • Arthur_r

    42k eu fico com New Fiesta ou 208. Este carro tem a proposta de ser economico, entao deveria custar 37k no maximo na versão TOP.

  • Guilherme

    Olha, não acho a compra desse Fox 3 cilindros tão racional assim. Mês passado, após pesquisar muito e ler o NA quase todos os dias comprei um Nissan March 1.6S com Air Bag duplo, ABS, ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos por R$ 35.990,00. E é um motor com 16 v e 111 cv. Tá fazendo média de 15 km/l em circuito misto (cidade e estrada). E agora em julho ainda baixaram o preço dele para R$ 34.990,00. Na minha humilde opinião, uma das melhores relações custo-benefício oferecidas atualmente (comparado aos preços Brasil, é claro).

    • eduardo866

      Problema é na hora da venda… desvalorização bem alta (pelo menos na minha região).

      Paga barato, na hora de revenda vai ser mais barato ainda.

      • fschulz84

        Bom, se for por este pensamento, todos irão comprar Gol e Mille pro resto dos tempos…

        Mania que brasileiro tem de comprar pensando na revenda… Compre pra você… Fique com o carro o máximo que puder e depois quando realmente precisar vender, ai você mede a desvalorização e compara com o benefício que teve durante os anos com o carro.

  • Ortiz

    Será que o Up! virá apenas com este motor, ou terá uma versão tipo 1.4?

  • O_Corsario

    Se esse motor funciona adequadamente no Fox, vai cair como uma luva no Up!.
    Para quem se interessa mais profundamente por mecânica, sugiro ler este post onde tem muitos detalhes complementares: http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2013/06/mo

  • PortoWF

    Eu só fico cabreiro com o efeito dessas vibrações no longo prazo.

  • morato555

    42k em um carro com o minimo de conforto com motor de 82cv. Não obrigado!

  • pumagtb

    É por isso que o pessoal de fora tira sarro do brasileiro pois aceita qualquer porcaria, coloca esse Fox na Alemanha com esse motor e mesma configuração pra ver se vende, isso se as autoridades Alemãs autorizar a vender.

  • Diego

    Pena que tiraram o cambio do antigo fox bluemotion 1.6 (2.500 rpm a 120km/h), provavelmente pelo menor torque do 1.0. Acredito que na estrada o consumo desse novo fox vai ser igual ou superior ao antigo apenas pelo fato de ter um cambio bem mais curto que o antigo bluemotion. (3.800 rpm a 120km/h).
    Alguem tem o consumo do antigo fox 1.6 bluemotion apenas em estradas?

  • Hugo

    Anda quase igual a um 1.4 ..parabens VW

  • betão

    Tava aqui fazendo contas.
    Cidade média do interior, trajeto relativamente livre. 1500 km/mês aproximadamente R$ 350,00 carro milzinho normal
    Neste fox economia de 33%, (de 12 para 16 km/l aproximadamente), ou gasta 75% do milzinho normal.
    Conta do posto: R$ 260,00
    R$ 90,00 mensal pelo que ele custa a mais, deve ser durinho também, calibrar com 35 deve ser um cabritão.
    Não é desta vez.

  • Louis

    e não deu PT com um acidente desses? :o

    • DCald

      Não… o carro saiu inteiro… soltaram-se o parabrisas e vigia traseiro (que sairam inteiros, então ainda são os originais de fabrica!). O que mais danificou foi atras onde o caminhão bateu, teve que trocar o painel traseiro e recuperar o parachoque (e comprar uma roda nova, pois a do estepe amassou na batida).
      O acidente foi proximo a Valinhos na Anhanguera (km75). o carro saiu andando mas foi guinchado até um posto em Campinas pq o pneu traseiro estava rasgado (foi rasgado pelo parachoque traseiro na batida) e o estepe estava danificado.
      Conseguimos um estepe emprestado de um amigo e meu pai foi guiando o carro de campinas até indaiatuba, lá, no dia seguinte, foram recolocados os vidros e no dia seguinte voltamos para Sampa com o carro.

      • HUAHUHUHUA PQQP HISTORIA SENSACIONAL!! Esse seu carro eh um tapa na cara do Agile e Clios modernos no quesito seguranca!

  • shdn2010

    Como as coisas são engraçadas, não sou fã de marca alguma, mas tive um honda fit com motor 1.4, cambio cvt, e era muito mais economico e mais potente que este motor 3 cilindros 1.0 da vw. Não da para entender as coisas.

  • anderson

    Tenho um gol 16v power 2002, se tiver de trocar ele, não será nesse fox ou qualquer outro 1.0 8v

    • O_Corsario

      Só para constar, este motor tbm tem quatro válvulas por cilindro, é 12v.

      • anderson

        sim, percebi

  • velhomisantropo

    Bem…… resta esperar mais referencias de outros sites e revistas para fazer uma media de seu consumo. A partir daí, comparar com o fox normal e ver se realmente compensa. E fazer um test drive. Tem muita gente que detestou o treme-treme do motor.

  • eduardo866

    Bom, pra quem tá ai xingando, falando mal, eu recomendo que vá conhecer. Eu dirigi e realmente vi com meus olhos que esse carro faz uma boa média, vi o consumo momentâneo e o mesmo marcava 19km/litro, a 100km/hora com dois adultos e ar-ligado. Mesmo que exista uma margem de erro de 3km/litro, ainda estaria fazendo 16 por litro. Ele anda muito bem, beeeem melhor que o Punto 1.4 por exemplo, Peugeot 1.4 entre outros. Se duvide disso, DIRIJA UM. O achômetro geralmente anda bem desregulado por aqui.

    E pra quem fala do preço, já vi desses completos por R$ 39 mil, Air-Bag duplo, ABS e afins. Não acho tão caro assim, lembrando que não se trata de um carro de entrada.

    • Paulo Venturini

      Meu Megane 2.0 6 marchas fazia 30km/l no consumo momentâneo. Grande coisa eduardo866. LoL

  • Julio

    Tá mas e aí? brasileiro só sabe dirigir na alta, percebo nos sinais o quanto os caras aceleram feito loucos sendo tem um sinal a 200 metros…
    Além de ser frex. Duvido muito que irão conseguir essa faixa de economia…..
    Só mille mesmo.

    • Wellington Myph13

      Brasileiro sabe dirigir em Alta?
      Não sei onde você mora, mas aqui em Sorocaba, as poucas "ladeirinhas" que tem, os caras com carro 1.6 chegam a quase deixar o carro morrer pra descobrir que tem que reduzir de marcha, eu já cheguei a pegar um cara que estava em 4, o carro quase parando, ele reduziu pra 3, dai quase morrendo denovo ele reduziu pra segunda… AI FOI, só que lá em cima, o Imbecil trocou a marcha muito cedo, e ficou lá a 40km/h provavelmente com o acelerador no TALO e o carro não saia do lugar… Isso 1.6…. Nem falo o que acontece com os 1.0… já vi batida porque deixaram morrer o carro na subida, e no desespero, na hora de ligar o carro, deve ter enfiado o pé na embreagem e o carro desceu….

      Muita gente reclama que 1.0 não presta pra estradas e serras, mas se você sabe o que esta fazendo, não é ruim não… Infelizmente carregado pode ser piorzinho, mas só trabalhar direito em alta e trocar de marcha em alta mesmo sem dó que não deixa a desejar em nada…

  • Rafael_rec

    O consumo não está nada extraordinário. Com o meu antigo Clio Authentique 2003 eu conseguia médias de 13,5 na cidade e 17 na estrada, detalhe, ele não tinha esse engodo chamado flex.

  • ahsoliveira

    o comparativo foi só para ilustrar, mas questão principal não respondeu, as taxas de compressão aumentariam devido a viabilidade técnica que surgiram nas linhas de produção do motores, beleza!, a potencia aumentou, óbvio! MAS porque não vemos carros flex abastecidos apenas com gasolina com o mesmo consumo de monocombustíveis?! já que dissestes que é mesma coisa?!

    • DCald

      Na verdade, temos flex até mais economicos que os monocombustiveis… vide motores GM

      • ahsoliveira

        Pior que é verdade! mas convenhamos que esses antigos motores GM…

      • Zergling

        Já que não tem nada a ver do flex beber mais, de onde surgiu esse mito? (não estou duvidando da sua palavra, afinal não tenho conhecimento suficiente pra isso).
        Eu até estranho tanta gente falar que flex é uma coisa tão ruim, fui pros Eua nesse mês e lá uma pancada de carros novos estão vindo com motor flex.

        • DCald

          os carros atuais bebem mais alguns mais antigos (por diversos motivos)… e dai atribuiram isso ao flex.

  • DiogoCST

    Caramba eim, devia ter um iphone filmando essas 13 cambalhotas!! você contou né !! naquele calor do momento ainda teve a calma de contar.

    E poxa vida que carro miraculoso esse seu ai, 13 cambalhotas e sai andando depois. Supondo que eu acredite nessa obra de ficção cientifica então este carro seria o mais rígido do mundo, e todos nós sabemos que a segurança que um carro rígido possui é aquela segurança (bateu morre) afinal se o carro não deforma, quem deforma é seu estomago, seu rim, seu cérebro dentro da jaca oca.

    e quanto ao seu carro fazer 25km/l acredito sim, com certeza faz andando a uns 40km/h constantes afinal esse gurgelzin chega peidando aos 100km/h

    é cada um viu.

    • DCald

      Não precisava contar durante, era só contar depois pelas marcas deixadas no chão. E sim, saiu andando, e continua andando até hoje. E não, não é o carro mais rigido. Conhece o sistema Plasteel? A fibra funciona como uma mola dissipadora, e a estrutura metalica garante a preservação do habitaculo.

      Qto aos 25km/l, é a 100km/h… velocidade que seu velotroll não chega nem na ladeira.

  • thetrue

    até pra bugue ou triciclo esse motor 1.burro de 3 patas não dá. 30 mil num 1.fraco? kkkkk fuja loko do 1.ponei de 3 patas. proteja sua familia. 3 cilindros subindo a serra em 3º marcha com 3 passageiros sendo ultrapassado por 3 caminhoes. MENOS POR MAI$. 3 cilindros tem que explodir mais vezes que um 4 cilindros na mesma velocidade = redução da vida util

  • sergiopsy

    Vale o CxB? A cesta de serviços para manutenção dele como fica? Peças?

  • Readgis

    Vários chororôs sobre preço e histórias de pescador de combustível depois…

    Para a engenharia brasileira foi um salto a chegada desse motor à cofres populares. Que a Volks siga modernizando sua frota ainda envelhecida mecanicamente.

  • romaziero

    O Fox é um carro pro SUL do País, onde faz muito frio, pq se vc ligar o Ar-condicionado, ADEUS MOTOR!!!

    42.000 reais pra fazer economia… isso é uma piada?

  • zeuslinux

    QUALQUER carro 1.0 para mim só vai ter desempenho decente se o carro pesar no máximo uns 800 kg.

    Estou vendo todo mundo fazendo downsizing de motores mas redução significativa do peso do carro a gente só vê nos carros de luxo.

  • k3p13r

    Sinceramente. Respeito quem vibra com um carro desses, mas, eu nunca que entrego meus R$ 42mil pra comprar um carro desses. Desencanei com carro zero. Prefiro comprar um Corolla ou similar, de mesmo nível, usado. Cada cabeça uma sentença.

  • W_Costa

    "Ei GM siga o exemplo da VW aí vai, por favor".
    Chega de mesmices de 4 cilindros e 8 válvulas, algumas montadoras nacionais perderam (não quiseram pegar mesmo) o "trem" da evolução já faz tempo, mas perder o do bom senso também já é demais, culpa dos "cegos" clientes que continuam fiéis a essas marcas com tecnologia arcaica.
    Eu não compro GM e incentivo a todos que conheço a não comprar, chega de motor monzatec anos 70/80, já deu o que tinha que dar…, atingir torque máximo próximo da potência máxima é o limite (sobre o design da GM nem preciso dizer nada, até por que muitos julgam ser subjetivo), pode botar até cambio CVT que não me convence. A VW conseguiu se atualizar tecnologicamente mesmo dentro da realidade Brasil com esse motor, aja jogo de cintura pra conseguir essa façanha, está de parabéns a VW.

  • CefasFer

    Nossa!! Achei muito otimismo esse numero de aceleracao de 0-100 km/h. 13.5s na gasolina w 13.2s no alcool, num 1.0 de 3 cilindros. Mesmo um de 4 de cilindros acho q nao faz isso. Isso ai eh numero pra carro 1.4 ou 1.6 dependendo da marca. Se fizer em 16 segundos jah vai ser rapido. Vamos ver os testes oficiais.

  • Jhondasgupta

    Como a wolks tem um monte de famboy ainda ,chega a ser engracado. Menos mal que hj temos muitas outras marcas

  • felipe

    " O truque é manter giros de 3.000 rpm em diante. Acima de 2.500 giros, percebe-se nitidamente uma estilingada, e o carro ganha disposição."
    isso significa forçar o carro

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