Ecologia Europa Finanças Governamental/Legal Trânsito

Reino Unido impõe taxa diária de £ 20 para carros diesel

londres Reino Unido impõe taxa diária de £ 20 para carros diesel

Proprietários de carros diesel de 10 cidades do Reino Unido terão um custo a mais no bolso. O governo britânico impôs uma sobretaxa diária de £ 20 (cerca de R$ 77) para circulação dentro de cidades como Birmingham, Londres, Derby, Leeds, Nottingham e  Southampton, por exemplo.

Chamada de “taxa de toxina”, o novo imposto visa desestimular a aquisição de carros diesel por parte do consumidor, como forma de tentar reduzir a poluição ambiental nestas cidades. Mas a regra isenta carros diesel novos, sendo cobrada apenas dos veículos mais antigos.

Além disso, fora das 10 cidades mais poluídas da Grã-Bretanha, o governo vai impor o taxa de toxina apenas para veículos comerciais, que poderão ser banidos totalmente em certas áreas nos horários de pico. O anúncio oficial deve ocorrer até o final desta semana. Já a capital Londres pretende ainda impor uma sobretaxa de £ 12,50 para circulação nos arredores da cidade e outra de £ 10 para veículos comerciais em horário de pico.

Antes tido como combustível que ajudava a reduzir as emissões de CO2, agora o diesel se tornou o inimigo público número 1 da Europa, que cria cada vez mais leis e impostos para reduzir a circulação de carros movidos pelo óleo combustível nos grandes centros. O escândalo da Volkswagen acelerou o processo, após constatação que as emissões de NOx extrapolavam em muito os níveis permitidos.

[Fonte: Autocar
Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend