Combustíveis Ecologia Finanças Governamental/Legal Jaguar Land Rover Mercado Montadoras/Fábricas Suzuki

Reino Unido: Jaguar Land Rover e Suzuki cortam produção de carros diesel

jaguar-f-pace-2018-1 Reino Unido: Jaguar Land Rover e Suzuki cortam produção de carros diesel

A queda na demanda por carros diesel já está afetando a produção desse tipo de automóvel na Europa. Em mercados como da Alemanha, as marcas tem reforçar as propostas para veículos movidos por este combustível, incluindo até incentivos para troca de antigos por novos e recompra garantida. Mas, a pressão ambiental está vencendo a batalha contra o diesel e mesmo no mercado alemão, existe a ameaça de que as principais cidades do país proíbam a circulação de automóveis movidos pelo óleo.



No Reino Unido, apesar da pressão ser exercida mais em Londres, o restante do país também teme restrições. Como os impostos para o diesel estão aumentando rapidamente, muitos consumidores acabam desistindo de comprar esse tipo de carro e partem para alternativas, como GNV, gasolina, híbridos ou elétricos. Imediatamente, a queda nas vendas atinge as linhas de produção e os empregos.

De acordo com a Reuters, a Jaguar Land Rover cortou 1.000 vagas nas linhas de montagem britânicas. A alegação principal é o Brexit – a saída do Reino Unido da União Europeia – mas fontes internas dizem que a nova política sobre o diesel, que ainda não está clara, atrapalha os planos de produção. Outra fonte da marca relatou: “É óbvio para todos que as vendas estão caindo”. O corte atinge as plantas de Solihull e Castle Bromwich, sendo que a primeira faz carros da Land Rover e o F-Pace, enquanto a segunda só faz modelos da Jaguar.

jaguar-f-pace-2018-1 Reino Unido: Jaguar Land Rover e Suzuki cortam produção de carros diesel



Halewood, outra fábrica da Jaguar Land Rover, deverá ter a produção ter a operação reduzida. No primeiro trimestre, as vendas da Jaguar caíram 20%, mas a Land Rover perdeu 26% em emplacamentos por causa dos carros diesel, pois os consumidores temem restrições. Mas essa queda expressiva não é primazia da JLR. O mercado britânico viu uma queda ainda maior nas vendas de carros diesel em março, quando os emplacamentos simplesmente caíram 37,1%. Antes com 43,5%, a participação do combustível no mercado baixou para 32,4%.

Depois de Toyota e Subaru anunciarem o fim do diesel em seus portfólios no Reino Unido, a Suzuki também adotou postura semelhante, cortando a produção de seus carros diesel. “Devido à demanda muito baixa por modelos de motores a diesel na linha Suzuki do Reino Unido, os derivados DDiS de Vitara e S-Cross para o Reino Unido cessaram temporariamente a produção”, diz o comunicado da marca japonesa. Na Suzuki, a elevação das vendas dos modelos com motor Boosterjet compensaram as vendas de diesel, devido ao baixo consumo deste novo tipo de motor.

[Fonte: Auto News Europe / Express]

 

COMPARTILHAR:
  • Luis Burro

    Mas q enrolacao pro hibrido!Jah podiam oferecer uma variante pra cada modelo da linha.

  • New World

    Diesel é altamente prejudicial ao ambiente e tem quer ser eliminado em 80% nas próximas décadas nos países de primeiro mundo, nas próximas décadas quem vai dominar será a geração elétrica de carros, caminhões e vans etc

  • Luciano RC

    É certo que os modelos a Diesel chegarão ao Fim em breve… acredito que até para ônibus e caminhões, as montadoras irão pensar em novas soluções.

    • Diego Lip

      Ônibus elétricos e híbridos já estão aumentando em todo o mundo, inclusive no Brasil, porém aqui a passos de tartaruga.

      • Luciano RC

        Lembro quando em SP tínhamos vários ônibus híbridos. Parece que a Prefeitura segurou os projetos.

        Deveria voltar a investir nisso… focar em ter modelos mais eficientes. Espero que essa licitação que vai reformular possa melhorar os investimentos.

      • th!nk.t4nk

        Ônibus híbrido já faz parte da frota aqui na Europa há mais de década, e em algumas cidades é a maior parte da frota já. Mas os elétricos ainda sao minoria, mantêm um ou outro só pra dizer que tem. Esse vai ser o desafio da próxima década, eliminar de vez o motor à combustao do transporte coletivo.

  • Diego Lip

    Enquanto isso no Brasil, ainda querem discutir a liberação dos carros a diesel nas ruas brasileiras.

    • Luiz camurça neto

      é capaz de agora aprovarem kkkk, mandarem as maquinas de montagem e motores que estão deixando de serem utilizados na UE. manda que o brasileiro gosta disso!!!

  • Luis LC

    Pouca gente conhece mas esse Boosterjet da Suzuki é o bicho, hahahaha

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email