_Destaque Europa Tecnologia Vídeos

Reino Unido: Motor IVA elimina o comando de válvulas (vídeo)

motor-iva-1 Reino Unido: Motor IVA elimina o comando de válvulas (vídeo)

A empresa britânica Camcon Automotive anunciou o desenvolvimento de um novo tipo de motor a combustão, o chamado Prototype IVA (Intelligent Valve Actuation). Trata-se de uma tecnologia que permite eliminar o tradicional comando mecânico de válvulas, reduzindo peso e gerenciamento de forma muito mais eficaz abertura e fechamento das válvulas.

motor-iva-2 Reino Unido: Motor IVA elimina o comando de válvulas (vídeo)

O IVA consiste de um grupo de oito atuadores eletro-hidráulicos e válvulas gerenciadas eletronicamente por um computador, que fica montado dentro no alto do cabeçote. Essa tecnologia permite controlar 100% do tempo abertura, fechamento e tempo de acionamento das válvulas, fazendo com que o motor movido por gasolina tenha a mesma eficiência energética e a força de um diesel, mas com emissão menos agressivas.

motor-iva-3 Reino Unido: Motor IVA elimina o comando de válvulas (vídeo)

O gerenciamento do IVA permite ao motor um funcionamento variado, de acordo com a aplicação escolhida, sempre buscando a máxima eficiência e performance. A Camcon Automotive, baseada em Leamington, Inglaterra, recebeu ajuda técnica da Jaguar Land Rover, que fica nas proximidades e acompanha de perto a evolução dessa tecnologia, que um dia pode ser adicionada ao motor Ingenium. O IVA pode ser introduzido em qualquer motor, segundo a empresa.

motor-iva-4 Reino Unido: Motor IVA elimina o comando de válvulas (vídeo)

A tecnologia é parecida com a da FreeValve, uma empresa criada pela sueca Koenigsegg, que também desenvolveu um sistema de acionamento de válvulas de forma eletro-hidráulica e igualmente eliminando a ligação mecânica entre cabeçote e virabrequim. O sistema já está sendo testado pela chinesa Qoros.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend