Combustíveis Ecologia Europa Governamental/Legal Trânsito

Reino Unido: óleo parafínico, muros e estradas cobertas para reduzir poluição

reino-unido-estrada Reino Unido: óleo parafínico, muros e estradas cobertas para reduzir poluição

Óleo parafínico, muros com polímeros e túneis feitos em estradas originalmente abertas, são apenas algumas das propostas que o governo britânico estuda para reduzir as emissões de CO2 e NOx no país. Assim como França, Alemanha e agora a Itália, o Reino Unido – mesmo fora da União Europeia – quer retirar do mercado todos os carros a gasolina ou diesel em 2040, substituindo-os por veículos elétricos.



Mas até 2040 ainda tem muito chão a ser percorrido e não dá para eliminar esses motores de forma tão abrupta. Assim, o governo britânico estuda algumas alternativas para reduzir a emissão de poluentes, começando pelo pior, o diesel. A ideia é trocar o derivado de petróleo pelo biodiesel, já bem conhecido dos brasileiros, mas que ainda não tem um percentual significante para impactar de forma mais direta os resultados.

Naquele país, 5% do diesel é composto por biodiesel, mas o percentual deve aumentar muito nos próximos anos. Se for usado de forma integral, pode mudar muito o panorama ambiental no país e também na Europa, se for adotado por outros países. O problema é o impacto na indústria de alimentos. Nos anos 80, o motor diesel Elko chamou a atenção do mundo ao utilizar qualquer tipo de óleo vegetal, mas sabemos bem o destino deste diante do derivado de petróleo, que domina o mercado mundial.

Os britânicos querem estudar os combustíveis parafínicos como alternativa ao diesel, o que não impactaria negativamente na produção de alimentos. A Shell, por exemplo, desenvolveu o GTL, um gás liquefeito de petróleo convertido em óleo combustível, que reduz as emissões de CO2 e NOx em 37% se comparado ao diesel oriundo do petróleo bruto. Mas, ainda assim, isso não resolve a questão completamente.

Fala-se também em estradas cobertas para reduzir as emissões de poluentes. A ideia, que pode parecer absurda para muitos, é reter a poluição gerada por carros, caminhões e ônibus em rodovias parcialmente fechadas, onde o material lançado na atmosfera seria filtrado e depois liberado ao ar livre, muito mais limpo. A ideia é que esses túneis fiquem dentro ou próximos de áreas urbanas, reduzindo o impacto da poluição veicular.

O Reino Unido estuda essa medida em conjunto com a Holanda, que também pretende criar túneis rodoviários sobre as vias abertas atuais. No entanto, se parece caro demais construir um túnel sobre uma rodovia aberta, há outra solução aparentemente mais barata. Trata-se das barreiras rodoviárias antipoluição. São muros de até seis metros de altura nas margens da estrada.

A diferença é que essa estrutura é revestida por materiais minerais com polímeros que absorvem o CO2 lançado pelos escapes dos veículos. Um trecho de 100 m na rodovia M62 está sendo testado para medir a eficácia do projeto. O Reino Unido quer investir £ 100 milhões em pesquisas desse tipo para obter meios que reduzam as emissões de poluentes. Tais ideias, se forem positivas, poderão ser copiadas em outros lugares, inclusive no Brasil.

[Fonte: Auto Express]

 

  • Douglas

    Se querem reduzir a poluição deveriam fechar as termelétricas em vez de ficar atacando os carros que pouco poluem.

    • Louis

      Pouco poluem? Então na cidade de SP o ar é puro? Que eu saiba, não há termelétrica dentro da cidade de SP…

      • André Andrews

        Poluição sim, mas de poeira em suspensão, não dos escapamentos dos veículos.

        • O correto é “partículas finas” em suspensão (PM 2.5) e a maior parte dela é proveniente da queima nos motores a diesel.

          • VaeVictis

            não, a maior parte dela é proveniente de pneus e freios.

            • th!nk.t4nk

              É de escapamento sim. As pessoas nao fazem nem ideia do quanto motos, caminhoes e onibus poluem no Brasil. Os carros vêm em segundo lugar.

    • André Andrews

      Bem lembrado, faz um bom tempo que os carros não poluem quase nada, mas foi pego pra Cristo por conveniência e desinformação.

      • Airplane

        Isso pode ocorrer no Brasil onde os carros não são à diesel pois as emissões dos motores diesel são altamente canceríginas de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) , principalmente os microparticulados (fuligem) e óxidos de Nitrogênio ou Azoto (NOx). O problema é mais do que só de poluição e sim de Saúde Pública !

        • 4lex5andro

          No caso brasileiro o problema principal é queima do diesel [que sai das refinarias da petroubras e é de baixa qualidade] e queimadas em canaviais e florestas, e não carros pequenos a maioria flex [usam alcool e gasolina] e usam catalisadores.

      • FocusMan

        Isso precisa ser mais ventilado na mídia…. É uma grande verdade!

    • Maycon Farias

      Um estudo recente diz que:
      13,2 milhões de toneladas de NOx (óxidos de azoto) foram liberados no ar proveniente de automoveis somente em 2015.
      107 mil mortes foram associadas a isso, 38 mil dessa mortes ligadas ao dieselgate ou chips que manipulavam as emissões liberando cerca de 4,6 milhões de toneladas além do que deveria.
      Somente a Europa foi responsável por 68% dessa mortes. Portanto pode acreditar apesar dos carros não serem os únicos poluentes no mundo eles são de fato um grande perigo diário. Se conseguirem eliminar a maior parte disso amém ne. Uma coisa de casa vez. Depois o futuro enérgico também irá mudar muito.

      • FocusMan

        EU DUVIDO MUITO DESSES NÙMEROS!

        Eu escrevo até em caixa alta mesmo.

        Desculpa, mas não dá para acreditar nesses números. Coisas criadas para criar alarmismo e vender notícia.

        • Maycon Farias

          Muita coisa que você duvida são puramente realidades divulgadas por pessoas sérias e organizações sérias, como apresentado pelo Laboratório de Aviação e Meio Ambiente do Massachussets em 2013 que contabilizou cerca de 200 mil mortes relacionadas a mesma causa. Um estudo recente da University of Califórnia sugere uma ligação entre os níveis de NO2 e a incidência da síndrome da morte súbita em recém-nascidos, há também estudos que relacionam o NO2 à incidência de autismo. Existem muitos outros lugares que fazer esses estudos anuais. Não acho que cientistas e estudiosos estão querendo vender noticias. e se levar em consideração a soma de poluentes de todos os meios a soma de mortes chega a 8 milhões, segundo a própria OMS, também não acredito que a OMS esteja vendendo noticias.

          • FocusMan

            Você já viu alguma palestra do professor Ricardo Felício sobre o aquecimento global? Fiquei estarrecido quando vi que todas as teses sobre o aquecimento global até hoje são apenas teses e ninguém nunca conseguiu provar que a terra está aquecendo. Em compensação, já conseguiram provar que na verdade a terra está esfriando…

            • Maycon Farias

              Ahhh então as teses de cientistas la fora são balelas, mas a palestra do Ricardo é a verdade propriamente dita. Então você só acredita no que quer acreditar. Mas blz ja entendi o suficiente. Mas vlw por explicar. Abrs

              • FocusMan

                Se você não entende o que é desenvolvimento científico fica dificil argumentar…

                Abs

            • Yan b souza

              Eu tenho desconfiança de como no ramo alimentar existem “pesquisas” feitas para demonizar (manipuladas, compradas e etc) algo, para esconder algo duplamente pior. Como exemplo a industria americana do açúcar, que por anos pagou cientistas para que minimizassem a conexão entre o açúcar e doenças cardíacas, e para que promovesse a gordura saturada como responsável pelo problema. O mundo por anos acreditou e ainda acredita nisso! Os carros poluem sim, isso é uma verdade inegável, porém não da forma como ficam batendo na tecla e dizendo que o causador de isso e daquilo. Os carros nos últimos 20 anos evoluíram muito nessa questão de emissões de poluentes. Por trás disso tudo pode sim existir um interesse de algum ramo da industria com a extinção do carro a combustão, e até de alguns governos, políticos… existem outros fatores que provavelmente são muito mais poluentes do que os automóveis atuais. Será que a culpa é realmente só dos automóveis? será que o elétrico é a solução mesmo? será que a forma como as cidades se desenvolvem não tem relação com isso? me pergunto isso, mas só o tempo e a história poderão dizer quem esta certo. São muitas questões, com muitas respostas. 10 Países que utilizam termoelétricas: Alemanha ,Itália , Japão , Estados Unidos , Espanha , China , França , Republica Checa , Bélgica e Austrália…umas das fontes mais poluentes de produção de eletricidade!

    • Airplane

      As emissões dos motores diesel são classificadas como altamente canceríginas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) , principalmente os microparticulados (fuligem) e óxidos de Nitrogênio ou Azoto (NOx). O problema não é só de poluição mas de Saúde Pública !

  • Alvarenga

    Pensei que não viveria pra ver o fim da era do petroleo mas esta chegando mais rapido do que eu pensava, e acelerando !

    • Maycon Farias

      Vai chegar sim. A tempos ja tinham previsto. A energia limpa como eólica ou solar vai ser nosso combustível eterno.

      • th!nk.t4nk

        Cuidado que já já aparece a turma de funcionários do setor dizendo que petróleo é o futuro, como aconteceu em outro tópico. Quero ver até quando vão negar que a revolução no setor está chegando.

        • FocusMan

          Você mora na alemanhã né? rs o Partido Verde está conseguindo mesmo criar uma massa de pessoas que odeiam os carros.

          Para mim que está atrás disso tudo é a própria indústria automotiva.

          A Indústria percebeu que do jeito que as coisas vão, não terão para quem vender carros na Europa em pouco tempo.

          O Transporte público está muito bom. Os Jovens não querem mais carros. As pessoas estão adiando cada vez mais a troca do seus automóveis. Fiquei impressionado com a quantidade de carros velhinhos rodando de boa na Europa. A qualidade dos matériais empregados por aqui realmente é muito superior a dos carros vendidos no Brasil, pois em grande parte estão em ótimas condições de rodagem.

          A única coisa que vai gerar a venda de novos carros é a proibição do uso dos carros atuais. Pois as pessoas que optarão por manter seus carros particulares, serão forçadas a comprar novos carros.

          • Maycon Farias

            Ninguem disse que odeia carros colega, apenas tentando diminuir o impacto mortal que nós todos humanos causamos ao planeta, não é uma questão pessoal ou de um partido, é uma questão lógica. Não são só carros, são fabricas e industrias também. Existe um limite, não precisa ser um gênio para ver isso, não luto por isso por mim, mas para quem estará aqui depois de nós todos. Já parou para pensar que somente o ser humano consome e polui desenfreadamente a terra entre todos animais que existem?. Temos lutas por alimento, guerras, lutas sociais, raciais, econômicas e muitas outras coisas a mais, não merecemos o chão que pisamos, mas se a gente tentar fazer desse lugar um lugar melhor seria um sonho realizado. Sou do Greenpeace sim kkkk

            • FocusMan

              Maycon, eu não acho que o ser humano seja o único animal modificando o meio ambiente. A maioria das especies faz isso para sobreviver. Castores constroem barragens, passaros constroem ninhos, outros predadores consomem outra espécie até a extinção.

              Carros poluem muito pouco hoje em dia. Mas muito pouco mesmo. Isso é bem pouco divulgado. Entretanto, é necessário tirar a imensidão de carros antigos das ruas, antes de pensarmos em proibir a produção de novos veículos.

              Um veículo de 20 anos atrás produz a poluição de mais de 100 veículos novos. Isso é algo grave e que ninguém comenta. Em alguns países, carros antigos pagam mais impostos por causa disso, mas mesmo assim as pessoas não trocam esses carros, mesmo tendo condições. O que fazer para retirar esses carros das ruas?

        • Maycon Farias

          É isso mesmo, estamos contemplando uma revolução energética sem precedentes, não vai ser hoje nem na semana que vem, mas já estamos dentro dela, e em algumas décadas quase tudo estará muito diferente de hoje. A terra não é um lugar renovável, e tao pouco sem limites de uso, a conta um dia ia chegar, e está ai, se a gente não pagar a gente fica sem. Existe um documentário que mostra cientistas e engenheiros de todo planeta em uma busca frenética para cria tipos de energia limpa e sustentável, e fiquei ate espantado com um que desenvolveu um pequeno tornado dentro de um lugar controlado e conseguiu gerar energia através do sistema. O que mais me marcou, foi esse engenheiro já de idade dizer que ele provavelmente vai falecer antes de seu tornado se tornar comercial, ele disse que deixara seu legado para que ele possa contribuir um dia para um futuro melhor para o mundo. Mesmo que isso nunca se torne realidade mas eles estão por ai em toda parte trabalhando para essa revolução que vai acontecer de um jeito ou de outro.

        • Sergio

          Petróleo vai ser parte do futuro, mas não mais essencial. vai estar restrito a produção de não mais essencialmente de combustíveis (penso..)
          como co2 as florestas mais emitem que captam
          como o co2 e parte da existência dos oceanos
          como carros elétricos também poluem com as baterias e seus resíduos ainda tóxicos
          como o mundo devera (penso eu) nem so petróleo, nem so co2 nem so a aquecimento ou resfriamento

          serão mais plurais nas opiniões

          e que espero

          o que nao da é negar feitos naturais das arvores em liberar co2 e este mesmo gaz demonizado, negar-lhe a funçao natural de contribuir com a produção de alimentos (tarefa do jardim primário)

          nao da pra confundir co2 com Enxofre, dióxidos de carbono, …

      • FocusMan

        Ah vai….

      • Sergio

        Meu caro,
        de início, o CO2 é o “gaz da vida”.. sem ele todas as floresta morreriam!! os oceanos definhariam.. Plantas não produziriam… (veja em botânica CO2)
        somente a junção de Hidroeletrica, eólica e solar é viável. Apenas as duas ultimas não. Solar produz apenas 16% da capacidade instalado e custa 6 X mais que o megawatt hora de uma hidroelétrica, a eólica depende da direção do vento e intensidade, o que cairia durante o ano todo (ver mapas de ventos). Portanto somente a associação seria possível. Ademais, o tal … aquecimento global partiu de uma balela chada RIO Eco 92… a maior cagada brasileira.. * sejamos críticos… não so aquecimento .. não so resfriamento… Há teses cientificas fortes nos dois sentidos.

  • Nicholas United

    E para produzir essas quinquilharias com dinheiro dos outros não poluem também ? E essa imagem é da rodovia de Kuala Lumpur, Malásia

  • Pedro Henrique

    li o titulo e achei que eles iam passar oleo de parafina no asfalto kkkkkkkkkkkkkk

    • V12 for life

      Eu achei que era na cidade toda.

  • Airplane

    Devem começar pela redução e eliminação dos motores diesel pois suas emissões são classificadas como altamente canceríginas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), principalmente os microparticulados (fuligem) e óxidos de Nitrogênio ou Azoto (NOx). O problema não é só de poluição mas de Saúde Pública !

    • Ducar Carros

      Algumas cidades na Alemanha estão criando leis nesse sentido.

  • Ricardo Rangel Lirio

    Enquanto isso, no país do futebol… Afrouxam as frouxas leis anti-desmatamento, sujeitando às áreas hoje pouco protegidas às ações de grileiros que usurparão as terras dessas reservas em benefício próprio, pondo no chão milhões de árvores e outros milhões de animais.

  • heliofig

    Falando de óleo parafinico, me lembrei de imediato do problema que atrapalha os biocombustíveis de origem vegetal, justamente pela parafina que eles formam e impregnam os motores.
    Hoje, é necessário refinar o biodiesel para remover a parafina.
    Será que solucionaram este problema?

    • th!nk.t4nk

      Bom, sempre vai ter que refinar (muito ou pouco, dependendo da matéria-prima). O problema é sempre o custo. Não boto fé no bio-diesel pro futuro, está mais pra um tapa-buraco.

  • FocusMan

    Que tirem de circulação os carros velhos.

    A europa está cheia deles. Impressionado com a quantidade. Os carros se tornaram tão bons com o passar dos anos que vejo carros com 20 anos rodando como se fossem novos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend