Ecologia Europa Governamental/Legal Mercado

Reino Unido quer proibir venda de carros a gasolina e diesel em 2030

Reino Unido quer proibir venda de carros a gasolina e diesel em 2030

Dez anos parece um tempo enorme para nós, mas para a indústria automotiva, não é não. São eles que devem estar mais preocupados no momento do que os consumidores, pelo menos no Reino Unido.


Um relatório vazado pela revista inglesa Autocar, diz que o governo britânico quer impor a proibição de venda de carros a gasolina e diesel já em 2030. A ideia original era fazer isso apenas em 2040, com transição se iniciando em 2035.

De acordo com o que vazou na imprensa britânica, começando pelo jornal The Guardian, o primeiro-ministro Boris Johnson deve anunciar o novo plano nacional para a venda de veículos no outono do hemisfério norte.

Ou seja, entre março e maio do próximo ano, o número 10 da rua Downing Street deve impactar o mercado automotivo britânico nos próximos anos. A mudança para os carros elétricos serão parte de um novo plano estratégico do país para a era pós-pandemia.

Contudo, críticos sustentam que a atual rede de recarga para carros elétricos não sustentará uma mudança radical como essa. Porém, sugere-se que fontes desconhecidas garantiram ao governo de Londres que a ampliação da infraestrutura pode ser concluída até 2030, dando assim suporte à substituição das vendas.

O governo do Reino Unido já vem sendo pressionado pelo Comitê de Mudanças Climáticas (CCC), visto que o prazo original de 2040 não era suficiente para o país atingir a meta de carbono zero. Com essa mudança, uma antecipação de longevos 10 anos, as ilhas podem cumprir essa meta até antes do prazo.

Ainda não se sabe os detalhes sobre o que acontecerá com os carros já em circulação. Podemos esperar aumento de impostos e taxas de circulação para carros movidos a gasolina e diesel, assim como a diminuição da oferta desses combustíveis no país. Uma possibilidade é o GNV manter parte da oferta de motores a combustão.

[Fonte: Autocar]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                        Quem somos

                        O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                        Notícias por email