Carros Conceito Elétricos Europa Hatches Renault

Renault 5 renascerá como carro elétrico compacto na Europa

Renault 5 renascerá como carro elétrico compacto na Europa

O Renault 5 foi o antecessor do Clio e teve duas gerações, iniciando em 1972 e reiniciando em 1984, durando até 1996. Contudo, apesar de desconhecido no Brasil, o hatch compacto é muito famoso na Europa e agora volta em forma elétrica.


A proposta da Renault é se conectar com o passado para ver o futuro, algo que a propulsão elétrica parece ter a mágica de conseguir trazer de volta modelos clássicos.

Gilles Vidal, Diretor de Design da Renault, diz: “O design do Protótipo Renault 5 se baseia no R5, um modelo cult do nosso legado. Este protótipo personifica a modernidade de forma simples, um veículo que é pertinente ao seu tempo: urbano, elétrico e atraente”.

Renault 5 renascerá como carro elétrico compacto na Europa

Sem dar detalhes, além do óbvio, a Renault se preocupou mais em mostrar o que fará nos próximos anos, focando numa gama elétrica apoiada pelas plataformas CMF-EV e CMF-B EV.

Como parte do programa Renaulution, a marca pretende atingir o segmento médio (leia-se Megane Crossover) e fortalecer o segmento compacto, onde a Renault vive dias bons com Clio e Captur.

Renault 5 renascerá como carro elétrico compacto na Europa

Serão lançados 14 modelos da Renault até 2025, sendo 7 elétricos e 7 veículos nos segmentos médio e grande, buscando ter 45% das vendas até o fim de 2025. A marca aposta na tecnologia híbrida E-Tech, ecossistema digital Software République e serviços online My Link (não confundir com a GM) com plataforma do Google.

Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, explica: “Na Renault, estamos aderindo às ondas de disrupção, criando nossa própria “Nouvelle Vague”. Trata-se de trazer modernidade à indústria automotiva. Vamos dar energia à nossa marca, fortalecendo nossa liderança em veículos elétricos, com o projeto Electro Pole e investimentos em Hidrogênio, com o objetivo de ter o mix mais verde da Europa até 2025.”

Renault 5 renascerá como carro elétrico compacto na Europa

Meo continua: “Também seremos uma marca de tecnologia, por meio de inovações desenvolvidas internamente e a Software République, um ecossistema aberto dedicado ao desenvolvimento de uma expertise europeia em áreas-chave, como tratamento de dados e cibersegurança. Assim, teremos uma vantagem competitiva como marca de serviços, com serviços conectados de alta tecnologia, tanto embarcados como não embarcados. Estamos ancorando esta visão de modernidade na França porque, como marca, sabemos que nossa alma e nossas forças estão em nossas origens. O novo R5 é a Nouvelle Vague: ele está fortemente conectado à sua história, mas também é o futuro, popularizando o uso dos carros elétricos”.

Protótipo Renault 5 Concept – Galeria de fotos

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

      Quem somos

      O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

      Notícias por email