Elétricos Governamental/Legal Renault

Renault aposta em carsharing para funcionários públicos de Brasília

Renault aposta em carsharing para funcionários públicos de Brasília

O serviço de carsharing ainda é algo pouco difundido no Brasil, especialmente envolvendo carros elétricos. Enquanto os aplicativos de transporte inundam o mercado, a opção de encontrar um carro, acessá-lo e ir até o destino, deixando-o para outra pessoa usar, está distante da maioria dos brasileiros.


Em Brasília, a Renault participa do projeto VEM-DF, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Governo do Distrito Federal (GDF).

Renault aposta em carsharing para funcionários públicos de Brasília

No projeto, a marca francesa entra com 16 exemplares do modelo Twizy, um minicarro elétrico bem popular na Europa, que aqui é raro de se ver, afinal, não é vendido ao público. Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, diz: “Para a Renault, é um grande privilégio participar do lançamento deste importante projeto. O VEM DF certamente será referência em eletromobilidade no Brasil”.


A frota não estará disponível para o público em geral, apenas para os servidores federais e apenas na região da Esplanada dos Ministérios e sedes dos órgãos da administração do Distrito Federal. Para usa-los, os clientes terão o app Mobi-e que permite reservar e acessar o veículo, liberando-o com cartão do funcionário público cadastrado para o traslado.

Renault aposta em carsharing para funcionários públicos de Brasília

Para incentivar o uso de carros elétricos, o governo do DF irá instalar uma rede de 35 eletropostos na região, desenvolvidos pela WEG, sendo estes de uso público e gratuito. Então, quem tem carro elétrico na capital federal, terá um bom incentivo para usa-lo diariamente.

No entanto, a região ainda não é servida por uma concessionária Renault que venda o elétrico Zoe, que custa R$ 149.990, oferecido apenas em dois revendedores, um em São Paulo e outro em Curitiba. No Brasil, a marca tem ainda projetos de mobilidade urbana com seus carros elétricos.

Seis veículos circulam em Fernando de Noronha-PE, 10 estão no serviço de compartilhamento Beep Beep em São Paulo e dois exemplares do Zoe estão à disposição dos moradores de um condomínio da capital paulista. Existem frotas em pareceria com Itaipu Binacional e diversas empresas públicas e privadas.

 

Renault aposta em carsharing para funcionários públicos de Brasília
Nota média 3 de 3 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Peter Bishop

    Tinha que ter isso em tudo que é aeroporto, ia dar uma limada nos taxistas que cobram além da conta

    • Eduardo 1981

      Não cabe 2 pessoas mais malas.

      • th!nk.t4nk

        O modelo básico nem vidro nas portas tem. É só pra andar pelo bairro, alguns poucos quilômetros. Pegar vias rápidas, nem pensar. Mas tem pontos positivos: é mais rápido do que parece (arrancadas surpreendem) e facílimo de manobrar/estacionar (quase uma moto).

  • vicegag

    Já ganham bem, agora mais este bônus.

  • Jose Pedro Almeida

    mais mamata! Make Mamata Great Again!

    tem q andar é de logan uber.

    vender TODOS os carros oficiais. Somente viatura e ambulancia!

    o resto é logan uber x

    • IPZ.4

      Se informe sobre o Táxi Gov

  • RicardoVW

    Quanto custa esse carrinho? Vi ele ao vivo, é bem interessante para se usar na cidade, iria economizar um monte com combustível, até acho que futuramente só carros como esses deveriam ser permitidos dentro dos centros das cidades, é praticamente do tamanho de uma moto, só que mais seguro, mais confortável, mais ecológico e ainda cabem 2 pessoas. Se chegar até uns 70 km/h dá até para usar em trechos de rodovias e avenidas.

  • SDS SP

    E o gado (todos nós) banca essa brincadeira…

  • Sino Weibo

    A JAC acabou de lançar seus elétricos e já é líder no segmento com seu modelo mais barato, e colocou mais 2 entre os mais vendidos.

  • Toyo_Highlander fan

    Por que a Renault não põe a venda para pessoa física esse carrinho?

    • IPZ.4

      Experimentando o mercado BR

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email