Crossovers Cupês Renault Segredos-Flagras

Renault Arkana prepara terreno com patente no INPI

Renault Arkana prepara terreno com patente no INPI

O Renault Arkana já tem patente no INPI – Instituto de Nacional de Propriedade Industrial – o que lhe confere um passo importante antes de chegar ao mercado nacional, o que deve ocorrer entre 2020 e 2021. O crossover-cupê da marca francesa, apresentado na Rússia no ano passado como conceito, ocupará o lugar de destaque do portfólio da empresa, antes do Fluence.


O Arkana se posicionará acima do Captur, mas compartilhará a mesma plataforma com este, embora esta seja bem modificada, a chamada BO+. Isso significa um processo produtivo de custo reduzido e um veículo com maior robustez, apesar de mais simples que a base modular CMF.

Renault Arkana prepara terreno com patente no INPI

Pensado para mercados emergentes, o Renault Arkana vai apostar numa nova tendência de mercado, que é a dos crossovers com estilo de cupê. Mas, diferente dos modelos do segmento premium, este segmento que está surgindo tem a pretensão de ocupar faixa de preços de hatches e sedãs médios.


No caso da Renault, o Arkana vem para buscar um resultado melhor que o Fluence e, de quebra, tentar bater o atual líder dos SUVs, o Jeep Compass. Para isso, além do estilo, aposta também no propulsor 1.3 TCe, que atualmente é compartilhado com a Mercedes-Benz, entregando na marca francesa 115, 130, 140 ou 160 cavalos com até 27,5 kgfm.

Renault Arkana prepara terreno com patente no INPI

Por aqui, obviamente a escolha deverá recair sobre a versão mais potente, que adicionada com a tecnologia flex, pode chegar a 170 cavalos no etanol ou mais. O torque também deve ganhar um extra.

O câmbio CVT é a opção mais viável para o Renault Arkana, mas numa opção de tração 4×4, uma caixa automática tradicional poderia ser usada, algo já visto no Nissan X-Trail no exterior.

Renault Arkana prepara terreno com patente no INPI

Mas, o Renault Arkana, que será feito em São José dos Pinhais-PR, não terá uma vida tão fácil assim em sua proposta. Outro crossover-cupê aparece no horizonte, embora sem substituir um sedã médio de fato, o Fiat Fastback. Feito sobre a plataforma da picape Toro, o SUV surgirá em Goiana-PE.

Para peitar o Arkana 1.3 TCe, o Fiat Fastback deve utilizar o Firefly Turbo com 180 cavalos, embora existe a opção de 150 cavalos, usando assim transmissão automática de seis ou nove marchas, além de opção 4×4. Alguém mais? No Brasil, por ora, somente estes.

Renault Arkana – Galeria de fotos

Renault Arkana prepara terreno com patente no INPI
Nota média 4.5 de 2 votos

  • Joãozinho

    Sucesso garantido. Só controlar a mão no preço.
    E não me venham com 2.0 AT-4

    • Edinaldo_Tapica

      Renault recolocando um player no segmento de preço do Corolla/Civic (o que a Fiat só conseguiu com a Toro). Acho as estratégias da Renault pro Brasil coerentes, motivo pelo qual a Ford vem piorando sua situação por aqui (uma ascende e a outra descende). Gostei desse carro.

      • MauroRF

        Eu acho que a Renault vai tomar e se solidificar no quarto lugar que tradicionalmente foi da Ford.

        • 4lex5andro

          Mas isso já é uma realidade a uns três anos pelo menos, a Ford caiu e esse posto vêm sendo disputado entre Renault e Hyundai.

        • Edinaldo_Tapica

          Renault, Hyundai ou Nissan. Questão de tempo qualquer uma obter o quarto lugar (ou até o terceiro)

  • vicegag

    E o que aconteceu com o Koleos, que estava para ser lançado aqui?
    Até na Argentina ele já está sendo vendido.

    • Flight_Falcon

      Subiu no telhado por conta do dólar.

      • vicegag

        E a Argentina, não teve sua moeda rebaixada?

        • Unknown

          Mais do que a nossa, inclusive! rs

        • Flight_Falcon

          Vice,

          Tem outros fatores que ajuda. Mesmo com maior crise no mercado argentino a logística de distribuição, treinamento e manutenção da rede é mais fácil. Veja o tamanho da rede deles lá e a concentração de ccs, até nisso nosso país continental dificulta um pouco, aumenta o investimento e consequentemente querem retorno e alguém paga.

          • 4lex5andro

            Tem o fator ”status” também, no sentido de que lá marcas francesas são tradicionalmente bem avaliadas e consolidadas, diferente do Brasil onde só chegaram perto da virada do milênio.

  • Rogério R.

    Se está registrado no INPI e o Koleos que nunca chega, é bem provável que o Arkana seja mesmo produzido no Brasil para substituir o Fluence, pois só com a produção local que não precisa se preocupar muito com o sobe e desce do dólar. Eu acho que a Renault vai acabar se dando bem com o Logan Crossover ou Stepway e o Arkana. Mas o Arkana é o seguinte, se a Renault estiver mesmo querendo que ele concorra com o Compass, ela terá que caprichar no interior do SUV cupê para que fique nos moldes do Clio V, só assim ele terá chances. O Autos Segredos diz que o Arkana será o primeiro Renault brasileiro equipado com o 1.3 TCe, eu acho muito tempo para lançar esse motor aqui, pra mim esse motor deveria ser lançado antes no Sandero RS 2020 ou no Duster 2, este que provavelmente será lançado aqui no final deste ano segundo a mídia, mesmo que de início esse motor venha importado da Europa até que seja possível a sua produção local.
    Se o Arkana vier com um interior caprichado, uma mecânica moderna e um preço justo com o que ele oferecerá, será um sucesso! É um belo carro.

    • th!nk.t4nk

      Que loucura um sedã ser substituído por um SUV, de forma permanente. Tomara que pelo menos tenha mecânica moderna pra compensar, mas ainda acho triste essa situaçao.

      • Gabriel

        Esse “SUV” ai me parece (visualmente) mais um sedan com suspensão alta, se rebaixar ele passa tranquilamente por sedan kkkkkkkk

        • Natán Barreto

          Na verdade o problema disso tudo é q os sedãs médios eram muito superiores em construção, qualidade e equipamento até por causa do segmento. Esses SUVs são carros com motor, qualidade e equipamentos de compacto premium a preço de sedã médio com uma suspensão elevada e pneus mistos

  • Russel Riehle

    Que coisa linda!

  • Jorge Irineu Hosang

    Espero que a Renault acorde e o traga equipado, e não pelado como o Kaptur, que veio ao Brasil sem opção de teto solar, com freios a tambor na traseira e sem os side-bags nas portas dos passageiros, contrariando a versão Francesa.

    • Daytona

      Se esses fossem os piores erros da Captur blz, mas veio com Direção Hidráulica, tanque de partida a frio, AT de 4 marchas, sem regulagem de profundidade do volante…

    • Miguel

      A mula do Kaptur, vc quer dizer…rs
      A versão brasileira é apenas um Duster com a aparência diferente. Infelizmente não tem nada do Europeu.

      E olha que ERRO de estratégia da Renault! Se ela tivesse lançado aquele Kaptur moderno francês, com certeza ela estaria surfando nas ondas dos SUVs mais vendidos do mercado (ou teria grandes chances).
      Mas resolveu fazer essa aberração…

  • Adriano

    “O Arkana se posicionará acima do Captur, mas compartilhará a mesma plataforma com este, embora esta seja bem modificada, a chamada BO+. Isso significa um processo produtivo de custo reduzido e um veículo com maior robustez, apesar de mais simples que a base modular CMF.”

    Wait! Plataforma do DUSTER?

    • th!nk.t4nk

      A mesma do Logan e Sandero, mas num carro possivelmente acima dos 100 mil. Estão superando os limites da maquiagem nos projetos populares.

  • Gabriel

    Esquisito, parece um sedan levantado

    • Jefferson A.

      crossover são assim, tbm não sou muito fã desse tipo de carroceria.

  • Flight_Falcon

    Deve vir com preços entre $ 100/120 mil para atender o público dos sedãs.
    Tomara que venha ao menos com bom acabamento. O design do interior semelhante ao Koleos, etc.
    Melhorar a imagem da marca aqui.

  • Klaus Costa

    Se vier bem equipado e com preço condizendo, tem tudo para ser sucesso. Não me venham com motor AT-4, pelo amor…

  • Unknown

    Muito mais bonito do que qualquer “SUV” do portfólio brasileiro atual da marca.

  • Mr Tony

    Caraca, 3 SUV´s ? Não era mais fácil uma Captur decente?

  • nbj

    Muito bonito! Para fazer sucesso tem que vir com mecânica turbo e interior de melhor acabamento. Até minha esposa (que não entende de carro) tomou um susto com a pobreza do interior do Captur!

  • filemon junior

    Para fazer sucesso não podem deixar o interior pobre como o Captur. Na parte externa top e interna baixa de qualidade…

  • 4lex5andro

    Interessante o ”jogo” da Renault, com SUV’s focando todos os segmentos: compacto, compacto ”premium” e médio.

    Duster baseado no Sandero, Captur baseado no Clio {francês, que foi descontinuado no Brasil} e Arkana baseado no Mégane {outro francês descontinuado no Brasil}.

    • Adriano

      Plataforma essa que é a mesma do Duster.

  • Fabão Rocky

    Já q estão fazendo Suvs “coupés” (q na verdade não é um coupé, nada mais é do q que um inclinação acentuada na coluna C) pq não fazem Hatches assim tbm? Antigamente tínhamos Escort, Gol caixa, Kadett, Astra; Hatches c/ inclinação acentuada da coluna C e tinham desenhos harmônicos e mto bonitos, mais bonitos do q os hatches de hj em dia todos iguais c/ a coluna C quase em 90º.

    • Mr. Pereba

      Por conta da altura interna (mais especificamente espaço para cabeça dos ocupantes traseiros). A maioria dos hatches já sofre com isso (Fiesta, 208, por exemplo) mesmo tendo a coluna C com alto ângulo, imagina se diminuir.

  • what_the_hell??

    Achei bem bonito!! Se vier com o Tce 1.3, relativamente bem equipado e com bom acabamento, acho que pode fazer sucesso na faixa de 100mil! Eu gostaria muito mais que um T-Cross!!

  • Miguel

    Se vier com o comportamento dinâmico e “refinamento” um pouco acima do Duster, vai vir com a piadinha da Oroch, dizendo que é o Pai da Fiat Fastback? hahaha.
    Esperemos não passar vergonha duas vezes, dona Renô!

  • Gambixx

    Hatch com rodão?

    • Gambixx

      bonito.

  • CanalhaRS

    Outro produto “pega trouxa” da marca: embalagem Renault com recheio Dacia e preço nas alturas porque a marca na grade é francesa e não romena.

  • Hodney Fortuna

    Muito bonito! Nada de linhas exageradas com vincos proeminentes demais e recortes idem no capô! O design está perfeito na minha opinião.

  • José Luiz Júnior

    Hot Wheels.

  • edson

    Devia trazer a Logan MCV ao invés de ficar de coadjuvante num seguimento de cachorro grande…Não aprendeu com o Fluence…Suportaria ter até uma Stepway…

  • mariombneto

    Muito bonito por fora! Espero realmente que a Renault não repita o mesmo erro que cometeu com a Captur: bonita por fora e pobre por dentro! Não adianta nada o carro passar um aspecto de sofisticação por fora e quando a gente entra… só decepção!!!

  • Natán Barreto

    Vai chegar aqui em 2021 já defasado e com os concorrentes todos entrando numa próxima geração. Inclusive até lá eu duvido que alguma das marcas não chegue com um SUV cupê acessível antes da Renault.

    Essa estratégia de mostrar o carro pra lançar anos depois nunca funciona. Lembramos bem como foi com Bravo, up, New Fiesta entre outros q chegaram atrasados e nunca engrenaram no mercado

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email