Renault Austral: somente híbrido com motores 1.2 e 1.3 Turbo

Renault Austral: somente híbrido com motores 1.2 e 1.3 Turbo

O Renault Austral é outra opção da marca francesa para o segmento de SUVs médios na Europa, substituindo assim o Kadjar. Ainda em fase de protótipo, o utilitário esportivo chegará ao mercado como um produto híbrido.

Feito sobre a plataforma modular CMF-CD3, o Austral iniciará uma campanha de testes chamada “Corridas de Confirmação”, que terá 100 veículos percorrendo 2 milhões de km na França, Espanha, Alemanha e Romênia.

Isso indica que a Renault tem foco na comercialização na Europa, ainda que a Romênia seja usada como medida para avaliar outras regiões com infraestrutura inferior ao da Europa Ocidental, como a Rússia, por exemplo.

Outro ponto que pode deixar o Austral longe do Brasil é a plataforma modular CMF-CD3, visto que o plano mundial da Renault envolve a produção de veículos somente com base CMF-B por aqui, ainda que não seja empecilho sua importação.

Renault Austral: somente híbrido com motores 1.2 e 1.3 Turbo

Nesse caso, o Renault Austral poderia fazer dupla com o Megane E-Tech para divulgar a tecnologia da marca, ampliando assim a oferta de importados e de produtos mais avançados.

Para a marca do losango, mudar perfil de cliente e faixa de preço, exigirá produtos premium e um crossover elétrico, assim como um SUV médio híbrido, ajudará bastante a Renault nessa transição.

Além da proposta elétrica do Megane E-Tech Electric, o Austral E-Tech Hybrid será oferecido com motor 1.2 Turbo (EB da PSA) e tecnologia híbrida moderada de 48V.

Outra opção será o motor 1.3 TCe (H5Ht “M282”) com sistema híbrido comum de 12 volts, algo semelhante ao que a Toyota utiliza. Nesse caso, a potência ficará limitada a 200 cavalos.

Se vier, o Renault Austral Hybrid deve usar essa mecânica e, talvez, carregando o 1.3 Turbo Flex, importado. Isso ajudaria na proposta de mudança de portfólio e também como uma prévia do que a Renault poderá realizar no futuro. A marca não revelou mais detalhes do carro.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.