Renault Captur 2022 inicia produção com motor usado na Mercedes

Renault Captur 2022 inicia produção com motor usado na Mercedes

A Renault iniciou a produção do Captur com motor 1.3 TCe, que é o conhecido propulsor de quatro cilindros que equipa vários modelos da marca francesa na Europa, mas que já circula aqui entre os ricos.


Nesse caso, ele atende como M282 e pode ser encontrado em alguns modelos da Mercedes-Benz sob outra calibração, entregando lá 163 cavalos e 25,5 kgfm. Na Renault, ele é o H5Ht. Já na Nissan, ele é o HR13DTT, inexistente por aqui.

Usando uma estrutura modular semelhante à empregada pela Stellantis no GSE Firely, o H5Ht também tem uma variante de três cilindros e 1.0 litros, usando os mesmos pistões do quatro cilindros, tal como no fabricante rival.

Isso reduz custos de produção evidentemente. Apesar de ambos (tanto 1.0 quanto 1.3) terem os mesmos volumes nos dois grupos, a Renault-Nissan com a Daimler emprega suas próprias técnicas para obter poder do 1.3 TCe.

Em mercados como da Rússia, o propulsor é oferecido com 150 cavalos, mas existem versões com 140 ou 160 cavalos, dependendo da aplicação. Aqui, o propulsor deverá ser flexível para acompanhar o mercado, assim como o GSE Turbo da Fiat-Jeep.

Com sua força, o Renault Captur 2022, que terá visual renovado e incluindo faróis de LED, poderá impor sua presença no mercado de SUVs compactos, ficando agora definitivamente acima do Duster e buscando players que já estão acima dos R$ 120 mil.

Além do H5Ht, que se espera que tenha a companhia futura do H4Dt (1.0 TCe), o Renault Captur 2022 usará a transmissão CVT X-tronic, permitindo assim que haja também boa economia de combustível, embora esse tipo de câmbio mate um pouco da performance.

Com o reforço do Captur Turbo, a Renault segue a nova estratégia de ter produtos com maior valor agregado e, se espera, com mais qualidade. O 1.3 TCe também é aguardado aqui no Duster, que já é produzido com o mesmo na Colômbia.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.