Renault Clio terá uma sexta geração antes do fim

clio 5

O Renault Clio é um carro que deixou saudades em muita gente, ainda que pese sobre ele, detalhes não muito agradáveis por aqui.


De qualquer forma, foi um player importante no mercado nacional e ainda é na Europa, onde lidera seu segmento.

No entanto, o Clio não se encaixa na proposta elétrica da Renault e isso não será um empecilho para o hatch compacto continuar a ser vendido na Europa.

Segundo o site L’Argus, a Renault fará uma sexta geração do Clio e esta não será para agora e sim 2026.

Um dos maiores questionamentos até então no mercado europeu, o futuro do Clio dependia do desenrolar da história dos carros elétricos, especialmente do conceito R5, que terá corpo final em 2024.

Entretanto, assim como a Stellantis, a Renault quer um período de transição para a eletrificação plena, ainda que não aposte todas suas fichas nisso, visto que a Scénic 2024 usará hidrogênio.

Contudo, um dos motivos para ter uma gama de transição é a alta dos custos para produção de carros elétricos, especialmente com a falta de chips e a Guerra da Ucrânia.

renault e tech 1

Também houve aumento das matérias-primas e das terras raras, fundamentais para a produção de baterias.

Assim, o Clio 6 surge como uma alternativa mais barata, mas igualmente eletrificado.

O que se sabe sobre o Clio 6 é que ele será o modelo atual completamente revisado, usando a mesma plataforma para reduzir custos.

Contudo, o uso do motor será aos hibridizados, com um 1.2 TCe de três cilindros usando sistema MHEV de 48 volts, enquanto um E-Tech puro híbrido terá motor 1.8 SCe no lugar do atual 1.6 SCe.

Ele terá um motor elétrico axial de fabricação francesa e permitirá ao Clio E-Tech um consumo reduzido e enorme corte na emissão de CO2.

Com atualização visual em 2023, o Renault Clio terá essa nova geração três anos depois para ir além de 2030.

Aqui, a tecnologia 1.8 E-Tech Flex pode ser empregada já nessa época ou antes disso.

[Fonte: L’Argus]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.