Crossovers Elétricos Europa Mercado Renault

Renault confirmará um Grand Captur ou SUV compacto elétrico na Europa?

renault-captur-europa-2018-3 Renault confirmará um Grand Captur ou SUV compacto elétrico na Europa?

Existem dois tipos de utilitários esportivos essenciais que a Renault não tem na Europa. Um deles é o intermediário entre o atual Captur – que por lá mede 4,12 m e tem 2,60 m de entre-eixos – e o Kadjar, um SUV médio com 4,45 m de comprimento e 2,64 m de base. O segundo é um crossover elétrico de porte compacto para fazer uma dobradinha com o Renault Zoe.



Não se sabe exatamente o que a Renault planeja, mas os dois exemplos são válidos para entender o anúncio da produção de um novo utilitário esportivo em Valladolid, Espanha. A marca francesa confirmou um SUV para o segmento B, o mesmo do Captur, cujo lançamento ocorrerá em 2019.

Sem dar muitos detalhes, Rafael Vazquez, diretor da fábrica espanhola, diz apenas que ele “está no mesmo segmento do Captur”. Em 2016, a Renault anunciou 600 milhões de euros para a planta ibérica, a fim de produzir um novo carro e um novo motor diesel 1.5. Na Europa, as suspeitas são de que a marca planeja um SUV compacto “grande” para ficar acima do Captur e fazer a ligação entre esse e o Kadjar. As medidas já até existem no lineup da marca, mas não na Europa Ocidental.

Com 4,33 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, o Renault Captur feito no Brasil, Rússia e Índia, se encaixa no perfil, mas podemos esquece-lo em um cenário europeu. Ele tem plataforma B0 do Duster e aquele mercado requer algo mais sofisticado, o que pode ser obtido com a base B do Captur/Clio 4. Assim como existe por lá a Scénic e a Grand Scénic, um “Grand Captur” poderia ser feito com o esticamento do modelo atual, ganhando em torno de 4,30 m com 2,64 m ou mais no entre-eixos.

A fábrica de Valladolid é a única que faz o Captur europeu, sendo este também produzido na Malásia. Na mesma planta, a Renault faz o elétrico urbano Twizy. Mais vendido entre os SUVs na primeira quinzena, o crossover emplacou nada menos que 112.586 unidades na Europa. Mas será que um irmão maior tiraria parte de seu brilho diante do consumidor?

renault-zoe-europa-131 Renault confirmará um Grand Captur ou SUV compacto elétrico na Europa?

O crescente aumento nas vendas de utilitários esportivos na Europa – e no resto do mundo – aponta para um não, já que a demanda é alta. No entanto, o ano de 2019 será marcado por várias estreias de SUVs e crossovers elétricos. Então, um crossover elétrico “no mesmo segmento do Captur” também faria sentido. Tanto é que Ford e GM planejam algo a respeito e mesmo que a segunda não esteja mais no cenário europeu, a eventual manutenção do acordo de elétricos com a PSA (Opel) colocaria um equivalente plugado no velho continente.

Um SUV compacto da Renault baseado no Zoe teria uma resposta diferente e promissora no cenário europeu, ainda mais que os que estarão chegando são, em sua grande maioria, modelos do segmento premium. Audi, BMW, Mercedes-Benz e Jaguar custarão muito mais que um Renault elétrico com algo em torno de 4,12 m ou pouco mais. A partir de 2019, as vendas de elétricos terão impulso maior que agora, dada a proximidade das mais rígidas normas de emissão na Europa e de restrições urbanas de circulação de carros a diesel.

Esse novo carro não seria um Captur elétrico, mas um modelo dedicado, assim como é o Zoe em relação ao Clio. Esse “ZE” seria um dos primeiros, senão o primeiro, SUV pequeno elétrico na Europa com preço realmente competitivo. Com baterias de lítio de 41 kWh, herdadas do Zoe, poderia entregar também os mesmos 400 km de autonomia (NEDC). Ou seja, a Renault juntaria a fome com a vontade de comer antes de 2020.

[Fonte: Auto News Europe]

  • Thales

    Ao meu ver é bem desnecessário um SUV entre o Captur e Kadjar só por causa de alguns poucos centímetros de diferença.

    • Ducar Carros

      É só esticar um pouco, uns 15 cm, o Kadjar para caber um intermediário.

  • Franco da Silva

    Ah! Aí, sim! Essa faz sentido! Se for elétrico, vai fechar uma lacuna. Se não for, é só mais do mesmo.
    Deve ser um elétrico.

  • Capitão Brasil

    Preço de carro no Brasil não me deixa assustado , pois sabemos que o povo é quase escravo, e tem que sustentar muito vagabundo . Mas porque os lançamentos quando chegam aqui, vem faltando equipamentos e com interior inferior ao vendido na Europa ? Pagamos caro , não merecemos coisa melhor ?

    • Lembra dos índios que trocavam ouro por espelhinhos??? Então é tipo isso…

  • Rogério R.

    A plataforma B0 poderia sim ser usada já que ela mostrou ser segura tanto no EuroNCAP como no LatinNCAP ela poderia ainda ser atualizada para a M0. Tanto que a plataforma M0 continuará sendo usada nos futuros Sandero 3 e Logan 3 segundo a revista Auto Plus.

  • Gustavogm

    Eu acho a ideia de um Zoe Suv mais interessante, mas um Captur maior também poderia vender bem já que o mercado europeu está aquecido e louco por suvs.

  • Felipe

    “Renault confirma um Grand Captur ou SUV compacto elétrico na Europa?”
    Confirma ou confirmará?

    Edit:
    Título alterado, né?
    Por nada pessoal do NA… Apontarei correções sempre enxergar necessidade!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend