Montadoras/Fábricas Renault Sedãs

Renault deixa de vender sedã Symbol no Brasil

renault_symbol-620x465 Renault deixa de vender sedã Symbol no Brasil

Apenas quatro anos após sua estreia no mercado nacional, como a última etapa do plano Renault Mercosul Contrato 2009 – que incluía também os modelos Mégane sedã e Grand Tour, Logan, Sandero e Sandero Stepway –, o Symbol deixa de ser comercializado por aqui. O modelo, que nada mais era que uma versão reestilizada e fabricado na planta da marca na Argentina, nunca vingou em nosso mercado, apesar do seu bom custo benefício nesses últimos anos.



Um dos motivos para a saída do Symbol da gama da Renault, além das baixas vendas, é liberar um espaço maior para o hatch popular Clio, que é produzido na mesma fábrica, conforme publicou o site Blogauto. Além disso, a nova geração do irmão romeno Logan está pra chegar, que promete ser mais moderna para brigar acirradamente com os concorrentes.

renault_symbol_2-620x465 Renault deixa de vender sedã Symbol no Brasil

Em 2012, o Renault Symbol teve apenas 6.595 unidades comercializadas, sendo “massacrado” pelos rivais Fiat Siena, Ford Fiesta Sedan, Volkswagen Voyage e até mesmo pelo Logan, apesar deste ter uma proposta um pouco mais familiar. Já neste ano, 574 exemplares do Symbol foram às ruas, abocanhando apenas 1% das vendas da categoria.

Na linha 2013, a montadora francesa reposicionou a gama de versões do Symbol, deixando no catálogo apenas o modelo mais completo, o Privilège, que conta com airbags, ar-condicionado, direção hidráulica com volante regulável em altura, vidros elétricos dianteiros, computador de bordo, sensor de estacionamento, travas elétricas nas portas e no porta-malas com acionamento na chave, sistema de travamento automático, entre outros itens, e preço de R$ 38.270. Por R$ 2.090 a mais, era possível levar freios ABS, ar digital, retrovisores elétricos e indicador de temperatura externa.

renault_symbol_3-620x465 Renault deixa de vender sedã Symbol no Brasil

  • Luis

    Mas a gente já sabia desde metade de 2012! É uma pena, era um carro injustiçado! Gostava do Symbol, mas fazer o que!

    • Maycon102

      O painel dele é muito bonito.

      • mgbalbo

        Não acho. E ainda acho engraçado ver tantas peças IDENTICAS a do meu cliozinho de 2001 !

        • Maycon102

          Eu nao consigo ver quase nada. kk

          • Filipe Augustus

            O painel do Symbol é o mesmo do Clio Europeu equivalente ao nosso.

          • mgbalbo

            o rádio é o mesmo, o display central é o mesmo, os mostradores do painel são os mesmos, a porta é a mesma (só mudaram alguns botões de lugar e a cor de algumas partes)

        • marciors01

          Mas ele é um clio, e esta foi a merda que a renault fez, se mantivesse o nome clio o carro teria mercado, e por sinal para quem naõ precisa de espaço é o melhor sedã que se pode comprar nesta faixa de preço.

        • racnela

          Olha.. levando em conta que ele tem o painel de um Renault e não de um Dacia, isso já dá vantagem!

          Fora que o painel do PRIVILEGE tem ar digital:

          <img src="http://carroonline.terra.com.br/img/Fotos/2009/640×408/Symbol_painel_640x408.jpg"&gt;

        • tiards

          pra mim esse symbol sempre foi um clio sedan

          • Edson Roberto

            Mas ele é exatamente isso! Só a Renault tentou botar ele como um "superior" ao Logan.

      • Pedro L.

        Podiam usar esse painel no requentado Clio, afinal de contas esse painel é dele na Europa desde de 2001.

    • _Adriano__

      Injustiçado somos nós de pagarmos esse valor nesse carrinho popular ai

    • afonso200

      só faltou o cambio AT

    • Tiago_Beneditto

      Já foi tarde essa Gambiarra, a Renault só era bom aqui no Brasil aqui nos 90, quando seus produtos eram os mesmos vendido na França, depois
      a Renault desacreditou no Brasil, e só fazem essas gambiarras aqui, para mim a única marca francesa que respeita o Brasil é a Peugeot.

    • AntonioCarn

      Meu primeiro carro com AR Digital…rsrs!! Muito bom por estas bandas daqui!!! Relação peso x potência boa e carro muito econômico, o pecado seria o espaço interno. Mas acho um bom carro para a cidade. Comprei aqui com todos os opcionais por R$ 41.990,00

    • MatheusAndrade_

      Verdade, eu tb acho um grande carro mais nois consumidores temos que aguentar e por mais que reclamamos a Renault não inova seus carros e não traz novidades, o novo Scenic, Kangoo, Symbol,e Lodgy são super vendidos na Europa mais eles não trazem pro Brasil

  • birchip

    Graças a Deus. Esse Symbol era muito feio.
    A Renault Brasil precisa tirar também o atual Clio:
    <img src="http://img51.imageshack.us/img51/3989/14556275.jpg"&gt;

    • TvaxQuivax

      cara se todos viessem bem acabado como esse ae com ar, abs e airbag.. meu.. por 25 mil tava bem pago e seria muito bom negócio, o mata chinês.

    • Tiago_Beneditto

      O clio é outro que já vai tarde.

    • O presidente da Renault aqui no Brasil foi questionado porque eles nao trouxeram aquile clio bonitão que eles vendem da Europa, ele disse que se eles trouxessem ele, ele iria ficar caro demais, ou seja, iria disputar com 308, focus etc..

      • Edson Roberto

        Só que os "irmãos" da casa trouxeram os carros e foi possivel serem no mesmo preço de outros compactos….

    • Eugenio C.

      Nossos carros são essas porcarias em termos de segurança e equipamentos – ou de custo-benefício, melhor dizendo – justamente por causa dessa mentalidade de valorizar somente a beleza exterior do carro… se muitos tivessem adquirido Clio, Symbol etc quando tinham bom custo-benefício, a concorrência não esperaria os chineses chegarem.

  • Juniorfillingam

    Deixaram o Logan com central multimídia, ficando de vez melhor q o symbol, era para acontecer isso mesmo.

    • afonso200

      e o logan tem até AT o synbol não tinha AT

      • blindzector

        A pior burrisse da Renault foi fazer o carro, sem pensar no tipo de publico! Se colocassem o AT no Symbol, e a central multimidia nele, sim, ele venderia, e o logan apenas com cambio manual… sao dois carros com aspectos bem diferentes… o Symbol e um bom carro, porem ele ficou no meio do caminho entre logan e megane/ fluence… acho que ai foi o erro!

        • oscar_fr

          Central multimídia em 2009 era muito luxo!
          O carro foi muito mal divulgado, não tinha um desenho interessante e não tinha o mesmo espaço do Logan.

  • fip_mengo

    Esse carro era vendido?

    • cavevolution

      Pensei que já tivesse saido de linha faz tempo. Era um Clio sedan com design melhorado e com otimo porta malas.

      • RafaelMeyrelles

        Melhorado? nem tanto

  • Tosca16

    Bom custo benefício , era um veículo muito parecido com o Nissan Versa que também acho que não vingou no mercado . Sei lá enquanto Classic vende horrores carros melhores saem do mercado .

    • _Adriano__

      Enquanto carros que deveriam custar 25 mil serem vendidos por 35 eles iram sair do mercado!

      • Eugenio C.

        Classic deveria ser vendido por quanto? ¬¬

        • _Adriano__

          10 mil e ainda acho q estaria caro hein!

    • Mr. Potato

      Vejo muito Versa pelas ruas. Talvez seja algo regional, mas pelo menos por aqui ele "pegou". Não é o tipo de carro que eu compraria, mas reconheço que seu custo x benefício é ótimo.

      • Tosca16

        Aqui em Sergipe podemos dizer que é o 2° mais vendido da marca, a Frontier é líder e a diferença do Versa pro Tiida se não for igual em vendas é a muito pouca.

      • oscar_fr

        Esse efeito regional eu sinto no Symbol. Aqui na Grande Porto Alegre o Symbol é um carro super comum, é impossível não ver vários todos os dias.

    • Pedro L.

      Aqui no Rio há vários Nissan Versa pelas ruas. Muito melhor negócio um Versa SL, do que Cobalt 1.4 LTZ e Logan Expression 1.6.

  • RTEC29

    Um dos compactos mais caros, com nada de "premium"

  • Igorbsb

    Já era esperado! A falta de um bom marketing, e o famoso ''fogo-amigo'', ajudaram a enterra-lo de vez . Era um bom veículo salvo um ou outro desgarrado que ja vinham zicado de fábrica.

  • RicRB

    Bem… acho uma pena o Renault Symbol ter saído de linha!!!
    Mas era de se imaginar, visto seus números de vendas, então, não é nenhuma surpresa!!!
    Despede-se um carro que apostava no custo x benefício, com airbag de série, um bom porta malas ( 500 litros), 3 anos de garantia, espaço adequado para uma família ( já que era essa sua proposta)… e não o considero feio não!!! Na verdade, tem modelos por aí, bem piores!!! :D

    OBS: Pessoal… arruma o título da matéria… " Renault deixa de produzir sedã Symbol no Brasil "…… Renault deixa de produzir sedã Symbol na Argentina… ;)

    • Pedro_Rocha

      Há modelos piores sim, mas com rede de css maior. Entre Teresópolis/RJ e Vitória/ES não há uma css Renaul tampouco Nissan, ou seja, os Emirados Árabes do petróleo brasileiros são ignorados por eles.

      Espero que corrijam esse erro logo, já que se a picape Duster sair mesmo em 2015 sou um grande candidato a adquirir uma 4×4. Isso se a Fiat não fizer a Strada 4×4 antes com a plataforma do Panda 4×4.

  • zeuslinux

    A maioria das pessoas nem vai notar a falta, já que também nem sabem que existiu esse modelo Symbol. Mico total.

  • Leandro1978

    Depois eu falo que o novo Logan entrará no lugar do Symbol e alguns vêm falar que a Renault não faria isso, que ela é diferente das demais…sei…Depois eu falo que o novo Logan entrará no lugar do Symbol e alguns vêm falar que a Renault não faria isso, que ela é diferente das demais…sei…

    • Landrutt

      Mas o novo Renault Symbol europeu não passa de um Dacia Logan com logotipo Renault e outro nome para os mercados onde a Dacia não atua. A diferença é que como aqui Symbol é sinônimo de mico de mercado e Logan de sucesso, ficaremos com o nome romeno mesmo.

    • riccorreasp

      Leandro, me lembro que você costumava dizer que entraria no lugar do Fluence. Algo que seria impensável.

      • Leandro1978

        A capacidade de deturpar as palavras é grande, né? Principalmente ao citá-las fora do contexto. Quando citei isso, haviam boatos de que o novo Logan cresceria e teria dimensões semelhantes aos do Fluence, então aventei a possibilidade, veja bem, possibilidade, de que ele poderia até chegar como um sedan médio, já que teria dimensões para tal.

        • riccorreasp

          Se acalme, Leandro. Apenas citei algo que me lembro que você escreveu.

          Em relação a ter dimensões semelhantes, o Cobalt tem em todos os sentidos proporções de sedan médio, mas nem mesmo a GM, que um dia chamou Astra de Vectra, teve coragem de colocá-lo no segmento dos médios.

  • Marciomaster

    Ja vai tarde, se é por falta de adeus…..rssss, aliais ta indo embora uns dos mais FEIOS carros do Brasil, que outros peguem essa onda e aproveitem.

    • Mr. Potato

      Acho que ele não entra nem no "top 10 mais feios". Tem muito carro que bota mais medo (Cobalt, Agile, Spin, etc).

      • Marciomaster

        Questão de gosto, os que voçe citou são feios, mas symbol, versa,etios,tida para min são insuperáveis

        • lucasfs87

          mas esse que vc falou são feios mas bons, já dos Gm o unico que PARECE ser bom é o colbalt e o Onix, que é o menos feio dessa safra "popular" (acho o cruze e S10 bem bonitos)

  • Rafael

    Este carro nasceu morto. Se tivesse sido vendido como uma reestilização da família Clio, talvez tivesse mais sucesso. Afinal o Clio sedan tinha mais qualidades do que o medonho Logan.

    • Id_Moreira

      Mas ele é o clio sedã; apenas recebeu uma frente nova e um novo nome. E saiu de linha porque o brasileiro não sabe comprar carro. Compra a marca, o mais vendido, o mais negociável, e quase nunca o melhor custoxbenefício. O resultado é esse: mais um dos últimos modelos franceses da Renault no Brasil se despede…

  • ocduarte

    Esse interior deveria estar no Clio, numa versão top completa, por uns R$ 30k.

    • tonimaroni1

      Amigo, a versão top completa do CLIO sai por espetaculeres R$39.945. + Pint. Metálica + frete. Monte no site.. e veja com seus proprios olhos, quase morri.

      • Absinthe666

        não acreditei quando tu falou mas fui conferir e é verdade
        sem falar que os opcionais vidros traseiros elétricos e rodas em liga aro 14 custam 2mil reais cada

      • Brunocarro1998

        Pois bem, achei R$40.293, R$1.900 reais por vidros elétricos atrás é um absurdo sem tamanho. Na Fiat isso custa 470 reais. Sério, torço para Renault perder no ano para a Hyundai, para ver se tem alguma reação.

      • blindzector

        sangrarei meus olhos aki… ja venho… vou buscar uma faca para fura-los apos ter visto isto!

      • Renato

        O carro sai com mais adesivo que carro de boy de vila por esse preço! Todos os kits!

      • _Adriano__

        Tem quem pague né, eu iria de azera 2008 por esse valor hein!

        • Edson Roberto

          Vai falar para alguem que precisa de um carro para o dia-a-dia e fala para essa trocar um Symbol por um Azera….rsr

  • cavevolution

    O symbol era um Clio sedan requintado e melhorado. A coluna C ganhou uma pequena janelinha, o que melhora a visibilidade do motorista, algo que no Clio Sedan era um grande problema. Se é que me lembro, não existe versões básicas do Symbol.

  • thiago

    uma pena…o povo acha bom mesmo pagar 40 mil num voyage 1.0…vai entender

    • celson

      vc falou tudo com poucas palavras amigo

  • anderson_sp

    Picolé de xuxu, a Renault tentou dar um status superior ao Clio sedan de roupagem nova, mas nunca vingou em vendas ou foi referência para coisa alguma, sempre viveu no mercado mais como um veículo moribundo do que ativo, não seria surpresa se a VW também fizesse o mesmo com o Polo Sedan e a Fiat com o Linea, parece que dá mais prejuízo fabricar do que deixar de fazer.

  • CanalhaRS

    Que pena né? Um carro tão bonito e moderno….huahuahuauauhahua

    • Eugenio C.

      Bonito como um Cobalt, moderno como um Agile… que vendem pra caramba.

  • bedotRJ

    Mas o Symbol sai com o motor 1.6 16v de 115cv, bem melhor do que os motores de quaisquer outros carros dessa faixa, e está bem completo por um preço de R$ 34.990,00 na versão Privilége. Mais barato que HB20 1.0. Mais barato que Onix 1.0. Mais barato que Voyage 1.0. Mais barato até do que o jurássico Siena EL 1.0 quando totalmente equipado. Então, mesmo saindo de linha, é compra inteligente, de ótimo CxB, prá quem quer carro bom de verdade.

    • _Schneider

      Pois é… e doeram meus olhos ao ler comentários lá em cima dizendo que enquanto venderem carros de 25 mil por 35 mil é isso o que acontece. Como disse um colega ali em cima: brasileiro não sabe comprar carro.

    • _Adriano__

      vc quer comparar a plataforma do symbol atrasada com as novas que estao chegando, ai nao hein, mas brasileiro é assim mesmo, pensa somente em itens basicos e nao em segurança

      • bedotRJ

        Não comparei somente com as novas, tanto que meti o antiquado Siena EL na jogada, prá ressaltar o bom CxB que o Symbol tem HOJE, no momento em que está saindo de linha. É um sedan, carrega mais tralha, é bem mais potente do que o pessoal de "plataforma nova" que custa o mesmo preço, muito melhor acabado e não há evidência inquestionável de que seja menos seguro.

        • Edson Roberto

          Olha… mas te digo uma coisa… eu prefiro o antiquado e ultrapassado Symbol que comprar qualquer "novissimo" Onix ou Hb20 1.0….

          só para supracitar o custo x beneficio e o quanto a pessoa iria preferir a ter o conforto e os itens de serie do Symbol em relação a esses. Mas esqueço que aqui, o cara compra para revender carro careca… "é mais negocio"…

    • kikofar

      Mas o mais impressionante é que a própria Renault não divulgava isso. Inacreditável como ela tinha um bom produto nas mãos, com um preço muitíssimo competitivo, mas sem divulgação, não vai!!!

      • Edson Roberto

        Não vai porque quando ela divulgou, tentou se passar um Clio Sedan superior ao Logan. Não que isso fosse dificil, mas justifique um Symbol em seu lançamento custar mais que um Logan ? Não fez muito sentido até porque o Logan veio declarando simplicidade mas com otimo espaço interno (bem superior obviamente ao Symbol). Eu acho que a Renault errou em não ter lançado antes as versoes de entrada do modelo. Se tivesse feito, poderia ganhar mercado.

    • celson

      falou tudo camarada

  • rafabarroca

    Só eu percebi que o título se refere ao modelo como sendo fabricado no Brasil?
    Enfim, o Thalia (na Turquia) vai saindo de cena pq é um modelo muito anos 90.
    Da sua cintura baixa à sua frente acanhada, não reflete ao desenho dos anos 2000.

    • Pedro L.

      Sendo que estamos na década de 2010, para o desenho Symbol (Thalia) ficar na década de 2000 já estava bom para ele coitado. Quem sabe na próxima a Renault faz um modelo de pelo menos uma década atrás?

  • uriadriano

    Lá se vai um carro honesto, porém injustiçado. Não fez sucesso aqui, e a própria Renault não fez o menor esforço em promovê-lo. O Symbol era esquisito (não exatamente feio), mas pelo menos era um Renault de verdade, e não um Dacia pelado vendido aqui a preço inflacionado! O que dói é ler que o Symbol sai para abrir espaço para aquele "Francliostein"! Vade retro!

  • Danillo

    Eu tenho um symbol privilege que comprei por causa do ABS e air bags, alem de uns detalhes, só que o carro deu tanto problema, deu não, está dando. Para-brisa trincado, caixa do ar condicionado quebrada, palhetas, carro rebocado duas vezes por não funcionar. A marcha lenta falha horrivelmente. Mas pra Renault é tudo normal. Por isso eu não compro mais nenhum Renault. Imagina se eu compro um cais mais caro,tipo Fluence e ele tem problemas crônicos e a Ccs diz que é normal e não resolve? Procon so registra a reclamação e acabou

    • granemann

      qualquer marca dá problema ou tem problemas com alguns de seus modelos,trabalhei na css VW,ford e cada marca tem seus problemas,tenho 2 renault e posso dizer que estou completamente satisfeito com os 2 carros,posso te dizer infelizmente que você pegou um carro bichado ou é azar mesmo!!mas não pense que você é o único,já vi muitos que pegarão a macumba da VW e da FORD,tive uma ranger…quase me quebrei junto com ela!!!
      a gente tem que ter sorte em tudo,quando nasce,na vida,na compra de um carro,com mulher,e quando morre!!!

      • MM_

        Pós vendas ruim agora é "azar do proprietário"? Essa é boa…

        • blindzector

          MM_, o que o Granemann falou tem sentido sim! Comprar carro zincado e ter um em perfeitas condições e algo tão normal… e muitas vzes a css tenta fazer o concerto, mas o carro está com tantos problemas eletricos, e outros, qe nao adianta o pos venda! Conheço N relatos de pessoas felizes com uma Frontier por exemplo, e outras qe tao para tacar fogo na frontier dela!

          Literalmente, vejo comprar carro novo/ usado de forma igual, tem momentos qe acertamos por comprar algo menos zincado, agora… tem outras vzs… qe so indo numa igreja e tirando os capeta tudim do carro!

          • MM_

            Concordo com você. Todo mundo está sujeito a comprar um carro 0km bichado e cheio de problemas porém se os problemas são consertados, o pós vendas é bom, se os problemas persistem, o pós vendas é ruim.

            Veja o exemplo das japonesas. Considero que todas tem qualidade similar, entretanto se vc comprar um Toyota ou Honda cheio de problemas, geralmente eles serão resolvidos. Se comprar um Nissan cheio de problemas, vai ficar com o problema. Por isso Toyota e Honda tem boa fama, enquanto ninguem quer Nissan.

            • blindzector

              Vou descordar… kkkkkkkkkkkkkkkkk por experiencia! Tenho um Corolla qe ateh hoje o problema cronico dele nao foi resolvido… a presilha do freio nao fixa pastilha com isso faz um barulho horrivel para qem esta dentro e fora do carro, nao altera em nada na frenagem, apenas no desgaste!

              Por isso falo…. para mim Toyota e companhia sejam qem for, CSS nao compromete muitas vzs com o pos venda e sim com a venda! INfelizmente, nao qero generalizar pq tem muitas qe fazem todo o trabalho!

              • quirelli

                Minha sogra possui um Corolla XE-i, reitrado zero km em DEZ/2009 e que por várias vezes foi a concessionária, pois tem manchas no forro do teto, como se fossem de uma infiltração. Pois bem, a concessionária fez de tudo (ou melhor, não fez nada), dizem que encaminharam um laudo a Toyota e que não foi aprovada a troca do forro do teto do carro, pois alegaram que ela anda com os vidros abertos na chuva. O carro hoje tem 21.500kms, todas as revisões de 6 em 6 meses feitas na concessionária. DIficilmente ela sai com o carro, e se sai pra andar 2 quadras, sai com o ar condicionado ligado. Vejo nisso um total descaso por parte da concessionária. Por outro lado, meu pai ja está no 4º Corolla, dessa vez um 2.0 2012 e nunca tivemos problemas. Ja rodamos cerca de 215.000kms com eles e nada, somente manutenção normal.
                Trocando em miúdos, muitas vezes, além de pegarmos um carro com problema, somos vítimas do ruim pós venda. Isso que acaba acabando com a reputação da marca, como é o caso da Peugeot, que por sinal, aqui em casa, nunca mais!!!!!!!!!!!!!!!!!! 307 comprado com 3.000kms e que a cada 3.000kms se colocava 1,5L de óleo no motor? Não tinha marcas de vazamento, nem nada. E a concessionária alegou que era normal isso, e apos eu questionar, fui praticamente chamado de burro pela atendente, com o argumento que constava no manual que poderia baixar óleo o motor.

                • Edson Roberto

                  Mas é bem isso mesmo.

                  A Fiat foi uma das concessionarias que na minha situação quase 90% das vezes não fui bem tratado. Me lembro de ir olhar um Bravo e comentei da possibilidade de ter um Bravo Absolute 1.8 Dualogic (plus), Azul, 6 air bags, ar bizone. "Ah ta vendo aquele computador, monta ele e podemos discutir a respeito, mas olha já te antecipo que não podemos negociar mais do que 3% de desconto pois esse será um pedido especial". Ah é? Fui. Ou quando fui consultar preço de peça para um Uno ELX que tinha: "Que que ce quer?" "Vai fala que iremos fechar".

                  Isso sem contar a falta de atendimento. Só em duas concessionarias fui bem atendido de quase 10 que visitei. Toyota é outra que fui mal atendido em todas e pior: Nem fazer test drive eu pude em todas. Eu se for maltratado não volto. Como digo que Citroen da Av. Ibirapuera e da Ricardo Jafer nem pensar! (e quem diria o mesmo dono tem uma Peugeot AO LADO e me atendeu muito bem! comprei peça para meu Xsara nela)

        • granemann

          trabalhei na css da VW ,na oficina pra ser mais exato,alguns problemas a gente resolvia,outros mandava pra fábrica se posicionar sobre o assunto para que a gente pudesse resolver da forma como a fábrica manda fazer,se fazer diferente ela não paga o serviço da garantia,e outros problemas que não tem o que fazer,você pode desmanchar o carro e montar de novo que o problema persiste(o tempo que o mecânico leva para achar o problema ou defeito a fábrica não paga,paga para resolver o problema e paga pouco a mão de obra de garantia)a css vende o carro mas a garantia é do fabricante,a css passa as informações e realiza o reparo se a fábrica liberar a ordem de serviço.
          alguns problemas que eu vi,na minha opinião é erro de engenharia,mas ninguém admite,mais fácil falar"Característica do veículo"um barulho ou uma vibração…
          e assim fica esse impasse de consumidor,css,fabricante,ninguém quer ficar com uma batata quente nas mãos,a mão de obra,peças,tem que sair de algum lugar,ou do bolso do consumidor ou css,ou do fabricante,ninguém quer guardar prejuízo.
          por isso digo que tem q ter sorte,pois as leis são muito brandas com os fabricantes,apesar do direito do consumidor e procon e etc,não resolve muita coisa,mas é um direito de todo cidadão de reclamar e procurar seus direitos.

  • DCald

    Perai… Desde quando o Symbol era produzido no Brasil?

    • blindzector

      Naonao, Eber postou com nome errado isso ai!!! Argentina!

      • Eugenio C.

        Deve ter sido raiva do novo papa…

  • WagnerAER

    Esse Symbol nada mais é que uma adaptação bizarra do Clio Sedan da década de 90! Ja vai tarde!

  • Sias

    Não vendia porque é um carrinho sem graça, nitidamente um remendo em cima do Clio…

  • AF1979

    Está acontecendo um pouco daquilo que eu previa: as novas leis de segurança acabarão por evitar redundância de produtos. Espere-se que o próximo Logan tenha uma ampla gama de versões de acabamento, de maneira a abranger diferentes necessidades, ainda mais que a próxima geração finalmente terá o banco traseiro rebatível que o atual sonega e que só está presente no Symbol. Parece que a Renault notou que é mais negócio concentrar uma série de boas qualidades em um único carro do que ter dois produtos redundantes, cada um com um conjunto de atributos ausente do outro. Não parece ser diferente daquilo que a Hyundai já está fazendo com o HB20, que concorre ao mesmo tempo com os compactos normais e os tais "premium" só na base de agregar equipamentos e motorizações.

    • Eugenio C.

      Na contramão de seu pensamento, eu vejo novo Prisma, Cobalt e Sonic; Voyage, Polo Sedan e futuro Santana; Siena EL, Grand Siena e Linea; Fiesta Rocam, New Fiesta… E ainda vai vir mais. A Renault foi pioneira na época errada; se hoje lançasse um sedã pequeno mais requintado que o Logan e abaixo do Fluence (na prática, é quase o papel do Versa), venderia muito bem.

  • jkpops
  • mjprio

    E pensar que quase comprei um Privilege por 44,5 mil na época do lançamento. Eu fui ver o carro e gostei muito pois já vinha completo, mas não tinha como pagar na época. Susto eu tomei com as constantes quedas de preço, tanto do zero, mas principalmente do usado, pois já vi privilege 2009 por menos de 20 mil. Dizem que é um bom carro, né!

  • Clerio

    Infelizmente, a Renault está aqui e satisfeitíssima com os 5% de participação no mercado. Deveria ter lançado o novo clio sedan 2009 e não ter reinventado um nome para o carro. Alguém já viu alguma propagando deste carro no Brasil?
    Quando comprei um em 2010, foi por que o carro era o melhor da categoria pois tinha somente air-bag e freios abs com opcionais. Equipamentos de série: ar condicionado, rádio com controle no volante, vidros elétrico nas portas dianteira, trava das porta a 6km/h, regulagem de altura do volante e banco do motorista, alças de segurança, motor 1.6 8 válvula, protetor de carter, computador de bordo, step (roda normal).
    Ainda com garantia de três anos.
    Segundo a quatro-rodas, para adquiri um voyagem na época com tudo que o symbol tinha, precisaria gastar 51.000,00. Nove mil reais a mais do que paguei no symbol.
    Mesmo assim, o symbol ficou em terceiro lugar como melhor compra de 2010 em sedan compacto perdendo para o voyage e siena que nem tinha motor 1.6.
    As revisões do carro na concessionária: 10.000 km – 156,00, 20.000km – 230,00, 30.000km – 330,00.
    Neste quase três anos que tenho o carro, gastei somente isso com o carro.
    Mesmo assim, Renault nunca mais.
    Meu próximo carro deverá ser um hyundai, kia…

    • Pedro L.

      Sinceramente, mudar para essas marcas só porque estão na moda não fará diferença nenhuma. As coreanas tem manutenção muuito mais cara (a Kia não tem nem a manutenção tabelada) e quando um de seus modelos muda, o seu fica quase obsoleto (mudam tudo, carroceria, motores e principalmente, o nome). Afinal diga para mim algum modelo que ainda está entre nós dessas marcas que guardam alguma coisa com o passado? Kias Sephia, Opirus, Sportage? Hyundais Accent, Excel? Pior você fica com um modelo obsoleto (olha quem tem um Sportage da geração passada – e isso acontecerá recentemente com o Santafé de atual geração, e pergunta se é fácil de vender ou realizar a manutenção.

      • Sias

        Mesmo mudando completamente o carro….continuam muito bons. E o nome não é mais alterado já a três gerações, vide Cerato, Sportage, Sorento….

        • dorovanius

          As montadoras coreanas (Kia e Hyundai) estão indo bem, já estão praticamente com a qualidade das japonesas e até melhor em alguns aspectos. Concordo com sua posição Sias.

  • FabianoT

    Modelo muito injustiçado no mercado brasileiro…Tenho um e gosto muito, além de não ter dado problema nenhum…(acho que é porque faço as revisões no tempo certo.rsrsr)
    Interessante é ver que muitos falam mal, sem mesmo ter andado em um…e aí pagam 40.000 em um voyage com muito menos itens de série..

    • _Schneider

      E 1.0… rs

  • Maffi_GTI89

    Eu acho que ainda tem muito carro mais feio que ele sendo fabricado, inclusive na Renault. Vai entender…

  • Clerio

    Infelizmente, a Renault está aqui e satisfeitíssima com os 5% de participação no mercado. Deveria ter lançado o novo clio sedan 2009 e não ter reinventado um nome para o carro. Alguém já viu alguma propagando deste carro no Brasil?
    Quando comprei um em 2010, foi por que o carro era o melhor da categoria pois tinha somente air-bag e freios abs com opcionais. Equipamentos de série: ar condicionado, rádio com controle no volante, vidros elétrico nas portas dianteira, trava das porta a 6km/h, regulagem de altura do volante e banco do motorista, alças de segurança, motor 1.6 8 válvula, protetor de carter, computador de bordo, step (roda normal).
    Ainda com garantia de três anos.
    Segundo a quatro-rodas, para adquiri um voyagem na época com tudo que o symbol tinha, precisaria gastar 51.000,00. Nove mil reais a mais do que paguei no symbol.
    Mesmo assim, o symbol ficou em terceiro lugar como melhor compra de 2010 em sedan compacto perdendo para o voyage e siena que nem tinha motor 1.6.
    As revisões do carro na concessionária: 10.000 km – 156,00, 20.000km – 230,00, 30.000km – 330,00.
    Neste quase três anos que tenho o carro, gastei somente isso com o carro.
    Mesmo assim, Renault nunca mais.
    Meu próximo carro deverá ser um hyundai, kia…

  • Landrutt

    O título está errado…
    Quanto ao Clio Sedan de 2000 recauchutado e vendido como Symbol aqui, já vai tarde.

  • Castle_Bravo

    Aqui em Porto Alegre estavam fazendo por R$31 mil para clientes com CNPJ. Tentador, se o carro não fosse tão feio e depois não fosse preciso casar com ele.

  • Brunocarro1998

    Vai tarde, muito tarde. Parecia que a própria Renault fazia questão de não vende-lo.

  • JanssenJ

    Tire o Clio e deixe o Sandero de atual geração no lugar, pelo menos isso

  • CharlesAle

    Afora o fato da sacanagem da Renault em vir com carros mediocres e vendidos a peso de ouro(dacias e esse symbol,nada mais que um clio sedan remaqueado)o carro até é bom para aquele cidadão que não quer chamar a atenção nas ruas,e ter um bom conforto,sem contar que aberto com a chave no contato em lugar ermo,mesmo assim nenhum ladrão quer…..

    • Corvo

      ''sacanagem da Renault em vir com carros mediocres e vendidos a preço de ouro''. Infelizmente isso é um mal de todas as montadoras nacionais, inclusive a Renault

  • rgmmelo

    Como é que o carro poderia vender se nem nas novelas pagas pela Renault ele aparecia? Era minha ideia de primeiro carro, mas acabei pegando um Sandero Usado. Quem ja viu mais de 4 propagandas do symbol dê uma joinha……

  • marciotb13

    O mercado está sendo peneirado. Os feiosos estão indo embora. Qual será o próximo? Ágile, Old Fiesta, March? Auardem!

  • die_bit

    Perto do Logan, Etios, Cobalt, e esse "novo" Clio (que deve ganhar uma versão sedã tão horrivel quanto), ele até que fica bonito.
    Fazer o que, o consumidor quem manda.

  • 3ic

    Tinha uma bela proposta, porém um design controverso ( as linhas não se casavam). Na minha opinião o logan, apesar de linhas simples era bem mais resolvido externamente

  • Hellvins

    Mas isso demonstra que no brasil, consumidor não manda em preço porra nenhuma, esse carro nasceu caro no brasil e morreu caro, e não abaixaram quase nada, quer dizer não adianta ficar com essa birrazinha aí de "não compre carro nacional que eles abaixam os preço!" até parece!

  • 356

    Bem, acredito que a maioria das pessoas que opinaram aqui nunca tiveram um Symbol, e provavelmente sequer entraram no carro.
    Há 6 meses atrás troquei o Sandero 1.0 pelado 2009/2010 que minha esposa havia comprado zero por um Symbol 2009/2010 voltando apenas 4 mil reais diferença.
    O Symbol é um carro completo (com air-bags), além do motor 1.6, só por esses atributos, na minha opinião a troca já foi vantajosa. Após fazer uma boa revisão no carro e deixa-lo mecanicamente perfeito, (nada demais foi necessário, troquei velas, pneus, limpeza radiador), a única coisa que me incomodava bastante eram os bancos, que são ruins, muito duros, pequenos. Troquei os bancos dianteiros do Symbol, pelos bancos do Clio sapinho 2005, de veludo, achei bancos novos, num ferro velho especializado em franceses aqui em Curitiba. Os bancos dos Clios antigos ainda eram padrão francês, macios, confortáveis e de veludo, sem nenhum rasguinho ou mancha, foi só tirar um e colocar o outro, sem nenhuma adaptação necessária.
    Com o carro perfeito, encarei agora uma viagem de 1800 km com o Symbol, de Curitiba a Serra Gaúcha ida e volta.
    O carro foi impecável na estrada, potencia e torques mais que suficientes para uma viagem tranquila e segurança na ultrapassagens, computador de bordo, ar-condicionado, econômico, o porta-malas trouxe "quase" tudo que minha esposa quis comprar na viagem, o carro é infinitamente melhor que um Sandero, não consigo imaginar nenhum carro com custo beneficio melhor. Carro completo, honesto, competente, com motor 1.6 16V a preço de pé-de-boi 1.0, seguro barato, peças baratas. Só tenho elogiois ao carro, e lamento que encerrem a produção. Tomara que esse novo Logan/Symbol que virá faça jus ao antecessor.

    • bedotRJ

      Vc deve ter comprado a versão Expression, que tem tecido em tear. O Privilége tem padronagem aveludada, exatamente como os Clios top de 2005.

      Seu relato é interessante, mostra uma consciência de compra muito grande. Mas também retrata uma característica de nosso mercado, que é a excessiva preocupação com a valorização. Sem perceber, vc demonstrou o quanto, em termos de liquidez em revenda, o Sandero, carro de inegável sucesso, é superior ao Symbol. Um Sandero 1.0 pelado custa hoje cerca de R$ 26mil. Custava mais ou menos isso também em 2010. Já o Symbol custava na época quase R$ 10mil a mais na versão básica, Expression 1.6 8v (que já tinha todos os itens importantes). O Privilége era mais de R$ 40mil. Ou seja, quem comprou o seu carro quando 0km perdeu muito mais dinheiro do que sua mulher com o Sandero 1.0 peladão dela. Infelizmente isso é um fato. Que não apaga o bom CxB que o Symbol tem HOJE, saindo a R$ 34.990,00 na versão Privilége.

      • 356

        É verdade bedotRJ, o meu é o Expression, e agora com a troca dos bancos esta com os bancos pretos orginiais atrás e bancos azuis de veludo na frente heheehe.
        Quanto a desvalorização, voce está certo também, os carros pelados desvalorizam menos, acho, na minha opinião, é porque o carro é tão pobre que não tem o que depreciar. O grande barato hoje em dia, é comprar carro de luxo a preço de popular, já tem Fusion por 37 mil, eu já vi Accord a venda por 42 mil, nao entra na minha cabeça como alguem pode escolher um Gol entre um Gol zero e um Accord. Eu, hoje, sigo a corrente de nao comprar mais carros zero km, pesquiso, pesquiso, e quando um acho um usado bom, por preço bom eu troco, semana passada eu quase peguei uma 407 SW, infelizmente nao deu.
        Outra coisa, eu nao me importo em pegar usados "micos" ou fora de linha, voce paga barato quando compra um carro assim, é natural que venda barato também, mas de qualuqer maneira, sempre a desvalorização é menor do que comprar um Zero Km

  • Rodriggo2012

    É uma pena pararem de fabricar pois na minha opinião ele é mais bonito que 'wolverine' Logan.

  • shdn2010

    Me perdoem as pessoas que tem ou gostavam deste carro, ele ate que podia ser uma boa escolha, mas deixamos de comprar um destes principalmente pelo encaixe e mal acabamento das peças, carro estranho… opinião própria….

  • Pedro L.

    Engraçado pensar que o que o Clio Sedan tinha de mais negativo era a traseira. O Symbol veio com uma traseira melhor do que a do seu antecessor, mas parece que esqueceram da dianteira, muuuito sem graça. Parece até que faltou dinheiro (já que era uma reforma de baixo custo) para refazer a frente e colocaram qualquer uma. Mas fica claro que o modelo era uma opção muito válida, que atendia a maioria dos anseios da maior parte dos motoristas – que criticam o modelo e preferem ter modelos piores mas bem falados.

  • RodrigoAkamine

    Nem começou a ser vendido ainda hahaa

  • pumagtb

    Não deveria nem ser lançado isso, antes era mico agora virou um micão imagina a desvalorização dessa carroçinha.

  • nightwishjp

    Pronto, agora vou trocar meu Clio Sedan Privilege 1.6 07 por um Symbol privilege 2012 com ar digitial.

    Vou pagar uns 25mil em um carro 2012 que vem com bom motor e bem completo xP

    • Sias

      Realmente, pra quem tem interesse em um vai ficar um otimo negócio.

  • PKuster

    Boa notícia ! Quando sairão outras assombrações, como Agile, Cobalt, Spin, Logan, Sandero, Clio e "207" ??

    • PKuster

      Claro, alguns são lançamentos recentes, mas não fariam a menor falta…

    • granrs78

      Quando o brasileiro parar de comprar essas assombrações.

  • Filipe_GTS

    Meu pai teve um Renault Megane GranTour 1.6 (carro muito bom, diga-se) que desvalorizou nada menos que 53% em relação ao preço de compra para a hora de vender. (já tinha caído de linha).

  • granrs78

    Bem que o Clio atual poderia ter o mesmo painel do Symbol, afinal são o mesmo carro.

  • vicor1200

    vai deixar saudades!! era bonto bem equipado e eu gostava dele!! :( :(

  • agenor souza

    Para mim, em relação ao Logan, o Symbol era menos feio, mais bem-acabado e equipado. O Logan, além de feinho, é muito barulhento (o motor invade a cabine) e, por incrível que pareça não tem a opção de rebater o banco traseiro.

  • LeandroBalmant

    Claro que não vingou, nunca vi um comercial falando nele. Eu achava um carro bonito, muito melhor que o Logan. Uma pena isso acontecer!

  • Clerio

    De beleza, muitos aqui entende.
    O antigo uno é disparado o mais vendido que o novo uno. Lindooooo!
    Classic está entre os dez mais vendidos. Lindooooo!
    E o Celta? Lindooooo!
    Siena sapão, apelidado nem sei o por que.
    Os primeiros fiestas.
    Kombi, a vedete. Lindaaaa!
    Lembra do primeiro astra? Lindooooo!
    Fiat 500. Lindooooo!
    E o prisma? Lindooooo!
    Corsa hatch? Lindooooo!
    Coloque todos os sedans compactos ao lado do symbol com voyage, siena, classic, fiesta sedan, prisma e verão que não terá nenhum que se destoa pela beleza rara.

  • Regis

    O que realmente é uma pena, é saber que durante décadas, o carro que todos queriam ter era o fusca. Feio. pequeno, barulhento, sem acabamento, sem conforto, não econômico e mecânicamente problemático (o motor nunca ficava regulado). Isso é cultural. Hoje os carros mais valorizados são os 1.0 pelados, reflexo de uma população pobre financeira e culturalmente. Não é a toa que lá fora não nos levam a sério… o Symbol era a escolha obvia para pessoas de bom senso, mas brasileiro não é exatamente um exemplo de bom senso, não?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend