Linha 2019 Pickups Renault

Renault Duster Oroch 2019: preço, consumo, detalhes, equipamento

A Renault Duster Oroch 2019 é a primeira picape da marca francesa no Brasil, sendo em realidade a primeira do gênero no fabricante europeu, já que posteriormente surgiu a Alaskan, que pertence ao segmento médio.

No Brasil, essa picape compacta com cabine dupla surgiu primeiro que a Fiat Toro, mas não tem o mesmo sucesso desta.


Renault Duster Oroch 2019: preço, consumo, detalhes, equipamento

Com preços entre R$ 68.150 e R$ 84.250, a Renault Duster Oroch 2019 recentemente ganhou câmbio automático na versão 2.0 Dynamique, mas ainda assim está devendo uma versão com tração nas quatro rodas, já disponível no Duster, por exemplo.

Com isso, o modelo ficará completo, exceto pelo motor diesel, mas por conta de seu porte menor, não é viável diante dos custos adicionais.


O projeto surgiu no Brasil, embora a Dacia tenha feito uma parceria com um preparador romeno para converter o antigo Duster em picape. A modificação ficou bem próxima do que é atualmente a Duster Oroch.

Mas, pensando em uma realidade brasileira, o desenvolvimento foi melhor estudado e originou o modelo de baixo custo que, por ora, é feito somente em São José dos Pinhais-PR.

Em relação ao futuro, a Renault Duster Oroch 2019 deve receber uma geração nova após o Duster. O desenvolvimento será local, mas o estilo virá do Dacia Duster mais recente, que apresenta uma mudança de visual muito grande.

Mas, não devemos esperar por um aumento da capacidade de carga e nem do tamanho, já que a plataforma será a mesma.

A Duster Oroch 2020, por exemplo, deve chegar com o mesmo visual do Duster europeu, mas retocado para promover sua própria identidade. Controles de tração e estabilidade, airbags laterais, Start&Stop, assistente de partida em rampa, versão aventureira com instrumentação especial, novos painel e volante, entre outros.

A segurança deve exigir uma carroceria mais rígida. A tração nas quatro rodas será outro item presente, assim como câmbio CVT com motor 1.6 e quem sabe no 1.3 TCe de 162 cv, em substituição ao 2.0 16V.

Renault Duster Oroch 2019: preço, consumo, detalhes, equipamento

Renault Duster Oroch 2019 – detalhes

A Renault Duster Oroch 2019 tem uma aparência robusta em comparação com modelos concorrentes, como a Toro, por exemplo, destacando na dianteira o para-choque com protetor adicional com faróis auxiliares embutidos, os faróis tem uma lente complexa e a placa metálica como a inscrição Duster, mas vendido separadamente na concessionária, como acessório.

As rodas de liga leve são 16 polegadas e os pneus são 215/65 R16.

No teto, barras longitudinais com acabamento cinza. Nas laterais, vemos protetores pretos nas saias de rodas e também nas saias laterais. Eles passam uma aparência de robustez, mas – novamente – também são vendidos separadamente nas concessionárias como acessórios.

As lanternas traseiras da Renault Duster Oroch 2019 são largas e escurecidas, não combinando muito com o visual dos dias atuais, passando uma impressão de lanternas mais antigas, enquanto o para-choque traseiro tem soleira e sensores de estacionamento.

A caçamba comporta até 683 litros de cargas e possui disponível uma capota marítima vendida como acessório, mas o destaque fica mesmo para o santantônio, que é exclusivo. Este e os outros equipamentos que podem ser comprados à parte dão à Duster Oroch Dynamique 2.0 2018 um apelo até que mais aventureiro, mas é claro que podiam muito bem ser de série por conta de seu preço e proposta.

No interior, a Renault Duster Oroch 2019 mostra o parentesco bem ligado ao Duster, com o baixo custo visto novamente no acabamento em geral. O volante tem um aplique no mesmo tom, ap ásso que as maçanetas são cromadas.

O cluster é simples, mas tem boa visibilidade e computador de bordo, além de indicador de marcha. É nítida a presença de plásticos duros em quase todos os componentes, tendo como destaque apenas os revestimentos em preto brilhante nas portas e console central.

A central multimídia chamada MediaNav Evolution até que é intuitiva e resume bem as funções, facilitando em muito seu uso. Ela conta com recomendações e pontuação para conseguir um bom consumo no dia-a-dia, navegador com dados de tráfego e entradas USB e auxiliar.

Há também Bluetooth. Já as portas da Renault Duster Oroch 2019 tem parte revestida em tecido, mas apresentam comandos dos vidros em bases que parecem improvisadas, item que surgiu no Logan.

Os bancos apresentam um revestimento melhor que o restante do acabamento, tendo neoprene e napa com filetes contrastantes em branco. São confortáveis e se ajustam bem ao corpo.

Como é característico da marca francesa, os comandos de áudio e telefonia ficam na coluna de direção e o volante – parcialmente revestido em couro – vem com piloto automático e limitador pouco ergonômico é muito ruim.

O comando de ativação fica na parte inferior do console central e o ajuste de memória e velocidade ficam em dois botões separados no volante da Renault Duster Oroch 2019.

O porta-luvas é bem pequeno e há dois porta-copos no túnel central, que poderiam ser maiores. A função Eco fica próxima do limitador/controlador de velocidade. O banco traseiro da Renault Duster Oroch 2019, como já dito nas primeiras impressões, é muito vertical e incomoda em longas viagens, mas o espaço para pernas e altura interna são bons.

Atrás, a picape tem frisos em preto brilhante e tecido nas portas, cujos puxadores são pequenos demais. Há apoio de cabeça central e o cinto é de três pontos nessa posição.

A caçamba tem um bom volume e vem com proteção plástica de série. A tampa tem peso razoável. No geral, o ambiente interno da Renault Duster Oroch 2019 precisa melhorar, ainda mais agora com a concorrência chegando com força.

O baixo custo é aparente e incomoda, ainda mais quando se sabe que o modelo tem bons atributos.

Renault Duster Oroch 2019: preço, consumo, detalhes, equipamento

Renault Oroch 2018 – novidades

A Renault Duster Oroch 2019 recebeu alterações nas versões com motorização 2.0 litros, que agora está até 11,5% mais econômicas em relação as configurações anteriores, além da adoção de direção eletro-hidráulica.

Mas a principal novidade fica por conta da introdução da opção de câmbio automático na linha da picape, que tem somente quatro velocidades.

Além disso, foram usadas na Renault Duster Oroch 2019 “soluções da Fórmula 1 para melhorar a eficiência energética”, adotando o sistema ESM (Energy Smart System) de regeneração de energia.

Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração. Na desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível e o alternador, de forma automática, passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível.

A direção eletro-hidráulica da Renault Duster Oroch 2019 também contribui para um menor consumo, além de ampliar o conforto. De acordo com a Renault, como nesse sistema a bomba da direção passa a ser acionada por um motor elétrico a parte, e não pelo motor do carro, evita-se a perda de potência e o consumo de combustível diminui em até 2%.

O sistema é variável, deixando a direção mais pesada em altas velocidades, proporcionando maior segurança.

O motor 2.0 16V da Renault Duster Oroch 2019 manteve os números de potência e torque e recebeu nota “A” no Duster manual e na Duster Oroch, inclusive na versão automática.

Isso é graças à mudança da força tangencial no anel de cilindro, com redução de atrito interno e, assim, gerando uma melhoria no consumo de combustível.

A picape cabine dupla da Renault também adota “pneus verdes” como no Duster 2.0, com menor resistência ao rolamento, que também contribuem para melhorar a eficiência.

Há o indicador de trocas de marchas Gear Shift Indicator (GSI), que auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente ao sugerir quando reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características dos motores.

A função EcoMode, acionada por um botão no painel central, que limita a potência e o torque do motor e reduz a potência do ar-condicionado, com redução de 10% no consumo. Quanto a Renault Oroch Automática 2018, a caixa é a mesma do Duster, de quatro velocidades.

O câmbio foi desenvolvido “levando em consideração a eficiência do carro, bem como conforto e velocidade de engate, além de oferecer toda a confiabilidade da Renault”.

Além disso, a Renault Duster Oroch 2019 recebeu melhorias na ergonomia. O comando dos retrovisores elétricos passou do console central para a porta do motorista.

Há também vidros elétricos “one-touch” e fechamento global dos vidros pela chave na versão Dynamique, bastando ao motorista dar dois cliques no controle remoto do carro, para que os vidros subam automaticamente.

Mas nem tudo são flores. A Renault Duster Oroch 2019, juntamente com os Renault Sandero, Logan e Duster podem apresentar deterioração da mangueira de baixa pressão da direção hidráulica.

A Renault vai verificar e, se necessário, substituir a mangueira de baixa pressão em até uma hora e meia. Isso porque o defeito pode provocar o vazamento do óleo hidráulico, com possibilidade de endurecimento da direção e, e casos extremos, perda da dirigibilidade com risco de acidente.

Todos os modelos saíram da fabrica entre 29 de julho e 6 de outubro de 2016, sendo que a Renault Duster Oroch vai de HJ246869 a HJ557912.

Os chassis do Sandero vão de GJ481357 até GJ549376 e HJ246861 até HJ656295, do Logan de GJ481363 até GJ516511 e HJ246859 até HJ548486 e do Duster de HJ246871 até HJ547067.

Renault Duster Oroch 2019: preço, consumo, detalhes, equipamento

Renault Duster Oroch 2019 – versões

Duster Oroch Express 1.6 16V Sce
Duster Oroch Expression 1.6 16V Sce
Duster Oroch Dynamique 1.6 16V Sce
Duster Oroch Dynamique 2.0 16V
Duster Oroch Dynamique Automática 2.0 16V

Renault Duster Oroch 2019 – equipamentos

Renault Duster Oroch Express 1.6 – Motor 1.6 SCe e câmbio manual de cinco marchas, mais rodas de aço aro 16 polegadas, pneus 215/65 R16, bancos em tecido, airbag duplo, freios ABS com EDB, alerta de cinto de segurança motorista, ar-quente, direção eletro-hidráulica, volante com regulagem de altura, travamento central das portas, painel com iluminação permanente, entre outros.

Opcional: Pack Service (R$ 1.090).

Renault Duster Oroch Expression 1.6 – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 16 polegadas, detalhes internos em preto, bancos com tecido exclusivo, repetidor de pisca-alerta lateral, alarme perimétrico, ar-condicionado, retrovisores externos na cor da carroceria, banco do motorista com regulagem em altura, vidros dianteiros e traseiros elétricos, barras de teto longitudinais, retrovisores externos com regulagem elétrica, rádio com USB e auxiliar, comando de áudio e celular na coluna de direção, faróis de neblina, entre outros.

Opcional: Pack Outsider Fit (R$ 2.000).

Renault Duster Oroch Dynamique 1.6 – Itens acima, mais volante com revestimento parcial em couro, computador de bordo, bancos em tecido exclusivo, regulador e limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, chave com fechamento global, multimídia MediaNav com tela de 7 polegadas e navegação GPS, maçanetas externas na cor da carroceria, para-choque na cor da carroceria, entre outros.

Opcionais: bancos parcialmente revestidos em couro (R$ 1.700) e Pack Outsider (R$ 3.490).

Renault Duster Oroch Dynamique 2.0/2.0 AT – Motor 2.0 e transmissão manual de cinco marchas ou automática de quatro marchas, mais os itens acima.

Opcional: Pack Outsider (R$ 3.490).

Renault Duster Oroch 2019: preço, consumo, detalhes, equipamento

Renault Duster Oroch 2018 – preços

Duster Oroch Express 1.6 16V Sce – R$ 68.150
Duster Oroch Expression 1.6 16V Sce – R$ 73.550
Duster Oroch Dynamique 1.6 16V Sce – R$ 78.050
Duster Oroch Dynamique 2.0 16V – R$ 82.250
Duster Oroch Dynamique Automática 2.0 16V – R$ 84.250

Renault Duster Oroch 2018 – motor

Disponível apenas com tração dianteira e câmbio manual, a Duster Oroch tem motores 1.6 16V de 110/115 cv com 15,1/15,9 kgfm e 2.0 16V de 143/148 cv e 20,2/20,9 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol.

A transmissão é de cinco marchas no primeiro e seis velocidades no segundo.

O propulsor da Renault é muito antigo e segundo se comenta na imprensa especializada, a Renault chegou a parar sua produção durante alguns meses de 2017 para que a gama de produtos tivesse uma média de consumo melhor no Inovar-Auto, a fim de que a marca pudesse completar o ciclo de redução de 12%, obrigatória para se cumprir as exigências do programa.

O motivo é que o motor 2.0 16V Flex usado na Renault Duster Oroch 2019, além de Duster 2019, Captur 2019 e Sandero R.S. 2018, é muito antigo e já está desatualizado.

A montadora preferiu não investir nele novamente e o deixará muito em breve, favorecendo a chegada do 1.3 TCe, que tem turbo e injeção direta de combustível, muito mais eficiente em economia e performance. Junto com ele sai o velho câmbio automático de quatro marchas e entra o CVT Xtronic.

Renault Duster Oroch 2019: preço, consumo, detalhes, equipamento

Renault Duster Oroch 2019 – desempenho

  • Renault Duster Oroch 1.6 MT – 12,5 segundos e 161 km/h
  • Renault Duster Oroch 2.0 MT – 9,7 segundos e 186 km/h
  • Renault Duster Oroch 2.0 AT – 10,4 segundos e 176 km/h

Apesar do pecado praticado no acabamento, a Duster Oroch 2.0 se revelou bastante robusta no dia a dia e no fora de estrada, que não pudemos avaliar no test drive de lançamento. O motor 2.0 16V Flex tem boa disposição e entrega muito torque.

Com 143/148 cv a 5.750 rpm e 20,2/20,9 kgfm a 4.000 rpm, o propulsor aparentemente precisaria de girar alto para oferecer uma performance adequada, mas boa parte do torque aparece em rotação bem mais baixa.

Acima de 2.500 rpm, já dá para sentir a força atuando com vontade.

Tendo somente tração dianteira – mais um pecado da Oroch, que deverá ser perdoado em breve com a tração 4×4 – a picape cabine dupla da Renault oferece transmissão de seis marchas com relações mais curtas.

Os engates não são macios, mas há precisão.

Com ele e o 2.0, o modelo apresenta um bom desempenho, incluindo retomadas pontuais. Rodando a 110 km/h, a rotação fica em 3.000 rpm. O peso de 1.346 kg não é problema para o conjunto motriz.

O consumo urbano foi de 9,5 km/litro e o rodoviário ficou em 11,2 km/litro, ambos com gasolina. O indicador de marcha no painel e o modo Eco ajudam nisso.

A Duster Oroch conta com um conjunto de suspensão bem equilibrado com sistema Multilink na traseira, deixando o veículo mais neutro nas curvas, garantindo assim boa estabilidade e dirigibilidade.

Buracos, pisos irregulares e defeitos de asfaltos não são problema. A direção é hidráulica, sendo pesada em manobra, mas progressiva ao dirigir. Os freios atendem bem ao modelo. O nível de ruído interno é regular e não difere muito do Duster, mas poderia ser melhor.

No fora de estrada, a Duster Oroch 2.0 suporta muito bem a buraqueira, pedras e valetas. O curso da suspensão é adequado para trechos sem pavimentação e o ângulo de saída de 19,9° evita problemas na traseira.

A frente também tem bom ângulo de ataque. Mesmo com apenas 4×2, dá para enfrentar caminhos não pavimentados com grau de dificuldade que resultaria em problemas para automóveis de passeio.

A Oroch tem boa área envidraçada e posição de dirigir correta. Sua capacidade no fora de estrada não deixa a desejar para um 4×2, mas é óbvio que uma versão 4×4 faria melhor, assim como controles de tração, estabilidade, descida e partida em rampa.

A Renault já dispõe do sistema e a suspensão traseira multibraço facilita sua produção.

Renault Duster Oroch 2019: preço, consumo, detalhes, equipamento

Renault Duster Oroch 2019 – consumo

Cidade

  • Renault Duster Oroch 1.6 MT – 7,6 km/litro no etanol e 11,1 km/litro na gasolina
  • Renault Duster Oroch 2.0 MT – 7,0 km/litro no etanol e 10,0 km/litro na gasolina
  • Renault Duster Oroch 2.0 AT – 5,9 km/litro no etanol e 8,6 km/litro na gasolina

Estrada

  • Renault Duster Oroch 1.6 MT – 7,7 km/litro no etanol e 11,2 km/litro na gasolina
  • Renault Duster Oroch 2.0 MT – 7,4 km/litro no etanol e 10,9 km/litro na gasolina
  • Renault Duster Oroch 2.0 AT – 7,6 km/litro no etanol e 10,8 km/litro na gasolina

Renault Duster Oroch 2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.6

Preços 2.0

10.000 km

R$ 554

R$ 554

20.000 km

R$ 554

R$ 554

30.000 km

R$ 554

R$ 554

40.000 km

R$ 761

R$ 761

50.000 km

R$ 554

R$ 554

60.000 km

R$ 667

R$ 667

Renault Duster Oroch 2019 – ficha técnica

Motor

1.6

2.0

Tipo

Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1597

1998

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

10,7:1

11,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 118 cv @ 5500 rpm / Etanol: 120 cv @ 5500 rpm

Gasolina: 143 cv @ 5750 rpm / Etanol: 148 cv @ 5750 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 16,2 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 16,2 kgfm @ 4000 rpm

Gasolina: 20,2 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 20,9 kgfm @ 4000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas / Automática 4 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Eletro-hidráulica

Eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Multilink

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga Leve 16 polegadas

Liga Leve 16 polegadas

Pneus

215/65 R16

215/65 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4693

4693

Largura sem retrovisores (mm)

1821

1821

Altura (mm)

1695

1695

Distância entre os eixos (mm)

2829

2829

Capacidades

Porta-malas (litros)

683

683

Tanque (litros)

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

680

650

Peso em ordem de marcha (kg)

1266

1355 / 1375

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Renault Duster Oroch 2019 – fotos

Renault Duster Oroch 2019: preço, consumo, detalhes, equipamento
Nota média 4.5 de 4 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email