Governamental/Legal Manutenção Renault Segurança SUVs

Renault Duster: policiais do Ceará reclamam de novas viaturas e 30 já estão paradas no primeiro mês

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O governo do Ceará entregou no dia 11 de julho 329 novas viaturas para a polícia militar do estado, toda composta por exemplares do Renault Duster. No entanto, após 30 dias de uso, a frota já tem 30 unidades paradas por conta de acidente e problemas mecânicos, inclusive com um incêndio. Além disso, policiais estariam reclamando das aquisições, alegando que os carros são desconfortáveis, possuem baixa potência e gastam muito combustível, no caso gasolina.



A denúncia foi feita pela Associação dos Profissionais de Segurança (APS), mas a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará afirmou que cinco carros estão sendo reparados e que a própria polícia militar aprovou o modelo escolhido. Segundo policiais, a picape Toyota Hilux é um veículo “melhor para o trabalho policial”.

A maior queixa contra o Renault Duster é o consumo. De acordo com a APS, os agentes falam em um consumo médio de apenas 4 km/litro de gasolina, bem superior ao das picapes Hilux. O motivo poderia ser o baixo desempenho apresentado pelo modelo no patrulhamento, de acordo com os policiais. A alegação dos militares é que o alto consumo obriga as viaturas a ficarem paradas mais tempo para economizar combustível.

Ainda de acordo com os policiais, com o veículo mais tempo parado, existe a sensação de insegurança nas ruas, visto que o patrulhamento ostensivo exige que a viatura percorra ao máximo as ruas das cidades. Já a SSPDS diz que os veículos adquiridos têm consumo médio de 7 km/litro com gasolina.

Outro ponto abordado pelos PMs cearenses é o conforto. Eles reclamam do espaço interno e também do câmbio. Além disso, um agente que não se identificou, fala que o Renault Duster é inadequado para perseguições, ao contrário da Toyota Hilux. Os agentes ponderam que as picapes possuem um valor maior, mas em compensação são mais duráveis no serviço policial. Superaquecimento do motor e também desgaste excessivo de algumas peças também são relatados.

Há também uma advertência feita por um dos policiais, que alerta para o fato de que em breve pode haver um acúmulo de viaturas com problemas, que acabarão saindo das ruas. A Secretaria de Segurança Pública do Ceará rebate novamente as alegações, dizendo que dos 329 veículos, 270 foram para a PM e que outros 17 estados operam com o Renault Duster em suas forças policiais.

De acordo com o jornalista e engenheiro Fernando Calmon, da coluna Alta Roda, utilitário esportivo não é um veículo adequado para uma atividade que exige força, como é o caso do patrulhamento ostensivo. A recomendação é que leve-se em consideração o tipo de atividade que o veículo irá exercer e não somente seu custo de aquisição. A compra do governo foi orçada em R$ 28 milhões.

Uma picape, como a Hilux, por exemplo, é muito mais robusta que um SUV como Duster. Já em relação o consumo, Calmon diz que o ideal nesses casos é o diesel, já que o alto consumo de gasolina limita uma operação diária nesse tipo de serviço. Mas, no geral, a aquisição sempre dependerá da atividade. Viaturas que ficarão mais tempo paradas em pontos estratégicos, por exemplo, podem muito bem ser utilitários esportivos.

[Fonte: G1]

  • Tosca16

    Hilux no Ceará não capota não ? Porque eu sendo policial não queria um carro sem estabilidade para ser meu veículo de trabalho… e sobre a Duster, bom, eles que usam que deem suas opiniões.

    • Handlay P.B.

      Sim, mas os problemas mecânicos do Duster são injustificáveis.

      • André

        São apenas 5 carros que estão sendo reparados, que devem ter sido usados daquele jeito. 5 de 329, numa operação dessas, não me parece tanto. Com uso civilizado, os Dacias se mostram bem duráveis, acima da média. Alem do mais, se forem as 1.6, naturalmente vão estar sempre com o acelerador colado no assoalho, reclamando do desempenho e se vingando do carro, gerando um consumo absurdo.

        • Edson Fernandes

          Mas não valeria para esse Fim os 2.0?

          Não entendi o motivo de ser os 1.6. E engraçado, então aquela Trailblazer e também a Blazer ambas V6 faziam 7km/l? Tá bom…

          • Leonardo Silva da Rosa

            Trailblazer faz 4,5 a 5,5 km/l na cidade.

            • Edson Fernandes

              Andando na boa faz. Acelera forte numa perseguição e você vai ver o consumo dela…

              V6 com um AT6 meio lerdo? Receita para alto consumo tranquilamente.

          • Luciano RC

            Em SP, usam as Trailblazer a Diesel para ter um motor potente com consumo condizente.

        • Esquilo Tranquilo

          Não necessariamente, o Duster e Oroch com motorização 2.0 gastam muito e dependendo do caso chegam a fazer 5km/l, já vi casos assim. Então acredito que a reclamação do consumo seja verídica.

        • Ernesto

          São 5 ou 30? Na matéria está dizendo que são 30.

      • Luis Burro

        Os mecanicos,mas qnto a ser desconfortável faça me o favor!Querem uma limusine.

        • Nicolas_RS

          Verdade ! Pra que conforto, que tirem os bancos, ar condicionado.

          SE ATÉ EM BLINDADOS DE GUERRA TEM AR CONDICIONADO !!!

          • Diego Amaral

            Blindado de guerra tem que ficar lacrado o tempo todo, viatura não. Sinceramente, pra viatura ar é o item mais dispensável de todos. Tinha que ter “motor potente” e um quebra mato no estilo crown victoria. Sobre a matéria, pickup tem que fazer ronda no meio do mato, na cidade veículo desengonçado, sem estabilidade e extremamente lento. Aqui em MG temos l200 e as s10 que entraram no lugar das Blazers, e agora vieram com as Toros e todas sofrem nas perseguições, isso sem falar nos pálios 1.4 e as adventures 1.8 que tomam benga de cg.

            • Nicolas_RS

              Quem disse que blindado tem que ficar lacrado o tempo todo ? Se não tem risco de NBC não precisa. Apesar do ar condicionado ser nesse caso quase que irrelevante, conforto é ESSENCIAL, ficar horas e hora sentando em um carro desconfortável, não contribui nem um pouco para a profissão.
              E sobre potencia isso é o básico do básico do básico.
              Acredito que algum órgão deveria encomendar 2 ou 3,tipos de carros (perseguição, patrulha, 4×4) para as PM/BM para se tornar padrão no Brasil, até agora em todas as PM/BM vejo carroças nada apropriado para o servido policial, são carros civis só com pintura “personalizada” NADA mais.

              • Dario Lemos

                Eu concordo em uma coisa: tem que ter um modelo de veículo mais adequado para cada tipo de operação.

            • Ubiratã Muniz Silva

              rapaz, falta de ar condicionado em viatura policial eu até entenderia (com ressalvas) se você estivesse falando do Sul, mas você conhece Fortaleza?

            • Paulo Lustosa

              Aqui usam como viatura S10 diesel e nunca vi policial reclamando de desempenho delas, pelo contrário, falam que andam demais

          • Celso

            Um professor meu dizia que os blindados de guerra tem sistema de ar-condicionado para os computadores não pifarem, e não para o conforto dos infelizes que estão lá dentro.

            • Nicolas_RS

              Então ta bom… kkkkkkkkkkkkk
              É cada perola…

      • pedro

        Estão cuidando mau para “justificar” a reclamação. Querem carro de luxo.

        • Flight_Falcon

          Com certeza, quem anda de SW4 ir para Duster é o mesmo que ir de Corolla para popular. Vão reclamar

      • Mr. Grecco

        Na mão de cupim qualquer carro vai ter problema mecânico!

        • Handlay P.B.

          Pode ser, mas 30 unidades darem problema em apenas um mês já demais.

          • Mr. Grecco

            Tem que ver direitinho isso ai, aqui em SP tem bem mais unidades rodando desde 2012 e ninguém nunca reclamou, talvez porque antes não tinham Hilux pra patrulha ostensiva.

          • Paulo Lustosa

            Também as viaturas do Ceará eram em maioria esmagadora Toyota SW4, e algumas gato pingado de Hilux 2.5 STD. Sei disso que de duas a três vezes no ano vou pra Juazeiro do Norte e são esses os veículos que andam por lá

      • Ⓜ️arcelo

        Esse carro é uma encrenca

    • 4lex5andro

      É o Estado brincando com seu dinheiro caro contribuinte.

      Por que antes eram hilux e SW4 de 150/200k e agora as viaturas são reles Duster de 60k.

      • André

        Ainda bem que não exigem Porsche Cayenne Turbo S.

      • Matuska

        Cada uma saiu por 85k

      • Lukoh

        A treta é que a licitação dessas Hilux ocorreu no passado pq o dono da rede Toyota no Ceará era pessoa ligada ao governo do estado… daí trocou o governo, etc (o resto é só deduzir)….

        Pronto, falei!

      • Eric Locatelli Martini

        Se foram 28 milhões na compra de 329 Duster, o valor sai por 85 mil cada.

    • Deadlock

      Taí porque Toyota é Toyota e Dacia é Dacia…

    • Airplane

      Se me tirassem um Toyota e substituíssem por um Duster eu também reclamaria !

      • Tosca16

        Depende o Toyota, eu não queria tá trabalhando de Etios por exemplo kkkkk.

        • Airplane

          O texto faz referência a picape Toyota Hilux.

          • Tosca16

            Vc falou se me tirassem um “Toyota”, na matéria era sim a Hilux, no seu cometário vc generalizou como se qualquer Toyota fosse superior a Duster.

            • Iran Borges

              Olha… tenho minhas dúvidas…

            • 4lex5andro

              Foi uma referência a hilux e sw4. O estado do ceará até onde se sabe não usa nem usou etios.

            • Airplane

              Eu me referi ao Toyota do contexto da notícia, ou seja, a Hilux.

              • Junoba

                Mas você disse: ´´me tirassem UM Toyota ´´. Ou seja, poderia ser qualquer Toyota. Se tivesse dito: ´´O Toyota´´, você estaria se referindo a Hilux.

        • Leandro

          No Paraná usam Etios sedan.

        • Ernesto

          Olha, o Etios é um carro que surpreende positivamente quando você dirige. Direção bem leve, suspensão que absorve bem. E um ótimo espaço. Para a polícia, o 1.5 acho que seria uma boa aquisição.

    • Leonardo Freitas

      Eu acredito que o grande problema é a má qualidade de muitos carros no Brasil. Carros de policia em paises mais sérios, recebem um upgrade para aguentar o tranco, existem carros de policia que até trocam o motor, suspensão, para-choques. Os carros de policia daqui geralmente recebem apenas a grade do porta malas para transportar os bandidos, um sistema de apoio (tablet e radio de comunicacao) e um giroflex. No campeonato brasileiro de rally com carros compactos como palio e gol, peugeot, renault, lembro que os chefes de equipe diziam que o único veiculo que aguentava o tranco do rally era o palio, pois o mesmo tinha mais pontos de solda e a sua estrutura ficava dessa forma, mais resistente. Essas escolhas técnicas deveriam ser utilizadas na hora da escolha do modelo para uma frota policia e ainda dando um upgrade neles para reforçar mais ainda.

    • Nicolas97

      Plataforma ultra baixo custo da Duster para serviço pesado não rola, não foram feitos para isso. Tinha uma serra circular Hobby, cortava coisa simples, mas o motor queimou na primeira porta que cortei. Hoje só tenho ferramenta da linha profissional. Equipamentos para uso profissional tem especificação totalmente diferente de equipamento para uso doméstico. Pickups são dimensionadas para uso pesado e profissional.

      • Mr. Grecco

        Bom mesmo era quando a PMMG usava Uninho, a PMSP usava corsinha Classic, PMRJ usava Voyaginho… uso “ostensivo” a Duster serve sim! Uso “Tático” não! No texto diz que as viaturas foram compradas para patrulhamento Ostensivo, portando é mimimi desses PMs que desceram do Salto!

        • Luciano RC

          Essa Duster deve ser ruim mesmo. Quando a PMSP estava trocando os carros, comprou alguns. Atualmente não se vê mais nenhum. Até Weekend antiga vê, mas as Duster sumiram.

          Foi que nem a Spacefox. Elas começaram a rachar e tiveram que ser trocadas pela Spin. A SW4 que capotava estão sendo trocadas pela Trailblazer.

          Acredito que para um trabalho mais puxado, essa Duster não aguenta o tranco mesmo.

          • Retrato do Papai

            trocar spacefox por spin? num sei não hein, acho que desceram muitos degraus em termos de robustez… no crash test, o onix (que usa a mesma plataforma) abriu o assoalho (diferente do palio e do fox), talvez esse seja um bom indicador de resistência a impactos… será que nem isso eles pesquisam antes de escolher o modelo?

            de qualquer maneira, tem que ser um veículo muito parrudo pra aguentar passar por quebra molas a 60km/h ou mais numa perseguição…

            • Luciano RC

              As Spacefox estavam rachando no meio. A Spin é muito mais resistente, o motor 1.8 é bom para o uso e ela é bem espaçosa.

              Temos que lembrar que existem diferentes setores da PM. Normalmente, os carros mais parrudos e maiores ficam com os grupos de Elite. A patrulha usa carros mais convencionais, que fazem o patrulhamento. As tropas de Elite atuam de forma diferente, fazendo uma ronda ostensiva e visando abordar criminosos de alta periculosidade.

              • Retrato do Papai

                tem certeza que uma spin é mais resistente que uma spacefox, mesmo o onix (mesma plataforma gsv da spin) tendo rasgado o assoalho no crash test? teria alguma forma de comprovar isso?

                • Luciano RC

                  A Spin só divide a plataforma. Ela é um outro carro, do qual deve receber reforços.

                  E o que estou falando é relatos da própria PM. Saiu isso na Quatro Rodas. Pelo menos mais resistente que a Spacefox ela é.

    • Luis Burro

      Carro alto não é feito pra correr!

    • Milton Quadros

      As do Ceará eram Hilux SW4 Diesel, com 4AWD e suspensão traseira em mola helicoidal, a preferida de exércitos e milícias do oriente médio e muito diferente das viaturas policiais SW4 de outros estados, movidas a gasolina e com tração 4×2 que custam quase a metade de uma SW4 a Diesel.

      Agora, com os modelos diesel da SW4 equipadas com os controles de tração e estabilidade estão ainda melhores para o trabalho de ronda e perseguição.Os policiais cearenses estão certíssimos em reclamar da troca. O Tucson nãop se presta a uso profissional de segurança pública, é um carro para trabalhos civil e apenas os serviços leves.

      • Luciano RC

        Concordo contigo. Hoje a PMSP usa na Rota e Força Tática a Trailblazer 2.8 Diesel AT6.

    • Ubiratã Muniz Silva

      não sei, sei que os Pajeros Sport da PM/DF vivem capotando.

      • Tosca16

        Deve ser o esquadrão de capotaria da PM kkkk

    • Magnamox

      Melhor um que anda e capota do que o outro que nem sai do lugar….rsrs

    • Ernesto

      Mas os policiais mesmo que deram a opinião sobre a Hilux ser melhor, tanto em robustez como para perseguições (opinião de um policial que não quis se identificar).

  • Wellington Myph13

    “Segundo policiais, a picape Toyota Hilux é um veículo “melhor para o trabalho policial”.”
    Isso já define a reclamação. Eles querem trocar a Duster pela Hilux.
    Duster de longe não é desconfortável. Se for a 2.0 não tem baixa potência, só é beberrona mesmo…
    Hilux já foi comprovado no próprio uso da policia que tem facilidade de capotar, é só pela graça de usar uma tão aclamada Hilux…

    • Elfo Safadão.

      A versão deles é diferente, é como se fosse uma versão super capada.

      • ViniciusVS

        Tanto a Hilux quanto o Duster são capados, isso não justifica.

        • Handlay P.B.

          Já vi as SW4 da polícia do CE, são com bancos bege e já vi uma só o resto com os bancos de couro rasgados e soltando muita fumaça.

          • ViniciusVS

            A população ganha muito mais com dois Dusters na rua que um SW4.

            Policial militar deveria agradecer de ter uma ferramenta de trabalho 0km, ainda mais um carro com espaço razoável e boa potencia…

            Duster 2.0 tem motor forte sim, tem porta malas com espaço para “camburão” já que o pneu reserva é externo, tem boa altura do solo facilitando passar por obstáculos, direção hidráulica, espaço para 4 ocupantes… querem mais o que? se querem andar de Hilux basta ir na Toyota e comprar um do próprio bolso.

            Se o Estado do Ceara tivesse comprado um Gol ou Voyage 1.6 pé de boi ai sim saberiam o que é pouco espaço interno e desconforto… Estão reclamando de barriga cheia e reclamando de uma ferramenta que é do Estado e não deles.

            • Handlay P.B.

              Depende, se for o Duster 2.0 4×4 (0 a 100 km/h em 10,6s e máxima de 187 km/h) este corre + que a SW4 3.0 (0 a 100 km/h em 11,8s com máxima de 167 km/h), tendo como desvantagem o fato de não aguentar o uso intensivo da PM.

            • Lucas

              Pois é, não existe qualquer argumento que justifique a compra de um veículo de 200 mil reais! O Duster é confortável, anda muito bem (inclusive faz de 0 a 100 em menos de 10 segundos,, comprovado por vários vídeos no youtube), é mais estável que SW4, tem bom espaço interno etc etc.
              Eles foram é mal acostumados com veículos caros e não querem descer o padrão, isso sim.
              Me diz onde uma SW4 de mais de 2 toneladas, instável do jeito que é e com apenas 171 cavalos é carro próprio pra uma perseguição?

              • Retrato do Papai

                se fosse pra confiar em vídeo de youtube celta 1.0 teria velocidade máxima de quase 200km/h hahaha

                • Lucas

                  hahaha engraçadão mesmo. Realmente não se pode confiar em nenhum vídeo do YouTube, mesmo se ele aferir a aceleração com gps e em terreno plano, mas apenas no que você diz.

                  • Ernesto

                    Tem Renegade 1.8 Flex a 215Km/h. Realmente podemos confiar muito nos vídeos do youtube.

                    • Lucas

                      Se for filmada a estrada, ele realmente está a 215, mas com toda a certeza numa descida bastante longa. Qual o problema?

                    • Ernesto

                      Rsrsrsrs.

            • Zé Mundico

              Concordo. Parece que o pessoal ficou acostumado e deslumbrado com SW4 que agora não admite andar de Duster, pois acha “desconfortável”.
              Ora, FAÇA-ME O FAVOR!!!!

            • Romulo’

              Concordo plenamente. Ainda mais considerando a 2.0. Hilux para ir lanchar na padaria.

            • thi

              amigo aqui em aju tem gol 1.6 e te garanto que sãi valentes e bom no pega, a nao ser que o cara esteja com um 2.0 pra cima

              • ViniciusVS

                Sem dúvidas, mas se eles acham o Duster apertado e desconfortável imagina então um Gol?

                Usei o exemplo do Gol porque no interiorzão são eles que servem de viatura e fazem a função bem.

            • Leonardo Silva da Rosa

              Duster nao dura.
              O Estado compra o veiculo, mas nao faz manutençao.
              Um carro mais caro, mas que de menos manutençao é preferivel.
              Do que adianta o Duster ser mais barato e durar menos, ficando mais tempo “baixado”?
              Em todos os Estados que é usado o Duster é mal afamado.

            • Retrato do Papai

              depende… e se for um duster enguiçado e o outro ficando para trás numa perseguição? hahaha

        • Paulo Lustosa

          Lá eles utilizavam SW4 SRV

      • tjbuenf

        É capada mas cada Duster custou R$ 85 mil…

    • Paulo Vítor

      sem contar a diferença de preço. E o povo é quem paga..

    • Handlay P.B.

      Se for o Duster 2.0 4×4 (0 a 100 km/h em 10,6s e máxima de 187 km/h), este corre + que uma Hilux 3.0 (0 a 100 km/h em 11,8s com máxima de 180 km/h), derrubando o argumento de que o Duster ter baixo desempenho, tendo como desvantagens apenas o fato de o carro não aguentar o uso intensivo da PM.

      • Wellington Myph13

        Exato, o 2.0 não faz feio de forma alguma.
        O fato de não aguentar o uso intensivo, acho que é questão de adaptação da Renault pra eles. Não vejo o Duster sendo ruim nesse quesito, mas não coloco a mão no fogo, eles usam de forma bem diferente de nós. Tem coisa que eles não podem se dar ao luxo de se preocupar…

        • Luciano RC

          Lembre-se que uma viatura para patrulhamento ostensivo vive dois dilemas: Anda devagar fazendo observação, e anda que nem um doido em perseguição. Precisa suportar todos os buracos, valetas, lombadas, motor andando com giro no limite.

          Tem um vídeo da Rota em SP onde o piloto coloca primeira marcha a uns 50 km/h para fazer o retorno com motor cheio. Eles sempre andam com o giro em potencia máxima, preparado para qualquer emergência.

  • edgar__rj

    Acho que estão reclamando mais sobre não ter as Hilux do que ter os Dusters…

    • thi

      ??

    • Fábio

      Entendi. Se tivessem comprado uma Ranger a gasolina a reclamação existiria da mesma forma mas utilizando argumentos diferentes. Concordo que o problema é não mais terem a Hilux. Justificativa se cria.

  • Handlay P.B.

    Então o Duster é um carro fraco que não aguenta ser usado intensivamente apesar de ele ser futurista. Não sei se a Hilux seria o ideal por que ela tomba fácil, como já ocorreu com SW4 da polícia que capotou, quem sabe uma S10 2.8 CDTI cujo motor é o + forte da categoria servisse.

  • ViniciusVS

    “Outro ponto abordado pelos PMs cearenses é o conforto. Eles reclamam do espaço interno e também do câmbio. Além disso, um agente que não se identificou, fala que o Renault Duster é inadequado para perseguições”

    Duster desconfortável e com pouco espaço interno??? e pensar que a Policia já usou Fusca, Gol, Santana ( quando esse já era defasado), Palio Weekend, Veraneio, etc… e não tinha policial reclamando de estabilidade, consumo, baixa potência…

    Realmente quando falam que a geração atual é Nutella acham ruim… esperava mimimi de algumas categorias, mas da PM fiquei surpreso, realmente não esperava isso.

    Quem dera toda família ter um carro “desconfortável” igual o Duster na garagem.

    • Edson Fernandes

      E o mais curioso né? Numa abordagem que eu sofri em movimento com o carro (era um Uno e como havia tido uma suspeita, me pararam). Ao parar, eu vi a dificuldade do condutor que dirigia uam Parati.

      Ele simplesmente ia com os joelhos encostados na portal e painel central… de tão apertado que ficou, já que a grade limitou o espaço interno. Ele saiu com dor do carro e o policial do carona que me abordou. Depois que eles verificaram que tudo estava ok, eu perguntei: “Poxa mas vai trabalhar assim?”

      O cara me responde: “É o que dão para nós trabalharmos. Ou é isso ou eu fico desempregado”. Sério me deu dó. Eu particularmente pensei na epoca que eles deveriam ter carros espaçosos. (tipo cobalt, versa, duster e muitos outros).

      Aí o cara me diz isso de um Duster? O cara quer o que? uma limousine?

      • Luciano RC

        Eu entendo o lado deles. Policiais precisam de ferramentas para trabalhar. A Duster é sim mais apertada e tem o problema do cambio mais molenga… e com certeza o carro demora mais pra reagir que a Hillux Diesel. Eles devem estar sentindo bem a troca.

        • Edson Fernandes

          Bicho… eles tinham carros bem piores no passado e com espaço interno pior ainda. O cara reclama de uma Duster tendo por aí carros como Gol e Palio. Isso que não entra na minha cabeça.

          • Luciano RC

            Eu sou um defensor das forças policiais… tento observar o lado deles e entendo que deve existir um bom motivo para a critica.

            • Edson Fernandes

              Eu tbm sou defensor, mas me parece exagero que precise ser uma Hilux para rodar no perimetro urbano. Eu concordo que eles devem ter sim carros assim como uma picape para alguns locais de dificil acesso, agora para o trabalho urbano? O Duster sobre para esse tipo de uso.

              • Luciano RC

                É que dependendo da Tropa, precisa até de um carro mais alto para ter como agir. Em SP, a Rota e o Tático usam Hillux com quebra-mato para derrubar as motos e tentar tocar nos carros em perseguição.

                • Edson Fernandes

                  Sim, mas o cara vai contratr para uma frota urbana só picape alta para esse fim? O cara teria dificuldade de entrar numa favela já que o carro é bem mais largo… além do que, apesar de nõa ser expoente em estabilidade, o Duster tem um arrasto bem inferior em relação a Hilux.

                  • Luciano RC

                    Eu concordo contigo.

              • Ernesto

                Edson, será que a Duster aguenta uma perseguição nas ruas mal conservadas que existem pelo Brasil afora? Passar em lombada a milhão, em valeta sem frear? Tenho lá minhas dúvidas.
                Nessa questão, a Hilux deve sim aguentar bem mais que a Duster.

                • Edson Fernandes

                  Aguenta. A Duster é robusta sim. Obviamente a depender de como rodam aguenta. Não acredito numa viatura rodar mais que 50000km com um amortecedor, mas é robusto e aguenta sim.

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Já passou da hora das viaturas policiais serem modelos mais reforçados e de quebra a dísel para ter um consumo melhor e durabilidade maior, ficar dando carro comum acaba dando nisso, o motivo das Picapes serem melhores é que as mesmas foram feitas pra trabalho duro o tempo todo, o Duster não, o carro é bom para o dia a dia, mas é crossover de cidade não aguenta tranco soviético que é comum em perseguição e uso diário com peso sempre 4/5 agentes + preso o carro não anda, ai o consumo fica alto mesmo e o torque pra um 2.0 gasolina comparado a um 2.0t disel quase não existe !!

    • Wellington Myph13

      Precisa ser flex e de alta potência. Diesel é bom por conta do Torque cedo e tudo mais, mas a o motor não é elástico, deixando o uso amarrado em situações de alta velocidade.
      Fora que com a manutenção de 1 Diesel vc paga a de 5 Flex… não compensa.
      Tinha que ser era V6, ai já resolveria. Consumo pra um carro de uso policial é o de menos…

      • Fernando Bento Chaves Santana

        Concordo. A viatura tática policial deveria ter:
        -carroceria de dois volumes com cerca de 4,8m
        -boa altura do solo, mas com centro de gravidade baixo.
        -cambio automático
        -suspensões e coxins reforçados
        -interior todo em plástico de alta resistência e lavável
        -bancos tevestidos com neoprene
        -Motor ciclo otto de 200-300cv
        -Tanque com uns 100 ou 120L
        -Parachoques reforçados
        -“gaiola” de proteção padrão FIA
        -Pneus run-flat

        Mas custaria um fortuna

        • Wellington Myph13

          Ai tinha que ser preparado pra eles, e como disse, custaria uma fortuna…
          Acho que o Duster é um bom partido pra ser adaptado pra eles. Tem excelente espaço dentro, porta-malas, cabe um V6 naquele cofre se não me engano, ganha uns reforços de suspensão, e da pra reduzir um pouco a mala se não for sempre tão necessária pra aumentar o tanque em uns 20L…
          O Cambio automático eu dispensaria… tem momentos que os automáticos podem atrapalhar…

          EDIT: E terminando porque o Duster seria um bom partido, é porque é um carro de baixo custo, que mesmo adaptando não seria nada absurdo…

          • Fernando Bento Chaves Santana

            Sim. O Duster poderia portar todas as alterações que sugeri acima. E Em lugar de procurar no mercado modelos que se adequem às necessidades, a policia deveria definir as caracteristicas necessárias para suas viaturas e poderia haver um caderno de especificações para veículos táticos comuns para quaisquer forças policiais. E os potenciais fornecedores tomariam estas especificações para adaptar seus produtos.

            • Wellington Myph13

              Eles já tem, mas as alterações são minimas, pra não fugir do que a fábrica pode atender por conta própria. Sendo que devia envolver mais empresas, cada uma ajudando em algum quesito. Se a Renault não tem uma suspensão que seja adequada, outra empresa vai lá e monta uma nela, e assim vai…

          • Eduardo

            Desnecessário um V6, o 2.0 já é suficiente e dispensa-se uma caríssima adaptação.

      • Dario Lemos

        Acho que o problema é outro, é a falta de investimento, aliás, o descaso das autoridades com a segurança pública; eles não estão nem aí para conosco. Já aconteceu de terem ligado para a polícia e a mesma ter negado ajuda devido à falta de combustível para rodar, a não ser se o cidadão pagasse para encher o tanque.

    • Fernando Bento Chaves Santana

      Lembrei das ambulâncias com suspensão dura que terminam de matar os convalescentes aos trancos no caminho para o hospital. É um absurdo muito grande não exigirem suspensões pneumáticas para estes veículos que transportam pessoas estado delicado.

      • Luciano RC

        O grande problema são as ambulâncias paradas. Modelos 0km, equipadas que não são usadas.

  • Rogério R.

    Até posso concordar que o motor 2.0 do Duster é mais gastão que o motor diesel da Hilux, mas acho que essa história está mais para gente que está querendo demais, ainda mais na crise que estamos e outra fazer uma curva fechada a alta velocidade com um Duster é bem mais fácil do que com uma Hilux. Já percebi vendo telejornais que existem sim muitos estados que usam o Duster como viaturas e até agora ninguém reclamou.

    • Leandro

      No estado do Paraná as viaturas são Duster, que substituíram as EcoSport de primeira geração. Os Logan foram trocados pelo Etios Sedan. Nem se compara com os antigos Gol G3 e G4 e as Paratis G3 e G4.

    • Eduardo

      No estado do RS as viaturas são Duster e outras certamente piores. Fiesta “antigo” 1.6, Sandero 1.6 tem bastante ainda e outros ainda piores que restam na corporação.

  • Yuri Chaves Souza

    Nesse caso, visando ao custo/benefício, desempenho , manutenção e agilidade, a Palio Adventure ainda é uma ótima opção como viatura policial.

    Mesmo sendo um projeto defasado, sobra motor, suspensão é alta e robusta, tem porta mala suficiente pra três malacos e custa bem menos que uma picape diesel.

    Hoje a Adventure é pra PM o que a primeira Blazer V6 foi pra PRF. Velha, mas robusta e potente.

    • Wellington Myph13

      Ta louco.
      É só a Renault alinhar melhor as peças que deram problema precoce (igual a Fiat já fez com anos e anos de experiência desenvolvendo o carro pra eles) que a Duster é 200x melhor opção que um Palio Weekend, seja em desempenho quanto em espaço interno… Até porque, um Palio Weekind custa módicos 76mil reais, por mais que seja pra policia e o valor mude totalmente, o Duster deve sair tão barato quanto…

  • Lucas Fernando

    Acho que a Toro 2.4 Flex seria o ideal.

    • Handlay P.B.

      O ideal mesmo seria uma F-150 Raptor, mas seria muito cara.

  • V12 for life

    A anos a polícia de SP usa o Duster e não há reclamações.

    • leomix leo

      os do Ceará querem ostentar, e tanto faz Hilux ou Duster, o estado está abandonado.

    • Thiago

      No Estado da Paraíba também sem reclamações.

    • thi

      EM ARACAJU TEM MUITA AMAROK ,S10 E RANGER .. E J[A RENOVARAM COM MAIS AMAROKS

    • Luciano RC

      Não usa mais… estão tirando todas, trocando pela Spin. E a Força Tática e a Rota usavam Hillux e agora estão recebendo TrailBlazer a Diesel.

      • V12 for life

        Isso é devido a frota já estar velha e não oor problemas no carro.

        • Luciano RC

          Velha? A PM de SP ainda usa Weekend e Parati, as Duster são de 2012 pra cá… algumas até 2014/2015. A Spin chegou pra tira-los de linha mesmo.

          • V12 for life

            Sim velha, vc usa o seu para passar em vielas apertadas raspando lataria? Ou precisa passar com ele a 100 KM/h em lonbadas ou ainda subir meio fio em velocidade mediana? Muitos carros de polícia são usados assim ou até pior e obviamente os que sofrem menos ficam mais tempo.

            • Luciano RC

              Sim, eles sofrem muito. Mas normalmente a PM mantem seus carros por 5 anos.

  • Wagner Lopes

    “Baixo salário, trocar tiros com vagabundos, etc…isso tudo agente aguenta mas, andar de carroção romeno, aí já é demais…kkkkk.

  • Allysson Santos

    Acho muito estranho estes relatos, como o cara ta reclamando de durabilidade se tem tão pouco tempo que as viaturas foram entregues?

    Além disso o desempenhos de camionentes eh bem inferior ao Duster, que pelo consumo é a 2.0…

    A estabilidade nem se fala, é péssima tanto na Hilux quanto em qualquer outra pick-up sobre chassi e feixe de mola do nosso mercado.

    • Handlay P.B.

      Sim, mas como a notícia falou 30 unidades do Duster deram problemas das quais 1 pegou fogo.

  • Zé Mundico

    Até onde sei, vários estados usam a Duster nas suas polícias.
    Parece que Rio de Janeiro, São Paulo,RG Sul, Bahia, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco e Paraná usam a Duster e só os policiais do Ceará estão reclamando?
    Tá certo que a SW4 oferece mais conforto e velocidade, mas é um carro caríssimo para um estado pobre de uma região pobre de um país lascado, né mesmo?
    E todos esse carros têm garantia e reposição garantida conforme as licitações públicas.
    Então vamos sentar o facho, colocar os pés no chão e encarar de frente a dura realidade do nosso país, que está caindo pelas tabelas.

    • Lucas

      Tirando a parte da velocidade da SW4, falou tudo!

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Tem algo estranho aí, Duster pode ser um Dácia com alguns reclamam, mas longe de ser ruim e foi feito pra ter boa durabilidade e é um carro robusto, ainda mais uma 2.0 4×4, Esse consumo de 4 km/l é o que a Hilux faz e não Duster, dá pra fazer tranquilo 8 km/l, se querem carros econômicos vão de 1.0 3 cilindros. Sendo Brasil aposto que tem caroço nesse angu.

  • Ricardo

    Até meganhas de hoje em dia são mimimis!

  • Tosca16

    Tá, querem um veículo diesel e resistente? Compraria tudo MARRUÁ e as reclamações cessariam !

    • invalid_pilot

      Pelo que vi, parte de 170 mil reais

      • Tosca16

        Se comprar um lote bom, como foi de Dusters tem como fazer por menos, só irão demorar a entregar kkkkk. Acho que a linha de montagem é pequena, o bom é que podem até pegar unidade com blindagem, já que o uso será para policiamento.

        • Edson Fernandes

          Pra que? Nãoi aguenta perseguição em alta velocidade.

          • Tosca16

            O pessoal aqui perseguia de Mille 1.0, mas tudo bem, a Hilux anda tanto assim ?

            • Edson Fernandes

              Por isso não vi problema em usar Duster.

            • Ernesto

              Aqui em São Paulo tem muita Hilux, inclusive na Rota que é a elite da polícia militar. E se você ver algum programa como do Datena, sempre tem perseguição policial, com a polícia de Hilux ou a Rocam indo atrás do bandido.

              • Tosca16

                Sim, vejo muitas perdendo pra Gol, Palio e Uno kkkkkk. Robustas são mas não tem estabilidade nem andam tanto assim, mas como o trânsito é ruim, compensa. Queria ver se tivéssemos autoestradas como nos EUA se estas SW4 na verdade, iriam conseguir fazer bonito nas estradas.

                • Ernesto

                  Ah claro, tanto quanto as propagandas da Chery, não é? KKKKKK!!!
                  E quanto a autoestradas, nem sei porque você colocou essa possibilidade, já que os carros da PRF são outros. Até mesmo da Estadual são diferentes.
                  E por acaso Marruá, como você sugeriu, daria conta? Claro que não! Por isso eu repito: não entendi porque você colocou essa possibilidade.

                  • Tosca16

                    Reclamaram da Marruá justamente por ser lenta, e não ter o tal desempenho adequado. E a Chery não tem nada haver com a conversa aqui, quer defender seus Toyota defenda, mas sem citar quem não tem nada haver com a história.

                    • Ernesto

                      Então você falar de highway para falar mal das Hilux pode, e eu não posso tocar no assunto das propagandas da Chery? Você tá “serto” Tosca16. E para só deixar claro, foi em tom de brincadeira que eu comentei isso. Abs

                    • Tosca16

                      Voltando a questão principal, o relato na matéria mostrava uma completa insatisfação com a Duster, modelo usado, e uma certa preferência pessoal deles pelas Toyota SW4; que são bons veículos no quesito espaço, desempenho entre os diesel tá na média, e principalmente robustez… mas aí não podemos dizer que não tem problemas, e que seriam a melhor opção sem antes pesquisar os que oferecem os concorrentes. Duster pode ter N problemas, acabamento de popular, e etc mas se tem algo bom nesse Dacia são o conjunto mecânico e suspensão robustos.

    • Lucas

      Acho que desempenho razoável deve ser um fator a considerar, e convenhamos que um Marruá anda menos que 1.0

      • Tosca16

        Robustez, manutenção fácil (Cummins), capacidade de carga e tração… decidam-se, se fosse por isso eu iria de sedan médio e não destes SUV’s altos que capotam nas curvas kkkk.

        • Ernesto

          Quero ver você passar a milhão em lombadas, valetas com sedãs médios e fazê-los durar tanto quanto uma Hilux.

    • ViniciusVS

      Tinha que manter a frota velha até virar pó.

      Estado está comprando carro 0km e estão achando ruim…

      Quem sabe não vão lembrar da época das viaturas com motor AP remendado que ficavam anos em circulação até virarem sucata…

      Acho que ai vão dar valor.

    • Lagarto Véio

      Brigada Militar do RS tem algumas unidades para patrulhamento em áreas rurais e para a polícia ambiental. É um veículo adequado para esse tipo de uso, pois é homologado pelo exército para uso militar e com certeza é mais robusto que qualquer pick up estilo hilux.

      Agora para patrulha urbana talvez não seja o ideal, por ser um veículo grande e com consumo elevado.

  • Marcel

    Pelo custo/benefício para os cofres públicos deveriam comprar algum SUV chinês, além disso ajudariam chinesas que tem fábrica no Brasil e estão na míngua.

    • ViniciusVS

      Não é uma ideia ruim viu…

    • Eduardo

      Boa idéia. JAC, Chery e Lifan tem bons produtos nessa linha.

  • FocusMan

    Os policiais gostavam de pagar de gatinhos andando de Hilux

    • Eduardo

      kkkkkkkkkkkk

  • ChalMust

    Que absurdo comparar Duster com Hilux … e falar que Duster tem consumo de combustivel maior que o Hilux chega a ser bizarro !!! Haja estômago pra tanta estupidez nesse nosso Brasil.

    • Paulo Lustosa

      Hilux da PM do Ceará são todas a diesel

      • ChalMust

        Pior ainda, então nem merecia a comparação.

  • renato dantas

    O ideal seria locação como tá fazendo o governo de Minas Gerais, quebrou vem outro não precisa de manutenção (feito pela locadora), e a policia não fica sem carro.

    • Luciano RC

      Isso deve ter um esquema com a empresa hein. KKKKK

  • thiago_lacerda88 .

    a mas… até eu que sou bobo iria preferir uma Hilux kkkkk

  • Fabio Marquez

    Eu perco a licitação vou lá e jogo um jabá na mão do sindicato e ganho a licitação “na marra”… aprenderam gafanhotos?

  • Samluzbh

    Deveria ter um padrão federal, tal como no exercito.

    • Cesar

      Como tu vai colocar um padrão se cada estado é independente em suas escolhas? Até mesmo levando em consideração o fator financeiro que por exemplo: O Acre não tem o mesmo orçamento de São Paulo.

      • Samluzbh

        O “padrão” serve para isso! Pode-se criar tantos padrões altos como baixos, poderia ser criado um “padrão” nacional com o minimo necessário para a realização do serviço, como cada estado tem seu orçamento, iria variar no numero de unidades, mas a “qualidade” seria sempre a necessária! Um exemplo são as ambulâncias do SAMU.

        • MMM

          E aí os caras teriam o mesmo carro para perseguições na cidade de SP e no interior do Amazonas. Não faz o mínimo sentido.

          • Samluzbh

            Nossa, é tão difícil assim? Poderia ter um padrão para transporte de pessoal, outro para guarda, outro para perseguição, e ate um para ataque, ou você acha que o exercito tem só um tipo de viatura?

            • MMM

              Não foi o q eu escrevi. Disse que o mesmo carro para perseguições em cidades com particularidades diferentes não fariam o menor sentido.

        • Cesar

          As ambulâncias do SAMU são federais, então não serve no seu argumento.

          • Samluzbh

            Por isso mesmo servem, são federais administradas pelo estado. Sem falar as dos Bombeiros, que seguem os mesmos padrões e são administradas pela PM. Ou você não sabe que Bombeiros são PM.

            • Luciano RC

              SAMU pode ser administrado pela Prefeitura tbm. Aqui em SP é assim… porém com parceria com o Estado, atuando junto com os Bombeiros atualmente.

            • Cesar

              Aqui em Brasília não. Bombeiro é bombeiro, PM é PM.

              • Samluzbh

                Em todos os estados e no distrito federal, Bombeiro é Bombeiro e PM é PM, o que quis dizer é que o Corpo de Bombeiros é uma instituição Militar, CBMDF significa Corpo de Bombeiros MILITAR do Distrito Federal. Desde 1988 os Bombeiros são Militares de Estado, apesar de serem considerados Reserva do Exercito.

  • Rafael Santos

    E Brasilia com 145 Corollas ( ostentação ) já que foi comprovado que eles NÃO poderão ser usados no dia a dia, apenas ficarão parados na esquina dando a impressão de segurança.

    • leomix leo

      Esse é mais um dos absurdos do nosso Brasil. Gosto nem de comentar.

    • Cesar

      Teve uma vez que eu vi ali no quartel dos bombeiros do SIA 6 Land Rover.

  • Paulo Henriq

    Para mim é simples, as proprias montadoras não se importam por esse nicho, as condições das vias, manutenção etc, são de conhecimento de todas, Ford, Chevrolet, tem veiculos para uso policial nos EUA e estão no Brasil o tempo suficiente para oferecer se quisessem carros robustos e adequados, a Renault tem o Duster, a Fiat o Palio, todos inadequados, a Toyota vai de Hilux que é parruda mas em alta velocidade é risco puro, duvido que as licitações são feitas para atender o profissional que fica o dia inteiro entrando em tudo quanto é lugar com carros apenas pintados com as cores da Lei.

  • Mario Souza

    É isso mesmo que vocês leram, quer dizer que perseguir suspeitos é melhor numa hilux? A hilux flex não tem consumo alto? A hilux diesel custo barato? Quer dizer que o Duster é pequeno internamente sendo um dos veículos mais vendidos para PCD! Esses policiais querem passear de Hilux com o dinheiro público e acham que o povo não sabe a besteira que estão dizendo. Cada um somente olhando para seu umbigo!

    • Eduardo

      Falou tudo e esse é o grande problema do Brasil. Cada um olhando seu umbigo. Para ir na padaria ou deixar com o giroflex ligado na esquina tá bom demais a Duster 2.0. Para a população é muito melhor 2 viaturas na esquina com giro ligado ou fazendo ronda do que 1 só. Sim, digo isso pq o preço de 2 Duster é o preço de 1 Hilux SW4.

  • Ediomar

    Não adianta,viatura boa pro tranco diário eram as equipadas com o AP 1.8 e 2.0 e GM f2,o resto é tranqueira que não aguenta 1 ano de serviço,falo por ter contato com policias aqui na minha cidade e todos eles eram unanimes em dizer isso.

  • Louis

    Queira que as viaturas aqui tivessem para-choques reforçados de ferro, como em alguns países, o que indicaria que os policiais têm liberdade de bater nos carros dos bandidos durante as perseguições.

    • ViniciusVS

      Carro dos bandidos ou o carro da vítima? complicado…

      • Louis

        Mesmo que seja produto de roubo, os bandidos aqui percorrem quilômetros a altas velocidades colocando a vida de inocentes em risco. Se dependesse de mim, a ordem seria imobilizar na primeira oportunidade, assim como é nos EUA,

        • Ernesto

          Concordo plenamente com você. Mesmo sendo produto de roubo, melhor imobilizar o quanto antes o bandido que ficar perseguindo em alta velocidade.
          Mais Bolsonaros (no sentido de punição à bandidos) e menos Marias do Rosário, por favor!

      • Louis

        Na Argentina também vi algumas viaturas reforçadas, e parecem que são blindadas também
        https://i0.wp.com/blitzdigital.com.br/wp-content/uploads/2013/08/ford-patruleros.jpg?w=600&ssl=1

  • CÁSSIO

    aqui no meu estado tem algumas e pelo que percebi todas são 2.0 AUTOMÁTICAS no meu ponto de vista tanto a HILUX como DUSTER são veículos inadequados pra proposta de perseguição e extremamente caras a pergunta que fica é porque ñ comprar um SANDERO que sendo feito sob medida com uma configuração semelhante ao RS na mecânica mas simples no acabamento acredito eu que atenderia muito bem pra tal função .

    • ViniciusVS

      Viaturas são com câmbio manual. São feitas especialmente para a Policia.

      No caso da Hilux usam o motor V6 com câmbio manual, no caso do Duster usam o 2.0 com câmbio manual.

      • Paulo Lustosa

        No Ceará todas eram a diesel

        • ViniciusVS

          Sim, aqui também. Mas usam câmbio manual.

  • ale123

    Isso tá mais pra implicância dos policiais mesmo, visto que o mesmo modelo é usado pelas forças policiais de outros Estados sem nenhuma reclamação.Quanto ao fato de ser projetado para a Romênia, sinceramente não entendo esse preconceito, já que o Brasil em termos de infraestrutura viária não deve ser tão melhor assim que os países do leste europeu. Aliás nosso Corcel também tinha uma versão fabricada pela Dacia e não vejo ninguém reclamar .

    • Luis Burro

      Tlvz a qualidade de vida no país em si seja melhor.É considerada ruim ou mais baixa pq é comparada com a europa oriental.

  • Fabão Rocky

    É nisso q dá comprar Dácia achando q é Renault.

  • pedro

    Desconfortáveis?! Quase todas as polícias dos estado têm Duster na frota. Os caras do Ceará querem dirigir SW4 só. São uns pilantras isso sim.

  • Mr. Grecco

    A PM de SP usa a Duster e a Spacefox e até agora não vi ninguém reclamar, até porque uns anos atrás estavam usando Palio Weekend apertada com aquele motor manco, mais uns anos atrás era Corsinha Classic…
    Esses caras estão de brincadeira só pode, querem “ostentar de hilux”, tenho certeza que as unidades de Duster que deram problema com certeza foi mau uso proposital!
    Uma viatura pra patrulhamento ostensivo a Duster atende muito bem, se fosse para uso Tático concordo que tem que ser algo mais potente e seguro. (Coisa que a Hilux não é)
    Uma opção pra Viaturas seria a Tucson, um carro qur com câmbio manual anda muito e tem uma durabilidade muito boa, sendo montada no Brasil teria um bom desconto o governo comprando em quantidade.

  • Milton Quadros

    As do Ceará eram Hilux SW4 Diesel, com 4AWD e suspensão traseira em mola helicoidal, a preferida de exércitos e milícias do oriente médio e muito diferente das viaturas policiais SW4 de outros estados, movidas a gasolina e com tração 4×2 que custam quase a metade de uma SW4 a Diesel.

    Agora, com os modelos diesel da SW4 equipadas com os controles de tração e estabilidade estão ainda melhores para o trabalho de ronda e perseguição.Os policiais cearenses estão certíssimos em reclamar da troca. O Tucson nãop se presta a uso profissional de segurança pública, é um carro para trabalhos civil e apenas os serviços leves.

  • Paulo

    A polícia do Ceará sempre usou viatura top como caiu de produção estão reclamando.

    Agora se escolheram Duster 1.6 escolheram errado mesmo pois ela anda mal, acelera mal. No Rio usam as Duster 2.0.

  • Pedro Higo Costa

    Isso é frescura tbm, sou de fortaleza e vivia vendo eles passarem de sw4 no ar condicionado, banco de couro… Até hj num vi outros pm’s de outros estados que usam o mesmo carro reclamar desse jeito.
    Agora, se for o 1.6 realmente é burrice do governo msm, acredito que um tracker, apesar de mais caro atenderia bem as necessidades de potência e consumo.

  • Jose Alexandre Mendonça Neto

    É como eles mesmos gostam de se gabar nas concessionarias, É UM TOYOTA…. o resto é resto.

  • Cutting tools

    Pelo lado da resistência os policiais cearense estão certíssimos, não há comparação entre os veículos mencionados.
    Para bandido em fuga não há valetas ou obstáculos, certamente a Hilux é a mais apropriada e resistente em perseguições, também em zona rural. Para trabalho pesado o Duster não foi a melhor escolha, esta aí o erro, não que o carro seja ruim.

    • Ernesto

      Poucas pessoas pensaram nisso, que bandido em fuga não está nem aí para o carro. E o carro da polícia tem que aguentar justamente esse tipo de perseguição.

  • Luccas Villela

    Reclamaram do espaço interno do Duster. Ponto final, já sabemos estão reclamando de tudo pq querem desfilar de Hilux.

    • Evandro

      Pois é, acho um absurdo patrulhamento de S10, Hilux, Blazer e SW4, carros caríssimos, manutenção cara tbm, não é necessário isso, colocassem carros simples, para o bate bate do dia a dia, ou motocicletas, seria muito mais útil.

  • sigma7777777

    Acho que o ideal seria a compra em massa do Corolla PCD de R$ 70 mil ou outro sedan médio similar, como o C4 lounge PCD com seu motor turbo. Acho que o desempenho e consumo seriam ótimos.

    • Evandro

      Pelo amor né? Corolla e C4 para patrulhamento? O certo seriam alguns veículos mais potentes para acompanhamento (já que não se pode perseguir como deveria ser), mas os demais, deveriam ser motos, mais econômica, melhor para entrar nas “pimbocas” e sendo necessário o apoio, ai sim viriam veículos, é um absurdo colocar carro caro pra patrulhamento!

    • Zé Mundico

      Corolla e C4?:…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.. na primeira lombada vai cair o escapamento no asfalto. Corolla não persegue nem ambulancia do Samu.

      • sigma7777777

        Existem vídeos na internet mostrando policiais perseguindo com veículos 1.0, por que não com um 2.0 aspirado ou 1.6 turbo?

        • Zé Mundico

          Corolla e C4 são carros que simplesmente se desmancham na primeira lombada que passar….rsrsrsrsrs

  • Marco Antônio

    Servidor nunca está satisfeito.

  • Lucas Nascimento

    Esse Duster é nada mais que um Sandero levantado e com rodas maiores.

    Se o Sandero comum já é beberrão, imagine transformado num Duster.

  • Lorenzo Frigerio

    Quatro PMs sarados num Duster 2.0, não sai do lugar. 1.6 muito menos. Mania de brasileiro de querer nivelar tudo por baixo. Nos EUA carro de polícia tem construção especial. Motor, freios, suspensão. Aqui, só pintam umas faixas e pronto, mais uma viatura.

    • Paulo Lustosa

      Duster 2.0 dá uma surra na SW4 pra desempenho independentemente do motor que ela tenha

  • Salim Mahmood

    so podia ser no Nordeste e normal isso o povo so vota PT por isso o Duster correlaciona com o gosto ,

    • Evan

      Vc, além de preconceituoso, está muito mal informado. Em 2002 o sudeste respondeu por 47% dos votos do PT, enquanto o nordeste por 25%. Em 2006 foi 46% do sudeste contra 33% do nordeste. Em 2010 foi 40% sudeste e 33% nordeste. Apenas em 2014 é que ficou equilibrado, sudeste 36% e nordeste 37%. Então colega, menos preconceito e mais pesquisa antes de sair passando vergonha na internet.

      • Salim Mahmood

        sabe porque no sudeste tem muito voto de pt e por causa que esta lotado de nordestinos o estado troca mais os costumes sao mesmo

        • Evan

          Eu nem devia ter o trabalho de responder, mas vamos la: Pela sua visão, o sudeste teria que ter mais nordestinos do que habitantes locais, só assim justificaria os 46% de votos que deram ao PT. Fora que se os nordestinos sao decisivos em todas as eleições, como vc imagina, so lhe resta aceitar. Fazer oq se sua região não tem poder deciviso na votação, ne? Tua raiva e preconceito não vai mudar nada em relação a isso. Quando vc estiver estressado, vá ao nordeste, la é onde o povo de outras regiões passa as ferias. Tenho certeza que vc será bem recebido. E tente focar o assunto, num blog de carros, em carros, vc contribuirá muito mais.

  • REDDINGTON

    kkkkkkkk

  • JCosta

    Mimimi por ter acabado a mamata… era realmente um absurdo ter SUV de luxo em trabalho policial.

  • Antonio Pacheco

    Parece mais reclamação da associação dos policiais do que defeito propriamente dito nos Duster. Eles estavam acostumados a andar de Hilux SW4, mudaram para duster e acharam ruim.

  • Lucas de Lucca

    Eu acho que as viaturas para o serviço dentro da cidade deveriam ser sedans, com uma boa dose de potência. É vergonhoso ver o tanto que sofrem os coitados dos PMs em algumas perseguições por estarem em veículos fracos ou desengonçados como pickups e SUVs grandes para esse fim.

  • Vattt

    Certa vez, vi os policiais de minha cidade do lado de fora de uma weekend conversando, o detalhe era que o carro estava ligado e o ar condicionado de tão gelado e de tanto tempo ligado, estava embaçando os vidros! Não vejo problema com os Duster, e não sei se Hilux tem espaço interno maior que o Renault, mas creio que a maior vantagem é a resistência do motor Diesel e o luxo interno da Toyota. E não dá pra comparar o preço da SW4 anterior para essa nova, de 180 mil pra 270 mil é fod@.

    • Retrato do Papai

      é padrão a viatura ficar com o motor ligado, mesmo estando parada (pelo menos aqui no rj sempre vejo isso)… talvez seja para deixar o veículo “pronto para a ação imediata”…

  • Leonardo Silva da Rosa

    Como exemplo…
    Cada unidade saiu a 85 mil reais.
    Valor maior que o pago pela PRF em Toyota Corolla 1.8 Automatico.
    Governo de MS pagou em GM Trailblazer 2.8 T Diesel AT cerca de 130 mil reais.
    (veiculos ja preparados para uso policial).

    Sairam caras essas Duster hein…

  • Castle_Bravo

    Não gosto de fazer acusações, mas pode ter gente desviando combustível por aí, hein? Duster fazendo 4 KM/L!? quando isso? isso me cheira alguém desviando metade do tanque para “outros usos” e depois alegando que ao invés dos 8 / 10 por litro, ela faz 4. Sobre perseguições, a Duster não é o carro ideal. Mas a Hilux sem controle de estabilidade é menos ainda! pior, argumentar um veículo diesel é melhor para perseguições é o fim da picada. Querem carros melhores? melhorem os argumentos.

  • Marcus Vinicius

    O jeito é apelar para o Troller T4 ou Tac Stark ambos cearenses talvez o primeiro seja melhor porque é derivado da ford ranger fazendo uso até de seu motor diesel esse para substituir o Duster !

  • Diógenes P P Filho

    Possuo um Duster 2016 2.0 AT. e esse consumo de 4km/l é coisa de quem fica parado na viatura com ar ligado. O meu faz 7km/l na cidade e 11km/l na estrada, com gasolina, isso andado razoavelmente em giro baixo. Na estrada onde a 105km/h a 110km/h. Mecânimente o carro é confiável, não dá problema não. Já o motor novo 1.6 SCe é muito econômico, fazendo com que o carro faça mais de 14km/l na estrada com gasolina

  • José Barbosa

    Realmente, um absurdo. Up TSi é um carro muito mais adequado para fazer ronda e vai ter um consumo muito menor, bem como, se for o caso, vai ser o suficiente para alguma perseguição.

  • Alvarenga

    Bom, começa que nem SUV nem pick-up são adequados pra perseguir alguma coisa.
    Depois perseguição é uma coisa indesejavel porque coloca as pessoas em risco.
    No mais posso dizer que ja tive um Duster 2.0L e gostei das suas caracteristicas de durabilidade e desempenho, mas o consumo realmente é alto.

  • Alessandro Rodrigues

    O que tínhamos de ter é um projeto de viatura nacional realmente adaptado às forças policias com o uso de blindagem, motor potente, computadores com internet ligados a bancos de dados e robustez. Se espelham tanto nos EUA na hora de cortar gastos e aprovar reformas arrochando todo muno menos a casta política, mas na hora de se inspirar na segurança: 0!

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