Renault é outra marca que confirma só carros elétricos em 2030

Renault é outra marca que confirma só carros elétricos em 2030

A Renault venderá somente carros elétricos em 2030. Contudo, não se entusiasme, pois, isso será somente no continente europeu. A marca francesa é mais um fabricante que aderiu ao portfólio 100% elétrico no fim da década.

Luca de Meo disse: “A Renault será 100% elétrica em 2030 na Europa”. Diante das rivais como Peugeot e Citroën, a marca francesa não teve como evitar a eletrificação total num ambiente europeu cada vez mais concorrido.

Contudo, Meo deixou claro que a Renault só alcançará essa meta se não houver problemas com estruturas de carregamento e preços elevados da eletricidade. Nesse caso, o executivo diz ter um “plano B”.

Renault é outra marca que confirma só carros elétricos em 2030

Este envolve a Dacia, que ele assegurou manter os motores a combustão até quando for possível, visto que a marca romena tem o preço na frente de tudo e por isso não pode bancar uma gama elétrica sem o repasse de valores ao consumidor.

Assim, sem a conta fechar para a Dacia, a Renault espera não ter que contar com volumes da romena para compensar uma possível queda nas vendas se tiver que reduzir a gama.

Enquanto isso, a Renault terá um portfólio completo de carros elétricos para oferecer produtos realmente competitivos, com a Dacia tendo eletrificados a gasolina ou GNV.

Fora da Europa, podemos esperar pela proposta de eletrificação da Dacia em alguns modelos de volume nacionais aqui no Brasil, com os importados sendo elétricos essencialmente.

Sistemas como MHEV com 12V ou 48V, assim como híbridos E-Tech flexíveis serão uma opção para a Renault emplacar seus carros num mercado onde governo e montadoras apostam no álcool como alternativa no futuro.

Com a Europa definindo seu papel na eletrificação, assim como EUA e China, o Brasil senta e espera por uma definição de estado ainda sem data para ser anunciada. Até lá, a iniciativa para eletrificar o país vem unicamente de algumas marcas.

[Fonte: Auto News]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.