Europa FCA Mitsubishi Nissan Renault

Renault-FCA pagará pelas tecnologias de Nissan e Mitsubishi

Renault-FCA pagará pelas tecnologias de Nissan e Mitsubishi

A aliança Renault-Nissan não é uma união harmônica, apesar de parecer. Um casamento de 20 anos, celebrado pelo agora preso Carlos Ghosn, foi abalado recentemente pelo escândalo envolvendo o executivo brasileiro, que ficou detido no Japão. No entanto, essa relação entre as duas marcas ganha um novo capítulo que pode mudar muita coisa.


De acordo com a Reuters, que cita duas fontes com conhecimento do assunto, uma fusão entre Renault e Fiat Chrysler poderá levar custos extras para o uso de tecnologia de carros elétricos da Nissan e mesmo da Mitsubishi, caso as duas empresas europeias decidam utiliza-las.

Atualmente, a Renault paga royalties à Nissan para utilizar suas tecnologias de carros elétricos e sistemas de redução de emissões. Só que a francesa paga menos por isso, enquanto a japonesa precisa dispor de um percentual maior para obter certas tecnologias de sua parceira do losango.

Essa desigualdade no pagamento de royalties é um dos pontos de discórdia entre as duas partes da aliança e pode gerar problemas para uma futura fusão entre Renault e FCA. A Nissan já deu sinal de que não irá interferir no processo de união das duas empresas do velho continente, mas segundo o apurado.


Renault-FCA pagará pelas tecnologias de Nissan e Mitsubishi

A fonte é da Nissan, que confirmou a exigência de pagamento de royalties também por parte da Fiat Chrysler, se esta se unir à Renault: “Sempre que a Nissan transfere plataforma, powertrain ou outra tecnologia para a Renault, há uma margem ou royalties que a Renault tem que pagar pelo uso dessa tecnologia”.

A fonte ainda completou, em um tom animador: “Nesse sentido, a FCA, se tudo desse certo, se tornaria outro ‘cliente’ nosso e isso é bom. Mais negócios para nós.” Numa fusão, a Nissan terá 7,5% das ações com direito a voto. Hoje, ela não tem esse privilégio, mesmo tendo 15% da Renault, enquanto esta detém 43,4% da japonesa e com poder de decisão.

Com linhas bem distintas, Renault e FCA terão de cortar muitos gastos para haver uma sinergia, ainda mais com o envolvimento da Nissan e da Mitsubishi. Segundo analistas de mercado, a fusão é um caminho sem volta na indústria automotiva e, nesse caso específico, a complexidade será enorme diante de tantas plataformas, motores e tecnologias.

[Fonte: Reuters]

Renault-FCA pagará pelas tecnologias de Nissan e Mitsubishi
Nota média 4.1 de 8 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • CanalhaRS

    Para com essas cachaças!!!
    Juntas todas as marcas logo e cria a FCARNM ou FICHRENIMI ou RENIMIFIACHRY ou sei lá o que mais….kkkkkkkkkk

    • João Victor Costa Silva Peres

      Finaussan

      • CanalhaRS

        kkkkkk….boa….

    • Vin_T

      Ou a “Ferrault”

      • CanalhaRS

        Perfeito, a pronuncia seria “Ferrô”…kkkkkkkkk

  • Samluzbh

    Tem muita gente que nem deve ta dormindo direito…

  • Cromo

    Não engoli essa história do Ghosh, meu senso diz q a Nissan aprontou provas contra ele pra tirá-lo de cena. A união Renault-Nissan sempre foi a união mais desunida da indústria automobilística, nós veremos q Renault e FCA serão muito mais unidos com o tempo, de modo muito mais racional. Japoneses são super bairristas.

    • th!nk.t4nk

      Pior que corrupção no Japão infelizmente tem a rodo mesmo (vide a força da máfia por lá), mas vai ser difícil provar que teve o dedo da empresa nessa história. Mas a Nissan tem seus pontos fortes. Eles têm hoje um dos menores custos de produção do mundo, devido aos seus métodos pra aumentar a eficiência nas fábricas. Todo mundo quer isso, mas o duro é trabalhar com eles.

    • Mr Tony

      Compartilho da sua opinião. Só agora apareceu isso e ele foi o único culpado? Não rolava nenhuma auditoria interna?

  • Domenico Monteleone

    Pra mim Alaskan é mais bonita das três picapes

  • Eric PB

    essa alaskan da foto parece q ta com rodas da s10 midnight. GM vc ta na conturbada aliança?

  • globonãotemjapa

    e Infiniti?

  • Rodrigo

    eu só queria ver se a Lada se unisse a Gurgel. seria para estourar a boca do balão.

    • Samluzbh

      Você quer complicar ainda mais as coisas, a Lada é da Avtovaz que a Renault tem 50%.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email