Renault: flagra na Romênia pode ser o SUV brasileiro?

dacia crossover 1 1

Um recente flagrante na Romênia pode ter revelado ao mundo a nova proposta de crossover tanto da Dacia quanto da Renault.


O carro visto nas ruas do país eslavo parece inicialmente um Dacia Sandero Stepway camuflado, porém, observando as lanternas e a frente diferente, nota-se que é outra coisa.

Ainda que a carroceria seja a mesma, a frente é completamente diferente, com conjunto ótico rebaixado em altura e luzes diurnas em separado dominam a parte superior do frontal.

Poderia ser um Sandero Stepway para o mercado turco? Poderia, porém, as mudanças são profundas demais para isso, uma vez que o Taliant leva o estilo Renault e na proporção que já conhecemos.

dacia crossover 4

Assim, se o sedã compacto turco é um Dacia Logan de nova geração, não haveria porque o Stepway da Ásia Menor diferir do modelo romeno.

O que parece, vendo tanto as imagens, quanto o vídeo, é que o carro em questão é uma nova proposta de crossover da Renault-Dacia, que pode ainda ser vendido por aqui.

Como se sabe, a Renault anunciou um SUV compacto sobre a plataforma modular CMF-B e com motor 1.0 TCe Flex.

Olhando para este “novo” carro sendo testado na Romênia, podemos reunir as informações acima sem problema algum.

dacia crossover 3

Tanto plataforma quanto motor estão no carro testado, sendo o H4Dt um propulsor de três cilindros de origem Renault-Nissan com 12V, turbo e injeção direta de combuistível.

A arquitetura é a mesma do H5Ht, o 1.3 TCe usado nos Duster, Captur e Oroch brasileiros, sendo ainda o conhecido M282 da Mercedes-Benz, como do GLB 200, por exemplo.

Na Dacia, o 1.0 TCe tem 90 ou 100 cavalos, dependendo do combustível, mas sua calibração pode ser aumentada e o número 120 seria interessante para a proposta brasileira.

dacia crossover 2 1

Com bom torque em rotação baixa, ele mudará a cara da Renault aqui e como os novos Logan e Sandero estão longe da realidade nacional, devido à busca por valor agregado, esse crossover pode servir.

Isso porque se a Renault já chama o Kwid de “SUV dos compactos”, esse crossover faria mais jus à visão da marca sobre a designação…

A Renault aproveitaria ainda a estrutura do Sandero de nova geração e isso não impactaria nos planos que já vinham sendo feitos aqui, até a mudança de postura em Paris.

Será o próximo SUV da Renault no Brasil? O que você acha disso?

[Fonte: Francuskie]

Agradecimentos ao Rogério.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.