*Destaque Crossovers Hatches Pickups Recalls Renault Sedãs

Renault Kwid, Sandero, Logan, Duster e Oroch sofrem recall no Brasil

renault-kwid-avaliação-NA-24 Renault Kwid, Sandero, Logan, Duster e Oroch sofrem recall no Brasil

A Renault anunciou nesta segunda-feira, 21, um recall para os modelos Kwid, Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch no território brasileiro. O subcompacto pode apresentar um problema no tubo de combustível e no sistema de freios, enquanto os demais modelos podem sofrer um defeito em parte do sistema de direção hidráulica. Ao todo, são 16.798 unidades no primeiro problema e 21.802 do segundo defeito do Kwid e 13.026 exemplares dos outros quatro veículos da marca francesa.



No caso do Kwid, devido a um mau posicionamento na montagem do tubo de combustível, pode ocorrer a perfuração do tubo de combustível, causando vazamento de gasolina e/ou etanol. Para reparar o problema, a Renault vai reposicionar o componente e, caso necessário, substituirá o tubo de combustível.

renault-sandero-easy-r-logan-easy-r-3 Renault Kwid, Sandero, Logan, Duster e Oroch sofrem recall no Brasil

O sistema de freio, por sua vez, pode ter trincas e em casos extremos provocar ineficiência de frenagem ou travamento das rodas e perda de dirigibilidade, com risco de acidente. A Renault deve solucionar o defeito com a verificação e, se necessário, a substituição do sistema de freios. O reparo tem duração estimada de até um dia.

As unidades com defeito no tubo de combustível foram produzidas entre 1º de março de 2016 e 27 de setembro de 2017 e têm chassis (não sequenciais) HJ524902 até JJ999218. Já os exemplares com problema no conjunto de freios têm chassis (não sequenciais) de HJ524902 até JJ999218, fabricados entre 1 de março/2016 e 2 de novembro/2017.

Renault-Duster-1.6-Xtronic-CVT-1 Renault Kwid, Sandero, Logan, Duster e Oroch sofrem recall no Brasil

Por outro lado, os Renault Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch contam com deterioração da mangueira de baixa pressão da direção hidráulica. Isso pode provocar o vazamento do óleo hidráulico, com possibilidade de endurecimento da direção e, e casos extremos, perda da dirigibilidade com risco de acidente. A Renault vai verificar e, se necessário, substituir a mangueira de baixa pressão em até uma hora e meia.

Os modelos saíram da fabrica entre 29 de julho e 6 de outubro de 2016. Os chassis do Sandero vão de GJ481357 até GJ549376 e HJ246861 até HJ656295, do Logan de GJ481363 até GJ516511 e HJ246859 até HJ548486, do Duster de HJ246871 até HJ547067 e os da Duster Oroch de HJ246869 a HJ557912.

duster-oroch-bva_005 Renault Kwid, Sandero, Logan, Duster e Oroch sofrem recall no Brasil

Em caso de dúvidas, o cliente pode contatar a Renault pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800-0555615, ou pelo site www.renault.com.br/servicos/recall.

  • RBuriti

    Esperando a galera que ficou calada sobre os airbags da Toyota darem seus xiliques por aqui….

    • leomix leo

      Me lembro que o Corolla tinha aceleração involuntária e matava até gente por causa de um tapete mal fixado, os fãs boys ficavam caladinhos.

  • vicegag

    Vi no PDO que o Kwid tem as coifas da direção presas por arames.

    • Edson Fernandes

      Na verdade é um tipo de braçadeira mesmo. Ela ao invés de ser do tipo que o parafuso faz o aperto, essa o aperto aproxima as garras dos locais.

    • Gomes

      O que é PDO e ADG?rsrsrs

      • Victor Hugo

        ADG é um mecânico famoso no youtube. O cara entende de carro!

        • Pedro Cunha

          ADG hoje é mais youtuber do que mecanico.

    • Pedro Cunha

      Sobre os freios realmente é meio assustador.
      Se botar do lado dos discos de uma CB450, os da CB são mais parrudos.
      Creio que a Renault k-h-ou no dimensionamento dos freios. Podiam escalar um recall branco pra pôr uns disquinhos mais condizentes.

    • Pedro Cunha

      Moto 150cm³.
      Se comparar com os discos de uma cb450, por exemplo, passa vergonha.

  • Filipo

    Não defendendo o Kwid, mas antes que digam que as falhas se devem ao uso de peças “xing-ling”, o sistema de freios (discos, tambores) é feito no Brasil, da marca Fremax (momento 17:10″), conforme pode se ver no video publicado pelo ADG. Pode ser falha de qualidade ou montagem. Já o outro problema (tubo de combustível) se dá por falha de montagem. E falha de montagem leia-se pressa!
    O defeito do Sandero e Duster parece que é por falha de qualidade da peça.
    Portanto, pode ser por conta de qualquer coisa, mas não se devem a peças xing-ling, pois estas são brasileiras.

    • Leonidas

      Não tem jeito, já já aparece um entendido falando q 40% das peças do kwid são indianos, mimimimi

      • Retrato do Papai

        cara, acho que tu acertou hein: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/renault-kwid-brasileiro-tera-40-das-pecas-importadas-da-india/

        de qq maneira, o mais importante é a qualidade da peça… como a china que fabrica tanto iphone quanto hiphone…

        • Leonidas

          Concordo plenamente o que importa é a qualidade da peça, não me importo se eh indiana, chinesa, ou de marte.. Fiz o comentário acima porque sempre um “entendido” querendo insinuar que o carro é ruim pq tem 40% de peça indiana. Pior que as vezes o carro dele tá cheio de peça indiana e nem sabe, afinal quem aqui sabe a procedencia de 100% das peças do seu carro?

          • SDS SP

            Já faz um bom tempo que importamos muitos componentes de origem indiana, como virabrequins, bielas, cardãs e por aí vai…E te digo que de maneira geral, tem boa qualidade.
            E compramos deles por incompetência nossa, pois não somos competitivos em preços para produzir localmente.

          • Cesar

            O motor 1.5 Dragon do Ford Ecosporte é 100% indiano e ninguém diz nada.

            • Eng Turbo

              E com peças importadas do Brasil

        • Nicolas_RS

          Que ambas as qualidades são ruins…

      • Tosca16

        Renault nunca negou que boa partes das peças são indianas.

      • Filipo

        Mas cerca de 40% das peças dele são indianas. A questão é que estas são nacionais.

    • Retrato do Papai

      pelo visto então é tudo falha da própria renault hahaha

    • FearWRX

      Dois recall de um carro mal tem dois meses de mercado não existe outra desculpa além do que você falou: pressa.
      Agora paguem o preço.

      • Gomes

        Acho que o problema não é o fato de ter 2 recalls, acho que o problema é a Renault ter tentado abafar o caso por 2 meses e quando o recall saiu, abrange todos os carros.

    • SDS SP

      Só digo uma coisa: A Fremax está ferrada para bancar toda essa conta. Grandes fornecedores contam com uma apólice de seguro para esses casos, não sei se é o caso da Fremax.

      • Filipo

        Tomara que não tenha sido problema de qualidade da peça. Mas se tiver sido, que tenha seguro, pois é uma boa fabricante de peças de freio.

    • Pedro Cunha

      Sistemista(fabricante que fornece as peças para a linha) fabrica de acordo com as especificações da engenharia. Se existiu falha no dimensionamento ou na peça propriamente, a falha está no controle de qualidade renault que deixou os componentes chegarem nos carros finalizados.

  • Zé Mundico

    Êta prejuízo grande esse que a Renault vai entubar!
    Sei não, mas isso transmite uma péssima ideia da marca, mesmo que troque o sistema inteiro e coisa e tal. Dá a sensação de estar usando peças de terceira linha e de montagem negligente, tipo feito nas coxas.
    Aí vocês imaginem por quanto vai sair a troca do sistema de freios (se for o caso, claro) de 21.800 Kwids, incluindo 1 dia útil de mão de obra por unidade? Numa continha de padeiro, dá 59 ANOS de mão de obra que a Renault terá que pagar para as concessionárias!
    É uma c#g#d# bem dada dessas que leva embora todo o lucro da montadora, além de queimar o filme na praça.
    Essa foi lá dentro!!!

    • Retrato do Papai

      os caras fazem coisas mucho locas para economizar alguns centavos por unidade (tipo a mala do etios com apenas uma cordinha), aí depois fazem uma defecada rebulicesca dessa e matam toda a economia gerada anteriormente, além de gerar um preju básico…

      • Tosca16

        Pro tampão uma cordinha segura sim, só que é tão barato que colocaria as duas, e esteticamente ficaria até mais bonito ou não denotaria a economia irrisória.

    • Edson Fernandes

      Pensa o seguinte: Quem comprou um Kwid está até hoje aguardando sua entrega devido aos recalls. Isso é um problema sério.

      • Tosca16

        Cancelamento de pedidos em 3, 2, 1…

        • Edson Fernandes

          Alguns cancelam, outros esperam…

          O que me chama atenção em grupos de compactos( incluindo o kwid mesmo sendo subcompacto) é o tanto de pessoas leigas e descrições de absurdos.

          Mas oque me deixa verdadeiramente incomodado, é simplesmente ninguem ler o manual. O cara vai na internet e pergunta.

          No clube do Fiesta ainda o pessoal pega pesado, não dá muita brecha para preguiçoso não, mas dos demais… muita preguiça!

          Me desanimaesse tipo de coisa e eu então prefiro nem comentar.

          • Tosca16

            Eu vejo isso no grupo do QQ; “Gente tô usando esse rosinha que me indicaram, é bom ?” falando de liquido de arrefecimento… fora as mesmas perguntas de sempre, tipo “onde fica o filtro de cabine do QQ?” *Não tem kkkkk.

            • Edson Fernandes

              Outro dia veio uma dona e perguntou como faz para acender o farol baixo. Essas coisas me deixam doido.

              • Tosca16

                kkkkkkkkkkkk

    • Creio eu que o custo da mão de obra as concessionárias bancam o maior custo. Acho pouco provável que a montadora pague a concessionária o mesmo custo que essa cobra dos clientes. Sei que empresas que prestam assistência técnica ganham um valor bem baixo quando reparam produto em garantia.

      • SDS SP

        Quem paga a conta é o fornecedor do componente defeituoso. Se for falha de montagem, o fabricante do veículo tem que bancar. Normalmente é assim que funciona.

      • Zé Mundico

        De forma alguma. Quem vai ter que meter a mão no bolso é a montadora, que terá que repor as peças defeituosas e ainda pagar a mão de obra a concessionária pelo serviço. Isso faz parte até do contrato de venda e manutenção de veículos.
        Claro que a montadora vende peças para a concessionária por um preço diferenciado, inclusive facilitando prazos justamente para remunerar a concessionária pelo serviço de vendas.
        Mas a mão de obra é custo da concessionária que nesse caso terá que ser ressarcida integralmente pela montadora conforme a tabela de custos de serviços.

  • Tosca16

    Renault terá que fazer é um recall de suas operações no país porque tá osso, viu kkkk. Depois falam do New QQ, esse Kwid é muito mal feito; tem até enforca gato e freio a disco de bicicleta kkkk. (vejam o vídeo do ADG)

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Se tivesse o símbolo da VW todo mundo iria dizer por unanimidade que estão corretíssimos em fazer recall, pois estão respeitando o consumidor e não escondendo os fatos, qualquer carro dá problemas em montagem e blá blá blá

      • Tosca16

        Eu nunca desci a lenha porque fez recall, mas no caso do Renault tá complicado porque é uma sequência de problemas sérios dando a acreditar seriamente que o projeto foi mal dimensionado aos reforços que tiveram que ter na versão brasileira. Isso só me leva a uma conclusão, a vida de um indiano não tem valor de nada.

        • Hugo Leonardo Dos Santos

          Isso tá acontecendo pela pressa de entregar esses Kwid e tá sendo mal montado, isso só vai se regularizar depois de fevereiro quando começarem a ter carros em estoque, e olhe lá se ainda vai ser após fevereiro. Agora com relação a Sandero e Duster até considero normal esses recall

          • Tosca16

            O problema é mais embaixo… os demais modelos sim, mas no caso do Kwid sinceramente; queria não acreditar mas tô igual ao ADG, né possível que eles colocaram cerca de 150kg a mais de peso no carro de reforços estruturais e esqueceram de dimensionar o sistema de freios; porque montagem alguma faria trincar disco, faria ? Ou é a má qualidade dos fornecedores indianos ou subdimensionamento do projeto.

            • Hugo Leonardo Dos Santos

              pois é, só espero que resolvam

            • carroair30

              Agora colocaram esse ADG em CIMA DO ALTAR !! Manada sempre vai na “onda ” de um cara so ai da cada M…..

              • Tosca16

                O vídeo dele é muito imparcial, aliás, todos dele… credibilidade com seu público ele tem, e é um dos poucos. E contra o vídeo não tem argumentação, tem muitas economias no projeto que são compreensíveis pelo preço mas algumas abusaram.

                • carroair30

                  HUm desculpa de falar assim do seu QUERIDINHO,so uma pergunta:vc ja pediu pra ele autografar a foto que vc tem no seu guarda roupas que ele esta de sunga????

                  • Tosca16

                    Saia do anonimato, faça um trabalho como o dele e depois veja o que é ter credibilidade com seu público.

                  • T1000

                    Algumas pessoas com problemas pessoais deveriam se abster de comentar até resolver seus problemas. Sério. Saia da internet, resolva suas coisas, depois volte. Não dá pra sair ofendendo as pessoas de graça por aí.

                    • carroair30

                      HUm vai fazer “biquinho” tambem por ter me expressado sobre seu QUERIDINHO,?

              • Eduardo Canedo

                Colega, vc conhece algum outro video onde a pessoa mostra o carro como é ?….Se sim, por favor coloque o link para que todos vejam. Pq até agora o video do ADG é o único que vi, mostrando como o carro foi fabricado, as peças que utilizaram, entre outros.

                • carroair30

                  Eu assisti o video e te falo com total segurança o que ele fez foi apenas uma narrativa do que estava vendo,nada demais,nem engenheiro de formaçao ele é,um ex taxista que usou a internet para ficar rico,vendendo hoje franquias de sua oficina

                  • Eduardo Canedo

                    exatamente, o que ele fez foi somente uma narrativa do que ele estava vendo. Mas sua colocação foi, que as pessoas “colocaram esse ADG em CIMA DO ALTAR…” o que de fato não é verdade, mas é o unico video onde as pessoas estão se baseando. Eu pelo menos não coloquei ele no altar, vai da interpretação de cada um. Mas no meu ver o que o ADG fez foi mostrar o produto, e deixar que as pessoas tirem suas conclusões e façam sua criticas positivas ou negativas.
                    Todos sabem que ele não é engenheiro, mas isso não faz dele um “zé das couves” qualquer. O fato de ele ter ficado rico ou não, é puro mérito dele.

                • Stéfano

                  Olha, pra ser sincero achei o vídeo dele bem superficial. Do Kwid não sei se tem uma avaliação mais a fundo, mas de outros carros têm-se vídeos mais raiz na net.

            • Leonidas

              Você sabe se o disco de freio é indiano? Como vc sabe que o fato do disco trincar é por subdimensionar o sistema de freio em vez de ser um lote defeituoso de disco?

              • Tosca16

                Não disse que é indiano, disse que tô sinceramente acreditando que o sistema pode está subdimensionado devido as alterações do carro aqui para o nosso mercado, só saberemos após os recall se mudarão a peça apenas ou algo a mais no projeto. É um palpite, chute apenas…

                • Stéfano

                  Olha, sinceramente como estudante de engenharia posso te dizer que não acredito que deixariam passar um novo projeto sem redimensionar os freios adequadamente. Na verdade, não é muito difícil fazer os cálculos e não é o tipo de coisa que acontece (esquecer de cuidar de um item desses).

                  • Tosca16

                    Por isso que eu não quero acreditar, mas a sucessão de problemas no mesmo sistema de freios tem me deixado com um pé atrás.

                • carroair30

                  Qual o problema de ser feito na India ? ENGENHARIA é uma CIENCIA EXATA ou seja é igual em toda parte do PLANETA,

                  • Tosca16

                    Então porque vocês tem o pé atrás com a China ? Cara, temos que saber a qualidade dos componentes/fornecedores; linha de montagem e etc.

                • Leonidas

                  Disse sim. Leia sua última frase. Pois eh, tb acho q vc chutou legal, sem nenhum conhecimento de causa.

                  • Tosca16

                    Estamos conjecturando as coisas, boa parcela das peças são de lá, mas isso é o de menos, tanto faz; resta saber a qualidade das mesmas. E fora isso estamos novamente supondo que houve um subdimensionamento das peças, mas só saberemos se isso ocorreu quando vier os Kwid com reparo das revendas.

        • Pedro Ferreira

          Já viu o trânsito na Índia? Já viu como tem gente na Índia?

          • Tosca16

            E isso dá direito a ter um carro tão “inseguro” quanto ?

      • Ernesto

        Unanimidade? Duvido! O que tem de haters de VW não está escrito!

    • Hoffmann

      Um recall do New QQ teria que ser feito nos camelôs, aquele carrinho de brinquedo xing-ling.
      Brincadeira.

      • Tosca16

        Tá melhor que o indiano travestido de francês.

        • Hoffmann

          Pelo menos a Renault tem concessionárias para consertar os carros.
          Já a Xéury…

          • Tosca16

            Terá a CAOA, esqueceu ? 150 concessionários no país.

          • Retrato do Papai

            em ambos os casos acho desnecessário existir cc… no caso do kiwi pelo visto qualquer curioso com um alicate e meio rolo de arame conserta o carro… e no caso dos chery é igual a todo produto xing ling: quando quebrar, joga fora e compra outro, simples…

            obs: só deixando claro que é zoeira

    • Retrato do Papai

      cara, te digo que o uso de abraçadeiras de plástico (enforca gato) é muito comum na indústria automotiva, ela é muito utilizada para fixar chicotes elétricos (abra o capô ou olhe dentro do painel e verá várias)… particularmente fiquei muito mais assustado com aqueles arames enrolados ao melhor estilo gambiarra na caixa de direção…

      em relação ao disco de freio, só digo isso: disco sólido + minúsculo = na primeira descida de serra vai dar m

  • Hoffmann

    Quando o recall é com outras marcas (japonesas, alemãs e americanas): parabéns, isso é respeito com o consumidor.

    Quando é com Renault: lixo francês, lixo da Dacia, lixo indiano, porcaria.

    • Tosca16

      Dos demais modelos tudo bem, mas os do Kwid só mostram o quão ruim é o projeto…

      • RBuriti

        O projeto ou o componente fabricado??

        • Tosca16

          Ambos; creio que os componentes foram projetados para o projeto de baixíssimo custo.

    • FearWRX

      Mas é isso mesmo

    • Ernesto

      Eu vi poucas pessoas falando mal do recall.

  • Conrado Grossi

    A renault no brasil nao existe mais. Hoje é um hibrido de dacia com motor nissan. Ja era…

  • Fernando Araujo

    Parabéns a pela atitude Renault, isso chama se respeito pelo consumidor, não e como certas montadoras que vendem carros com motor que explodem e frauda teste ambiental, e outras que vende carros com câmbio que trepida e super aquece!

    • carroair30

      Vc tem razao o pessoal aqui ou nao tem memoria ou se fazem de bobo,ja esqueceram dos motores VW que FUNDIRAM com baixo KM,ja esqueceram do EIXO TRASEIRO do JETA que ficava no meio do caminho,ja esqueceram do projeto do FOX de DILACERAVA o dedo do individuo,ja esqueceram que o PAINEL do GOL TRINCAVA de ponta a ponta,poderia ficar aqui ate amanha relatando projetos PORCOS mas enfim vamos seguir o ENTERRO

    • Gomes

      Isso se chama lei…se tem problema de segurança e se descobre depois, a multa é pesada. As montadoras só ocultam aquilo que tem risco muito baixo ou que envolvem pouquíssimos chassis, senão não vale o risco não. Nesse caso do Kwid arriscaria dizer que deve ter outros reparos a serem feitos, mas vai aproveitar esse “1 dia” para fazer outras coisas. Se alguém tem boa memória vai lembrar que a própria Renault fez isso em 2007 com o Megane e a 4 Rodas descobriu uma carta deles para as concessionarias…. déja vu:)

  • Daniel dos Santos

    bora atualizar os FMEAS…

  • Carlos Eduardo

    Pessoal falando mal pq tem recall. Mas recall de jeep compass renegade porsche hyundai honda toyota vw fiat ninguem mete pau. Nao da pra entender pq falar tanto mal do kwid sendo que o celta é tão ruim quanto se não for pior pq nem airbag tinha e o volante era tao torto que Tinha que ter dois bracos de tamanho diferentes pra poder compensar!

    • Henry

      Os defensores de Honda, Toyota, Volkswagem, mal sabem eles que os carros que eles tanto veneram por ter “peças de melhor qualidade”, têm peças com origem alí do Paraguay…

  • Bruno Leite

    Kwid freio de bike! esse apelido vai pegar

  • Pedro Mello

    Assim acaba virando Mikwid.

  • André L. Lyra

    Tem de por data da matéria no site.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend